{"id":4301,"date":"2021-12-20T00:00:00","date_gmt":"2021-12-20T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/psicologia-do-consumidor\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:25","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:25","slug":"psicologia-do-consumidor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/psicologia-do-consumidor\/","title":{"rendered":"Psicologia do consumidor: o que \u00e9 e como usar no seu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n

A psicologia do consumidor vai muito al\u00e9m de conhecer o seu p\u00fablico-alvo e \u00e9 essencial para o crescimento do seu neg\u00f3cio<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar no termo psicologia do consumidor<\/strong>? \u00c9 certo que o sucesso de um neg\u00f3cio depende muito do seu p\u00fablico-alvo. Afinal, se o p\u00fablico n\u00e3o consome determinado produto ou servi\u00e7o, o neg\u00f3cio n\u00e3o obt\u00e9m resultados, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n\n\n\n

Independentemente se voc\u00ea vende online ou em uma loja f\u00edsica, conhecer o seu consumidor \u00e9 primordial para desenvolver o seu neg\u00f3cio e criar estrat\u00e9gias mais assertivas de atua\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, conhecer o seu p\u00fablico-alvo<\/a> vai al\u00e9m de saber g\u00eanero, idade ou ticket m\u00e9dio dessas pessoas. Voc\u00ea deve entender os comportamentos de consumo dos clientes. Do que exatamente eles gostam? Quais s\u00e3o as expectativas deles quanto aos itens ou servi\u00e7os vendidos?<\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea fica por dentro dessas motiva\u00e7\u00f5es de compra do seu p\u00fablico, voc\u00ea consegue criar estrat\u00e9gias que colocam ele no centro, fazendo com que ele se torne mais do que apenas um cliente, mas sim um consumidor fiel da sua loja. Assim, ele n\u00e3o s\u00f3 ir\u00e1 comprar os seus produtos, mas tamb\u00e9m ir\u00e1 divulgar o seu neg\u00f3cio. E isso acontece por meio da psicologia do consumidor! <\/p>\n\n\n\n

O termo parece complexo, mas n\u00e3o se preocupe! N\u00f3s vamos explicar tudo e mostrar como utilizar a psicologia do consumidor para obter ainda mais sucesso no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 a psicologia do consumidor?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A psicologia do consumidor \u00e9 uma \u00e1rea de conhecimento que investiga o comportamento dos consumidores durante todo o processo de compra. <\/p>\n\n\n\n

O processo busca entender profundamente o comportamento dos clientes antes, durante e at\u00e9 depois da compra, trazendo respostas para quest\u00f5es como: Qual \u00e9 o seu desejo? Qual a sua motiva\u00e7\u00e3o? Qual a sua necessidade? O que de fato despertou o interesse desse consumidor? O que ele valoriza na hora da compra? <\/p>\n\n\n\n

Com essas informa\u00e7\u00f5es, a psicologia do consumidor traduz todos os fatores que influenciam a decis\u00e3o de compra do cliente, garantindo que voc\u00ea tenha um posicionamento estrat\u00e9gico<\/a> mais elaborado e fazendo com que voc\u00ea se diferencie da concorr\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Por que entender a psicologia do consumidor?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Sabe quando uma marca \u00e9 t\u00e3o famosa que milhares de pessoas ficam em enormes filas para garantir um produto? Ou quando os consumidores de determinada marca n\u00e3o optam nunca por outras marcas, sempre retornando \u00e0 mesma loja? Isso acontece por conta da psicologia do consumidor trabalhada pela marca. <\/p>\n\n\n\n

Com esse conceito, \u00e9 poss\u00edvel criar estrat\u00e9gias de neg\u00f3cio muito mais eficientes, garantindo um melhor posicionamento de marca, mais vendas e, claro, pessoas fan\u00e1ticas pelos seus produtos. <\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, a psicologia do consumidor pode at\u00e9 ser sobre conquistar o seu p\u00fablico, por\u00e9m, os resultados v\u00e3o al\u00e9m disso. Confira algumas efeitos de utilizar essa ci\u00eancia no seu neg\u00f3cio:  <\/p>\n\n\n\n

Suas vendas aumentam <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea conhece bem o seu consumidor e entende o que ele busca com o seu servi\u00e7o ou produto, voc\u00ea tem mais chances de atender \u00e0s expectativas dele e oferecer exatamente o que ele busca. Assim, o seu neg\u00f3cio atrai cada vez mais clientes e as suas vendas aumentam.<\/p>\n\n\n\n

Seus clientes fidelizam<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar que manter um cliente custa menos do que conquistar um novo? Quando voc\u00ea passa a atender as expectativas do seu cliente, fica ainda mais f\u00e1cil convenc\u00ea-lo a realizar novas compras, o que resulta na fideliza\u00e7\u00e3o dele. E um cliente fiel n\u00e3o s\u00f3 continua comprando na sua loja, como tamb\u00e9m divulga o seu neg\u00f3cio e se torna um grande f\u00e3 da marca.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

\"psicologia<\/figure>\n\n\n\n

Suas estrat\u00e9gias melhoram<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Com a psicologia do consumidor, voc\u00ea passa a entender melhor os principais gatilhos mentais que levam os seus clientes a finalizar a compra na sua loja, entregando exatamente o que eles buscam. Assim, voc\u00ea passa a criar estrat\u00e9gias mais assertivas e a conquistar resultados cada vez melhores<\/p>\n\n\n\n

Como funcionam os gatilhos mentais?<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Os gatilhos mentais<\/a> s\u00e3o pequenos est\u00edmulos que fazem com que o nosso c\u00e9rebro tome decis\u00f5es r\u00e1pidas, uma estrat\u00e9gia bastante utilizada em campanhas de marketing para chamar a aten\u00e7\u00e3o dos clientes e influenciar uma compra. <\/p>\n\n\n\n

As principais t\u00e9cnicas de persuas\u00e3o dos gatilhos mentais s\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n

Urg\u00eancia <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

S\u00e3o aqueles incentivos que destacam uma a\u00e7\u00e3o ou campanha de curto prazo, ressaltando que o cliente n\u00e3o pode perder tempo ou perder\u00e1 aquela oportunidade. Aqui, utilizamos chamadas como \u201c\u00faltimo dia hoje\u201d, \u201cacaba hoje\u201d, \u201cs\u00f3 hoje\u201d ou at\u00e9 \u201c\u00faltima chance\u201d. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante destacar que esse gatilho deve ser usado com modera\u00e7\u00e3o, uma vez que, ele deve ser 100% verdadeiro, pois, caso n\u00e3o seja real, pode acabar com a credibilidade da marca. <\/p>\n\n\n\n

Escassez<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Essa t\u00e9cnica busca trazer uma sensa\u00e7\u00e3o de exclusividade, mostrando que o cliente n\u00e3o pode perder uma oportunidade \u00fanica de compra. Aqui, destacam-se chamadas como \u201climitado\u201d, \u201cpoucas unidades\u201d ou at\u00e9 trazer uma promo\u00e7\u00e3o para um certo n\u00famero de clientes. <\/p>\n\n\n\n

Autoridade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

S\u00e3o os incentivos criados por clientes, influenciadores ou celebridades que mostram e recomendam determinado produto ou servi\u00e7o. A partir do momento que eles demonstram esse interesse pela marca, seus f\u00e3s e seguidores passam a desejar o mesmo e olhar a marca com novos olhos. <\/p>\n\n\n\n

Os gatilhos de autoridade servem como uma prova social<\/a> e tamb\u00e9m podem partir da pr\u00f3pria empresa, por exemplo, quando voc\u00ea fala que a sua loja atende uma grande quantidade de neg\u00f3cios ou quando voc\u00ea soma uma determinada quantidade de clientes, comprovando a for\u00e7a da sua marca. <\/p>\n\n\n\n

Entendeu como a psicologia do consumidor e os gatilhos mentais podem influenciar a decis\u00e3o de compra dos seus clientes e os resultados do seu neg\u00f3cio? Com as estrat\u00e9gias certas, voc\u00ea consegue levar o seu neg\u00f3cio cada vez mais longe!<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Americanas Marketplace: o que \u00e9 e como vender neste canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Data Driven: o que \u00e9 e como implementar essa cultura no seu neg\u00f3cio<\/a><\/p>\n\n\n\n

4 Ps do marketing: como eles se encaixam on e offline<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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