{"id":4735,"date":"2022-06-28T00:00:00","date_gmt":"2022-06-28T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/target-marketing\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:00","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:00","slug":"target-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/target-marketing\/","title":{"rendered":"Target marketing: como ter um foco ajuda nas suas vendas"},"content":{"rendered":"\n

Definir o seu p\u00fablico alvo, ou sua persona \u00e9 um passo b\u00e1sico antes de criar qualquer an\u00fancio<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O target marketing<\/strong> consiste na defini\u00e7\u00e3o dos p\u00fablicos-alvo e personas de uma empresa. Mas, ele tamb\u00e9m vai al\u00e9m disso: focando nas estrat\u00e9gias necess\u00e1rias para que esse p\u00fablico seja impactado pela marca, com o objetivo de convers\u00e3o do visitante em cliente.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m conhecido como marketing direcionado, o Target Marketing envolve a divis\u00e3o de uma parcela do mercado em segmentos e a concentra\u00e7\u00e3o de seus esfor\u00e7os de marketing em um ou mais targets (p\u00fablicos). A estrat\u00e9gia foca em clientes cujas dores e desejos mais se aproximam de suas solu\u00e7\u00f5es, sejam elas ofertas de produtos ou servi\u00e7os. Ex: voc\u00ea vende ber\u00e7os e foca suas vendas para mulheres gr\u00e1vidas ou m\u00e3es de beb\u00eas.<\/p>\n\n\n\n

Esta pode ser a chave para atrair novos neg\u00f3cios, aumentar suas vendas e tornar seu neg\u00f3cio um sucesso.<\/p>\n\n\n\n

Quem tem um neg\u00f3cio ou est\u00e1 \u00e0 frente da gest\u00e3o de uma empresa, sabe a import\u00e2ncia de definir, de forma precisa, o p\u00fablico-alvo da sua marca. Afinal, o entendimento sobre o perfil dos consumidores \u00e9 uma decis\u00e3o estrat\u00e9gica, que interfere diretamente tanto na defini\u00e7\u00e3o dos produtos que ser\u00e3o trabalhados como na pr\u00f3pria linha de comunica\u00e7\u00e3o que ser\u00e1 adotada pela marca.<\/p>\n\n\n\n

Dito isso, \u00e9 importante registrar que, apesar da import\u00e2ncia do assunto, ele nem sempre \u00e9 tratado com a devida aten\u00e7\u00e3o no dia a dia.<\/p>\n\n\n\n

Como definir targets e personas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Em contrapartida, quem consegue tratar a defini\u00e7\u00e3o de targets e personas como algo estrat\u00e9gico leva uma enorme vantagem sobre a concorr\u00eancia e consegue ainda reduzir o CAC<\/a> \u2013 Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o de Clientes – e at\u00e9 mesmo os investimentos em m\u00eddia.<\/p>\n\n\n\n

Vamos detalhar porque isso acontece neste artigo, mas, antes, uma defini\u00e7\u00e3o b\u00e1sica sobre esses conceitos t\u00e3o importantes:<\/p>\n\n\n\n

Target<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Target ou p\u00fablico-alvo<\/a> \u00e9 o recorte macro que precisa ser feito para se determinar os seus consumidores preferenciais. Esta defini\u00e7\u00e3o \u00e9 feita a partir dos chamados dados demogr\u00e1ficos, ou seja, quest\u00f5es relacionadas \u00e0 idade, g\u00eanero, localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica, faixa de renda etc.<\/p>\n\n\n\n

Para ter mais precis\u00e3o, tamb\u00e9m \u00e9 importante considerar outros aspectos, como h\u00e1bitos de consumo e mesmo outras caracter\u00edsticas que moldam o perfil do consumidor, como profiss\u00e3o e escolaridade.<\/p>\n\n\n\n

At\u00e9 alguns anos atr\u00e1s, bastava que as empresas levassem em considera\u00e7\u00e3o essas quest\u00f5es para fazer o posicionamento da marca e, a partir da\u00ed, desenvolver suas estrat\u00e9gias de vendas e de marketing.<\/p>\n\n\n\n

Em um ambiente de mercado mais vol\u00e1til, por\u00e9m, \u00e9 importante ter uma maior precis\u00e3o, entender melhor o comportamento do cliente em seus diferentes momentos de compra. E, para atender a essa demanda, foi criada a defini\u00e7\u00e3o de persona.<\/p>\n\n\n\n