{"id":4806,"date":"2022-07-29T00:00:00","date_gmt":"2022-07-29T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/cpm\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:08","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:08","slug":"cpm","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/cpm\/","title":{"rendered":"CPM: defini\u00e7\u00e3o e como otimizar a m\u00e9trica do custo por mil impress\u00f5es"},"content":{"rendered":"\n

CPM \u00e9 o \u201ccusto por mil\u201d impress\u00f5es, impactos ou pessoas \u00fanicas atingidas por um an\u00fancio. Saiba mais<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Sim, as siglas da publicidade online parecem complicadas, mas tudo \u00e9 mais simples do que parece quando o assunto s\u00e3o as m\u00e9tricas do marketing digital.<\/p>\n\n\n\n

As estrat\u00e9gias de compra de m\u00eddia online precisam, claro, de investimentos consider\u00e1veis para que o retorno seja minimamente satisfat\u00f3rio. O CPM \u00e9 uma m\u00e9trica que est\u00e1 relacionada ao impulsionamento de seus conte\u00fados e \u00e0 constru\u00e7\u00e3o da presen\u00e7a da sua marca na internet, ela indica o valor a cada mil visualiza\u00e7\u00f5es do seu conte\u00fado.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de explicar o que \u00e9 e para que serve o CPM, vamos ensinar tamb\u00e9m como calcular esta m\u00e9trica para voc\u00ea entender melhor a efetividade das suas campanhas de marketing digital e incluir em seus relat\u00f3rios.<\/p>\n\n\n\n

Mas vamos falar brevemente sobre m\u00e9tricas no marketing digital. Que voc\u00ea pode ver de forma mais detalhada neste artigo<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

M\u00e9tricas, para que te quero?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

As m\u00e9tricas, tanto para campanhas do digital quanto do offline, s\u00e3o conjuntos de dados gerados a partir de a\u00e7\u00f5es publicit\u00e1rias em redes sociais, canais de divulga\u00e7\u00e3o, sites e plataformas de vendas e marketing que, quando organizadas, se transformam em informa\u00e7\u00f5es quantitativas sobre o desempenho do seu neg\u00f3cio. Com uma boa an\u00e1lise desses dados \u00e9 poss\u00edvel traduzir as m\u00e9tricas em percep\u00e7\u00f5es qualitativas que agregam valor \u00e0 sua estrat\u00e9gia e tomadas de decis\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

As m\u00e9tricas<\/a> s\u00e3o uma forma de mensurar o sucesso ou, n\u00e3o, das suas campanhas para o seu neg\u00f3cio, e no marketing digital n\u00e3o \u00e9 diferente. Assim voc\u00ea tem mais clareza em planos estrat\u00e9gicos e nas a\u00e7\u00f5es que devem ser pensadas para otimizar e conquistar n\u00fameros melhores.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 a m\u00e9trica CPM no marketing?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O significado do acr\u00f4nimo CPM, como citado, \u00e9 Custo Por Mil<\/strong>. Essa \u00e9 uma m\u00e9trica baseada em impress\u00f5es, que \u00e9 a quantidade de vezes que o seu an\u00fancio \u00e9 entregue aos usu\u00e1rios, ou quando passa na timeline das redes sociais de um \u00fanico usu\u00e1rio, o que \u00e9 chamado de impress\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Esta m\u00e9trica indica quanto o anunciante ir\u00e1 pagar para cada 1000 pessoas que visualizam o seu conte\u00fado em cada m\u00eddia. Esse custo \u00e9 afetado por algumas vari\u00e1veis, como o ve\u00edculo onde voc\u00ea quer exibir o seu an\u00fancio e a posi\u00e7\u00e3o onde ele vai ficar (no topo de uma p\u00e1gina, no meio de um conte\u00fado, na coluna lateral, footer, etc.) no site, nas redes sociais ou no youtube, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Quanto maior for o ve\u00edculo e mais nobre for a posi\u00e7\u00e3o onde voc\u00ea quer aparecer, de acordo com o media kit desse ve\u00edculo, mais caro isso vai custar. O CPM costuma ser o formato de compra de an\u00fancio mais \u201cbarato\u201d, j\u00e1 que garante apenas que o usu\u00e1rio visualize o an\u00fancio. Al\u00e9m de ser o que fornece o maior alcance, pois atinge mais usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Quando utilizar an\u00fancios com base no CPM?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A compra de an\u00fancios via CPM \u00e9 ideal para objetivos de branding, em campanhas voltadas para a etapa de considera\u00e7\u00e3o de marca e para divulgar grandes promo\u00e7\u00f5es, apesar de n\u00e3o ser focada em cliques, pois gera alta visibilidade e notoriedade para a sua marca.<\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar que atingir muitas pessoas n\u00e3o garante convers\u00e3o. Mas, ainda assim, alcan\u00e7ar muitas pessoas exige dinheiro. Portanto, \u00e9 prov\u00e1vel que esse formato de compra funcione melhor para campanhas com um bom or\u00e7amento.<\/p>\n\n\n\n

Principais caracter\u00edsticas do CPM<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A m\u00e9trica CPM, al\u00e9m de permitir uma leitura do custo por visualiza\u00e7\u00f5es, tamb\u00e9m auxilia a:<\/p>\n\n\n\n