{"id":4715,"date":"2022-06-20T00:00:00","date_gmt":"2022-06-20T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-online\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:59","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:59","slug":"vender-online","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-online\/","title":{"rendered":"Vender online: 5 passos para voc\u00ea come\u00e7ar"},"content":{"rendered":"\n
Preparado para vender online<\/strong> e dar os seus primeiros passos no e-commerce? O processo \u00e9 simples, por\u00e9m cont\u00e9m diversos detalhes que n\u00e3o podem ficar de fora. Por isso, vamos te acompanhar em todos os passos, desde a cria\u00e7\u00e3o e formaliza\u00e7\u00e3o da sua empresa at\u00e9 a escolha de um canal de vendas e defini\u00e7\u00e3o da log\u00edstica da sua loja. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea ainda vai conferir alguns pontos que podem fazer uma grande diferen\u00e7a no desenvolvimento e crescimento do seu neg\u00f3cio, como montar um bom plano de neg\u00f3cios e uma estrat\u00e9gia comercial estruturada para impulsionar o potencial. Vamos come\u00e7ar? <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea sabe o que \u00e9 e-commerce<\/a>? Na defini\u00e7\u00e3o do dicion\u00e1rio, e-commerce \u00e9 uma abrevia\u00e7\u00e3o em ingl\u00eas para\u00a0 \u201celectronic commerce\u201d, ou seja, \u201ccom\u00e9rcio eletr\u00f4nico\u201d.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Esse modelo possibilita que transa\u00e7\u00f5es comerciais \u2013 isto \u00e9, a compra e venda de bens e servi\u00e7os \u2013 sejam feitas pela internet, seja por um celular, computador ou tablet.<\/p>\n\n\n\n Esse modelo de neg\u00f3cio possibilita uma maior exposi\u00e7\u00e3o e alcance para os itens ou servi\u00e7os que est\u00e3o sendo vendidos. Al\u00e9m de permitir que as pessoas comprem com poucos cliques e recebam os produtos em casa com comodidade e seguran\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n Nos \u00faltimos anos, muitas lojas come\u00e7aram a vender online, por isso j\u00e1 encontramos uma variedade gigante de produtos no e-commerce. <\/p>\n\n\n\n As compras online j\u00e1 fazem parte do dia a dia dos brasileiros<\/a>. Afinal, muitos j\u00e1 perceberam como esse modelo pode ser mais c\u00f4modo e f\u00e1cil na hora de garantir seus produtos.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Os canais de vendas online aproximam as lojas do p\u00fablico, facilitando que eles encontrem seus produtos e, assim, aumentando a convers\u00e3o de vendas. Para quem trabalha bem a gest\u00e3o e opera\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio, n\u00e3o faltam oportunidades de crescimento! <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, o investimento para abrir uma loja online \u00e9 muito mais baixo do que o de uma loja f\u00edsica ou at\u00e9 sem custos iniciais, como os marketplaces.<\/p>\n\n\n\n Em 2021, o e-commerce brasieiro totalizou 182,7 bilh\u00f5es de vendas online, resultando em um crescimento de 27% em compara\u00e7\u00e3o com o ano anterior.<\/p>\n\n\n\n E o n\u00famero de consumidores no e-commerce brasileiro segue crescendo! Em 2021, totalizamos 87,7 milh\u00f5es de consumidores online, uma alta de 10% em compara\u00e7\u00e3o com 2020. <\/p>\n\n\n\n E n\u00e3o pense que esses resultados s\u00e3o tempor\u00e1rios, como um reflexo da pandemia. De acordo com o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, 49% dos consumidores pretendem comprar ainda mais na internet este ano. E \u00e9 s\u00f3 um reflexo de um crescimento que j\u00e1 vem ocorrendo regularmente nos \u00faltimos anos:<\/p>\n\n\n\n Entendeu o tamanho dessa oportunidade? Ent\u00e3o, vamos ao nosso passo a passo completo para come\u00e7ar a vender online! <\/p>\n\n\n\n O primeiro passo \u00e9 definir o tipo de empresa que voc\u00ea quer abrir. Hoje, muitos empreendedores que est\u00e3o come\u00e7ando a vender online optam por iniciar sua atua\u00e7\u00e3o no mercado como MEI<\/a> ( (Microempreendedor Individual). Por\u00e9m, nem todas as lojas se encaixam nas caracter\u00edsticas desse modelo.<\/p>\n\n\n\n Por isso, antes de formalizar o seu neg\u00f3cio e criar um CNPJ<\/a>, analise as op\u00e7\u00f5es e entenda qual modelo de neg\u00f3cio \u00e9 mais vantajoso para voc\u00ea. Nesse momento, considere caracter\u00edsticas como:<\/p>\n\n\n\n Definiu o tipo de empresa que melhor se encaixa no seu neg\u00f3cio? O pr\u00f3ximo passo para formalizar o seu neg\u00f3cio \u00e9 criar um CNPJ. Com esse documento, voc\u00ea pode trabalhar de forma mais segura e garantir seus direitos como empreendedor.<\/p>\n\n\n\n O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jur\u00eddica) \u00e9 uma documenta\u00e7\u00e3o que serve para a Receita Federal identificar uma empresa, acompanhando suas movimenta\u00e7\u00f5es financeiras. Ele funciona como uma identifica\u00e7\u00e3o ou CPF para empresas ou pessoas jur\u00eddicas, ou seja, com o CNPJ, a empresa passa a existir legalmente. <\/p>\n\n\n\n Com esse documento, o neg\u00f3cio come\u00e7a a ter acesso a facilidades como para abrir uma conta banc\u00e1ria jur\u00eddica, ter acesso a cr\u00e9dito, contratar funcion\u00e1rios, entre outros. Em contrapartida, \u00e9 preciso manter em dia todas as presta\u00e7\u00f5es de contas, incluindo o pagamento de impostos.<\/p>\n\n\n\n O CNPJ \u00e9 emitido pelo Minist\u00e9rio da Fazenda, por meio da Secretaria da Receita Federal, que det\u00e9m sua administra\u00e7\u00e3o, controlando e fiscalizando toda e qualquer movimenta\u00e7\u00e3o financeira ocorrida aqui no pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n A emiss\u00e3o pode ser bem mais simples, j\u00e1 que existem muitas Unidades Cadastradoras espalhadas pelo Brasil, incluindo Juntas Comerciais de Estados, que emitem o documento. No modelo mais b\u00e1sico, o CNPJ MEI, ou seja, focado em Microempreendedores Individuais, a emiss\u00e3o pode ser feita 100% pela internet.<\/p>\n\n\n\n Com um CNPJ, voc\u00ea passa a contar com vantagens como:<\/p>\n\n\n\n Primeiramente, cheque se voc\u00ea possui todos os documentos e dados necess\u00e1rios sobre o seu neg\u00f3cio: <\/p>\n\n\n\n 1) Dados pessoais:<\/strong><\/p>\n\n\n\n 2<\/strong>) Dados do seu neg\u00f3cio:<\/strong><\/p>\n\n\n\n 3) Cadastro no Portal de Servi\u00e7os do Governo Federal<\/strong><\/p>\n\n\n\n Documentos em m\u00e3os? Ent\u00e3o, vamos come\u00e7ar a sua inscri\u00e7\u00e3o!<\/p>\n\n\n\n Para come\u00e7ar, acesse o Portal do Empreendedor (https:\/\/empreendedormei.org<\/a>) e siga os passos no site.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Assim que a sua inscri\u00e7\u00e3o for finalizada, o seu neg\u00f3cio est\u00e1 formalizado e voc\u00ea pode aproveitar todas as vantagens de ter um CNPJ, como, por exemplo, emitir as notas fiscais dos pedidos feitos na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea sabe o que \u00e9 a CNAE de varejista? Esse documento, tamb\u00e9m conhecido como Classifica\u00e7\u00e3o Nacional de Atividades Econ\u00f4micas, \u00e9 uma regulariza\u00e7\u00e3o que identifica as atividades econ\u00f4micas de um CNPJ. <\/p>\n\n\n\n O documento \u00e9 um requisito para vender online dentro dos marketplaces, por exemplo. Por isso, \u00e9 essencial que o seu neg\u00f3cio esteja devidamente regularizado como varejista e possa prestar atendimento ao consumidor final.<\/p>\n\n\n\n Alguns tipos de empresa j\u00e1 s\u00e3o caracterizados dessa forma, por\u00e9m, os perfis que ainda n\u00e3o est\u00e3o classificados para atuar nesse formato devem solicitar a inclus\u00e3o da CNAE de varejista no CNPJ para poder vender online de forma regular. <\/p>\n\n\n\n A CNAE para venda no varejo deve ser uma informa\u00e7\u00e3o presente em seu contrato social. Se essa descri\u00e7\u00e3o n\u00e3o aparece no documento, ela deve ser inserida. Nesse caso, \u00e9 necess\u00e1rio a aprova\u00e7\u00e3o de todos os s\u00f3cios e representantes legais da empresa. Em seguida, assim que esse documento for registrado, a empresa estar\u00e1 apta a solicitar o CNAE.<\/p>\n\n\n\n O pr\u00f3ximo passo ser\u00e1 gerar um DBE (Documento B\u00e1sico de Entradas), que, por sua vez, permite que sejam realizadas altera\u00e7\u00f5es no CNPJ original da empresa.<\/p>\n\n\n\n Depois disso, ser\u00e1 preciso solicitar uma altera\u00e7\u00e3o contratual, que dever\u00e1 ser protocolada junto \u00e0 Receita Federal do Brasil, SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e na Prefeitura da cidade onde o neg\u00f3cio est\u00e1 situado.<\/p>\n\n\n\n Para incluir a CNAE de varejista no seu CNPJ, se poss\u00edvel, tenha o aux\u00edlio de um contador. O profissional poder\u00e1 te ajudar a realizar o procedimento com mais facilidade e transpar\u00eancia, te orientando em todas as etapas e oferecendo as melhores dicas e pr\u00e1ticas para manter a conformidade com a legisla\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A emiss\u00e3o de nota fiscal \u00e9 primordial para manter a transpar\u00eancia do um neg\u00f3cio e \u00e9 um requisito para quem deseja vender os produtos em um marketplace. O documento registra a transfer\u00eancia de um bem de uma empresa para uma pessoa f\u00edsica ou at\u00e9 para outro CNPJ, al\u00e9m de trazer dados para o recolhimento de impostos.<\/p>\n\n\n\n Na Americanas Marketplace<\/a>, por exemplo, os parceiros devem sempre enviar uma vers\u00e3o digital da nota fiscal para o cliente que compra em sua loja.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Existem dois modelos de nota fiscal:<\/strong> a nota fiscal emitida de forma avulsa (NFA) e a nota fiscal eletr\u00f4nica (NF-e). <\/p>\n\n\n\n Neg\u00f3cios da categoria Microempresa (ME) ou superior, obrigatoriamente, emitem a NF-e. J\u00e1 quem MEI pode emitir a NFA como uma alternativa \u00e0 NF-e. Por\u00e9m, se esse for o seu caso, fique atento, pois enquanto a NF-e segue um padr\u00e3o nacional, a NFA possui normas diferentes dependendo do seu Estado de atua\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A emiss\u00e3o de Nota Fiscal eletr\u00f4nica \u00e9 disponibilizada pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda) , sendo que ser\u00e1 preciso solicitar uma senha de acesso para come\u00e7ar a utilizar o sistema.<\/p>\n\n\n\n Sendo assim, para realizar o processo, procure o site do Posto Fiscal do seu Estado e realize o processo a partir dele. Provavelmente, voc\u00ea ter\u00e1 que preencher o documento, anexar uma c\u00f3pia seu RG, CPF e comprovante de MEI e comparecer pessoalmente ao Posto Fiscal para entregar a solicita\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Clique aqui<\/strong><\/a> e confira algumas dicas para preencher o documento de solicita\u00e7\u00e3o de senha online e mais informa\u00e7\u00f5es sobre a emiss\u00e3o de nota fiscal. <\/p>\n\n\n\n Estruturar um plano de neg\u00f3cio \u00e9 um passo essencial para quem quer come\u00e7ar a vender na internet. Afinal, \u00e9 nesse planejamento que voc\u00ea vai identificar e criar diversos detalhes da sua loja e da sua atua\u00e7\u00e3o no mercado, indo desde o posicionamento at\u00e9 a sua margem de lucro. <\/p>\n\n\n\n O primeiro passo desse planejamento \u00e9 estruturar algumas informa\u00e7\u00f5es iniciais do seu neg\u00f3cio, como: <\/p>\n\n\n\n Estes conceitos s\u00e3o b\u00e1sicos e extremamente necess\u00e1rios para te ajudar a visualizar os principais pontos da sua empresa. Al\u00e9m disso, eles ser\u00e3o fundamentais na hora de estruturar o passo a passo do seu plano de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n O que vender online? Esse \u00e9 um dos primeiros questionamentos que muitos empreendedores fazem antes de entrar no e-commerce. Afinal, em um mercado t\u00e3o vasto, pode ser dif\u00edcil encontrar algo novo e com o qual voc\u00ea se identifique para come\u00e7ar a vender. <\/p>\n\n\n\n Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo de decis\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n Conhe\u00e7a duas formas bem f\u00e1ceis para voc\u00ea analisar algumas informa\u00e7\u00f5es relevantes do mercado: <\/p>\n\n\n\n J\u00e1 existem muitas empresas focadas em pesquisas de mercado que usam m\u00e9todos bem estruturados para a coleta de informa\u00e7\u00f5es e podem te ajudar a ter uma vis\u00e3o mais profunda sobre o mercado e p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n O IBGE<\/strong><\/a>, por exemplo, \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o especializado em coletar informa\u00e7\u00f5es geogr\u00e1ficas e estat\u00edsticas no pa\u00eds, trazendo diversos dados populacionais e de comportamento do brasileiro. Assim, voc\u00ea consegue entender desde a quantidade de homens e mulheres no pa\u00eds at\u00e9 a quantidade de pessoas que usam smartphone para acessar a internet ou realizar compras online.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n O Webshoppers<\/strong><\/a>, relat\u00f3rio de e-commerce divulgado pelo Ebit, \u00e9 uma grande refer\u00eancia do varejo virtual, que traz dados de vendas e consumo muito importantes para o varejista, incluindo categorias mais vendidas em grandes datas comerciais.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Fique atento \u00e0s organiza\u00e7\u00f5es oficiais e institutos privados de pesquisa e mantenha uma rotina de acompanhamento de novas publica\u00e7\u00f5es, j\u00e1 que elas podem antecipar mudan\u00e7as de comportamento do consumidor e do mercado em geral.<\/p>\n\n\n\n O Google Trends<\/strong><\/a> <\/strong>\u00e9 outra ferramenta bem interessante para conhecer melhor o mercado e as tend\u00eancias de pesquisa e consumo dos clientes, j\u00e1 que ele mostra quais termos de busca apresentaram crescimento e foram mais digitados pelas pessoas na ferramenta de busca do Google.<\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea conhece estes termos, consegue entender melhor o mercado atual e pode se preparar para as vendas de forma mais assertiva e estrat\u00e9gica, apostando nos produtos mais buscados. <\/p>\n\n\n\n Vamos imaginar que, na sua loja, voc\u00ea quer vender produtos para o cabelo e, com o Google Trends, descubre que h\u00e1 um interesse muito alto na busca por shampoo a seco. Ao identificar isso, voc\u00ea vai saber que vale a pena comprar mais destes produtos com os seus fornecedores, pois provavelmente a demanda por esses itens ser\u00e1 mais alta. <\/p>\n\n\n\n Empreender exige dedica\u00e7\u00e3o e comprometimento, e ao vender online isso n\u00e3o seria diferente. Por isso, \u00e9 muito importante que voc\u00ea se identifique com o seu neg\u00f3cio e esteja motivado a desenvolv\u00ea-lo. <\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea opta por trabalhar com um segmento que voc\u00ea conhece bem e, inclusive, \u00e9 o pr\u00f3prio p\u00fablico, voc\u00ea consegue trabalhar muito melhor. Assim, voc\u00ea entende as dores e expectativas do p\u00fablico, conhece as tend\u00eancias, sabe identificar produtos de qualidade, escolher os melhores fornecedores e, assim, consegue surpreender os seus clientes com muita facilidade. <\/p>\n\n\n\n N\u00e3o tem segredo: quanto mais variado for o seu sortimento, maiores ser\u00e3o as suas chances de conquistar mais vendas e impactar mais consumidores! Sendo assim, antes de come\u00e7ar a vender online, determine os produtos<\/a> que far\u00e3o parte da sua vitrine online.<\/p>\n\n\n\n A maioria dos segmentos \u00e9 muito vasto e possui diferentes marcas no mercado, \u00e0s vezes, marcas que v\u00e3o desde as mais luxuosas at\u00e9 algumas mais acess\u00edveis. S\u00e3o v\u00e1rios nichos que podem ser explorados e voc\u00ea dever\u00e1 definir exatamente onde quer investir para depois come\u00e7ar a analisar melhor o seu p\u00fablico-alvo e as necessidades dele para escolher os itens da sua loja de forma assertiva e estrat\u00e9gica.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea j\u00e1 vende em uma loja f\u00edsica e possui um mix de produtos definido, voc\u00ea pode usar a Curva ABC<\/a> para encontrar os seus produtos mais lucrativos e mais vendidos no seu com\u00e9rcio e come\u00e7ar a apostar neles para vender online. Assim, voc\u00ea j\u00e1 come\u00e7a as suas vendas no e-commerce com um sortimento ainda mais assertivo.<\/p>\n\n\n\n Entender e definir o seu p\u00fablico-alvo<\/a> \u00e9 um processo importante para quem vai come\u00e7ar a vender online. E se voc\u00ea j\u00e1 tem um com\u00e9rcio f\u00edsico, essa etapa continua sendo essencial, pois ao come\u00e7ar sua atua\u00e7\u00e3o no digital, voc\u00ea ter\u00e1 um novo canal, com novos consumidores e novos concorrentes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Sendo assim, aproveite essa etapa para conhecer bem o seu\u00a0 p\u00fablico-alvo! E tente ir al\u00e9m do b\u00e1sico \u2013 g\u00eanero, idade e ticket m\u00e9dio \u2013, busque entender o comportamento de compra desses clientes, suas dores e expectativas ao comprar os seus produtos online. Criar um mapa de empatia<\/a> ir\u00e1 te ajudar a identificar estes fatores da sua persona.<\/p>\n\n\n\n Essas informa\u00e7\u00f5es te ajudar\u00e3o a tomar decis\u00f5es mais assertivas em seu plano de neg\u00f3cio, fazendo com que voc\u00ea segmente melhor suas estrat\u00e9gias e impacte as pessoas certas, pois dessa forma voc\u00ea identifica os clientes mais interessados em comprar seu produto e j\u00e1 sabe para quem exatamente voc\u00ea ir\u00e1 direcionar sua estrat\u00e9gia comercial.<\/p>\n\n\n\n Vamos imaginar que voc\u00ea vende roupas, O seu neg\u00f3cio pode atingir qualquer p\u00fablico, j\u00e1 que quase todo mundo compra roupas, mas voc\u00ea pode segmentar sua estrat\u00e9gia, vendendo apenas roupas masculinas, para jovens e adultos entre 15 a 35 anos e com foco em lazer. Nesse momento, o ideal aqui \u00e9 sempre embasar sua decis\u00e3o nos estudos que voc\u00ea fez inicialmente sobre o mercado.<\/p>\n\n\n\n Conhecer as lojas que v\u00e3o competir com a sua pelo mesmo p\u00fablico \u00e9 primordial para voc\u00ea entender como atuar e como se diferenciar ao vender online. Sendo assim, comece mapeando os seus concorrentes para entender como posicionar o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Como falamos anteriormente, se voc\u00ea j\u00e1 tem um neg\u00f3cio, como uma loja f\u00edsica, por exemplo, n\u00e3o se prenda aos seus concorrentes antigos. A concorr\u00eancia dos mundos f\u00edsico e virtual s\u00e3o bem diferentes, j\u00e1 que a regi\u00e3o impacta muito no primeiro caso, enquanto no online outros fatores podem influenciar a decis\u00e3o de compra. <\/p>\n\n\n\n Fa\u00e7a uma boa an\u00e1lise das lojas online que vendem os mesmos produtos que voc\u00ea e entenda como elas utilizam os canais de atua\u00e7\u00e3o, como divulgam os produtos e qual pre\u00e7o elas praticam. Nesse momento, voc\u00ea pode at\u00e9 realizar uma compra nessas lojas para entender como \u00e9 a experi\u00eancia de compra oferecida por elas. <\/p>\n\n\n\n Anote os pontos fortes e fracos e trace a estrat\u00e9gia da sua loja pensando em como voc\u00ea pode se diferenciar das demais e criar uma atua\u00e7\u00e3o \u00fanica no mercado. <\/p>\n\n\n\n Encontrar bons fornecedores<\/a> pode ser um fator determinante para o seu neg\u00f3cio, pois \u00e9 por meio deles que voc\u00ea ir\u00e1 garantir a qualidade dos seus produtos, al\u00e9m de conseguir bons pre\u00e7os e entregas dentro do prazo necess\u00e1rio para atender os seus clientes da melhor maneira poss\u00edvel.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, para come\u00e7ar essa busca, pesquise todas as lojas que podem fornecer os produtos que voc\u00ea pretende vender online e an\u00e1lise pontos como: <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, busque negociar pre\u00e7os em cen\u00e1rios diferentes, como para pagamento \u00e0 vista ou para compras no atacado, ou seja, em grandes quantidades. Isso pode favorecer os resultados das suas vendas online. <\/p>\n\n\n\n Toda essa pesquisa e an\u00e1lise ir\u00e1 te ajudar a tomar as decis\u00f5es mais corretas sobre onde comprar seus produtos e quem pode ajudar em uma situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea j\u00e1 sabe qual ser\u00e1 o foco do seu neg\u00f3cio e qual \u00e9 a mensagem que voc\u00ea quer passar para o seu p\u00fablico? Esse posicionamento deve estar bem claro internamente, entre todos os colaboradores, para ser refletido aos seus clientes durante a experi\u00eancia de compra. Por isso, ter uma estrat\u00e9gia comercial bem estruturada \u00e9 t\u00e3o importante ao vender online. <\/p>\n\n\n\n Definir a personalidade e o seu posicionamento do seu neg\u00f3cio \u00e9 um passo determinante ao vender online. Pois \u00e9 dessa forma que voc\u00ea garante que a sua marca ir\u00e1 aparecer no mercado da maneira que voc\u00ea deseja e, com isso definido, voc\u00ea j\u00e1 pode come\u00e7ar a pensar em um nome que reflita isso. <\/p>\n\n\n\n O nome carrega a identidade da sua marca, ent\u00e3o, ao cri\u00e1-lo, voc\u00ea pode experimentar algumas possibilidades, como: combinar palavras, usar abrevia\u00e7\u00f5es, fazer alguma associa\u00e7\u00e3o aos seus produtos, entre outras possibilidades que resultem em um nome \u00fanico. <\/p>\n\n\n\n Com o nome da sua loja definido, n\u00e3o esque\u00e7a de verificar se ele j\u00e1 n\u00e3o existe e de registrar a sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)<\/a>, essa \u00e9 a \u00fanica forma de proteg\u00ea-lo de ser copiado.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com esse ponto resolvido voc\u00ea pode come\u00e7ar a pensar no visual da sua marca. Estabele\u00e7a os elementos e designs que ser\u00e3o aplicados na identidade visual dela, como as cores, fontes, formas e s\u00edmbolos. Com essa parte fechada, fica ainda mais f\u00e1cil pensar em um logo e tamb\u00e9m nas suas comunica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Outro ponto necess\u00e1rio na cria\u00e7\u00e3o da sua estrat\u00e9gia comercial \u00e9 o mapeamento dos seus principais produtos \u2013 os que voc\u00ea espera que contribuam mais para seu faturamento \u2013 e explicar um pouco sobre eles. <\/p>\n\n\n\n Vamos imaginar que voc\u00ea est\u00e1 come\u00e7ando a vender itens para a casa e de decora\u00e7\u00e3o. Voc\u00ea far\u00e1 uma lista dos seus produtos, descrevendo suas expectativas e o motivo de estar investindo naquele item. Da seguinte forma: <\/p>\n\n\n\n Produto<\/strong>: Quadro de aramado preto com luz pisca pisca 40×40 cm.<\/p>\n\n\n\n Motivadores<\/strong>: Produto com baixo custo e alta demanda.<\/p>\n\n\n\n Expectativas<\/strong>: Minha oferta vai se diferenciar da concorr\u00eancia por conta do pisca pisca, que ir\u00e1 aumentar a percep\u00e7\u00e3o de valor do item e assim poderei cobrar um valor mais elevado que das outras lojas. <\/p>\n\n\n\n Margem de contribui\u00e7\u00e3o desejada<\/strong>: 60%<\/p>\n\n\n\n E j\u00e1 que come\u00e7amos a falar sobre margem, a estrat\u00e9gia de precifica\u00e7\u00e3o da sua loja \u00e9 um ponto extremamente importante para os seus resultados ao vender online. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea precisa estruturar um plano de a\u00e7\u00e3o, por exemplo, voc\u00ea vai come\u00e7ar competindo por pre\u00e7os mais baixos ou ter\u00e1 um sortimento mais competitivo e de maior qualidade que os demais? Voc\u00ea tamb\u00e9m pode se destacar oferecendo melhores condi\u00e7\u00f5es de frete e de tempo de entrega.<\/p>\n\n\n\n Para montar um planejamento financeiro<\/a> para o seu neg\u00f3cio, comece anotando as seguintes informa\u00e7\u00f5es:<\/p>\n\n\n\n Essa etapa \u00e9 muito importante para organizar a sa\u00fade financeira do seu neg\u00f3cio antes de voc\u00ea come\u00e7ar a vender online, dando uma maior previsibilidade de custos e receita e te ajudando a estruturar um bom plano de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 tem uma no\u00e7\u00e3o melhor de todas as despesas do seu neg\u00f3cio, voc\u00ea pode come\u00e7ar a pensar na precifica\u00e7\u00e3o dos seus produtos. Isso \u00e9, definir o pre\u00e7o de cada item que ser\u00e1 exposto na sua loja online.<\/p>\n\n\n\n Definir o pre\u00e7o dos seus produtos \u00e9 uma das tarefas important\u00edssimas para a sua loja, pois \u00e9 nessa etapa que voc\u00ea ir\u00e1 definir e entender a sua margem de lucro<\/a> ao vender online.<\/p>\n\n\n\n A margem de lucro nada mais \u00e9 do que a porcentagem que mostra o quanto de lucro que restou para a sua empresa, quanto subtra\u00eddos todos os custos envolvidos na venda daquele item.<\/p>\n\n\n\n Para descobrir qual \u00e9 a sua margem de lucro, voc\u00ea deve dividir o seu lucro pela receita e multiplicar o resultado por 100. Da seguinte forma: <\/p>\n\n\n\n LucroReceitax 100 = margem de lucro<\/p>\n\n\n\n Entendeu como funciona a margem de lucro? Ent\u00e3o, confira alguns passos que podem te ajudar nessa defini\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os dos produtos da sua loja. <\/p>\n\n\n\n 1. Defina o seu objetivo. <\/strong>O que voc\u00ea quer atingir com aquele produto: \u00c9 gerar lucro? Aumentar o tr\u00e1fego para o seu site? Gerar caixa? Atrair novos clientes? <\/p>\n\n\n\n 2. Analise a concorr\u00eancia<\/strong>. Quais s\u00e3o os pre\u00e7os praticados pelas outras lojas do seu setor? <\/p>\n\n\n\n 3. Mapeie os custos do produto<\/strong>. Busque entender as despesas envolvidas em cada produto, como al\u00edquota, embalagem, entre outras quest\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n 4. Calcule sua margem de contribui\u00e7\u00e3o<\/strong>. Subtraia os custos e despesas vari\u00e1veis do pre\u00e7o de cada venda. <\/p>\n\n\n\n Agora que todos os principais pontos do seu neg\u00f3cio j\u00e1 est\u00e3o definidos, chegou a hora de colocar a m\u00e3o na massa e escolher o canal que voc\u00ea vai utilizar para vender online. <\/p>\n\n\n\n Para te ajudar nessa decis\u00e3o, fizemos um compilado dos principais canais de venda<\/a> existentes hoje ,com todas as vantagens e desvantagens de cada um deles. Confira:\u00a0<\/p>\n\n\n\n As redes sociais<\/a> seguem crescendo muito quando consideramos ela um canal de vendas. Segundo uma pesquisa da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 65% dos consumidores brasileiros t\u00eam o h\u00e1bito de pesquisar por produtos para comprar nas redes sociais.<\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, apesar do grande uso desse canal, ele proporciona um modelo de venda mais direta e bastante informal, que nem sempre funciona para todas as categorias de produtos ou tipos de neg\u00f3cios. <\/p>\n\n\n\n Algumas vantagens de trabalhar nas redes sociais \u00e9 que voc\u00ea tem mais liberdade e autonomia para criar conte\u00fados ilimitados, podendo at\u00e9 segmentar o seu p\u00fablico de acordo com os seus interesses. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, voc\u00ea ainda pode impulsionar conte\u00fados, criar posts patrocinados para ter um alcance ainda maior dentro das plataformas e at\u00e9 criar parcerias com influenciadores ou outras marcas que conversam com o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Dentro das redes sociais, voc\u00ea tem bastante facilidade para criar an\u00fancios para potencializar a visibilidade das suas publica\u00e7\u00f5es e vender ainda mais. Nos an\u00fancios, \u00e9 importante que voc\u00ea sempre direcione o cliente para algum lugar, como um site para que ele finalize a compra. Sendo assim, optar por trabalhar exclusivamente com as redes sociais como canal de vendas pode ser bem limitante para o seu neg\u00f3cio ou n\u00e3o passar muita confian\u00e7a, afastando clientes mais qualificados.<\/p>\n\n\n\n Ter um e-commerce pr\u00f3prio pode ser uma boa op\u00e7\u00e3o se voc\u00ea quer ter um espa\u00e7o exclusivamente seu onde os consumidores possam adquirir os produtos. <\/p>\n\n\n\n Nesse modelo, voc\u00ea tem uma maior praticidade para gerenciar os seus pedidos e ainda passa mais credibilidade e seguran\u00e7a aos clientes. Por\u00e9m, garantir esses pontos pode acabar saindo caro. <\/p>\n\n\n\n Embora demande menos investimento que a cria\u00e7\u00e3o de um com\u00e9rcio f\u00edsico, para criar uma loja online voc\u00ea deve contratar uma plataforma, pagar as comiss\u00f5es dos meios de pagamento, investir na hospedagem do seu site, contratar servi\u00e7os de seguran\u00e7a, entre outros gastos para garantir que a sua opera\u00e7\u00e3o seja excelente para voc\u00ea e para os clientes. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, o investimento em marketing \u00e9 essencial, pois \u00e9 assim que as pessoas passam a tomar conhecimento da sua loja e chegam at\u00e9 ela. <\/p>\n\n\n\n Levando todos esses pontos em considera\u00e7\u00e3o, o marketplace aparece como uma op\u00e7\u00e3o diferenciada, oferecendo toda a formalidade que uma loja online precisa e por zero investimento. <\/p>\n\n\n\n Essas plataformas funcionam como grandes shopping centers virtuais, onde lojistas de diferentes categorias e de todas as regi\u00f5es do pa\u00eds podem anunciar seus produtos.<\/p>\n\n\n\n O marketplace \u00e9 conhecido por ser uma op\u00e7\u00e3o bem barata e a favorita de muitos empreendedores que est\u00e3o come\u00e7ando a vender online pois eles n\u00e3o cobram nenhum tipo de mensalidade. Os lojistas que desejam anunciar seus produtos pagam apenas uma comiss\u00e3o sobre as vendas, ou seja, s\u00f3 paga quando vende.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, essas plataformas possuem grandes marcas por tr\u00e1s, como uma base de clientes consolidada, que conhece os sites e confia neles. No final, isso traz diversas vantagens para os lojistas que optam pelos marketplaces, como: <\/p>\n\n\n\n Cada marketplace tem um modelo de cobran\u00e7a, mas, como falamos anteriormente, a grande maioria funciona em um sistema de comiss\u00f5es. N\u00e3o h\u00e1 taxa de cadastro ou mensalidade, \u00e9 cobrada apenas uma comiss\u00e3o sobre os pedidos realizados na sua loja dentro da plataforma. <\/p>\n\n\n\n Por exemplo: o seu produto custava R$100. O marketplace cobra uma parte desse valor. A taxa varia de canal para canal e tamb\u00e9m pode variar de acordo com o seu departamento de vendas, mas vamos imaginar que ela \u00e9 de 16%. Portanto, nessa simula\u00e7\u00e3o, o canal ficaria com R$16 e o lojista com R$74. <\/p>\n\n\n\n Por isso, se voc\u00ea optar por vender online em um marketplace, busque conhecer muito bem as taxas de comiss\u00e3o para precificar corretamente seu produto<\/a>, j\u00e1 que, como n\u00f3s j\u00e1 vimos, a estrat\u00e9gia de pre\u00e7o \u00e9 fundamental para manter a sa\u00fade e lucratividade do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n O marketplace \u00e9 a escolha ideal se voc\u00ea quer come\u00e7ar a vender online de forma simples e alcan\u00e7ar clientes bem r\u00e1pido. <\/p>\n\n\n\n A Americanas Marketplace<\/a> integra as tr\u00eas maiores marcas de varejo da internet brasileira – Americanas, Submarino e Shoptime. E com um cadastro \u00fanico, os lojistas podem anunciar seus produtos dentro dos tr\u00eas sites e alcan\u00e7ar um p\u00fablico super diverso e consolidado. <\/p>\n\n\n\n Os lojistas parceiros da Americanas Marketplace j\u00e1 contam com toda a estrutura da plataforma, precisando apenas cadastrar os produtos para come\u00e7ar! E esse processo \u00e9 muito f\u00e1cil e pode ser conclu\u00eddo em apenas tr\u00eas passos, confira: 1\u00ba etapa: Cadastre-se: <\/strong>registre a sua loja, cadastre seus produtos na plataforma e, logo, eles estar\u00e3o dispon\u00edveis nos tr\u00eas sites.<\/p>\n\n\n\n 2\u00ba etapa: Venda muito: <\/strong>alavanque suas vendas e com ainda mais seguran\u00e7a, j\u00e1 que a Americanas Marketplace d\u00e1 visibilidade aos seus itens e aut\u00eantica cada uma de suas vendas contra fraudes.<\/p>\n\n\n\n 3\u00ba etapa: Entregue: <\/strong>receba os pedidos feitos na plataforma, prepare os itens e entregue aos seus clientes. Depois, \u00e9 s\u00f3 receber pelas suas vendas.<\/p>\n\n\n\n E tem mais: quem vende nos marketplaces ainda conta com diversas solu\u00e7\u00f5es para impulsionar as vendas, como cr\u00e9dito, para que eles invistam no crescimento de seus neg\u00f3cios; publicidade, para anunciar dentro e fora dos sites e aumentar a visibilidade e convers\u00e3o de vendas; al\u00e9m da log\u00edstica das maiores marcas, assim o parceiro foca apenas na parte estrat\u00e9gica do neg\u00f3cio enquanto deixa a opera\u00e7\u00e3o nas m\u00e3os do marketplaces. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de tudo isso, os parceiros da Americanas Marketplace ainda t\u00eam acesso a uma \u00e1rea de capacita\u00e7\u00e3o exclusiva com v\u00e1rios treinamentos e materiais que auxiliam toda a sua jornada de vendas online.<\/p>\n\n\n\n Fa\u00e7a seu cadastro e comece a vender na Americanas Marketplace!<\/a><\/p>\n\n\n\n Independentemente do canal que voc\u00ea escolher, isso n\u00e3o quer dizer que voc\u00ea dever\u00e1 excluir os outros. Muito pelo contr\u00e1rio, voc\u00ea pode integrar os seus canais de venda e oferecer uma experi\u00eancia de compra ainda mais completa aos consumidores da sua loja. <\/p>\n\n\n\n De acordo com a 45\u00ba edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers, as principais formas que os brasileiros usam para chegar at\u00e9 a loja ou produto desejado ao comprar online s\u00e3o as redes sociais, os sites de busca e procurar pela loja ou produto espec\u00edfico desejado diretamente. <\/p>\n\n\n\n Como falamos anteriormente, trabalhar exclusivamente com as redes sociais pode trazer alguns impedimentos para o seu neg\u00f3cio. Mas atuar em um marketplace ou e-commerce pr\u00f3prio junto com as redes sociais pode levar o seu neg\u00f3cio muito mais longe. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea pode aproveitar o link da loja no marketplace ou at\u00e9 do seu e-commerce pr\u00f3prio e divulgar nas redes sociais, por exemplo, que s\u00e3o \u00f3timos canais para voc\u00ea criar conte\u00fados diferentes \u2014 como v\u00eddeos, por exemplo \u2014 com os seus produtos e at\u00e9 interagir com os clientes. <\/p>\n\n\n\n Uma estrat\u00e9gia multicanal<\/a> \u00e9 capaz de aumentar a visibilidade da sua loja, fazendo com que o cliente tenha uma experi\u00eancia \u00fanica e marcante ao longo da jornada de compra dele.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea j\u00e1 tem uma loja f\u00edsica e est\u00e1 come\u00e7ando a vender online para diversificar a sua atua\u00e7\u00e3o, voc\u00ea pode aproveitar para criar uma estrat\u00e9gia omnichannel<\/a>, ou seja, integrar a sua opera\u00e7\u00e3o online e offline.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Assim, voc\u00ea \u00e9 capaz de oferecer uma experi\u00eancia de compra diferenciada e mais completa aos consumidores , onde ele pode comprar online e trocar ou retirar os produtos em uma loja f\u00edsica. Al\u00e9m disso, essa estrat\u00e9gia \u00e9 capaz de reduzir alguns custos operacionais e log\u00edsticos do seu neg\u00f3cio, j\u00e1 que o cliente tem a op\u00e7\u00e3o de fazer as a\u00e7\u00f5es diretamente no estabelecimento. <\/p>\n\n\n\n E essa integra\u00e7\u00e3o \u00e9 uma via de m\u00e3o dupla, pois, hoje, a jornada de compra online n\u00e3o acontece de maneira linear. Muitos consumidores t\u00eam o h\u00e1bito de procurar pelos produtos em um meio e finalizar a compra em outro. <\/p>\n\n\n\n Segundo o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, da Bornlogic com a Opinion Box, 74% dos consumidores j\u00e1 pesquisaram online e finalizaram a compra em uma loja f\u00edsica e 84% dos consumidores j\u00e1 pesquisaram por um produto em uma loja f\u00edsica e deixaram para comprar online. <\/p>\n\n\n\n Entendeu como essa integra\u00e7\u00e3o pode impulsionar o potencial da sua loja e ainda aumentar a sua convers\u00e3o de vendas? Aproveite a sua loja f\u00edsica para incrementar a experi\u00eancia de compra dos seus consumidores e crie uma jornada \u00fanica. <\/p>\n\n\n\n N\u00e3o importa se voc\u00ea vende nas redes sociais, em uma loja virtual ou em um marketplace. Assim que uma compra \u00e9 confirmada, come\u00e7a a parte mais importante da jornada de compra dos seus clientes: o p\u00f3s-venda! <\/p>\n\n\n\n O p\u00f3s-venda \u00e9 toda a parte de entrega, suporte e relacionamento com o consumidor, que come\u00e7a a partir do momento em que a venda \u00e9 finalizada. O objetivo principal desse processo \u00e9 fidelizar o seu cliente, fazendo com que ele tenha a melhor experi\u00eancia de compra e retorne para comprar na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Vender online vai al\u00e9m de oferecer os produtos em um canal digital, principalmente porque, nesse modelo de vendas, diversos fatores podem acabar influenciando a experi\u00eancia de compra do consumidor e at\u00e9 a decis\u00e3o de compra dele. <\/p>\n\n\n\n Segundo o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores j\u00e1 deixaram de comprar algo online pelo valor do frete e 78% por conta do longo prazo de entrega. <\/p>\n\n\n\n Esses dados destacam a import\u00e2ncia das lojas virtuais investirem em uma boa opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica<\/a>, pois apenas assim elas conseguem realizar os envios de forma eficiente e \u00e1gil.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com uma estrutura log\u00edstica em dia, voc\u00ea consegue vender online oferecendo um prazo de entrega mais r\u00e1pido ou at\u00e9 um frete mais competitivo<\/a>, que s\u00e3o pontos que impactam diretamente a decis\u00e3o dos consumidores ao escolher uma loja para realizar suas compras. Al\u00e9m disso, esse investimento far\u00e1 com que voc\u00ea diferencie a sua loja dos concorrentes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea vende em um marketplace, esse processo pode ser ainda mais simples, j\u00e1 que muitas plataformas oferecem servi\u00e7os log\u00edsticos de ponta para impulsionar as vendas de seus parceiros. Como vimos anteriormente, com a solu\u00e7\u00e3o de log\u00edstica do marketplace, o parceiro cuida apenas da parte estrat\u00e9gica do neg\u00f3cio, enquanto o marketplace cuida de todos os processos, desde SAC, packing e entrega at\u00e9 o atendimento p\u00f3s-venda. <\/p>\n\n\n\n Um atendimento de qualidade<\/a> \u00e9 algo que faz muita diferen\u00e7a na experi\u00eancia do cliente quando voc\u00ea vende online.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Sendo assim, se voc\u00ea quer que a sua loja ofere\u00e7a uma experi\u00eancia inesquec\u00edvel aos clientes, para que ele volte a comprar, fazer um atendimento de qualidade \u00e9 essencial. Confira algumas dicas para oferecer um atendimento memor\u00e1vel aos seus clientes: <\/p>\n\n\n\n Personalize o seu atendimento: <\/strong>ter um atendimento personalizado cria uma maior proximidade aos seus clientes, al\u00e9m de demonstrar empatia por parte da sua loja. Quando voc\u00ea ouve de fato os seus clientes, voc\u00ea cria um relacionamento mais pr\u00f3ximo dos clientes e possibilita a fideliza\u00e7\u00e3o do cliente de forma mais f\u00e1cil.<\/p>\n\n\n\n Aten\u00e7\u00e3o ao tempo de resposta:<\/strong> o tempo de resposta \u00e9 um dos principais indicadores de desempenho relacionados ao atendimento ao cliente nas vendas online, uma vez que, ele representa o intervalo m\u00e9dio desde a primeira tentativa de contato do cliente at\u00e9 a primeira resposta da empresa.<\/p>\n\n\n\n Quanto maior seu tempo de resposta, piores ser\u00e3o suas chances de converter clientes atrav\u00e9s do atendimento online. Por isso, busque responder os seus clientes o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. Para facilitar e agilizar esse processo,voc\u00ea pode criar um material com algumas respostas prontas para as quest\u00f5es mais frequentes dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n Ofere\u00e7a um atendimento humanizado: <\/strong>automatizar o seu atendimento pode at\u00e9 ser uma solu\u00e7\u00e3o mais f\u00e1cil. Por\u00e9m, um chatbot nunca conseguir\u00e1 encantar os consumidores como um atendente real. <\/p>\n\n\n\n Quanto mais humano voc\u00ea for no seu atendimento, maiores ser\u00e3o as chances de fideliza\u00e7\u00e3o do cliente. Sendo assim, invista em um atendimento humanizado para que os clientes se sintam mais relevantes nesse momento. <\/p>\n\n\n\n Seja emp\u00e1tico em suas respostas: <\/strong>a forma como a sua marca \u00e9 vista \u00e9 impactada diretamente pelo atendimento oferecido por ela. Por isso, nesse momento, se voc\u00ea mostra para o cliente que voc\u00ea est\u00e1 realmente interessado em ajud\u00e1-lo da melhor maneira poss\u00edvel e n\u00e3o simplesmente de uma forma r\u00e1pida, isso faz com que ele se sinta importante. <\/p>\n\n\n\n Pe\u00e7a feedbacks e mantenha contato:<\/strong> <\/strong>Incentivar o feedback garante que voc\u00ea tenha conhecimento das experi\u00eancias boas e ruins de seus clientes, sendo uma \u00f3tima forma de entender realmente como ele se sente em rela\u00e7\u00e3o ao atendimento recebido. <\/p>\n\n\n\n Nesse momento, voc\u00ea pode fazer algumas perguntas no final do atendimento ou at\u00e9 enviar uma pesquisa de satisfa\u00e7\u00e3o para os clientes. Isso criar\u00e1 um canal transparente para que voc\u00ea aprimore o seu atendimento e fa\u00e7a melhorias sempre que poss\u00edvel. <\/p>\n\n\n\n Informe sobre as novidades da loja: <\/strong>se voc\u00ea j\u00e1 tem clientes fidelizados, aposte nesse grupo para mostrar as novidades em primeira m\u00e3o. Essa exclusividade far\u00e1 com que eles se sintam ainda mais especiais. <\/p>\n\n\n\n Use datas comemorativas: <\/strong>essas datas comemorativas podem ser mais relevantes para o mercado, como uma Black Friday, por exemplo, ou diretamente relacionada ao seu cliente, como o anivers\u00e1rio dele. De qualquer forma, essas s\u00e3o as oportunidades perfeitas para voc\u00ea enviar um desconto, criar um relacionamento mais pr\u00f3ximo e incentivar uma nova compra na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Anotou todos os passos para voc\u00ea come\u00e7ar a vender online? O processo possui diversos detalhes, mas \u00e9 mais f\u00e1cil do que voc\u00ea imagina, ainda mais quando voc\u00ea opta por trabalhar com os parceiros certos<\/a>. Com todas essas dicas, logo voc\u00ea estar\u00e1 com os seus produtos aparecendo e vendendo muito na internet. E se optar pelos marketplaces, lembre-se que poder\u00e1 ter aux\u00edlio em cada etapa de vendas com os treinamentos e servi\u00e7os gratuitos que alguns canais<\/a> oferecem! Boas vendas!<\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n Americanas Marketplace: o que \u00e9 e como vender neste canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda online<\/a><\/p>\n\n\n\nVender online: como funciona o e-commerce? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Benef\u00edcios para quem compra: <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Benef\u00edcios para quem vende:<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Vender online pode ser uma grande oportunidade! <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Ainda tem d\u00favida se essa oportunidade \u00e9 para voc\u00ea?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
PASSO 1. Abra sua empresa<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como abrir um CNPJ<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
CNAE de varejista<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Como incluir a CNAE de varejista no seu CNPJ?<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Como emitir nota fiscal<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Como emitir a NF-e? <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
PASSO 2. Crie um plano de neg\u00f3cios<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Quem \u00e9 a sua empresa? <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Por onde come\u00e7ar? <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Pesquise e estude muito sobre o mercado<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Escolha um nicho com o qual voc\u00ea se identifique <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Escolha um nicho de produtos <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Conhe\u00e7a o seu p\u00fablico-alvo<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
Analise a sua concorr\u00eancia<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Escolha seus fornecedores<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
PASSO 3. Pense na parte estrat\u00e9gica da sua loja<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como criar a sua marca <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Defini\u00e7\u00f5es de neg\u00f3cio<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Planejamento financeiro <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Como precificar os seus produtos? <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
PASSO 4. Determine seus canais de atua\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Redes sociais <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Investimento<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
E-commerce<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Investimento<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Marketplace<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Investimento<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Americanas Marketplace<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
<\/strong><\/p>\n\n\n\n<\/figure>\n\n\n\n
Integre os canais de venda<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Estrat\u00e9gia omnichannel <\/strong><\/h5>\n\n\n\n
PASSO 5. Invista no p\u00f3s-venda<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Organize a parte log\u00edstica<\/strong><\/h5>\n\n\n\n
Ofere\u00e7a um atendimento inesquec\u00edvel <\/strong><\/h5>\n\n\n\n