{"id":4671,"date":"2022-05-31T00:00:00","date_gmt":"2022-05-31T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/centro-de-distribuicao\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:57","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:57","slug":"centro-de-distribuicao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/centro-de-distribuicao\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 um centro de distribui\u00e7\u00e3o e como ele pode melhorar sua log\u00edstica?"},"content":{"rendered":"\n

A principal miss\u00e3o de um centro de distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 otimizar e agilizar a cadeia log\u00edstica de um e-commerce. Confira como isso \u00e9 poss\u00edvel.<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Cuidar da log\u00edstica de um e-commerce est\u00e1 entre as cinco principais dificuldades encontradas pelos gestores, conforme mostra a Pesquisa Nacional do Varejo Online realizada pelo Sebrae<\/a>. Mas a verdade \u00e9 que uma log\u00edstica bem estabelecida pode ser o que est\u00e1 faltando para voc\u00ea alcan\u00e7ar os resultados que deseja em sua loja virtual.<\/p>\n\n\n\n

E dentro do setor log\u00edstico de um neg\u00f3cio existem algumas estrat\u00e9gias para melhorar os processos de armazenagem e distribui\u00e7\u00e3o dos produtos. Uma forma moderna e eficaz de alocar produtos e fornec\u00ea-los de maneira mais \u00e1gil e eficiente aos clientes finais \u00e9 contar com um Centro de Distribui\u00e7\u00e3o<\/strong> (CD).<\/p>\n\n\n\n

Neste artigo vamos explicar como funciona um centro de distribui\u00e7\u00e3o e como ele pode ajudar a melhorar a log\u00edstica de seu e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 um centro de distribui\u00e7\u00e3o (CD)<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Antes de existirem os centros de distribui\u00e7\u00e3o, as lojas contavam com dep\u00f3sitos que cumpriam a fun\u00e7\u00e3o de acomodar mercadorias e materiais. No entanto, com o passar do tempo – principalmente ap\u00f3s o aumento das vendas online – os lojistas sentiram a necessidade de criar processos mais modernos e padronizados de armazenamento e distribui\u00e7\u00e3o dos produtos.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, os centros de distribui\u00e7\u00e3o v\u00e3o al\u00e9m de simples dep\u00f3sitos ou estoques. S\u00e3o estruturas log\u00edsticas que servem como ponto estrat\u00e9gico para recebimento de mercadorias dos fornecedores e expedi\u00e7\u00e3o aos clientes finais. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, a principal fun\u00e7\u00e3o de um centro de distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 trazer agilidade e efici\u00eancia ao processo de recebimento e despacho de mercadorias. A ideia \u00e9 facilitar a log\u00edstica entre lojistas, fornecedores e clientes finais. Por isso, geralmente os centros de distribui\u00e7\u00e3o ficam localizados pr\u00f3ximo de grandes centros populacionais (capitais), em p\u00f3los industriais ou em \u00e1reas de atividade log\u00edstica, o que auxilia na redu\u00e7\u00e3o do tempo de entrega. E, ao mesmo tempo, permitem a armazenagem de uma grande variedade de itens de forma adequada.
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Funcionamento de um centro de distribui\u00e7\u00e3o (CD)<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como vimos, a principal fun\u00e7\u00e3o de um centro de distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 facilitar e agilizar os processos de recebimento, organiza\u00e7\u00e3o e expedi\u00e7\u00e3o de mercadorias, com o intuito de diminuir os tempos e custos de entregas. Por conta disso, os centros de distribui\u00e7\u00e3o se tornam grandes aliados da log\u00edstica de seu e-commerce<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Mas para que um centro de distribui\u00e7\u00e3o funcione de forma efetiva e realmente cumpra seu papel \u00e9 importante seguir algumas recomenda\u00e7\u00f5es como manter um n\u00edvel m\u00ednimo de invent\u00e1rio e priorizar por armazenar os produtos por um curto per\u00edodo de tempo. Al\u00e9m disso, \u00e9 necess\u00e1rio implementar algumas opera\u00e7\u00f5es como as que veremos a seguir:<\/p>\n\n\n\n

1 – Recebimento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A fase de recebimento de produtos ou mercadorias \u00e9 a base para todas as outras opera\u00e7\u00f5es de um centro de distribui\u00e7\u00e3o. Nessa etapa \u00e9 importante que as docas – locais de carga e descarga – estejam preparadas para o descarregamento dos produtos que a equipe tenha aten\u00e7\u00e3o ao realizar a confer\u00eancia da quantidade e condi\u00e7\u00f5es da carga recebida e das notas fiscais.<\/p>\n\n\n\n

Para agilizar esse processo, contar com um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), <\/strong>ou sistema de gest\u00e3o integrado e BackOffice<\/a> integrado ao setor de log\u00edstica e que permita uma confer\u00eancia mais precisa da quantidade e qualidade da carga \u00e9 o ideal. Um bom WMS<\/a> ajuda a automatizar a identifica\u00e7\u00e3o e contagem das mercadorias, e tamb\u00e9m guia a seguinte etapa de armazenagem, indicando o local mais adequado.
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2 – Movimenta\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Em um centro de distribui\u00e7\u00e3o, a movimenta\u00e7\u00e3o dos produtos tamb\u00e9m deve ser realizada de forma sistem\u00e1tica para evitar preju\u00edzos na armazenagem e tamb\u00e9m trazer agilidade a essa opera\u00e7\u00e3o. Por isso \u00e9 importante que haja espa\u00e7o suficiente para que a circula\u00e7\u00e3o de produtos e maquin\u00e1rios seja r\u00e1pida e segura.<\/p>\n\n\n\n

Em um CD automatizado a movimenta\u00e7\u00e3o de mercadorias \u00e9 realizada por um transportador de paletes ou caixas que leva a carga at\u00e9 o setor de armazenamento, onde um PIE (Posto de Inspe\u00e7\u00e3o de Entrada) verifica a mercadoria, que logo ser\u00e1 transferida para a localiza\u00e7\u00e3o indicada pelo programa de gerenciamento de armaz\u00e9m.
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3 – Armazenamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O processo de armazenamento de mercadorias de um centro de distribui\u00e7\u00e3o deve ser din\u00e2mico. Ou seja, os produtos n\u00e3o devem ficar armazenados por longos per\u00edodos, mas apenas pelo tempo necess\u00e1rio para suprir as demandas dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, assim que chegam aos CD, as mercadorias devem ser transportadas com agilidade aos seus destinos finais. \u00c9 importante que as mercadorias sejam identificadas com um endere\u00e7o e localiza\u00e7\u00e3o para facilitar a etapa seguinte. Em termos estruturais, estantes e racks, porta-pallets, drive-in e corredores sinalizados tamb\u00e9m otimizam a entrada e sa\u00edda dos produtos.<\/p>\n\n\n\n

\"centro<\/figure>\n\n\n\n

4 – Separa\u00e7\u00e3o de pedidos (picking) e embalagem (packing)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m chamado de picking, a fase de separa\u00e7\u00e3o de pedidos \u00e9 quando as mercadorias s\u00e3o preparadas para serem expedidas. \u00c9 uma opera\u00e7\u00e3o fundamental para o correto funcionamento de um centro de distribui\u00e7\u00e3o e consequentemente para a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente. <\/p>\n\n\n\n

A automatiza\u00e7\u00e3o desse processo por meio da utiliza\u00e7\u00e3o de sistemas pr\u00f3prios<\/a> para esse fim \u00e9 o grande segredo para agilizar essa fase. Com softwares adequados, \u00e9 poss\u00edvel aplicar algumas estrat\u00e9gias recomendadas para otimizar a separa\u00e7\u00e3o de pedidos como endere\u00e7amento l\u00f3gico, rotas inteligentes para a coleta de itens e t\u00e9cnicas de estocagem, simplificando e otimizando rotinas. Depois, \u00e9 s\u00f3 embalar os produtos, ou seja, fazer o packing<\/a> de cada um, e deix\u00e1-los prontos para o envio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n


5 – Expedi\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A expedi\u00e7\u00e3o \u00e9 a fase final da cadeia produtiva de um centro de distribui\u00e7\u00e3o, que \u00e9 quando os produtos saem da \u00e1rea de armazenamento para seu destino final. Devido ao elevado fluxo de mercadorias, \u00e9 cada vez mais comum que os CD\u2019s contem com ferramentas para classificar automaticamente os pedidos que ir\u00e3o para a gaiola da transportadora. <\/p>\n\n\n\n

Nessa etapa deve ocorrer a verifica\u00e7\u00e3o e confer\u00eancia dos itens a serem enviados, o devido empacotamento dos produtos e documenta\u00e7\u00e3o. Um sistema de WMS, como o BSeller<\/a>, por exemplo, pode ajudar a organizar todos os processos da fase de expedi\u00e7\u00e3o e mant\u00ea-los automatizados, trazendo mais agilidade ao lojista e confian\u00e7a nas informa\u00e7\u00f5es.
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Vantagens de contar com um centro de distribui\u00e7\u00e3o para seu e-commerce<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como vimos, o principal objetivo de um centro de distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 melhorar e profissionalizar todos os processos que envolvem a log\u00edstica de um neg\u00f3cio – desde o recebimento dos produtos pelos fornecedores at\u00e9 a entrega da mercadoria ao consumidor final.<\/p>\n\n\n\n

Implementando as opera\u00e7\u00f5es de forma correta \u00e9 poss\u00edvel que seu e-commerce possa se beneficiar das seguintes vantagens de contar com um centro de distribui\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n