{"id":4689,"date":"2022-06-07T00:00:00","date_gmt":"2022-06-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/sac\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:58","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:58","slug":"sac","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/sac\/","title":{"rendered":"SAC: o que \u00e9 e qual a sua import\u00e2ncia no e-commerce?"},"content":{"rendered":"\n
Um bom servi\u00e7o de atendimento ao consumidor \u00e9 um dos principais ingredientes para obter sucesso nas vendas. <\/p>\n\n\n\n
O SAC<\/strong>, Servi\u00e7o de Atendimento ao Consumidor, exerce papel fundamental dentro da empresa, pois ser\u00e1 ele que causar\u00e1 a primeira impress\u00e3o no cliente. Ou seja, ele \u00e9 o cart\u00e3o de visita para que o consumidor decida comprar ou voltar a comprar e ainda indicar uma loja para outros poss\u00edveis clientes. O relat\u00f3rio de tend\u00eancias da experi\u00eancia do cliente, elaborado pela\u00a0Zendesk<\/a> em 2020, aponta que 57% dos consumidores s\u00e3o fi\u00e9is \u00e0 uma marca pelo\u00a0bom atendimento<\/strong>. Por outro lado, sem efici\u00eancia, aten\u00e7\u00e3o e empatia, uma pesquisa da\u00a0Accenture<\/a> indicou que 75% dos clientes ficam muito frustrados quando precisam fazer contato com uma empresa mais de uma vez para resolver o mesmo problema.<\/p>\n\n\n\n Um \u00fanico post <\/em>em uma rede social com grande alcance pode gerar bastante repercuss\u00e3o, e da mesma forma que um feedback <\/em>positivo pode ser de grande ajuda, um negativo \u00e9 capaz de manchar a reputa\u00e7\u00e3o de uma marca.<\/p>\n\n\n\n Quer saber como fazer a diferen\u00e7a no seu atendimento? Ent\u00e3o confira algumas dicas para melhorar a experi\u00eancia dos seus consumidores!<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Atente-se \u00e0s d\u00favidas que insistem em aparecer em seus canais de atendimento e procure list\u00e1-las na se\u00e7\u00e3o de perguntas frequentes (FAQ) de seu e-commerce. Al\u00e9m de esclarecer d\u00favidas comuns rapidamente, oferecer um FAQ eficiente tamb\u00e9m demonstra interesse da loja em auxiliar seu p\u00fablico. Portanto, mantenha sua se\u00e7\u00e3o sempre atualizada.<\/p>\n\n\n\n Quando nem o autoatendimento e nem o SAC s\u00e3o capazes de resolver as d\u00favidas de um cliente, ele entrar\u00e1 em contato \u2013 seja via chat, e-mail, redes sociais, formul\u00e1rio ou telefone \u2013 e quanto mais r\u00e1pido sua empresa se prontificar em atend\u00ea-lo e solucionar sua d\u00favida ou problema, mais pontos voc\u00ea ganhar\u00e1 com seu consumidor. Se o contato vier por chat ou telefone, nunca ultrapasse a espera de 5 minutos.\u00a0 E, em hip\u00f3tese alguma, demore mais de 1 dia \u00fatil para dar um retorno.<\/p>\n\n\n\n
Lojas virtuais que disp\u00f5em de um SAC \u00e1gil, eficiente e focado na experi\u00eancia do cliente, s\u00e3o capazes de fortalecer sua reputa\u00e7\u00e3o e transmitir uma boa imagem para potenciais compradores.<\/p>\n\n\n\n
Portanto, dentre as reclama\u00e7\u00f5es feitas nas redes sociais, mais da metade est\u00e1 relacionada ao mau atendimento (ou at\u00e9 mesmo \u00e0 falta dele). No entanto, quando um cliente reclama de algo e recebe uma resposta tentando entender e resolver o problema, o n\u00edvel de irrita\u00e7\u00e3o desaparece \u00e0 medida que o cliente sente que a empresa se importa com a experi\u00eancia de compra dele, e muitas vezes, as queixas s\u00e3o retiradas.<\/p>\n\n\n\nPontos principais para ter aten\u00e7\u00e3o com o seu SAC <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Resolva as d\u00favidas dos clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Agilidade nas respostas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n