{"id":4770,"date":"2022-07-14T00:00:00","date_gmt":"2022-07-14T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-relogios\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:04","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:04","slug":"vender-relogios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-relogios\/","title":{"rendered":"5 dicas para vender rel\u00f3gios"},"content":{"rendered":"\n

Quer vender rel\u00f3gios online? Confira algumas dicas para come\u00e7ar o seu neg\u00f3cio<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

As compras online conquistaram consumidores de todas as regi\u00f5es do pa\u00eds. N\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa que o pa\u00eds j\u00e1 soma mais de 87 milh\u00f5es de consumidores online, de acordo com a 45\u00aa edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers. Esse cen\u00e1rio abre as portas para lojistas de todos os segmentos, inclusive para quem quer vender rel\u00f3gios<\/strong> online.  <\/p>\n\n\n\n

Independentemente se voc\u00ea j\u00e1 tem um com\u00e9rcio f\u00edsico ou quer tirar o seu neg\u00f3cio do papel, vender rel\u00f3gios pela internet pode ser uma grande oportunidade para voc\u00ea ganhar visibilidade e alcan\u00e7ar clientes em todo o Brasil.  <\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar, separamos algumas dicas e as melhores pr\u00e1ticas para vender rel\u00f3gios online: <\/p>\n\n\n\n

1 – Conhe\u00e7a o mercado e defina o seu mix de produtos <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O setor de rel\u00f3gios cresceu muito nos \u00faltimos anos, principalmente com o lan\u00e7amento de novos smartwatches e pulseiras digitais \u2013 tamb\u00e9m conhecidos como wearables. <\/p>\n\n\n\n

Assim, a categoria se tornou ainda mais vasta e come\u00e7ou a ir al\u00e9m dos pr\u00f3prios rel\u00f3gios, j\u00e1 que as vers\u00f5es mais digitais tamb\u00e9m envolvem alguns acess\u00f3rios como carregadores, cabos, pel\u00edculas, pulseiras, entre outros. <\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 importante lembrar que, independentemente se estamos falando de vender rel\u00f3gios mais tradicionais ou as vers\u00f5es digitais, ambos possuem marcas de forte atua\u00e7\u00e3o no mercado, que v\u00e3o desde \u00e0quelas de luxo at\u00e9 as mais acess\u00edveis, al\u00e9m das marcas nacionais ou importadas. <\/p>\n\n\n\n

Assim, o primeiro passo antes de voc\u00ea come\u00e7ar a vender rel\u00f3gios \u00e9 entender todos esses nichos<\/a> e definir em qual deles voc\u00ea quer investir. Voc\u00ea pode optar por trabalhar com foco em uma determinada marca ou at\u00e9 atender diferentes marcas, mas focar em uma certa categoria. <\/p>\n\n\n\n

Alguns itens que voc\u00ea pode apostar na sua loja s\u00e3o: rel\u00f3gios de pulso (masculino, feminino ou at\u00e9 infantil), rel\u00f3gios de parede, smartwatch e despertador.<\/p>\n\n\n\n

Nesse processo, aproveite tamb\u00e9m para analisar detalhes como p\u00fablico-alvo<\/a> \u2013 quais s\u00e3o as dores e expectativas deles ao comprar rel\u00f3gios online \u2013, as car\u00eancias do mercado, e a atua\u00e7\u00e3o dos seus concorrentes no mercado. <\/p>\n\n\n\n

Tudo isso te ajudar\u00e1 a atuar de forma mais estrat\u00e9gica e assertiva ao come\u00e7ar a vender rel\u00f3gios online. <\/p>\n\n\n\n

2 – Escolha os seus canais de venda <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Hoje, a internet possui diferentes canais e plataformas para lojistas de todos os tamanhos, experi\u00eancias e segmentos. Assim, depois de definir seu nicho e mix de produtos, o pr\u00f3ximo passo ser\u00e1 conhecer todas as plataformas dispon\u00edveis e entender qual atende melhor \u00e0s necessidades do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Ter um e-commerce<\/a> pr\u00f3prio pode ser uma boa op\u00e7\u00e3o se voc\u00ea quer ter um espa\u00e7o exclusivamente seu, dando mais autonomia para que voc\u00ea defina todos os detalhes da sua loja virtual, desde o design do site ou at\u00e9 na experi\u00eancia de compra que voc\u00ea oferece naquele ambiente. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, esse modelo exige alguns gastos mais altos, j\u00e1 que voc\u00ea tamb\u00e9m ter\u00e1 que arcar com diversas defini\u00e7\u00f5es, como a contrata\u00e7\u00e3o da plataforma, as comiss\u00f5es dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contrata\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os de seguran\u00e7a, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea tem um investimento mais baixo para come\u00e7ar a vender rel\u00f3gios, os marketplaces<\/a> podem ser a op\u00e7\u00e3o ideal para voc\u00ea. Essas plataformas funcionam como grandes shopping centers online, onde lojistas de todos os tamanhos e segmentos podem anunciar os seus produtos.<\/p>\n\n\n\n

Essas plataformas disponibilizam seus espa\u00e7os online sem cobrar nenhum tipo de mensalidade ou taxa para os lojistas anunciarem seus produtos. Eles pagam apenas uma comiss\u00e3o sobre as vendas, ou seja, s\u00f3 pagam quando vendem dentro da plataforma. <\/p>\n\n\n\n

E as vantagens desse canal n\u00e3o param por a\u00ed! Os parceiros que vendem em marketplaces tamb\u00e9m contam com algumas vantagens e solu\u00e7\u00f5es para impulsionar suas vendas, como publicidade, cr\u00e9dito, log\u00edstica e entrega. <\/p>\n\n\n\n

No marketplace da Americanas<\/a> \u2013 que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, da Americanas Empresas, do Submarino e do Shoptime \u2013, os parceiros<\/a> ainda t\u00eam acesso a uma \u00e1rea exclusiva de capacita\u00e7\u00e3o com cursos, aulas e treinamentos que acompanham toda a sua jornada de vendas.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 imaginou vender rel\u00f3gios nas maiores marcas da internet e ainda contar com todos esses benef\u00edcios? <\/p>\n\n\n\n

Cadastre-se e venda na Americanas<\/a><\/p>\n\n\n\n

\"vender<\/figure>\n\n\n\n

3 – Invista em um bom cadastro de produtos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A experi\u00eancia de compra oferecida online possui alguns processos bem diferentes da oferecida em um com\u00e9rcio f\u00edsico. E isso acontece pois, na internet, os consumidores n\u00e3o t\u00eam contato com os produtos como eles teriam em uma loja f\u00edsica, e passam a depender apenas das informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea disponibiliza no seu an\u00fancio.<\/p>\n\n\n\n

E quando falamos sobre vender rel\u00f3gios online, esse ponto ganha uma import\u00e2ncia ainda maior, j\u00e1 que muitos consumidores j\u00e1 est\u00e3o familiarizados com os produtos, se tornando mais exigentes na hora da compra. <\/p>\n\n\n\n

Com isso, o cadastro de produtos<\/a> \u00e9 uma etapa que sempre exige bastante aten\u00e7\u00e3o dos lojistas e, ao vender rel\u00f3gios, esse cuidado deve ser redobrado. \u00c9 por meio desse cadastro que voc\u00ea ir\u00e1 montar a sua vitrine online e mostrar todos os detalhes do item para os clientes, para que eles decidam se ele \u00e9 exatamente o que ele procura. <\/p>\n\n\n\n

Ao criar a descri\u00e7\u00e3o <\/a>e ficha t\u00e9cnica <\/a>do seu produto, lembre-se de deixar todas as informa\u00e7\u00f5es sobre os rel\u00f3gios bem claras. Como vimos anteriormente, os produtos dessa categoria s\u00e3o bem diversos e possuem particularidades que v\u00e3o desde o fabricante do item at\u00e9 garantia, mecanismos e outros detalhes f\u00edsicos, e tudo isso \u00e9 indispens\u00e1vel no seu cadastro de produto.<\/p>\n\n\n\n

Quanto mais informa\u00e7\u00f5es voc\u00ea fornecer neste momento, melhor ser\u00e1 para o seu neg\u00f3cio, pois os consumidores sentir\u00e3o mais seguran\u00e7a e confian\u00e7a na hora de comprar os rel\u00f3gios na sua loja.<\/p>\n\n\n\n

As fotos dos produtos<\/a> ilustram o seu an\u00fancio e completam a vitrine online do seu produto. Busque investir em imagens reais e de qualidade, que valorizam seus produtos e d\u00e3o uma no\u00e7\u00e3o completa de como \u00e9 o item, destacando o material, as dimens\u00f5es e outros detalhes.<\/p>\n\n\n\n

As fotos com fundo branco<\/a> s\u00e3o ideais para destacar o item e at\u00e9 trazer uma apar\u00eancia mais profissional para o seu an\u00fancio. Por\u00e9m, dependendo do produto, n\u00e3o deixe de investir em uma foto do rel\u00f3gio sendo utilizado para que o comprador veja como o item fica ao ser utilizado. <\/p>\n\n\n\n

Todos esses detalhes ir\u00e3o favorecer a sua oferta dentro das plataformas de venda e sites de busca, facilitando o entendimento do cliente e agilizando a decis\u00e3o de compra, evitando ainda poss\u00edveis casos de arrependimento de compra<\/a>. <\/p>\n\n\n\n

4 – Invista em diferenciais para a sua loja<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao vender rel\u00f3gios online, considere investir em alguns diferenciais para ganhar mais visibilidade online, destacar a sua loja da concorr\u00eancia e impulsionar os seus resultados. <\/p>\n\n\n\n

Prazo de entrega e frete <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A comodidade e praticidade de comprar online conquistou milh\u00f5es de brasileiros. Eles querem comprar os produtos com poucos cliques e receber em suas casas o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. <\/p>\n\n\n\n

Assim, quando levamos em considera\u00e7\u00e3o as compras online, o prazo de entrega e o frete<\/a> oferecido pelas lojas se tornou um grande divisor de \u00e1guas para os clientes, podendo ser pontos que fazem o seu neg\u00f3cio se destacar ainda mais da concorr\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Segundo o Market Review, da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 78% dos consumidores j\u00e1 deixaram de comprar algo online por conta do longo prazo de entrega e 94% dos consumidores j\u00e1 desistiram de uma compra online por conta do valor do frete. <\/p>\n\n\n\n

As entregas cada vez mais r\u00e1pidas s\u00e3o uma grande tend\u00eancia para o e-commerce e devem ser consideradas com muita aten\u00e7\u00e3o por todos os lojistas. Por isso, ter uma boa opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica<\/a> \u00e9 essencial nesse momento para que as suas entregas fluam e aconte\u00e7am com qualidade \u2013 fazendo com que os seus produtos cheguem em perfeito estado at\u00e9 os clientes. <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea tiver um e-commerce pr\u00f3prio, pesquise os diferentes modelos log\u00edsticos e entenda como voc\u00ea pode fazer o seu neg\u00f3cio se diferenciar nesse quesito. Agora, se voc\u00ea optar por vender rel\u00f3gios em um marketplace, tanto o valor do frete quanto o prazo de entrega podem ser beneficiados se voc\u00ea apostar em uma solu\u00e7\u00e3o log\u00edstica oferecida pela pr\u00f3pria plataforma. Assim, voc\u00ea passa a contar com servi\u00e7os especializados e de grandes marcas para impulsionar o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Meios de pagamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A diversidade dos meios de pagamento<\/a> \u00e9 outro diferencial que foi impulsionado pelo e-commerce e acaba atraindo diversos clientes para o online. Segundo o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, da Bornlogic e Opinion, 24% dos clientes consideram que as formas de pagamento s\u00e3o uma motiva\u00e7\u00e3o para comprar online. <\/p>\n\n\n\n

Hoje, muitos consumidores preferem ou, \u00e0s vezes, at\u00e9 precisam pagar suas compras por outros meios que n\u00e3o sejam cart\u00e3o de cr\u00e9dito ou boleto banc\u00e1rio. Por isso, nos \u00faltimos anos, diversas ferramentas que facilitam o pagamento come\u00e7aram a conquistar mais espa\u00e7o, como o PIX<\/a> e as carteiras digitais<\/a>. <\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, se voc\u00ea vende em um e-commerce pr\u00f3prio, \u00e9 muito interessante que voc\u00ea busque oferecer o maior n\u00famero de meios de pagamento poss\u00edvel. Agora, se voc\u00ea vende em um marketplace, esse ponto \u00e9 facilitado pela pr\u00f3pria plataforma, que fica respons\u00e1vel pelas formas de pagamento. <\/p>\n\n\n\n

Crie kits de produtos <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A cria\u00e7\u00e3o de kits de produtos<\/a> \u00e9 uma estrat\u00e9gia muito utilizada no e-commerce e que pode impulsionar o seu faturamento ao vender rel\u00f3gios online. <\/p>\n\n\n\n

Com os kits, voc\u00ea ainda proporciona uma oportunidade de compra diferenciada aos clientes, fazendo com que o custo-benef\u00edcio da compra e do frete acabem aumentando, o que eleva a percep\u00e7\u00e3o de ganho deles e aumenta o ticket m\u00e9dio<\/a> dos pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Live commerce <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O varejo online est\u00e1 em constante movimento e trazendo novas oportunidades para os lojistas de todos os segmentos. Por isso, fique sempre de olho nas tend\u00eancias do e-commerce e da sua categoria.<\/p>\n\n\n\n

O live commerce<\/a> \u00e9 um \u00f3timo exemplo! Esse formato permite que voc\u00ea divulgue os seus produtos ao vivo e venda online ao mesmo tempo, e j\u00e1 est\u00e1 fazendo o maior sucesso no Brasil,  se tornando um excelente recurso para estimular as vendas no e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

Essa \u00e9 uma grande oportunidade, j\u00e1 que 78% dos consumidores brasileiros acreditam que um vendedor digital pode ajudar na hora de escolher um produto online. (Bornlogic e Opinion Box)<\/p>\n\n\n\n

Nessas lives, voc\u00ea consegue mostrar e explicar mais detalhes dos seus produtos, al\u00e9m de interagir com o p\u00fablico em tempo real e dar aquele empurr\u00e3ozinho que faltava para os seus clientes fecharem a compra. <\/p>\n\n\n\n

Em 2020, a Americanas lan\u00e7ou o primeiro projeto de live commerce do Brasil: a Americanas Ao Vivo. As primeiras transmiss\u00f5es contaram com a participa\u00e7\u00e3o de alguns influenciadores, mas n\u00e3o demorou muito para a marca abrir essa oportunidade para que os parceiros do marketplace vendessem seus produtos ao vivo tamb\u00e9m.  <\/p>\n\n\n\n

5 – Crie campanhas e promo\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao vender rel\u00f3gios pela internet, separe uma parte do seu or\u00e7amento para investir em an\u00fancios e at\u00e9 estrat\u00e9gias de marketing. Dessa forma, voc\u00ea aumenta o alcance das suas ofertas e tamb\u00e9m as suas chances de convers\u00e3o de vendas. <\/p>\n\n\n\n

O relat\u00f3rio Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, identificou as principais motiva\u00e7\u00f5es que levam os brasileiros a optarem pelas compras online. Segundo ele, grande parte dos consumidores consideram o valor dos produtos como um incentivo para comprar pela internet. <\/p>\n\n\n\n

Os pre\u00e7os mais baixos do que nas lojas f\u00edsicas (61%), as promo\u00e7\u00f5es encontradas exclusivamente na internet (58%), a facilidade para comparar pre\u00e7os (44%) e as promo\u00e7\u00f5es sazonais (24%), foram alguns dos motivos destacados pelos entrevistados para optarem pelas compras online no lugar das lojas f\u00edsicas. <\/p>\n\n\n\n

Considerando esse cen\u00e1rio, investir em campanhas <\/a>e promo\u00e7\u00f5es, principalmente em datas comemorativas e sazonais, pode ser uma \u00f3tima forma para atrair diferentes p\u00fablicos, incentivar a compra na sua loja e impulsionar os resultados da sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Ao vender na internet, \u00e9 interessante que voc\u00ea preste aten\u00e7\u00e3o ao comportamento de compra do seu p\u00fablico e \u00e0s estrat\u00e9gias dos seus concorrentes diretos. Assim ,voc\u00ea entende como o seu neg\u00f3cio pode se destacar e, caso seja necess\u00e1rio e poss\u00edvel, pode fazer ajustes na precifica\u00e7\u00e3o dos seus produtos e nos seus planos de neg\u00f3cio ao longo do tempo. <\/p>\n\n\n\n

Comece a vender rel\u00f3gios online<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Preparado para come\u00e7ar o seu neg\u00f3cio na internet? Agora que voc\u00ea j\u00e1 conhece as melhores pr\u00e1ticas e dicas para vender rel\u00f3gios online, voc\u00ea j\u00e1 pode come\u00e7ar a vender com mais assertividade.<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Marketplace da Americanas: o que \u00e9 e como vender neste canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda online<\/a><\/p>\n\n\n\n

6 passos para vender smartwatch<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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