{"id":4776,"date":"2022-07-18T00:00:00","date_gmt":"2022-07-18T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-material-de-construcao\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:05","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:05","slug":"vender-material-de-construcao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-material-de-construcao\/","title":{"rendered":"7 dicas para vender material de constru\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

Quer come\u00e7ar a vender material de constru\u00e7\u00e3o online? Veja como se destacar neste mercado e obter mais resultados no seu neg\u00f3cio<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O distanciamento social causado pela pandemia trouxe diversas mudan\u00e7as para as rotinas dos brasileiros, entre elas, a rela\u00e7\u00e3o que eles mant\u00eam com seus lares. Afinal, casas e apartamentos acabaram ganhando novas funcionalidades nos \u00faltimos anos e deixaram de ser apenas um espa\u00e7o de descanso e lazer. <\/p>\n\n\n\n

Segundo uma pesquisa do Google, 42% dos brasileiros acreditam que a pandemia mudou a rela\u00e7\u00e3o que eles tinham com o lar e, com isso, passaram a dar mais valor para suas casas. <\/p>\n\n\n\n

Essa mudan\u00e7a de comportamento fez com que muita gente buscasse fazer mudan\u00e7as em suas casas, tudo para que esse espa\u00e7o passasse a atender melhor suas rotinas. De acordo com a McKinsey & Company, em 2021, 22% dos brasileiros planejavam fazer alguma melhoria em suas casas.<\/p>\n\n\n\n

E n\u00e3o pense que essa \u00e9 uma tend\u00eancia apenas tempor\u00e1ria, influenciada pela pandemia e o distanciamento social. Segundo o Google, 57% dos brasileiros querem continuar dando prioridade e investindo em suas casas mesmo ap\u00f3s o fim da pandemia. <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 deu para ver que esse mercado tem muito potencial, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Sendo assim, n\u00e3o faltam oportunidades para voc\u00ea que quer come\u00e7ar a vender material de constru\u00e7\u00e3o online. Basta ficar atento \u00e0s tend\u00eancias e saber adaptar o seu neg\u00f3cio constantemente. <\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar, separamos um passo a passo completo e algumas dicas para voc\u00ea ficar por dentro de tudo que \u00e9 necess\u00e1rio para vender material de constru\u00e7\u00e3o na internet. Confira: <\/p>\n\n\n\n

1 – Conhe\u00e7a o mercado <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

N\u00e3o foi s\u00f3 a nossa rela\u00e7\u00e3o com os lares que mudou por conta da pandemia. A forma como os brasileiros consomem se transformou, e o varejo sentiu rapidamente esse impacto. Al\u00e9m da alta demanda \u2013 impulsionada pela vontade de adaptar os lares \u2013, muitos consumidores<\/a> e lojistas migraram para o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico!<\/p>\n\n\n\n

S\u00f3 no primeiro trimestre de 2021, o setor de Casa e Constru\u00e7\u00e3o ficou em 5\u00ba lugar entre as categorias de maior volume de vendas no e-commerce, representando 8,1% do total de pedidos feitos nesse per\u00edodo. (Neotrust)<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 a 45\u00aa edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers mostrou que a categoria de Constru\u00e7\u00e3o e Ferramentas cresceu 31% em 2021 quando comparado com o resultado de 2020. <\/p>\n\n\n\n

O Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, mostrou que quase 20% dos consumidores brasileiros t\u00eam o costume de comprar ferramentas e materiais de constru\u00e7\u00e3o pela internet. <\/p>\n\n\n\n

Esses resultados mostram o tamanho da oportunidade que o e-commerce<\/a> traz para os lojistas que desejam vender material de constru\u00e7\u00e3o. E destacam a import\u00e2ncia de voc\u00ea conhecer esse p\u00fablico-alvo<\/a> da sua loja. Voc\u00ea deve entender as expectativas e dores deles ao realizar essas compras, para atuar de forma mais estrat\u00e9gica no varejo online. <\/p>\n\n\n\n

2 – Escolha o seu canal de vendas <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode vender material de constru\u00e7\u00e3o em diferentes canais online, ent\u00e3o, depois de conhecer o mercado e o seu p\u00fablico, o pr\u00f3ximo passo \u00e9 conhecer todas as plataformas <\/p>\n\n\n\n

dispon\u00edveis e entender qual atende melhor \u00e0s necessidades do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Ter uma loja virtual pr\u00f3pria pode ser uma boa op\u00e7\u00e3o se voc\u00ea quer ter um espa\u00e7o exclusivamente seu, possibilitando que voc\u00ea tenha mais autonomia dentro da plataforma, seja no design ou at\u00e9 na experi\u00eancia de compra que voc\u00ea oferece. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, o modelo exige alguns gastos um pouco mais altos, j\u00e1 que voc\u00ea ter\u00e1 que arcar com a contrata\u00e7\u00e3o da plataforma, com as comiss\u00f5es dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contrata\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os de seguran\u00e7a, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea tem um investimento mais baixo, os marketplaces<\/a> podem ser a op\u00e7\u00e3o perfeita para voc\u00ea. Essas plataformas disponibilizam seus espa\u00e7os online para que lojistas de todos os tamanhos e segmentos possam anunciar os seus produtos. E sem cobrar nenhum tipo de mensalidade ou taxa, os vendedores que optam pelo marketplace pagam apenas uma comiss\u00e3o sobre as vendas, ou seja, s\u00f3 pagam quando vendem dentro da plataforma. <\/p>\n\n\n\n

E n\u00e3o para por a\u00ed! Os parceiros que vendem em marketplaces tamb\u00e9m contam com diversas vantagens e solu\u00e7\u00f5es para impulsionar as vendas, como publicidade, cr\u00e9dito,  log\u00edstica e entrega. <\/p>\n\n\n\n

No marketplace da Americanas<\/a>\u2013 que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, da Americanas Empresas, do Submarino e do Shoptime \u2013, os parceiros<\/a> ainda t\u00eam acesso a uma \u00e1rea exclusiva de capacita\u00e7\u00e3o com cursos, aulas e treinamentos que acompanham toda a sua jornada de vendas.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 imaginou vender material de constru\u00e7\u00e3o nas maiores marcas da internet e ainda contar com todos esses benef\u00edcios? <\/p>\n\n\n\n

Cadastre-se e venda na Americanas<\/a><\/p>\n\n\n\n

3 – Monte a sua vitrine online<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os processos de venda online devem ser muito detalhados, afinal, ao comprar pela internet, os consumidores n\u00e3o t\u00eam contato com os produtos como eles teriam em uma loja f\u00edsica, e passam a depender apenas das informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea disponibiliza no seu an\u00fancio. <\/p>\n\n\n\n

E quando falamos sobre vender material de constru\u00e7\u00e3o, esse ponto ganha uma import\u00e2ncia ainda maior, j\u00e1 que muitos produtos possuem diversas especificidades e detalhes que n\u00e3o podem ficar de lado. <\/p>\n\n\n\n

Assim, o seu cadastro de produtos<\/a> \u2013 que contempla todas informa\u00e7\u00f5es que formam a sua vitrine online, como ficha t\u00e9cnica, descri\u00e7\u00e3o do item e imagens \u2013 deve ser extremamente completo e deixar as explica\u00e7\u00f5es claras para os consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Ao criar a descri\u00e7\u00e3o<\/a> e ficha t\u00e9cnica<\/a> do seu produto, lembre-se de esclarecer todos os atributos do seu item, como voltagem, pot\u00eancia, dimens\u00e3o, resist\u00eancia, entre outros. Os produtos dessa categoria s\u00e3o muito diversos e cont\u00e9m particularidades que v\u00e3o desde o fabricante do item,  at\u00e9 quest\u00f5es de peso, durabilidade e outros detalhes f\u00edsicos, e tudo isso \u00e9 indispens\u00e1vel no seu cadastro de produto. <\/p>\n\n\n\n

Quanto mais informa\u00e7\u00f5es voc\u00ea fornecer sobre os seus produtos, melhor, pois o seu consumidor sentir\u00e1 mais seguran\u00e7a e confian\u00e7a na hora de comprar na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

As fotos dos produtos<\/a> acompanham a descri\u00e7\u00e3o, ilustram seu an\u00fancio e completam a sua vitrine online. Por isso, invista sempre em imagens reais e de qualidade, valorizando seus produtos e dando uma no\u00e7\u00e3o completa de como \u00e9 o item, destacando o material, as dimens\u00f5es e outros detalhes. <\/p>\n\n\n\n

Dependendo do seu produto, as fotos com fundo branco<\/a> s\u00e3o ideais para destacar o item e at\u00e9 trazer uma apar\u00eancia mais profissional para o seu an\u00fancio. Mas se voc\u00ea pretende vender algum item cujo contexto da foto facilite a vis\u00e3o do cliente, como uma tinta em uma parede, por exemplo, n\u00e3o deixe de acrescent\u00e1-las tamb\u00e9m! <\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o muitos detalhes, mas tudo isso ir\u00e1 favorecer ainda mais a sua oferta dentro das plataformas de venda e sites de busca. Essas informa\u00e7\u00f5es facilitam o entendimento do cliente e agilizam a decis\u00e3o de compra, evitando ainda poss\u00edveis casos de arrependimento de compra<\/a>. <\/p>\n\n\n\n

4 – Invista em diferenciais para a sua loja<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os processos de venda online possuem alguns pontos bem diferentes dos processos em um com\u00e9rcio f\u00edsico, e que acabam impactando diretamente a jornada de compra dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, ao vender material de constru\u00e7\u00e3o online, considere investir em alguns diferenciais para destacar a sua loja da concorr\u00eancia e impulsionar os seus resultados. <\/p>\n\n\n\n

Prazo de entrega<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A comodidade e praticidade de comprar online conquistou milh\u00f5es de brasileiros, que agora buscam cada vez mais conveni\u00eancia<\/a> na hora de garantir os seus produtos. Eles querem comprar no conforto de suas casas com poucos cliques e receber os produtos o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. <\/p>\n\n\n\n

A agilidade das entregas \u00e9 um ponto chave quando levamos em considera\u00e7\u00e3o vender material de constru\u00e7\u00e3o. Isso porque muitos consumidores acabam comprando materiais ou ferramentas em momentos de necessidade ou at\u00e9 por conta imprevistos em uma obra, o que exige ainda mais urg\u00eancia para o envio dos produtos. <\/p>\n\n\n\n

Segundo o Market Review, da Bornlogic em parceria com a Opinion Box, 78% dos consumidores j\u00e1 deixaram de comprar algo online por conta do longo prazo de entrega. <\/p>\n\n\n\n

De fato, as entregas super-r\u00e1pidas<\/a> s\u00e3o uma grande tend\u00eancia para o e-commerce e devem ser consideradas com muita aten\u00e7\u00e3o por todos os lojistas. Ter uma opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica<\/a> bem estruturada \u00e9 essencial nesse momento para que as suas entregas fluam e aconte\u00e7am com qualidade \u2013 para que os produtos cheguem em perfeito estado at\u00e9 as m\u00e3os do cliente. <\/p>\n\n\n\n

\"vender<\/figure>\n\n\n\n

Valor do frete <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Al\u00e9m do prazo de entrega<\/a>, outro ponto que \u00e9 um grande divisor de \u00e1guas para os clientes e pode fazer o seu neg\u00f3cio e destacar da concorr\u00eancia \u00e9 oferecer um frete mais competitivo. De acordo com a pesquisa da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores j\u00e1 desistiram de uma compra online por conta do valor do frete. <\/p>\n\n\n\n

Assim, ao montar a sua loja para vender material de constru\u00e7\u00e3o, pesquise os diferentes modelos log\u00edsticos e entenda como voc\u00ea pode fazer o seu neg\u00f3cio se diferenciar nesse quesito. <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea optar por vender material de constru\u00e7\u00e3o dentro de um marketplace, tanto o valor do frete quanto o prazo de entrega podem ser beneficiados se voc\u00ea apostar em uma solu\u00e7\u00e3o log\u00edstica e de entrega oferecida pela pr\u00f3pria plataforma. Assim, voc\u00ea conta com servi\u00e7os especializados e de grandes marcas para impulsionar o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Meios de pagamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A diversidade dos meios de pagamento<\/a> \u00e9 outro diferencial facilitado pelo com\u00e9rcio eletr\u00f4nico que acaba interessando diversos clientes. Segundo o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, da Bornlogic e Opinion, 24% dos clientes consideram que as formas de pagamento s\u00e3o uma motiva\u00e7\u00e3o para comprar online. <\/p>\n\n\n\n

Isso acontece pois muitos consumidores preferem ou, \u00e0s vezes, precisam pagar suas compras por outros meios que n\u00e3o sejam cart\u00e3o de cr\u00e9dito ou boleto banc\u00e1rio. <\/p>\n\n\n\n

Assim, nos \u00faltimos anos, diversas ferramentas que facilitam o pagamento come\u00e7aram a conquistar espa\u00e7o no mercado varejista, como o PIX<\/a> e as carteiras digitais. Diante disso, \u00e9 muito interessante que o seu neg\u00f3cio ofere\u00e7a o maior n\u00famero de meios de pagamento poss\u00edvel. No marketplace, isso \u00e9 facilitado pelo canal, mas se optar por um e-commerce pr\u00f3prio ter\u00e1 que pensar em como adicionar esse diferencial.<\/p>\n\n\n\n

5 – Diversifique os seus canais<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

N\u00e3o \u00e9 porque voc\u00ea escolheu um canal principal para vender material de constru\u00e7\u00e3o online, que voc\u00ea precisa trabalhar exclusiva e unicamente com ele. Diversifique e integre os seus canais de venda para criar uma estrat\u00e9gia ainda mais abrangente na internet. <\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gia omnichannel<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Os \u00faltimos anos causaram uma grande digitaliza\u00e7\u00e3o no varejo e muitas lojas migraram do universo f\u00edsico para o online. Assim, surgiu uma grande oportunidade que traz benef\u00edcios tanto para a experi\u00eancia de compra dos consumidores quanto para os lojistas: as vendas omnichannel<\/a>. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea tem opera\u00e7\u00f5es offline e online atuando de forma integrada, voc\u00ea \u00e9 capaz de oferecer uma experi\u00eancia de compra diferenciada aos clientes, onde ele pode misturar os dois meios ao comprar na sua loja. Se voc\u00ea j\u00e1 tem uma loja f\u00edsica, vale a pena pensar nisso!<\/p>\n\n\n\n

Diversificando e integrando esses canais, voc\u00ea ainda consegue reduzir alguns custos operacionais e log\u00edsticos da loja, j\u00e1 que o cliente tem a op\u00e7\u00e3o de fazer algumas a\u00e7\u00f5es, como retirada e troca, diretamente no estabelecimento, evitando a necessidade de fazer um processo de log\u00edstica reversa<\/a>, por exemplo. <\/p>\n\n\n\n

E essa integra\u00e7\u00e3o pode funcionar de diferentes formas, pois muitos consumidores t\u00eam o costume de procurar pelos produtos em um lugar e finalizar a compra em outro. <\/p>\n\n\n\n

Segundo o Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, 74% dos consumidores j\u00e1 pesquisaram online e compraram na loja f\u00edsica, enquanto 84% dos consumidores j\u00e1 fizeram o caminho inverso, pesquisando por produtos na loja f\u00edsica e deixando para comprar online. <\/p>\n\n\n\n

Caso esteja nos marketplaces, isso j\u00e1 \u00e9 uma realidade em muitos canais e, em alguns casos, voc\u00ea ainda pode ativar a sua loja f\u00edsica como um ponto de retirada do marketplace, recebendo visitas de clientes diferentes que acessam e compram nesses canais e podem conhecer de perto sua loja e produtos! <\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gia multicanal  <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Se o seu objetivo \u00e9 aumentar o alcance da sua loja na internet e conversar com diferentes p\u00fablicos online ao vender material de constru\u00e7\u00e3o, uma estrat\u00e9gia multicanais<\/a>, unindo as suas vendas no marketplace a outros canais, por exemplo, ser\u00e1 ideal para seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea vende em um marketplace, por exemplo, voc\u00ea pode usar o link da sua loja na plataforma para divulgar os produtos em outros canais, como nas redes sociais<\/a>.  Voc\u00ea sabia que 65% dos consumidores brasileiros t\u00eam o h\u00e1bito de pesquisar produtos para comprar nas redes sociais? (Bornlogic e Opinion Box)<\/p>\n\n\n\n

Alguns canais j\u00e1 investem em marketing nas m\u00eddias sociais e isso pode favorecer bastante sua loja! Investir em marketplaces amplos e de nicho, combinando todos eles com suas vendas em outros canais como um e-commerce pr\u00f3prio e loja f\u00edsica \u00e9 algo que pode alavancar suas vendas e levar seu neg\u00f3cio muito mais longe.<\/p>\n\n\n\n

6 – Crie campanhas e promo\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao vender material de constru\u00e7\u00e3o pela internet, lembre-se de separar uma parte do seu or\u00e7amento para investir em an\u00fancios e at\u00e9 estrat\u00e9gias de remarketing. Dessa forma, voc\u00ea aumenta a sua visibilidade na internet, o alcance das suas ofertas e tamb\u00e9m as suas chances de convers\u00e3o de vendas. <\/p>\n\n\n\n

O Market Review: Tend\u00eancias do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, identificou diversas motiva\u00e7\u00f5es que levam os brasileiros a optarem pelas compras online<\/a> e muitas delas est\u00e3o diretamente relacionadas aos valores dos produtos! <\/p>\n\n\n\n

Os pre\u00e7os mais baixos do que nas lojas f\u00edsicas (61%). as promo\u00e7\u00f5es encontradas exclusivamente na internet (58%), a facilidade para comparar pre\u00e7os (44%) e as promo\u00e7\u00f5es sazonais (24%), foram alguns dos motivos destacados pelos consumidores para preferirem comprar seus produtos pela internet. <\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, para impulsionar os resultados da sua loja de material de constru\u00e7\u00e3o, busque investir em campanhas<\/a> e promo\u00e7\u00f5es, principalmente com foco em seu departamento e em meses onde as pessoas mais costumam querer reformar ou redecorar a casa, como final de ano para receber bem as visitas ou in\u00edcio de ano, para come\u00e7ar o novo ciclo com renova\u00e7\u00e3o. Assim, voc\u00ea atrai diferentes p\u00fablicos e incentiva a compra na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, fique sempre atento ao comportamento de compra do seu p\u00fablico e \u00e0s estrat\u00e9gias dos seus concorrentes diretos. E, caso seja necess\u00e1rio e poss\u00edvel, fa\u00e7a ajustes na precifica\u00e7\u00e3o dos seus produtos ao longo do tempo. <\/p>\n\n\n\n

7 – Invista em log\u00edstica e p\u00f3s-venda<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Assim que um cliente confirma uma compra na sua loja, come\u00e7a uma das partes mais importantes da jornada de compra online: o p\u00f3s-venda. <\/p>\n\n\n\n

O p\u00f3s-venda \u00e9 todo o processo de entrega e relacionamento com o cliente que acontece a partir do momento em que a venda \u00e9 feita, sendo muito importante para a fideliza\u00e7\u00e3o do seu cliente. Afinal, a entrega \u00e9 tamb\u00e9m o momento de primeiro contato do cliente com o seu produto, o que cria um momento ainda mais especial. <\/p>\n\n\n\n

O cuidado com as embalagens \u00e9 primordial \u2013 principalmente se o pedido conter produtos l\u00edquidos que podem vazar ou itens quebr\u00e1veis  \u2013, pois voc\u00ea quer que o produto chegue inteiro e perfeito nas m\u00e3os dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Como falamos, o p\u00f3s-venda tamb\u00e9m envolve esse processo de relacionamento com o cliente, ent\u00e3o esteja preparado caso o seu consumidor precise de algum atendimento ap\u00f3s a entrega, seja para tirar d\u00favidas sobre o produto, ter algum aux\u00edlio na utiliza\u00e7\u00e3o ou at\u00e9 mesmo um caso de devolu\u00e7\u00e3o de mercadoria<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a Ebit | Nielsen, 93% dos consumidores que realizam troca ou devolu\u00e7\u00e3o de produtos, voltam a comprar na loja quando eles t\u00eam uma boa experi\u00eancia no processo. Entendeu a import\u00e2ncia do p\u00f3s-venda para o desenvolvimento do seu neg\u00f3cio? Voc\u00ea cria reconhecimento de marca e fideliza os seus clientes! <\/p>\n\n\n\n

Comece a vender material de constru\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Preparado para come\u00e7ar o seu neg\u00f3cio na internet? Agora que voc\u00ea j\u00e1 conhece as melhores pr\u00e1ticas e dicas para vender material de constru\u00e7\u00e3o online, siga o passo a passo<\/a> e inicie suas vendas!<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Marketplace da Americanas: o que \u00e9 e como vender neste canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 Seis Sigma e como aplicar essa metodologia no varejo?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Combo de produtos: como e por que criar um<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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