{"id":4283,"date":"2021-12-14T00:00:00","date_gmt":"2021-12-14T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/phygital\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:23","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:23","slug":"phygital","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/phygital\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Phygital e como isso pode beneficiar seu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n
A era digital trouxe, al\u00e9m da evolu\u00e7\u00e3o da tecnologia, diversas estrat\u00e9gias e conceitos diferentes para aplicar nos neg\u00f3cios, e um destes conceitos \u00e9 o phygital<\/strong>, que une formas de neg\u00f3cio que s\u00e3o compreendidas como ant\u00f4nimos.<\/p>\n\n\n\n As experi\u00eancias phygital rapidamente se espalharam pelo mundo, por meio de a\u00e7\u00f5es como uso de QR Codes<\/em><\/a>, telas interativas, aplica\u00e7\u00f5es de realidade aumentada, provadores virtuais, live streamings<\/em>, e live shopping<\/em>, que s\u00e3o vendas em tempo real e costumam ser mediadas por influenciadores famosos.<\/p>\n\n\n\n Segundo pesquisa da WebShoppers <\/a>realizada pela e-Bit\/Nielsen, no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 61% no faturamento de transa\u00e7\u00f5es que integram canais f\u00edsicos e digitais. <\/p>\n\n\n\n Essa forma de trazer a experi\u00eancia integrada entre f\u00edsica e digital, criou uma s\u00e9rie de inova\u00e7\u00f5es e atualiza\u00e7\u00f5es ao mercado, que agora caminha a passos mais assertivos: a necessidade de colocar o consumidor em evid\u00eancia<\/strong> por meio da experi\u00eancia h\u00edbrida<\/strong>. Marcar presen\u00e7a em ambientes f\u00edsicos e digitais, em um mundo em que o virtual tem tanta import\u00e2ncia, \u00e9 imprescind\u00edvel. Assim como construir relev\u00e2ncia e engajamento da marca com o consumidor tamb\u00e9m de forma offline tamb\u00e9m \u00e9 fundamental para estar presente para clientes que valorizam esse tipo de experi\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Philip Kotler, grande te\u00f3rico do Marketing, em \u201cMarketing 4.0\u201d, j\u00e1 trazia considera\u00e7\u00f5es muito palp\u00e1veis sobre o quanto os consumidores gostam de mesclar as compras virtuais e f\u00edsicas. E \u00e9 por isso que o consumidor <\/strong>vive a din\u00e2mica de interagir cada vez mais pela internet, sem deixar de lado a viv\u00eancia do mundo f\u00edsico.<\/p>\n\n\n\n Em resumo, para as empresas, uma jornada que une o offline e online significa construir um melhor relacionamento com o p\u00fablico e facilitar processos. Al\u00e9m disso, \u00e9 poss\u00edvel ter uma grande economia de recursos ao aproveitar as possibilidades que a tecnologia oferece.<\/p>\n\n\n\n Ao investir no phygital as empresas t\u00eam a possibilidade de contornar algumas caracter\u00edsticas do novo consumidor que poderiam se tornar obje\u00e7\u00f5es para a compra.<\/p>\n\n\n\n Apesar de ser uma estrat\u00e9gia que exige um pensamento e planejamento amplo de todo o posicionamento da empresa, voc\u00ea pode iniciar considerando 3 pontos principais.<\/p>\n\n\n\n E n\u00e3o s\u00f3 na log\u00edstica! Use a estrat\u00e9gia omnichannel tamb\u00e9m nos seus canais de comunica\u00e7\u00e3o. Essa t\u00e1tica serve para integrar a mesma forma de conversar com os seus clientes em todos os canais, com um objetivo central: envolver seu p\u00fablico com a marca.<\/p>\n\n\n\n Assim como as pessoas gostam de ser bem atendidas nas redes sociais<\/a>, pessoalmente, na sua loja, elas buscam o mesmo tratamento.<\/p>\n\n\n\n A estrat\u00e9gia omnichannel voltada para a experi\u00eancia phygital deve compreender o cliente como centro das aten\u00e7\u00f5es e, mais do que nunca, oferecer uma jornada \u00fanica e de excel\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n A\u00e7\u00f5es de marketing podem funcionar de maneira integrada. Apesar da diferen\u00e7a entre as plataformas, \u00e9 poss\u00edvel promover iniciativas de sucesso com criatividade e planejamento nos cen\u00e1rios f\u00edsicos e digitais juntos.<\/p>\n\n\n\n Alguns dos principais objetivos das a\u00e7\u00f5es de marketing integradas que promovam uma experi\u00eancia qualitativa para aproximar a marca e, ao mesmo tempo, estimule as vendas ampliando os pontos de relacionamento.<\/p>\n\n\n\n Focar nestes principais aspectos ir\u00e1 facilitar o desenvolvimento de a\u00e7\u00f5es de marketing e vendas integradas, que realmente chamem a aten\u00e7\u00e3o do seu consumidor e o engajem nas diferentes plataformas utilizadas pela marca.<\/p>\n\n\n\n Dispositivos e tecnologias como os smartphones e outros mais promovem n\u00e3o apenas a conex\u00e3o entre o f\u00edsico e o digital, mas tamb\u00e9m a imers\u00e3o necess\u00e1ria para manter seu cliente interessado em comprar da sua empresa. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 errado pensar que para desenvolver uma boa estrat\u00e9gia phygital ser\u00e1 necess\u00e1rio investir altos valores ou ter tecnologias inacess\u00edveis. Com pequenos detalhes j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel proporcionar uma melhor experi\u00eancia de consumo, como adaptar o seu site para o uso em celulares<\/a>, mantendo um carregamento r\u00e1pido e uma usabilidade facilitada.<\/p>\n\n\n\n A ideia \u00e9 proporcionar experi\u00eancias inesquec\u00edveis aos olhos do seu consumidor. E isso n\u00e3o \u00e9 uma fal\u00e1cia, e sim uma tend\u00eancia do mercado exigente que temos na nossa frente.<\/p>\n\n\n\n O marketing de experi\u00eancia busca surpreender o consumidor em locais onde n\u00e3o est\u00e3o acostumados a ser impactados por campanhas comerciais.<\/p>\n\n\n\n Uma a\u00e7\u00e3o bem executada ir\u00e1 gerar espanto ou surpresa no consumidor, al\u00e9m do potencial de fazer com que ele se sinta parte importante da marca.<\/p>\n\n\n\n As pessoas n\u00e3o compram produtos ou servi\u00e7os, mas sim as sensa\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias vividas. Neg\u00f3cios que conseguem fazer isso, considerando o que \u00e9 phygital v\u00e3o prosperar e se destacar perante os outros que fazem mais do mesmo.<\/p>\n\n\n\n O phygital chegou para ficar. \u00c9 de suma import\u00e2ncia que os vendedores, ind\u00fastrias e ag\u00eancias pensem em a\u00e7\u00f5es de marketing e vendas tendo como plano de fundo esse conceito. Quem sabe o futuro da publicidade n\u00e3o esteja justamente nessa fus\u00e3o dos universos offline e online? Que apesar de serem cheios de particularidades, tamb\u00e9m est\u00e3o repletos de pontos em comum para se potencializar.<\/p>\n\n\n\n
<\/p>\n\n\n\nComo o phytgital pode favorecer seu neg\u00f3cio?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como aplicar o phygital em sua estrat\u00e9gia?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Atente-se ao omnichannel<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Promova a\u00e7\u00f5es que int<\/strong>egrem online e offline<\/h4>\n\n\n\n
3 – Tenha a tecnologia como aliada<\/strong><\/h4>\n\n\n\n