{"id":4812,"date":"2022-08-01T00:00:00","date_gmt":"2022-08-01T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/ltv\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:08","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:08","slug":"ltv","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/ltv\/","title":{"rendered":"LTV: o que \u00e9 como calcular o Lifetime Value?"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea conhece a sigla LTV<\/strong>? Ela significa Lifetime Value<\/em> (Valor de tempo de vida, em tradu\u00e7\u00e3o para portugu\u00eas), que \u00e9 uma estimativa que mostra a receita m\u00e9dia que um cliente do seu neg\u00f3cio pode gerar ao longo do tempo que ele mant\u00e9m esse relacionamento com a sua empresa, ou seja, enquanto ele continua comprando seus produtos. <\/p>\n\n\n\n Basicamente o LTV \u00e9 uma m\u00e9trica que mostra o valor dos seus clientes. Afinal, voc\u00ea teve um gasto para conquistar esses clientes, seja por meio de investimentos em marketing, an\u00fancios ou outros recursos. E, no final, esses investimentos devem valer a pena e ser compensados com o dinheiro que os clientes gastam com o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Entendendo o LTV, voc\u00ea consegue estipular de forma mais precisa os investimentos que o seu neg\u00f3cio pode fazer para conseguir aumentar a base de clientes, permitindo tamb\u00e9m que voc\u00ea consiga avaliar melhor o seu CAC<\/a> (Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o por Cliente).<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 deu para ter uma ideia do quanto o LTV \u00e9 importante para o um neg\u00f3cio, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Continue lendo para saber mais detalhes e entender como voc\u00ea pode calcular o LTV da sua loja.<\/p>\n\n\n\n Como explicamos anteriormente, essa m\u00e9trica representa o valor m\u00e9dio que o cliente gasta na sua loja. Por\u00e9m, realizar esse c\u00e1lculo n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o simples quanto parece, e ele pode acabar variando de acordo com o funcionamento do seu neg\u00f3cio ou se voc\u00ea vai considerar o lucro ou o faturamento total da empresa. <\/p>\n\n\n\n O importante \u00e9 que, ao calcular o LTV, voc\u00ea considere o tempo de reten\u00e7\u00e3o desses clientes. Isso \u00e9, o tempo que eles continuam realizando compras na sua loja e gerando lucro para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, lembre-se de ter as seguintes informa\u00e7\u00f5es em m\u00e3os para realizar os c\u00e1lculos: ticket m\u00e9dio<\/a> do cliente, n\u00famero m\u00e9dio de compras que esse cliente realiza ao longo do per\u00edodo que ser\u00e1 analisado e o tempo m\u00e9dio de reten\u00e7\u00e3o desse consumidor.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Assim, voc\u00ea pode considerar a seguinte f\u00f3rmula para o c\u00e1lculo do LTV:<\/p>\n\n\n\n LTV = Ticket m\u00e9dio das vendas X n\u00famero de compras do cliente ao longo do tempo<\/strong><\/p>\n\n\n\n Para realizar o c\u00e1lculo em rela\u00e7\u00e3o a um determinado per\u00edodo de tempo ou at\u00e9 considerando uma fase em que a empresa realizou uma campanha de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes, voc\u00ea tamb\u00e9m pode realizar o c\u00e1lculo da seguinte forma: <\/p>\n\n\n\n LTV = (Ticket m\u00e9dio x M\u00e9dia de compras por cliente ao ano) X M\u00e9dia de tempo de reten\u00e7\u00e3o de clientes <\/strong><\/p>\n\n\n\n Exemplo pr\u00e1tico: vamos imaginar que os seus clientes t\u00eam um ticket m\u00e9dio de R$ 1 mil reais e que, ap\u00f3s analisar o comportamento deles, voc\u00ea identificou que eles realizam em m\u00e9dia 5 compras ao ano e que o tempo de reten\u00e7\u00e3o m\u00e9dio deles \u00e9 de 3 anos.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, temos o seguinte c\u00e1lculo:<\/p>\n\n\n\n Ticket m\u00e9dio: R$ 1 mil<\/p>\n\n\n\n M\u00e9dia transa\u00e7\u00f5es feitas em um ano: 5<\/p>\n\n\n\n Tempo reten\u00e7\u00e3o: 3 anos<\/p>\n\n\n\n (1000 x 5) x 3 = R$ 15 mil<\/p>\n\n\n\n Ou seja, o valor m\u00e9dio que os clientes da sua loja gastam com o seu neg\u00f3cio \u00e9 cerca de R$ 15 mil.<\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe como calcular o seu LTV, chegou a hora de entender como analisar esses valores e utiliz\u00e1-los para melhorar a performance do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n O ideal \u00e9 que o LTV sirva como um fator determinante para definir o custo que ser\u00e1 investido para a aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes. Afinal, voc\u00ea n\u00e3o quer gastar mais dinheiro atraindo novos clientes, do que eles v\u00e3o gastar comprando os seus produtos, n\u00e3o \u00e9 mesmo? <\/p>\n\n\n\n Sendo assim, o esperado \u00e9 que o seu LTV seja sempre superior ao CAC, que \u00e9 o Custo de Aquisi\u00e7\u00e3o por Cliente. <\/p>\n\n\n\n O LTV e o CAC s\u00e3o duas m\u00e9tricas extremamente importantes para qualquer neg\u00f3cio que trabalhe com vendas e ambas devem ser analisadas de forma conjunta, j\u00e1 que o CAC mostra quanto a empresa gasta para adquirir novos clientes e o LTV mostra o lucro que ele d\u00e1 para a empresa com as compras. <\/p>\n\n\n\n N\u00e3o existe uma propor\u00e7\u00e3o ideal entre o LTV e o CAC, pois cada opera\u00e7\u00e3o funciona de uma maneira e possui objetivos e metas diferentes. Por\u00e9m, no geral, o LTV deve ser superior ao CAC <\/strong>com uma margem de folga para que a empresa obtenha lucro.<\/p>\n\n\n\n Quando o LTV \u00e9 maior que o CAC, o cliente \u201cdevolve\u201d \u00e0 empresa o dinheiro utilizado para a sua aquisi\u00e7\u00e3o e ainda gera lucro ao neg\u00f3cio com as compras realizadas na loja.<\/p>\n\n\n\n Por isso, \u00e9 importante que as \u00e1reas da sua empresa trabalhem lado a lado, principalmente o time de marketing e o departamento financeiro. Juntos, eles podem tra\u00e7ar estrat\u00e9gias mais assertivas para gerar melhores resultados. <\/p>\n\n\n\n Acompanhar o LTV pode trazer diversos benef\u00edcios para o seu neg\u00f3cio, j\u00e1 que a partir dessa m\u00e9trica voc\u00ea consegue identificar tend\u00eancias e oportunidades para otimizar a sua opera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea pode utilizar o LTV como ponto de partida para: <\/p>\n\n\n\n Analisando o LTV, voc\u00ea consegue ter insights <\/em>valiosos sobre a experi\u00eancia dos seus clientes e entender se ela est\u00e1 realmente sendo satisfat\u00f3ria. <\/p>\n\n\n\n A partir disso, voc\u00ea consegue realizar melhorias nessa m\u00e9trica, o que far\u00e1 com que voc\u00ea realize escolha mais certeiras com os seus investimentos – seja determinando um mix de produtos mais alinhado com o p\u00fablico ou at\u00e9 impactando um p\u00fablico-alvo mais assertivo – e aumente o per\u00edodo de reten\u00e7\u00e3o dos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n Acompanhando o LTV, voc\u00ea consegue estipular exatamente o quanto de budget<\/em><\/a> ser\u00e1 necess\u00e1rio para realizar investimentos em campanhas de marketing. Esse n\u00famero tamb\u00e9m pode servir de argumento para fundamentar o dinheiro utilizado pela \u00e1rea de marketing.\u00a0<\/p>\n\n\n\n O LTV \u00e9 essencial para as estrat\u00e9gias de crescimento de neg\u00f3cio, pois com essa m\u00e9trica voc\u00ea consegue entender exatamente quanto de investimento \u00e9 necess\u00e1rio para que a sua empresa chegue em um determinado patamar de forma sustent\u00e1vel. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea j\u00e1 entendeu que o LTV \u00e9 muito importante para o desenvolvimento do seu neg\u00f3cio e, principalmente, para que voc\u00ea obtenha uma maior reten\u00e7\u00e3o dos seus clientes e aumente suas vendas. <\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, que tal dar uma olhada em algumas formas de aprimorar o LTV do seu neg\u00f3cio? Confira: <\/p>\n\n\n\n Um dos pontos principais do LTV \u00e9 o ticket m\u00e9dio, e as estrat\u00e9gias de upsell e cross sell<\/a> ajudam justamente no aumento desse gasto m\u00e9dio dos clientes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n O upsell se trata de uma estrat\u00e9gia de venda em que voc\u00ea incentiva a compra de um produto com o ticket m\u00e9dio mais alto, por ele ser mais completo ou mais novo do que o escolhido previamente pelo consumidor.<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 o cross-sell \u00e9 uma t\u00e9cnica que busca incrementar a compra do consumidor adicionando itens relacionados \u00e0 compra inicial, aumentando o ticket m\u00e9dio do pedido final. <\/p>\n\n\n\n Quando feitas de maneira sutil e pensadas no consumidor em primeiro lugar, essas estrat\u00e9gias podem melhorar a experi\u00eancia de compra dos seus clientes, aumentar o ticket m\u00e9dio das suas vendas e, consequentemente, aumentar o seu LTV. <\/p>\n\n\n\n Se o seu produto tiver uma boa qualidade e suprir todas as expectativas do seu consumidor, ou seja, ser exatamente o que ele estava buscando, isso pode fazer com que ele volte a comprar na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, quando consideramos a experi\u00eancia de compra no e-commerce, devemos pensar al\u00e9m do produto, mas tamb\u00e9m no atendimento<\/a>, que \u00e9 essencial para garantir a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente.<\/p>\n\n\n\n Por exemplo, voc\u00ea sabia que 92% dos consumidores que precisam passar<\/p>\n\n\n\n por um processo de troca ou devolu\u00e7\u00e3o de produto voltariam a comprar na mesma<\/p>\n\n\n\n loja caso tivessem uma boa experi\u00eancia durante a situa\u00e7\u00e3o? Tudo isso por conta do atendimento bem feito! (Ebit)<\/p>\n\n\n\n Ou seja, com um bom atendimento, voc\u00ea pode contornar situa\u00e7\u00f5es complicadas, garantir uma boa experi\u00eancia de compra, melhorar o relacionamento com os seus clientes e, claro, fideliz\u00e1-lo, fazendo com que o seu LTV aumente. <\/p>\n\n\n\n Fidelizar clientes \u00e9 um dos grandes objetivos de toda loja, por\u00e9m, nem sempre \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil. \u00c9 preciso entender bem esses consumidores, e suas necessidades e expectativas com o neg\u00f3cio, para ser assertivo nas estrat\u00e9gias e fazer com que eles voltem a comprar. <\/p>\n\n\n\n Pensando nisso, estrat\u00e9gias de marketing e relacionamento s\u00e3o essenciais nesse momento. Converse com os seus clientes, envie promo\u00e7\u00f5es<\/a> exclusivas, use as redes sociais e proporcione uma experi\u00eancia \u00fanica.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Dessa forma, os clientes n\u00e3o apenas voltam \u00e0s compras na sua empresa, como recomendam ela para outras pessoas e contribuem para o aumento do faturamento do seu neg\u00f3cio, fazendo com que voc\u00ea tamb\u00e9m aumente o seu LTV.<\/p>\n\n\n\n Conversar com os consumidores certos, no momento certo, pode fazer toda a diferen\u00e7a quando pensamos na aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes. Sendo assim, o investimento em segmenta\u00e7\u00e3o pode ser um fator chave para aumentar o LTV da sua empresa. <\/p>\n\n\n\n Entregar o produto certo para os clientes certos contribui para que esse consumidor tenha uma boa experi\u00eancia desde o primeiro contato com a sua loja.<\/p>\n\n\n\n Entendeu como o LTV \u00e9 importante para o seu neg\u00f3cio? Utilize essa m\u00e9trica para impulsionar suas vendas, multiplicar os seus resultados e veja o seu neg\u00f3cio chegando muito mais longe!\u00a0<\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n O que \u00e9 taxa de convers\u00e3o e como calcular isso?<\/a><\/p>\n\n\n\n Upsell: o que \u00e9 e como isso ajuda no seu faturamento?<\/a><\/p>\n\n\n\nComo funciona o c\u00e1lculo do LTV?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como analisar o LTV de uma empresa<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
LTV e CAC: como usar (e combinar) essas m\u00e9tricas? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Como e por que usar o LTV no seu neg\u00f3cio? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como melhorar o LTV do seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Invista em upselling e cross-selling<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Aprimore o seu atendimento e a qualidade do seu produto<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Aposte em estrat\u00e9gias de fideliza\u00e7\u00e3o para reter seus clientes <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Invista em segmenta\u00e7\u00e3o e melhore a experi\u00eancia dos seus clientes<\/strong><\/h3>\n\n\n\n