{"id":4469,"date":"2022-02-21T00:00:00","date_gmt":"2022-02-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/swot\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:39","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:39","slug":"swot","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/swot\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 an\u00e1lise SWOT e como aplic\u00e1-la?"},"content":{"rendered":"\n
Como saber se um novo projeto para o seu neg\u00f3cio \u00e9 ben\u00e9fico? Esse momento \u00e9 cheio de incertezas e inseguran\u00e7as e exige planejamento e prepara\u00e7\u00e3o. Por\u00e9m, com as ferramentas certas ao seu lado, como a an\u00e1lise SWOT<\/strong>, voc\u00ea consegue analisar bem o cen\u00e1rio antes de come\u00e7ar a empreender<\/a> ou at\u00e9 tirar um novo projeto do papel. <\/p>\n\n\n\n A an\u00e1lise SWOT \u00e9 uma excelente ferramenta de marketing para auxiliar na organiza\u00e7\u00e3o das suas ideias e na tomada de decis\u00f5es, podendo ser aplicada em diferentes ocasi\u00f5es e fases de um neg\u00f3cio. E n\u00f3s vamos te ajudar a entender melhor essa metodologia e mostrar como ela pode ser aplicada na rotina de um e-commerce<\/a>. <\/p>\n\n\n\n A an\u00e1lise de SWOT, tamb\u00e9m conhecida como an\u00e1lise FOFA, consiste em um m\u00e9todo de planejamento estrat\u00e9gico<\/a> para a gest\u00e3o de projetos, onde s\u00e3o analisados diversos cen\u00e1rios para a tomada de uma decis\u00e3o. Assim, a ferramenta \u00e9 capaz de te ajudar a correr menos riscos ao implementar um novo projeto. <\/p>\n\n\n\n A ferramenta foi criada por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, na d\u00e9cada de 60. De l\u00e1 para c\u00e1, a metodologia recebeu diversas adapta\u00e7\u00f5es e reformula\u00e7\u00f5es para aprimorar sua apura\u00e7\u00e3o e atingir resultados cada vez melhores.<\/p>\n\n\n\n A an\u00e1lise SWOT funciona por meio do estudo de quatro fatores: strengths, weaknesses, opportunities e threats.<\/em> Ou em portugu\u00eas: for\u00e7as, oportunidades, fraquezas e amea\u00e7as. Por isso, ela tamb\u00e9m \u00e9 conhecida como an\u00e1lise FOFA.<\/p>\n\n\n\n Como falamos anteriormente, a an\u00e1lise SWOT faz uma an\u00e1lise de cen\u00e1rios, que tamb\u00e9m s\u00e3o conhecidos como ambiente interno<\/strong> e ambiente externo<\/strong>. Dentro de cada um deles, encontram-se os fatores de an\u00e1lise: enquanto as for\u00e7as e fraquezas falam a respeito de fatores internos, as oportunidades e amea\u00e7as falam de fatores externos. <\/p>\n\n\n\n O sistema da SWOT \u00e9 bem simples e detalhado, trazendo mais clareza para os projetos do seu neg\u00f3cio. Veja como ele funciona na pr\u00e1tica:<\/p>\n\n\n\n A an\u00e1lise SWOT \u00e9 formada por quatro elementos que aparecem dentro de dois cen\u00e1rios. S\u00e3o eles: <\/p>\n\n\n\n Dentro do ambiente interno, voc\u00ea tem controle sobre os fatores que impactam o seu neg\u00f3cio, que s\u00e3o as suas for\u00e7as e fraquezas. <\/p>\n\n\n\n S\u00e3o as vantagens competitivas<\/a> da sua empresa em rela\u00e7\u00e3o aos seus concorrentes. Ou seja, os motivos que levam os clientes a optarem pelo seu neg\u00f3cio. Em uma loja online, os pontos fortes podem ser desde ter \u00f3timos produtos e pre\u00e7os acess\u00edveis, at\u00e9 um bom atendimento. <\/p>\n\n\n\n S\u00e3o as “falhas” do seu neg\u00f3cio, ou seja, aqueles fatores que impactam negativamente o desempenho da sua empresa e que levam um cliente a optar pelo concorrente, por exemplo, como problemas de log\u00edstica<\/a> ou prazos de entrega muito longos. <\/p>\n\n\n\n Os fatores que acontecem no ambiente externo fogem do seu controle. Por isso, \u00e9 importante estar sempre atento ao mercado e tudo que ocorre no segmento onde o seu neg\u00f3cio est\u00e1 atuando.<\/p>\n\n\n\n S\u00e3o as for\u00e7as externas da sua empresa, isto \u00e9, aquelas oportunidades que surgem e impactam positivamente o seu neg\u00f3cio, impulsionando os seus resultados, como a chegada de uma nova tecnologia. <\/p>\n\n\n\n As amea\u00e7as s\u00e3o aquelas for\u00e7as externas que influenciam negativamente o seu neg\u00f3cio, como fatores que, caso acontecesse, poderiam prejudicar o seu neg\u00f3cio e os seus resultados, como problemas envolvendo os seus fornecedores<\/a>. <\/p>\n\n\n\nAfinal, o que \u00e9 a an\u00e1lise SWOT? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Os fatores da an\u00e1lise de SWOT <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Ambiente interno<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
For\u00e7as<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Fraquezas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Ambiente externo<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Oportunidades<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Amea\u00e7as <\/strong><\/h4>\n\n\n\n