{"id":455,"date":"2018-01-29T00:00:00","date_gmt":"2018-01-29T02:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/planejamento-estrategico-de-vendas\/"},"modified":"2024-04-30T16:10:12","modified_gmt":"2024-04-30T19:10:12","slug":"planejamento-estrategico-de-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/planejamento-estrategico-de-vendas\/","title":{"rendered":"Como fazer um planejamento estrat\u00e9gico de vendas para seu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n
O planejamento estrat\u00e9gico de vendas \u00e9 fundamental para definir suas metas e o passo a passo para alcan\u00e7\u00e1-las. Para isso, \u00e9 necess\u00e1rio conhecer bem seu mercado e identificar todos os aspectos envolvidos na opera\u00e7\u00e3o e agir para a melhoria de cada um deles. <\/span><\/p>\n\n\n\n Antes de come\u00e7ar, entenda bem seu p\u00fablico-alvo, tome informa\u00e7\u00f5es sobre o segmento de mercado, seus principais concorrentes e como voc\u00ea se diferencia de cada um deles. Dessa forma, ser\u00e1 mais f\u00e1cil analisar sua opera\u00e7\u00e3o e tomar medidas mais estrat\u00e9gicas quanto ao que precisa ser mantido ou modificado para aumentar suas vendas e receita. Abaixo est\u00e3o 7 dicas para montar seu planejamento estrat\u00e9gico de vendas e ampliar seu faturamento no varejo:<\/span><\/p>\n\n\n\n Monitore seu mercado e concorrentes<\/a> para entender se voc\u00ea \u00e9 competitivo. \u00c9 dif\u00edcil iniciar um planejamento estrat\u00e9gico de vendas sem conhecer antes quem mais est\u00e1 competindo pelo mercado e quais os pontos fortes e fraquezas de seu neg\u00f3cio comparados a outros lojistas. Voc\u00ea pode se orientar por dados por meio de solu\u00e7\u00f5es de intelig\u00eancia de mercado. Com isso, \u00e9 poss\u00edvel trabalhar melhor seu sortimento de produtos e saber quando alterar o pre\u00e7o para melhorar receita e margem.<\/span><\/p>\n\n\n\n Sempre tenha estoque para os produtos que voc\u00ea vende. Se o cliente tiver um desejo imediato de comprar o item, a falta de estoque ser\u00e1 uma barreira e o cliente poder\u00e1 comprar o produto ou um item parecido em outra loja. Al\u00e9m disso, tenha muito cuidado com a gest\u00e3o de estoque<\/a> como um todo, armazenando bem os itens vendidos e controlando quantidades de itens dispon\u00edveis vs. n\u00famero de pedidos por meio de um <\/span>ERP<\/span><\/a> (<\/span>software<\/span><\/i> de gest\u00e3o integrada).<\/span><\/p>\n\n\n\n Conte com bons fornecedores para seu neg\u00f3cio, optando por nomes que consigam suprir sua demanda mantendo todos os prazos em dia e qualidade na entrega. Mesmo com uma gest\u00e3o de sua parte, ser\u00e1 essencial manter boas parcerias para fornecer e repor seus produtos. <\/span><\/p>\n\n\n\n1 – An\u00e1lise de concorr\u00eancia<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
2 – Gest\u00e3o de estoque <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
3 – Bons fornecedores<\/strong><\/h3>\n\n\n\n