{"id":4355,"date":"2022-01-10T00:00:00","date_gmt":"2022-01-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/storytelling\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:27","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:27","slug":"storytelling","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/storytelling\/","title":{"rendered":"Storytelling: o que \u00e9 e como usar no mundo corporativo?"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea conhece o termo storytelling<\/strong>? Ele soma duas palavras em ingl\u00eas, story<\/em>, que significa hist\u00f3ria, e telling<\/em>, que significa contar. Ou seja, storytelling nada mais \u00e9 do que contar uma hist\u00f3ria ou desenvolver uma narrativa. <\/p>\n\n\n\n Uma hist\u00f3ria cont\u00e9m personagens, um ambiente espec\u00edfico e come\u00e7o, meio e fim, e o storytelling n\u00e3o \u00e9 diferente. Voc\u00ea utiliza tudo isso para passar uma mensagem final e se conectar com o seu p\u00fablico-alvo<\/a>. <\/p>\n\n\n\n E por falar em conex\u00e3o, \u00e9 isso que torna o storytelling t\u00e3o primordial. Qualquer dono de neg\u00f3cio acredita que o seu p\u00fablico \u00e9 a base para o sucesso. Afinal, se o p\u00fablico n\u00e3o gosta ou n\u00e3o consome os seus produtos ou servi\u00e7os, n\u00e3o existe neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Sendo assim, para impactar as pessoas e convenc\u00ea-las sobre a sua empresa \u00e9 preciso mostrar que o seu neg\u00f3cio \u00e9 diferente dos concorrentes e criar uma conex\u00e3o emocional com esses consumidores.<\/p>\n\n\n\n Saiba mais sobre como storytelling funciona e descubra como essa t\u00e9cnica pode impulsionar o seu neg\u00f3cio e diferenci\u00e1-lo dos demais.<\/p>\n\n\n\n Quando aplicado ao neg\u00f3cio ou at\u00e9 \u00e0s vendas, o storytelling foca na transmiss\u00e3o de conte\u00fados por meio de uma narrativa mais elaborada, que utiliza a escrita atrelada a recursos visuais. <\/p>\n\n\n\n O objetivo final \u00e9 promover o seu neg\u00f3cio, produto ou servi\u00e7o e vender de maneira mais indireta utilizando um conte\u00fado mais emocional e at\u00e9 persuasivo. <\/p>\n\n\n\n Como contamos, o termo storytelling nasceu da jun\u00e7\u00e3o de duas palavras em ingl\u00eas, e podemos entend\u00ea-las da seguinte forma:<\/p>\n\n\n\n story = hist\u00f3ria = a mensagem que ser\u00e1 transmitida<\/em><\/p>\n\n\n\n telling = contar = forma como a mensagem ser\u00e1 transmitida<\/em><\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea vende um produto ou servi\u00e7o, voc\u00ea deve considerar sempre a jornada de compra<\/a> do seu consumidor. Como ele chega at\u00e9 a sua loja? Como ele \u00e9 convencido de comprar o seu produto? Como \u00e9 a experi\u00eancia de compra<\/a> dele? <\/p>\n\n\n\n Hist\u00f3rias geram identifica\u00e7\u00e3o e levam o consumidor at\u00e9 a sua loja e at\u00e9 garantir os seus produtos. Sendo assim, por meio do storytelling de uma campanha de marketing<\/a>, an\u00fancio ou qualquer outro conte\u00fado produzido pela sua marca, voc\u00ea desperta emo\u00e7\u00f5es no consumidor, que fazem com que ele se reconhe\u00e7a naquela hist\u00f3ria e se veja utilizando os seus produtos. <\/p>\n\n\n\n O storytelling acontece de formas diferentes em cada neg\u00f3cio, afinal, cada marca<\/a> tem a sua pr\u00f3pria hist\u00f3ria, seus prop\u00f3sitos e p\u00fablicos-alvos muito diferentes. Sendo assim, n\u00e3o existe um manual de regras para criar um storytelling, por\u00e9m, alguns elementos s\u00e3o indispens\u00e1veis ao criar uma narrativa. <\/p>\n\n\n\n Todo storytelling deve conter uma mensagem clara e objetiva, um ambiente onde a narrativa ir\u00e1 se passar, um personagem que vive aquela hist\u00f3ria e gera identifica\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico e um conflito, que ser\u00e1 o motivador principal de toda narra\u00e7\u00e3o e que far\u00e1 com que os consumidores de fato sintam a sua hist\u00f3ria. <\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 storytelling?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Qual a import\u00e2ncia do storytelling? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Quais s\u00e3o os principais elementos do storytelling?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n