{"id":4689,"date":"2022-06-07T00:00:00","date_gmt":"2022-06-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/sac\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:58","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:58","slug":"sac","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/sac\/","title":{"rendered":"SAC: o que \u00e9 e qual a sua import\u00e2ncia no e-commerce?"},"content":{"rendered":"\n

O SAC cumpre fun\u00e7\u00f5es essenciais no seu processo de vendas, pois est\u00e1 em contato direto com o cliente, que est\u00e1 decidindo entre a fideliza\u00e7\u00e3o e a rejei\u00e7\u00e3o da marca.<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Um bom servi\u00e7o de atendimento ao consumidor \u00e9 um dos principais ingredientes para obter sucesso nas vendas. <\/p>\n\n\n\n

O SAC<\/strong>, Servi\u00e7o de Atendimento ao Consumidor, exerce papel fundamental dentro da empresa, pois ser\u00e1 ele que causar\u00e1 a primeira impress\u00e3o no cliente. Ou seja, ele \u00e9 o cart\u00e3o de visita para que o consumidor decida comprar ou voltar a comprar e ainda indicar uma loja para outros poss\u00edveis clientes.

Lojas virtuais que disp\u00f5em de um SAC \u00e1gil, eficiente e focado na experi\u00eancia do cliente, s\u00e3o capazes de fortalecer sua reputa\u00e7\u00e3o e transmitir uma boa imagem para potenciais compradores.<\/p>\n\n\n\n

O relat\u00f3rio de tend\u00eancias da experi\u00eancia do cliente, elaborado pela\u00a0Zendesk<\/a> em 2020, aponta que 57% dos consumidores s\u00e3o fi\u00e9is \u00e0 uma marca pelo\u00a0bom atendimento<\/strong>. Por outro lado, sem efici\u00eancia, aten\u00e7\u00e3o e empatia, uma pesquisa da\u00a0Accenture<\/a> indicou que 75% dos clientes ficam muito frustrados quando precisam fazer contato com uma empresa mais de uma vez para resolver o mesmo problema.<\/p>\n\n\n\n

Um \u00fanico post <\/em>em uma rede social com grande alcance pode gerar bastante repercuss\u00e3o, e da mesma forma que um feedback <\/em>positivo pode ser de grande ajuda, um negativo \u00e9 capaz de manchar a reputa\u00e7\u00e3o de uma marca.<\/p>\n\n\n\n


Portanto, dentre as reclama\u00e7\u00f5es feitas nas redes sociais, mais da metade est\u00e1 relacionada ao mau atendimento (ou at\u00e9 mesmo \u00e0 falta dele). No entanto, quando um cliente reclama de algo e recebe uma resposta tentando entender e resolver o problema, o n\u00edvel de irrita\u00e7\u00e3o desaparece \u00e0 medida que o cliente sente que a empresa se importa com a experi\u00eancia de compra dele, e muitas vezes, as queixas s\u00e3o retiradas.<\/p>\n\n\n\n

Quer saber como fazer a diferen\u00e7a no seu atendimento? Ent\u00e3o confira algumas dicas para melhorar a experi\u00eancia dos seus consumidores!<\/p>\n\n\n\n

Pontos principais para ter aten\u00e7\u00e3o com o seu SAC <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

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Resolva as d\u00favidas dos clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Atente-se \u00e0s d\u00favidas que insistem em aparecer em seus canais de atendimento e procure list\u00e1-las na se\u00e7\u00e3o de perguntas frequentes (FAQ) de seu e-commerce. Al\u00e9m de esclarecer d\u00favidas comuns rapidamente, oferecer um FAQ eficiente tamb\u00e9m demonstra interesse da loja em auxiliar seu p\u00fablico. Portanto, mantenha sua se\u00e7\u00e3o sempre atualizada.<\/p>\n\n\n\n


Agilidade nas respostas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando nem o autoatendimento e nem o SAC s\u00e3o capazes de resolver as d\u00favidas de um cliente, ele entrar\u00e1 em contato \u2013 seja via chat, e-mail, redes sociais, formul\u00e1rio ou telefone \u2013 e quanto mais r\u00e1pido sua empresa se prontificar em atend\u00ea-lo e solucionar sua d\u00favida ou problema, mais pontos voc\u00ea ganhar\u00e1 com seu consumidor. Se o contato vier por chat ou telefone, nunca ultrapasse a espera de 5 minutos.\u00a0 E, em hip\u00f3tese alguma, demore mais de 1 dia \u00fatil para dar um retorno.<\/p>\n\n\n\n

\"sac<\/figure>\n\n\n\n


Aposte em diversas plataformas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ferramentas multicanais s\u00e3o \u00f3timas formas para melhorar o SAC e o atendimento de e-commerces, isto porque, esperando uma maior din\u00e2mica, o cliente pode entrar em contato com diferentes canais de atendimento, caso n\u00e3o tenha encontrado a solu\u00e7\u00e3o. O m\u00f3dulo SAC BSeller, por exemplo, possibilita esse tipo de integra\u00e7\u00e3o. Tendo acesso ao hist\u00f3rico do comprador, voc\u00ea economiza tempo e evita o stress de repetir qual \u00e9 o problema.<\/p>\n\n\n\n

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Invista em ferramentas de autoatendimento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ferramentas de autoatendimento podem reduzir em at\u00e9 80% o volume de mensagens recebidas pelo SAC, garantindo agilidade para o cliente e redu\u00e7\u00e3o de custos para a empresa, finalizando com uma log\u00edstica de qualidade e que cumpre com os objetivos. Algumas solu\u00e7\u00f5es de backoffice<\/a> oferecem os principais canais de atendimento (fone, chat e e-mail), com hist\u00f3rico totalmente integrado ao ERP e aos m\u00f3dulos de transporte e log\u00edstica, permitindo a automatiza\u00e7\u00e3o de diversas tarefas e comunica\u00e7\u00f5es com o consumidor.<\/p>\n\n\n\n


Depois da venda, vem… a p\u00f3s-venda!\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Se voc\u00ea pensa que uma venda acabou no momento em que recebeu o pagamento, voc\u00ea est\u00e1 enganado! O p\u00f3s-venda \u00e9 um momento fundamental, por isso, negar ou dificultar o contato com o consumidor ap\u00f3s a compra \u00e9 um erro imperdo\u00e1vel que muitas lojas ainda cometem. <\/p>\n\n\n\n

Um bom backoffice<\/a> <\/strong>agiliza todo o fluxo de troca e cancelamento de pedidos por estar conectado aos demais m\u00f3dulos, permitindo que todo o processo de log\u00edstica reversa, reembolso e gera\u00e7\u00e3o de vale-trocas seja automatizado. Essas ferramentas garantem seguran\u00e7a, evitam fraudes, manipula\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es e reduzem o n\u00famero de pessoas na opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Lembre-se que pessoas que j\u00e1 compraram no seu site uma vez ser\u00e3o sempre clientes em potencial e por isso \u00e9 importante dar aten\u00e7\u00e3o a elas, principalmente quando for solicitado.

O BSeller \u00e9 uma solu\u00e7\u00e3o de backoffice que oferece m\u00f3dulos integrados de gest\u00e3o (ERP), log\u00edstica (WMS), atendimento (SAC) e transporte (TMS) que te permite gerenciar, automatizar e integrar suas opera\u00e7\u00f5es de SAC, levando a melhor experi\u00eancia aos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

Quer saber mais? Preencha o formul\u00e1rio e saiba mais como o BSeller pode ajudar a aumentar a efici\u00eancia do atendimento ao cliente em seu e-commerce!<\/p>\n\n\n\n