{"id":4812,"date":"2022-08-01T00:00:00","date_gmt":"2022-08-01T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/ltv\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:08","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:08","slug":"ltv","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/ltv\/","title":{"rendered":"LTV: o que \u00e9 como calcular o Lifetime Value?"},"content":{"rendered":"\n

Entenda o que \u00e9 LTV e como essa m\u00e9trica \u00e9 importante para o desenvolvimento do seu neg\u00f3cio<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea conhece a sigla LTV<\/strong>? Ela significa Lifetime Value<\/em> (Valor de tempo de vida, em tradu\u00e7\u00e3o para portugu\u00eas), que \u00e9 uma estimativa que mostra a receita m\u00e9dia que um cliente do seu neg\u00f3cio pode gerar ao longo do tempo que ele mant\u00e9m esse relacionamento com a sua empresa, ou seja, enquanto ele continua comprando seus produtos. <\/p>\n\n\n\n

Basicamente o LTV \u00e9 uma m\u00e9trica que mostra o valor dos seus clientes. Afinal, voc\u00ea teve um gasto para conquistar esses clientes, seja por meio de investimentos em marketing, an\u00fancios ou outros recursos. E, no final, esses investimentos devem valer a pena e ser compensados com o dinheiro que os clientes gastam com o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Entendendo o LTV, voc\u00ea consegue estipular de forma mais precisa os investimentos que o seu neg\u00f3cio pode fazer para conseguir aumentar a base de clientes, permitindo tamb\u00e9m que voc\u00ea consiga avaliar melhor o seu CAC<\/a> (Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o por Cliente).<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 deu para ter uma ideia do quanto o LTV \u00e9 importante para o um neg\u00f3cio, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Continue lendo para saber mais detalhes e entender como voc\u00ea pode calcular o LTV da sua loja.<\/p>\n\n\n\n

Como funciona o c\u00e1lculo do LTV?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como explicamos anteriormente, essa m\u00e9trica representa o valor m\u00e9dio que o cliente gasta na sua loja. Por\u00e9m, realizar esse c\u00e1lculo n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o simples quanto parece, e ele pode acabar variando de acordo com o funcionamento do seu neg\u00f3cio ou se voc\u00ea vai considerar o lucro ou o faturamento total da empresa. <\/p>\n\n\n\n

O importante \u00e9 que, ao calcular o LTV, voc\u00ea considere o tempo de reten\u00e7\u00e3o desses clientes. Isso \u00e9, o tempo que eles continuam realizando compras na sua loja e gerando lucro para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, lembre-se de ter as seguintes informa\u00e7\u00f5es em m\u00e3os para realizar os c\u00e1lculos: ticket m\u00e9dio<\/a> do cliente, n\u00famero m\u00e9dio de compras que esse cliente realiza ao longo do per\u00edodo que ser\u00e1 analisado e o tempo m\u00e9dio de reten\u00e7\u00e3o desse consumidor.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Assim, voc\u00ea pode considerar a seguinte f\u00f3rmula para o c\u00e1lculo do LTV:<\/p>\n\n\n\n

LTV = Ticket m\u00e9dio das vendas X n\u00famero de compras do cliente ao longo do tempo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para realizar o c\u00e1lculo em rela\u00e7\u00e3o a um determinado per\u00edodo de tempo ou at\u00e9 considerando uma fase em que a empresa realizou uma campanha de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes, voc\u00ea tamb\u00e9m pode realizar o c\u00e1lculo da seguinte forma: <\/p>\n\n\n\n

LTV = (Ticket m\u00e9dio x M\u00e9dia de compras por cliente ao ano) X M\u00e9dia de tempo de reten\u00e7\u00e3o de clientes <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Exemplo pr\u00e1tico: vamos imaginar que os seus clientes t\u00eam um ticket m\u00e9dio de R$ 1 mil reais e que, ap\u00f3s analisar o comportamento deles, voc\u00ea identificou que eles realizam em m\u00e9dia 5 compras ao ano e que o tempo de reten\u00e7\u00e3o m\u00e9dio deles \u00e9 de 3 anos.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, temos o seguinte c\u00e1lculo:<\/p>\n\n\n\n

Ticket m\u00e9dio: R$ 1 mil<\/p>\n\n\n\n

M\u00e9dia transa\u00e7\u00f5es feitas em um ano: 5<\/p>\n\n\n\n

Tempo reten\u00e7\u00e3o: 3 anos<\/p>\n\n\n\n

(1000 x 5) x 3 = R$ 15 mil<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, o valor m\u00e9dio que os clientes da sua loja gastam com o seu neg\u00f3cio \u00e9 cerca de R$ 15 mil.<\/p>\n\n\n\n

Como analisar o LTV de uma empresa<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe como calcular o seu LTV, chegou a hora de entender como analisar esses valores e utiliz\u00e1-los para melhorar a performance do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

O ideal \u00e9 que o LTV sirva como um fator determinante para definir o custo que ser\u00e1 investido para a aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes. Afinal, voc\u00ea n\u00e3o quer gastar mais dinheiro atraindo novos clientes, do que eles v\u00e3o gastar comprando os seus produtos, n\u00e3o \u00e9 mesmo? <\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, o esperado \u00e9 que o seu LTV seja sempre superior ao CAC, que \u00e9 o Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o por Cliente. <\/p>\n\n\n\n

LTV e CAC: como usar (e combinar) essas m\u00e9tricas? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O LTV e o CAC s\u00e3o duas m\u00e9tricas extremamente importantes para qualquer neg\u00f3cio que trabalhe com vendas e ambas devem ser analisadas de forma conjunta, j\u00e1 que o CAC mostra quanto a empresa gasta para adquirir novos clientes e o LTV mostra o lucro que ele d\u00e1 para a empresa com as compras. <\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o existe uma propor\u00e7\u00e3o ideal entre o LTV e o CAC, pois cada opera\u00e7\u00e3o funciona de uma maneira e possui objetivos e metas diferentes. Por\u00e9m, no geral, o LTV deve ser superior ao CAC <\/strong>com uma margem de folga para que a empresa obtenha lucro.<\/p>\n\n\n\n

Quando o LTV \u00e9 maior que o CAC, o cliente \u201cdevolve\u201d \u00e0 empresa o dinheiro utilizado para a sua aquisi\u00e7\u00e3o e ainda gera lucro ao neg\u00f3cio com as compras realizadas na loja.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, \u00e9 importante que as \u00e1reas da sua empresa trabalhem lado a lado, principalmente o time de marketing e o departamento financeiro. Juntos, eles podem tra\u00e7ar estrat\u00e9gias mais assertivas para gerar melhores resultados. <\/p>\n\n\n\n

\"ltv<\/figure>\n\n\n\n

Como e por que usar o LTV no seu neg\u00f3cio? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Acompanhar o LTV pode trazer diversos benef\u00edcios para o seu neg\u00f3cio, j\u00e1 que a partir dessa m\u00e9trica voc\u00ea consegue identificar tend\u00eancias e oportunidades para otimizar a sua opera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode utilizar o LTV como ponto de partida para: <\/p>\n\n\n\n