{"id":4493,"date":"2022-03-07T00:00:00","date_gmt":"2022-03-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/missao-visao-e-valores\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:41","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:41","slug":"missao-visao-e-valores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/missao-visao-e-valores\/","title":{"rendered":"Como criar Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores da sua empresa"},"content":{"rendered":"\n
Toda empresa deve ter Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores<\/strong>! Esses conceitos norteiam todas as decis\u00f5es do neg\u00f3cio e s\u00e3o bem significativos na hora de engajar os funcion\u00e1rios e, consequentemente, todos aqueles que est\u00e3o envolvidos no neg\u00f3cio, como clientes e fornecedores. <\/p>\n\n\n\n Sendo assim, mais do que simples termos, Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores s\u00e3o consideradas uma forte ferramenta de gest\u00e3o organizacional que ajuda a definir as melhores estrat\u00e9gias para o desenvolvimento do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n Utilizando Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores nas estrat\u00e9gias de gest\u00e3o de neg\u00f3cio, as empresas conseguem alinhar facilmente o seu prop\u00f3sito e promover isso de forma mais clara, tanto interna quanto externamente. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, \u00e9 importante destacar que todas as empresas podem utilizar essa ferramenta, independentemente do tamanho ou do segmento em que ela est\u00e1 inserida. Afinal, o seu principal objetivo \u00e9 definir o papel da empresa<\/a> dentro do mercado e, a partir disso, desenhar os pr\u00f3ximos passos do neg\u00f3cio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Lembrando que o trio Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores representa mais do que simples defini\u00e7\u00f5es para o seu neg\u00f3cio. Eles devem guiar toda a identidade da sua empresa, se tornando uma diretriz para toda a organiza\u00e7\u00e3o dela. <\/p>\n\n\n\n Para entendermos melhor como tudo isso se relaciona com o seu neg\u00f3cio, vamos analisar os conceitos de Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores individualmente: <\/p>\n\n\n\n Por que a sua empresa foi criada? Qual \u00e9 a finalidade dela? O que ela quer levar aos clientes? Essas perguntas definem o prop\u00f3sito, ou melhor, a Miss\u00e3o da sua empresa, que nada mais \u00e9 do que a raz\u00e3o para a exist\u00eancia dela. <\/p>\n\n\n\n A Miss\u00e3o dever\u00e1 guiar todos os caminhos que voc\u00ea quer seguir com essa empresa no mercado e tamb\u00e9m o dia a dia de todos os funcion\u00e1rios da empresa. Com uma Miss\u00e3o clara internamente, isso passa a transparecer aos clientes, que acabam se identificando com o neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n \u00a0A sua Miss\u00e3o pode ser definida em uma \u00fanica frase que resume exatamente o prop\u00f3sito da sua empresa. Por exemplo, o prop\u00f3sito da americanas s.a.<\/a> \u00e9 \u201csomar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas\u201d.<\/p>\n\n\n\n Onde a sua empresa deseja chegar? A Vis\u00e3o pode ser definida como aquele objetivo que o seu neg\u00f3cio quer conquistar, ou seja, uma perspectiva para o futuro. <\/p>\n\n\n\n Diferentemente da miss\u00e3o, a Vis\u00e3o n\u00e3o \u00e9 definitiva, pois ela pode ser adaptada e alterada conforme o crescimento do seu neg\u00f3cio. Ao longo do tempo, a sua miss\u00e3o pode ser a mesma, mas os objetivos que voc\u00ea tem para a empresa s\u00e3o outros. <\/p>\n\n\n\n Sendo assim, a Vis\u00e3o funciona como um motivador para que a empresa continue correndo atr\u00e1s dos objetivos e de cumprir a sua miss\u00e3o. Por exemplo, a Vis\u00e3o do seu neg\u00f3cio pode ser algo como \u201cser l\u00edder no mercado \u201d ou \u201cser a marca n\u00famero 1 em\u2026\u201d, e ela pode vir acompanhada de um tempo determinado no qual voc\u00ea deseja realizar isso, como \u201cter x clientes at\u00e9 2030\u201d. <\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 Miss\u00e3o, Vis\u00e3o e Valores? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Miss\u00e3o: o que \u00e9?<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Vis\u00e3o: o que \u00e9? <\/strong><\/h4>\n\n\n\n