{"id":4776,"date":"2022-07-18T00:00:00","date_gmt":"2022-07-18T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-material-de-construcao\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:05","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:05","slug":"vender-material-de-construcao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-material-de-construcao\/","title":{"rendered":"7 dicas para vender material de constru\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n
O distanciamento social causado pela pandemia trouxe diversas mudan\u00e7as para as rotinas dos brasileiros, entre elas, a rela\u00e7\u00e3o que eles mant\u00eam com seus lares. Afinal, casas e apartamentos acabaram ganhando novas funcionalidades nos \u00faltimos anos e deixaram de ser apenas um espa\u00e7o de descanso e lazer. <\/p>\n\n\n\n
Segundo uma pesquisa do Google, 42% dos brasileiros acreditam que a pandemia mudou a rela\u00e7\u00e3o que eles tinham com o lar e, com isso, passaram a dar mais valor para suas casas. <\/p>\n\n\n\n
Essa mudan\u00e7a de comportamento fez com que muita gente buscasse fazer mudan\u00e7as em suas casas, tudo para que esse espa\u00e7o passasse a atender melhor suas rotinas. De acordo com a McKinsey & Company, em 2021, 22% dos brasileiros planejavam fazer alguma melhoria em suas casas.<\/p>\n\n\n\n
E n\u00e3o pense que essa \u00e9 uma tend\u00eancia apenas tempor\u00e1ria, influenciada pela pandemia e o distanciamento social. Segundo o Google, 57% dos brasileiros querem continuar dando prioridade e investindo em suas casas mesmo ap\u00f3s o fim da pandemia. <\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 deu para ver que esse mercado tem muito potencial, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Sendo assim, n\u00e3o faltam oportunidades para voc\u00ea que quer come\u00e7ar a vender material de constru\u00e7\u00e3o online. Basta ficar atento \u00e0s tend\u00eancias e saber adaptar o seu neg\u00f3cio constantemente. <\/p>\n\n\n\n
Para te ajudar, separamos um passo a passo completo e algumas dicas para voc\u00ea ficar por dentro de tudo que \u00e9 necess\u00e1rio para vender material de constru\u00e7\u00e3o na internet. Confira: <\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o foi s\u00f3 a nossa rela\u00e7\u00e3o com os lares que mudou por conta da pandemia. A forma como os brasileiros consomem se transformou, e o varejo sentiu rapidamente esse impacto. Al\u00e9m da alta demanda \u2013 impulsionada pela vontade de adaptar os lares \u2013, muitos consumidores<\/a> e lojistas migraram para o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico!<\/p>\n\n\n\n S\u00f3 no primeiro trimestre de 2021, o setor de Casa e Constru\u00e7\u00e3o ficou em 5\u00ba lugar entre as categorias de maior volume de vendas no e-commerce, representando 8,1% do total de pedidos feitos nesse per\u00edodo. (Neotrust)<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 a 45\u00aa edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers mostrou que a categoria de Constru\u00e7\u00e3o e Ferramentas cresceu 31% em 2021 quando comparado com o resultado de 2020. <\/p>\n\n\n\n O Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, mostrou que quase 20% dos consumidores brasileiros t\u00eam o costume de comprar ferramentas e materiais de constru\u00e7\u00e3o pela internet. <\/p>\n\n\n\n Esses resultados mostram o tamanho da oportunidade que o e-commerce<\/a> traz para os lojistas que desejam vender material de constru\u00e7\u00e3o. E destacam a import\u00e2ncia de voc\u00ea conhecer esse p\u00fablico-alvo<\/a> da sua loja. Voc\u00ea deve entender as expectativas e dores deles ao realizar essas compras, para atuar de forma mais estrat\u00e9gica no varejo online. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea pode vender material de constru\u00e7\u00e3o em diferentes canais online, ent\u00e3o, depois de conhecer o mercado e o seu p\u00fablico, o pr\u00f3ximo passo \u00e9 conhecer todas as plataformas <\/p>\n\n\n\n dispon\u00edveis e entender qual atende melhor \u00e0s necessidades do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Ter uma loja virtual pr\u00f3pria pode ser uma boa op\u00e7\u00e3o se voc\u00ea quer ter um espa\u00e7o exclusivamente seu, possibilitando que voc\u00ea tenha mais autonomia dentro da plataforma, seja no design ou at\u00e9 na experi\u00eancia de compra que voc\u00ea oferece. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, o modelo exige alguns gastos um pouco mais altos, j\u00e1 que voc\u00ea ter\u00e1 que arcar com a contrata\u00e7\u00e3o da plataforma, com as comiss\u00f5es dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contrata\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os de seguran\u00e7a, entre outros.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea tem um investimento mais baixo, os marketplaces<\/a> podem ser a op\u00e7\u00e3o perfeita para voc\u00ea. Essas plataformas disponibilizam seus espa\u00e7os online para que lojistas de todos os tamanhos e segmentos possam anunciar os seus produtos. E sem cobrar nenhum tipo de mensalidade ou taxa, os vendedores que optam pelo marketplace pagam apenas uma comiss\u00e3o sobre as vendas, ou seja, s\u00f3 pagam quando vendem dentro da plataforma. <\/p>\n\n\n\n E n\u00e3o para por a\u00ed! Os parceiros que vendem em marketplaces tamb\u00e9m contam com diversas vantagens e solu\u00e7\u00f5es para impulsionar as vendas, como publicidade, cr\u00e9dito, log\u00edstica e entrega. <\/p>\n\n\n\n No marketplace da Americanas<\/a>\u2013 que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, da Americanas Empresas, do Submarino e do Shoptime \u2013, os parceiros<\/a> ainda t\u00eam acesso a uma \u00e1rea exclusiva de capacita\u00e7\u00e3o com cursos, aulas e treinamentos que acompanham toda a sua jornada de vendas.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 imaginou vender material de constru\u00e7\u00e3o nas maiores marcas da internet e ainda contar com todos esses benef\u00edcios? <\/p>\n\n\n\n Cadastre-se e venda na Americanas<\/a><\/p>\n\n\n\n Os processos de venda online devem ser muito detalhados, afinal, ao comprar pela internet, os consumidores n\u00e3o t\u00eam contato com os produtos como eles teriam em uma loja f\u00edsica, e passam a depender apenas das informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea disponibiliza no seu an\u00fancio. <\/p>\n\n\n\n E quando falamos sobre vender material de constru\u00e7\u00e3o, esse ponto ganha uma import\u00e2ncia ainda maior, j\u00e1 que muitos produtos possuem diversas especificidades e detalhes que n\u00e3o podem ficar de lado. <\/p>\n\n\n\n Assim, o seu cadastro de produtos<\/a> \u2013 que contempla todas informa\u00e7\u00f5es que formam a sua vitrine online, como ficha t\u00e9cnica, descri\u00e7\u00e3o do item e imagens \u2013 deve ser extremamente completo e deixar as explica\u00e7\u00f5es claras para os consumidores. <\/p>\n\n\n\n Ao criar a descri\u00e7\u00e3o<\/a> e ficha t\u00e9cnica<\/a> do seu produto, lembre-se de esclarecer todos os atributos do seu item, como voltagem, pot\u00eancia, dimens\u00e3o, resist\u00eancia, entre outros. Os produtos dessa categoria s\u00e3o muito diversos e cont\u00e9m particularidades que v\u00e3o desde o fabricante do item, at\u00e9 quest\u00f5es de peso, durabilidade e outros detalhes f\u00edsicos, e tudo isso \u00e9 indispens\u00e1vel no seu cadastro de produto. <\/p>\n\n\n\n Quanto mais informa\u00e7\u00f5es voc\u00ea fornecer sobre os seus produtos, melhor, pois o seu consumidor sentir\u00e1 mais seguran\u00e7a e confian\u00e7a na hora de comprar na sua loja. <\/p>\n\n\n\n As fotos dos produtos<\/a> acompanham a descri\u00e7\u00e3o, ilustram seu an\u00fancio e completam a sua vitrine online. Por isso, invista sempre em imagens reais e de qualidade, valorizando seus produtos e dando uma no\u00e7\u00e3o completa de como \u00e9 o item, destacando o material, as dimens\u00f5es e outros detalhes. <\/p>\n\n\n\n Dependendo do seu produto, as fotos com fundo branco<\/a> s\u00e3o ideais para destacar o item e at\u00e9 trazer uma apar\u00eancia mais profissional para o seu an\u00fancio. Mas se voc\u00ea pretende vender algum item cujo contexto da foto facilite a vis\u00e3o do cliente, como uma tinta em uma parede, por exemplo, n\u00e3o deixe de acrescent\u00e1-las tamb\u00e9m! <\/p>\n\n\n\n S\u00e3o muitos detalhes, mas tudo isso ir\u00e1 favorecer ainda mais a sua oferta dentro das plataformas de venda e sites de busca. Essas informa\u00e7\u00f5es facilitam o entendimento do cliente e agilizam a decis\u00e3o de compra, evitando ainda poss\u00edveis casos de arrependimento de compra<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Os processos de venda online possuem alguns pontos bem diferentes dos processos em um com\u00e9rcio f\u00edsico, e que acabam impactando diretamente a jornada de compra dos clientes. <\/p>\n\n\n\n Sendo assim, ao vender material de constru\u00e7\u00e3o online, considere investir em alguns diferenciais para destacar a sua loja da concorr\u00eancia e impulsionar os seus resultados. <\/p>\n\n\n\n A comodidade e praticidade de comprar online conquistou milh\u00f5es de brasileiros, que agora buscam cada vez mais conveni\u00eancia<\/a> na hora de garantir os seus produtos. Eles querem comprar no conforto de suas casas com poucos cliques e receber os produtos o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. <\/p>\n\n\n\n A agilidade das entregas \u00e9 um ponto chave quando levamos em considera\u00e7\u00e3o vender material de constru\u00e7\u00e3o. Isso porque muitos consumidores acabam comprando materiais ou ferramentas em momentos de necessidade ou at\u00e9 por conta imprevistos em uma obra, o que exige ainda mais urg\u00eancia para o envio dos produtos. <\/p>\n\n\n\n Segundo o Market Review, da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 78% dos consumidores j\u00e1 deixaram de comprar algo online por conta do longo prazo de entrega. <\/p>\n\n\n\n De fato, as entregas super-r\u00e1pidas<\/a> s\u00e3o uma grande tend\u00eancia para o e-commerce e devem ser consideradas com muita aten\u00e7\u00e3o por todos os lojistas. Ter uma opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica<\/a> bem estruturada \u00e9 essencial nesse momento para que as suas entregas fluam e aconte\u00e7am com qualidade \u2013 para que os produtos cheguem em perfeito estado at\u00e9 as m\u00e3os do cliente. <\/p>\n\n\n\n2 – Escolha o seu canal de vendas <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
3 – Monte a sua vitrine online<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
4 – Invista em diferenciais para a sua loja<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Prazo de entrega<\/strong><\/h4>\n\n\n\n