{"id":4758,"date":"2022-07-07T00:00:00","date_gmt":"2022-07-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/taxa-de-conversao\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:01","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:01","slug":"taxa-de-conversao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/taxa-de-conversao\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 taxa de convers\u00e3o e como calcular isso?"},"content":{"rendered":"\n

Entenda o que \u00e9 a taxa de convers\u00e3o e qual a import\u00e2ncia dessa m\u00e9trica para o desenvolvimento do seu neg\u00f3cio<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Medir e acompanhar as m\u00e9tricas e resultados da sua loja online \u00e9 essencial para entender os seus pr\u00f3ximos passos no e-commerce<\/a>. E a taxa de convers\u00e3o<\/strong> \u00e9 um dos principais indicadores que devem ser analisados nesse processo. <\/p>\n\n\n\n

Mais do que uma m\u00e9trica de vendas, a taxa de convers\u00e3o mostra a quantidade de pessoas que est\u00e1 evoluindo ao longo da jornada de compra<\/a>. Ou seja, quantas visitantes da sua loja est\u00e3o realmente \u201cconvertendo\u201d para as pr\u00f3ximas etapas do funil de vendas e se tornando clientes. <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 taxa de convers\u00e3o?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como o pr\u00f3prio nome indica, a taxa de convers\u00e3o \u00e9 usada para mensurar a porcentagem do n\u00famero de pessoas que passam de uma etapa do funil de vendas para outra, ou seja, quantas pessoas convertem ao longo desse processo. <\/p>\n\n\n\n

A taxa de convers\u00e3o mostra quantas pessoas entraram num site e acabaram se cadastrando, quantos or\u00e7amentos uma loja recebeu e quantos pedidos teve de fato ou, em uma loja online, quantas pessoas visitaram a loja e acabaram realmente comprando. <\/p>\n\n\n\n

Em um e-commerce, essa \u201cconvers\u00e3o\u201d pode ser de visitantes que se tornaram clientes, clientes que se tornaram clientes fi\u00e9is, entre outras varia\u00e7\u00f5es que, no fim, trazem insights <\/em>valiosos para o desenvolvimento e crescimento do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Qual a import\u00e2ncia da taxa de convers\u00e3o?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Analisar a taxa de convers\u00e3o do seu neg\u00f3cio te ajudar\u00e1 a identificar poss\u00edveis complica\u00e7\u00f5es ou gargalos ao longo da jornada dos clientes no seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea sabe exatamente o que est\u00e1 impedindo a convers\u00e3o dos seus clientes ou em que etapa eles est\u00e3o parando, voc\u00ea consegue criar estrat\u00e9gias mais espec\u00edficas e assertivas para melhorar a experi\u00eancia desses consumidores e convert\u00ea-los mais facilmente.<\/p>\n\n\n\n

A taxa de convers\u00e3o \u00e9 uma das principais m\u00e9tricas de venda, sendo assim, \u00e9 muito interessante que ela norteie as a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias da sua loja, impactando desde o seu time de vendas at\u00e9 as campanhas criadas pela equipe de marketing. <\/p>\n\n\n\n

Todas as \u00e1reas ou setores do seu neg\u00f3cio devem trabalhar juntos para aumentar a taxa de convers\u00e3o em todas as etapas do funil de vendas e assim conseguir melhores resultados.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, entender a sua taxa de convers\u00e3o far\u00e1 com que voc\u00ea tenha uma vis\u00e3o mais clara sobre outras m\u00e9tricas de desempenho do seu neg\u00f3cio, como o seu ROI<\/a> (Retorno sobre Investimento), ou seja, o retorno sobre todas as suas a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias de marketing. <\/p>\n\n\n\n

Como calcular a sua taxa de convers\u00e3o?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O c\u00e1lculo da taxa de convers\u00e3o \u00e9 muito simples, voc\u00ea s\u00f3 precisa dividir o n\u00famero de convers\u00f5es pelo n\u00famero total de visitas, contatos ou qualquer outra refer\u00eancia do seu neg\u00f3cio que voc\u00ea deseja calcular.  Para facilitar, pode-se utilizar a seguinte f\u00f3rmula: <\/p>\n\n\n\n

(Convers\u00f5es no per\u00edodo \/ total de visitas) x 100 = taxa de convers\u00e3o (%)<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, vamos imaginar que voc\u00ea identificou que a sua loja recebeu 3.000 visitas e um total de 600 pedidos enviados. Isso quer dizer que a sua taxa de convers\u00e3o \u00e9 de 20%. <\/p>\n\n\n\n

Seguindo a f\u00f3rmula da taxa de convers\u00e3o, o c\u00e1lculo fica dessa forma:<\/p>\n\n\n\n

(600\/3.000) x 100 = 0,2 x 100 = 20%<\/p>\n\n\n\n

Existe uma taxa de convers\u00e3o ideal?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os resultados do c\u00e1lculo da taxa de convers\u00e3o podem variar muito de acordo com o tamanho e segmento da sua loja ou at\u00e9 mesmo com as metas estabelecidas no seu neg\u00f3cio. Sendo assim, a taxa de convers\u00e3o ideal \u00e9 algo bem particular de cada empresa. <\/p>\n\n\n\n

E para entender qual \u00e9 a taxa de convers\u00e3o ideal do seu neg\u00f3cio, voc\u00ea deve analisar as suas m\u00e9tricas e resultados de acordo com a sua estrat\u00e9gia de neg\u00f3cio. Ou seja, esse balan\u00e7o deve ser feito com frequ\u00eancia para que voc\u00ea entenda o que est\u00e1 dando certo e o que pode ser melhorado ou ajustado na jornada dos seus consumidores para que essa convers\u00e3o cres\u00e7a em todas as etapas. <\/p>\n\n\n\n

Nestas an\u00e1lises, voc\u00ea tamb\u00e9m pode investigar a atua\u00e7\u00e3o dos seus concorrentes e buscar entender como est\u00e1 a taxa de convers\u00e3o deles. Isso far\u00e1 com que voc\u00ea tenha uma no\u00e7\u00e3o mais completa do comportamento dos consumidores no mercado como um todo e n\u00e3o apenas na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

E lembre-se: a taxa de convers\u00e3o pode mudar muito de acordo com as estrat\u00e9gias que voc\u00ea coloca em pr\u00e1tica, ent\u00e3o n\u00e3o se preocupe com as varia\u00e7\u00f5es constantes da taxa. O importante \u00e9 identificar esses momentos e utiliz\u00e1-los para aprimorar o seu plano de a\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Como analisar a taxa de convers\u00e3o? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

As an\u00e1lises da sua taxa de convers\u00e3o devem ser feitas de acordo com os objetivos e metas do seu neg\u00f3cio. E um dos pontos mais importantes \u00e9 sempre lembrar de analisar todas as etapas do seu funil de vendas, do fundo ao topo. <\/p>\n\n\n\n

Nestas an\u00e1lises, voc\u00ea pode, por exemplo, descobrir que a taxa de convers\u00e3o de clientes para clientes fi\u00e9is est\u00e1 alta, por\u00e9m a taxa de convers\u00e3o de visitantes para clientes est\u00e1 baixa. <\/p>\n\n\n\n

Isso quer dizer que entre os visitantes da sua loja, poucos est\u00e3o realmente realizando compras. Por\u00e9m, aqueles que compram, acabam tendo uma boa experi\u00eancia, gostam dos produtos e acabam at\u00e9 realizando mais compras. Ent\u00e3o, voc\u00ea precisa trabalhar melhor essa convers\u00e3o para convencer os clientes de finalizar a compra. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea tamb\u00e9m pode se deparar com a situa\u00e7\u00e3o inversa, onde a taxa de convers\u00e3o de visitantes para clientes est\u00e1 \u00f3tima, por\u00e9m poucos clientes retornam para a sua loja depois da primeira compra e se tornam clientes fi\u00e9is. Nesse caso, voc\u00ea ter\u00e1 que investir em estrat\u00e9gias para nutrir os clientes e fideliz\u00e1-los. <\/p>\n\n\n\n

Como melhorar a taxa de convers\u00e3o da sua loja<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Aumentar a sua taxa de convers\u00e3o pode ser mais simples do que voc\u00ea imagina. Para conseguir esse crescimento, o primeiro passo \u2014 e tamb\u00e9m o mais importante \u2014 \u00e9 analisar toda a jornada de compra dos clientes da sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Assim, voc\u00ea consegue identificar os momentos exatos que podem ser aprimorados, seja para atrair novos clientes para o seu neg\u00f3cio ou para fidelizar esses consumidores. Dessa forma, voc\u00ea cria estrat\u00e9gias mais assertivas para cada uma das etapas da jornada. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, lembre-se de n\u00e3o sair alterando todos os seus processos e estrat\u00e9gias. Priorize o que deve ser alterado e entenda o que pode ser feito depois ou apenas ajustado. <\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas f\u00e1ceis que, quando colocadas em pr\u00e1tica, podem aumentar a taxa de convers\u00e3o do seu neg\u00f3cio. Confira: <\/p>\n\n\n\n

Foque sempre nos seus clientes <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A taxa de convers\u00e3o revela muito sobre a experi\u00eancia dos seus clientes ao longo da jornada de compra deles. Sendo assim, antes de mais nada, conhecer e entender o seu p\u00fablico \u00e9 o primeiro passo para aumentar sua taxa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

O que eles querem? Qual \u00e9 a expectativa deles ao buscar a sua loja ou os produtos que voc\u00ea vende? Quando voc\u00ea entende esses pontos, voc\u00ea passa a entregar exatamente aquilo que eles buscam, o que pode aumentar sua taxa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a cada etapa da jornada de compras<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Conhecer todas as etapas que os seus clientes passam no funil de vendas far\u00e1 com que voc\u00ea identifique com mais clareza os momentos exatos onde eles est\u00e3o tendo mais dificuldade de converter.<\/p>\n\n\n\n

Com isso, voc\u00ea consegue criar estrat\u00e9gias pontuais para impulsionar os consumidores a passarem para a pr\u00f3xima etapa da jornada de compra deles na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

\"taxa<\/figure>\n\n\n\n

Fa\u00e7a testes e entenda o comportamento dos seus consumidores<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando pensamos em fazer melhorias em uma estrat\u00e9gia de atua\u00e7\u00e3o, principalmente no que diz respeito \u00e0 convers\u00e3o, os testes s\u00e3o extremamentes importantes. <\/p>\n\n\n\n

Realizar um teste A\/B<\/a>, seja para testar novos planos de a\u00e7\u00f5es ou t\u00e9cnicas de convers\u00e3o, pode te ajudar a entender melhor o comportamento dos seus clientes ao longo da jornada de compra, podendo identificar exatamente os pontos que acabam influenciando as decis\u00f5es deles. <\/p>\n\n\n\n

Garanta uma boa experi\u00eancia ao longo da jornada do cliente<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A navegabilidade e a usabilidade da sua plataforma de compras pode influenciar diretamente a convers\u00e3o dos seus clientes, pois isso impacta a forma como eles recebem as informa\u00e7\u00f5es sobre os produtos que eles querem comprar, o que pode afetar a decis\u00e3o de compra deles. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, \u00e9 ideal que voc\u00ea busque garantir uma boa experi\u00eancia de navega\u00e7\u00e3o, onde os consumidores possam encontrar tudo facilmente, seja na hora de encontrar um item no campo de busca, ao analisar um an\u00fancio e encontrar informa\u00e7\u00f5es completas e concisas sobre os produtos ou at\u00e9 na hora do checkout e pagamento. <\/p>\n\n\n\n

Todas essas etapas da jornada de compra devem ser simples e ter o cliente em foco para garantir a seguran\u00e7a dele, uma melhor experi\u00eancia de compra na sua loja e, consequentemente, uma taxa de convers\u00e3o mais alta. <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea vende os seus produtos em um marketplace<\/a>, essa etapa \u00e9 facilitada pelo canal, uma vez que ele j\u00e1 oferece uma plataforma pronta e estruturada para que voc\u00ea anuncie os seus produtos e venda para milhares de clientes. <\/p>\n\n\n\n

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Fa\u00e7a com que os times trabalhem em conjunto <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Por mais que cada equipe ou setor tenha as suas pr\u00f3prias responsabilidades, para que a taxa de convers\u00e3o aumente, os times de marketing e vendas, por exemplo, devem trabalhar juntos para desenvolver as melhores estrat\u00e9gias de crescimento e convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de marketing podem ajudar o time de vendas e vice-versa, e esse trabalho em conjunto far\u00e1 com que a jornada de compra dos clientes fique mais coerente e fluida, o que pode fazer com que a sua taxa de convers\u00e3o cres\u00e7a.  <\/p>\n\n\n\n

Use gatilhos mentais nas suas campanhas de marketing<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando pensamos em an\u00fancios, campanhas e outras estrat\u00e9gias de marketing, usar gatilhos mentais<\/a> e outras t\u00e9cnicas de neuromarketing<\/a> para persuadir e impulsionar a decis\u00e3o dos consumidores \u00e9 uma \u00f3tima estrat\u00e9gia. <\/p>\n\n\n\n

Os gatilhos de escassez e urg\u00eancia s\u00e3o os mais famosos e ativam o senso de imediatismo, fazendo com que o consumidor entenda que aquela \u00e9 a \u00faltima e \u00fanica chance dele garantir o produto desejado. <\/p>\n\n\n\n

Essas t\u00e9cnicas d\u00e3o um empurr\u00e3ozinho nos consumidores e podem fazer com que a sua taxa de convers\u00e3o cres\u00e7a ainda mais. <\/p>\n\n\n\n

Busque ferramentas para otimizar sua opera\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea conta com ferramentas de vendas que otimizam a sua opera\u00e7\u00e3o e facilitam o seu dia a dia, voc\u00ea ganha ainda mais tempo para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver estrat\u00e9gias que podem aumentar a sua taxa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Use a metodologia CRO para melhorar a sua taxa de convers\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A Conversion Rate Optimization, tamb\u00e9m conhecida como CRO, \u00e9 uma metodologia utilizada especialmente para melhorar a taxa de convers\u00e3o de um site por meio de experimentos. <\/p>\n\n\n\n

O objetivo principal do CRO \u00e9 aumentar a receita da sua loja sem gastar mais e sem planos radicais. Afinal, ela busca otimizar a estrutura da sua opera\u00e7\u00e3o para gerar mais convers\u00f5es para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Ofere\u00e7a diferenciais competitivos para destacar seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Promo\u00e7\u00f5es, descontos e ofertas diferenciadas podem chamar a aten\u00e7\u00e3o dos seus clientes e at\u00e9 fazer com que o seu neg\u00f3cio atraia novos consumidores. Afinal, o pre\u00e7o dos produtos \u00e9 sempre um fator decisivo para a tomada de decis\u00e3o do p\u00fablico. <\/p>\n\n\n\n

Se levarmos em considera\u00e7\u00e3o uma loja online, existem ainda mais possibilidades de destacar o seu neg\u00f3cio. Isso acontece porque, nas compras online, outros fatores al\u00e9m do pre\u00e7o dos produtos acabam influenciando diretamente a decis\u00e3o de compra dos clientes: como o prazo de entrega e o valor do frete, por exemplo.  <\/p>\n\n\n\n

Segundo o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 94% dos consumidores j\u00e1 deixaram de comprar algo online por conta do valor do frete, enquanto 78% j\u00e1 desistiram da compra pelo longo prazo de entrega.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, diferenciar o seu neg\u00f3cio oferecendo um prazo de entrega mais r\u00e1pido ou at\u00e9 um frete mais competitivo, que s\u00e3o grandes motivadores para as compras dos clientes online, pode ser uma estrat\u00e9gia para aumentar a sua taxa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Outro ponto que chama aten\u00e7\u00e3o \u00e9 a diversidade dos meios de pagamento, que acabou fazendo com que muitos clientes optassem por fazer suas compras online, onde as possibilidades s\u00e3o mais variadas. Oferecer meios al\u00e9m do cart\u00e3o de cr\u00e9dito, como PIX, boleto banc\u00e1rio ou at\u00e9 algumas op\u00e7\u00f5es de carteiras digitais pode ser uma sa\u00edda para conquistar ainda mais clientes, n\u00e3o perder nenhuma venda e ter uma taxa de convers\u00e3o maior. <\/p>\n\n\n\n

E j\u00e1 que estamos falando sobre meio de pagamento, \u00e9 importante destacar que esse \u00e9 um quesito bem relevante e que pode ser analisada no seu neg\u00f3cio. A taxa de convers\u00e3o por meio de pagamento pode ser analisada junto com a taxa de convers\u00e3o por vendas, dessa forma, voc\u00ea consegue avaliar com mais profundidade o comportamento de compra dos seus consumidores. <\/p>\n\n\n\n

As taxas de convers\u00e3o no e-commerce<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A jornada de compra online \u00e9 bem diferente da oferecida em um com\u00e9rcio f\u00edsico e ela n\u00e3o ocorre de forma linear. Os clientes chegam de diferentes formas at\u00e9 as lojas, s\u00e3o op\u00e7\u00f5es que v\u00e3o desde an\u00fancios e campanhas de marketing at\u00e9 as redes sociais e sites de busca. <\/p>\n\n\n\n

Assim, quando consideramos as taxas de convers\u00e3o, \u00e9 importante que voc\u00ea busque entender de onde vem o seu tr\u00e1fego para elaborar estrat\u00e9gias mais assertivas para cada canal. <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 dentro das plataformas de venda, o abandono de carrinho<\/a> \u00e9 um dos grandes problemas de convers\u00e3o que os donos de loja enfrentam. Afinal, o que ser\u00e1 que est\u00e1 levando os seus clientes a optar pelo produto, colocar no carrinho e ainda assim n\u00e3o finalizar a compra? <\/p>\n\n\n\n

Isso pode acontecer por diversos motivos, que v\u00e3o desde a navega\u00e7\u00e3o na plataforma at\u00e9 o pre\u00e7o do produto ou at\u00e9 mesmo do frete. Sendo assim, para aumentar a sua taxa de convers\u00e3o nessa etapa, voc\u00ea deve entender o que est\u00e1 detendo os seus clientes de finalizar o pedido. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m desses casos, no e-commerce voc\u00ea ainda pode analisar as taxas de convers\u00e3o dos clientes que visitam a sua p\u00e1gina e finalizam ou n\u00e3o uma compra ou at\u00e9 daqueles clientes que retornam para comprar mais produtos ap\u00f3s a primeira experi\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Essas an\u00e1lises v\u00e3o variar de acordo com as metas estabelecidas para o crescimento do seu neg\u00f3cio e com as estrat\u00e9gias que voc\u00ea est\u00e1 apostando no momento. <\/p>\n\n\n\n

Calcule a sua taxa de convers\u00e3o e acompanhe seus resultados <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Entendeu como a taxa de convers\u00e3o \u00e9 primordial para o desenvolvimento do seu neg\u00f3cio? Para levar a sua loja mais longe e impulsionar o seu potencial, acompanhe sempre essa m\u00e9trica para criar a\u00e7\u00f5es mais assertivas e converter os seus clientes.<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda online<\/a><\/p>\n\n\n\n

RFV: o que \u00e9 e como usar essa t\u00e9cnica?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Satisfa\u00e7\u00e3o do cliente: 3 a\u00e7\u00f5es que podem te ajudar nisso<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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