{"id":4788,"date":"2022-07-25T00:00:00","date_gmt":"2022-07-25T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/cadeia-de-valor\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:07","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:07","slug":"cadeia-de-valor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/cadeia-de-valor\/","title":{"rendered":"Cadeia de valor: o que \u00e9 e como funciona?"},"content":{"rendered":"\n

Entenda o que \u00e9 a cadeia de valor e veja como ela pode contribuir para a cria\u00e7\u00e3o de valor aos seus clientes<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe o que \u00e9 cadeia de valor<\/strong>? Organizar todos os processos e a gest\u00e3o da sua opera\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 uma tarefa simples. E para que voc\u00ea entregue valor aos seus clientes, \u00e9 necess\u00e1rio que todos os processos produtivos fluam e conversem entre si.<\/p>\n\n\n\n

A cadeia de valor te ajuda justamente a organizar e gerenciar todos os processos da sua cadeia produtiva, a fim de gerar valor aos clientes que compram no seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Mas, antes de mostrar exatamente o que \u00e9 a cadeia de valor e como ela funciona, vamos recapitular alguns pontos. <\/p>\n\n\n\n

O que significa criar valor aos clientes?  <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O que os clientes ganham optando por comprar um produto ou servi\u00e7o na sua loja e n\u00e3o na concorr\u00eancia? O valor <\/strong>nada mais \u00e9 do que a percep\u00e7\u00e3o que os consumidores t\u00eam sobre o seu neg\u00f3cio e as vantagens que eles garantem ao adquirir os seus produtos ou servi\u00e7os. <\/p>\n\n\n\n

Todo neg\u00f3cio possui uma proposta de valor que esclarece esse “custo-benef\u00edcio” dos produtos da empresa em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 concorr\u00eancia. Ou seja, o valor percebido pelos clientes e que os leva a comprar na sua loja e n\u00e3o em outras.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, a cria\u00e7\u00e3o de valor garante o sucesso do seu neg\u00f3cio, fazendo com que ele se mantenha competitivo, lucrativo e entregando aos clientes aquilo que eles buscam., <\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, afinal, o que \u00e9 a cadeia de valor? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Criada por Michael Eugene Porter, um professor de Harvard, a cadeia de valor revela todas as atividades e processos realizados por um neg\u00f3cio a fim de produzir um produto ou servi\u00e7o e gerar valor aos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

Analisando a defini\u00e7\u00e3o de cada palavra, podemos compreender o significado do termo \u201ccadeia de valor\u201d:<\/p>\n\n\n\n

Cadeia:<\/strong> s\u00e9rie de elos, entrela\u00e7ados, conjunto flex\u00edvel e resistente.<\/p>\n\n\n\n

Valor: <\/strong>import\u00e2ncia, utilidade, ou, no caso de um neg\u00f3cio, tudo aquilo que os produtos ou servi\u00e7os oferecidos significam para os clientes. <\/p>\n\n\n\n

Cada etapa da cadeia de valor \u00e9 significativa e essencial, e a jun\u00e7\u00e3o entre todas elas faz com que a empresa se torne competitiva e gere valor aos clientes, o que favorece o desenvolvimento e crescimento da empresa, fazendo com que ela conquiste resultados cada vez melhores. <\/p>\n\n\n\n

A cadeia de valor afeta diretamente os custos e o lucro de uma empresa, afinal, os investimentos feitos em cada etapa s\u00e3o levados em considera\u00e7\u00e3o: como a mat\u00e9ria-prima, os fornecedores, a m\u00e3o-de-obra, os gastos com a produ\u00e7\u00e3o, o maquin\u00e1rio e os equipamentos, entre outros. <\/p>\n\n\n\n

Esses valores podem variar bastante de acordo com a sua loja, por\u00e9m, independentemente de quantas etapas ou custos voc\u00ea tiver, a cadeia de valor ir\u00e1 afetar diretamente o lucro da sua empresa, pois quanto mais valor os produtos ou servi\u00e7os geram aos clientes, maiores s\u00e3o os lucros do neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Qual o objetivo da cadeia de valor?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Entender a sua cadeia de valor permite que voc\u00ea tenha uma compreens\u00e3o mais clara de todos os processos produtivos e estrat\u00e9gicos do seu neg\u00f3cio a fim de produzir um produto ou servi\u00e7o com um bom custo-benef\u00edcio aos consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea analisa a sua cadeia de valor, passa a ter uma no\u00e7\u00e3o mais clara de todas as oportunidades existentes no seu processo produtivo. Al\u00e9m de conseguir insights estrat\u00e9gicos para otimizar os resultados e a lucratividade do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Uma das principais vantagens de analisar a cadeia de valor do seu neg\u00f3cio \u00e9 ter uma maior visibilidade sobre a sua vantagem competitiva<\/a>, pois ela \u00e9 uma ferramenta muito flex\u00edvel n\u00e3o apenas para analisar a sua empresa, mas tamb\u00e9m o seus concorrentes. <\/p>\n\n\n\n

A cadeia de valor permite que voc\u00ea tenha uma vis\u00e3o profunda dos pontos fortes e fracos do seu neg\u00f3cio e dos seus concorrentes, o que pode ser utilizado na sua an\u00e1lise de SWOT<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

A estrutura da cadeia de valor<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A cadeia de valor idealizada por Michael Porter, possui alguns elementos b\u00e1sicos que comp\u00f5em toda a sua estrutura e representam processos que geram valor aos clientes que compram os seus produtos e servi\u00e7os. <\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a cada um desses elementos e entenda o que cada um deles representa: <\/p>\n\n\n\n

Processos prim\u00e1rios<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m chamados de processos core<\/strong>, esses s\u00e3o aqueles processos que geram valor diretamente aos clientes do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n