{"id":4842,"date":"2022-08-18T00:00:00","date_gmt":"2022-08-18T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/cmv\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:09","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:09","slug":"cmv","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/cmv\/","title":{"rendered":"CMV: como calcular o custo de mercadoria vendida?"},"content":{"rendered":"\n
O CMV<\/strong> \u00e9 um indicador essencial para qualquer neg\u00f3cio e seu c\u00e1lculo pode gerar algumas d\u00favidas, pois ele envolve diversas vari\u00e1veis e possui diferentes f\u00f3rmulas que podem ser utilizadas. <\/p>\n\n\n\n O Custo da Mercadoria Vendida ou CMV \u00e9 uma defini\u00e7\u00e3o que deve estar entre os primeiros passos de qualquer neg\u00f3cio, independentemente do tamanho da empresa ou do segmento em que ela est\u00e1 inserida. Afinal, \u00e9 calculando o CMV que voc\u00ea ir\u00e1 estabelecer a margem de lucro das suas vendas e, consequentemente, a lucratividade da sua empresa.<\/p>\n\n\n\n Assim, para te ajudar a usar esse indicador e calcular o custo dos seus produtos corretamente para aumentar a lucratividade do seu neg\u00f3cio, separamos as principais informa\u00e7\u00f5es sobre o CMV. Confira: <\/p>\n\n\n\n Independentemente se voc\u00ea produz os seus produtos ou apenas revende mercadorias, toda vez que uma compra \u00e9 feita no seu neg\u00f3cio, voc\u00ea deve obter um lucro pela venda, e para obter esse lucro, voc\u00ea deve descontar todas as despesas que voc\u00ea teve para produzir, comprar e comercializar aquele item. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 basicamente isso que o CMV te mostra! Como o pr\u00f3prio nome j\u00e1 diz, o indicador de Custo de Mercadoria Vendida te mostra todo o custo que aquela mercadoria gera at\u00e9 que ela seja vendida. Ou seja, ela inclui despesas de produ\u00e7\u00e3o, compra, armazenagem, venda, entre tantos outros fatores. <\/p>\n\n\n\n Com o CMV, \u00e9 poss\u00edvel calcular o seu Lucro Bruto, ou seja, o lucro final deduzido de todos os custos vari\u00e1veis. Afinal, ele mostra todos os custos que voc\u00ea teve com aquele produto para ent\u00e3o te mostrar quanto voc\u00ea realmente fatura com cada compra feita pelos clientes da sua loja. <\/p>\n\n\n\n E esse \u00e9 o principal objetivo do CMV para os neg\u00f3cios: mostrar quanto \u00e9 necess\u00e1rio investir para realizar as vendas, para assim apurar o seu Lucro Bruto e, claro, garantir que a sua empresa tenha uma boa margem de lucro<\/a>. <\/p>\n\n\n\n No geral, o CMV \u00e9 um \u00f3timo indicador de performance operacional, uma vez que, ele mede quanto voc\u00ea gasta para manter as suas vendas, podendo ent\u00e3o mensurar se a sua opera\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo lucrativa ou n\u00e3o, e apontando exatamente o que voc\u00ea pode melhorar. <\/p>\n\n\n\n Para isso, o indicador considera todos os gastos vari\u00e1veis envolvidos na venda das mercadorias de um neg\u00f3cio, como valores pagos para fornecedores (caso voc\u00ea trabalhe com revenda), valores de m\u00e3o de obra, equipamentos e outros insumos necess\u00e1rios (caso voc\u00ea produza os seus produtos) e tamb\u00e9m todos os gastos para o armazenamento dos itens, ou seja, com o seu estoque!<\/p>\n\n\n\n Os itens que um neg\u00f3cio tem armazenados no estoque n\u00e3o aumentam ativamente o lucro da empresa, por\u00e9m representam custos para o neg\u00f3cio, assim como poss\u00edveis devolu\u00e7\u00f5es de mercadoria<\/a> depois que as vendas s\u00e3o feitas. E o CMV se certifica de incluir essas despesas para calcular o Lucro Bruto da sua empresa, oferecendo resultados ainda mais exatos. <\/p>\n\n\n\n Para garantir ainda mais precis\u00e3o, existem diferentes formas de calcular o CMV. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea pode calcular o Custo de Mercadoria Vendida geral do seu neg\u00f3cio, ou seja, o custo das despesas que o seu produto geral ao longo de um per\u00edodo, como um m\u00eas, por exemplo. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode calcular o custo de um \u00fanico produto \u2013 o que pode ser \u00fatil se voc\u00ea possui uma empresa com produtos muitos variados \u2013 ou at\u00e9 calcular o CMV por faturamento, que te mostra o custo percentual m\u00e9dio que o seu neg\u00f3cio gasta. <\/p>\n\n\n\n Entenda esses diferentes c\u00e1lculos de CMV e fique por dentro das f\u00f3rmulas necess\u00e1rias para definir os indicadores do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Como falamos anteriormente, o CMV geral do seu neg\u00f3cio mostra os custos referentes a um determinado per\u00edodo de tempo, como uma semana, um m\u00eas ou at\u00e9 um ano.<\/p>\n\n\n\n Assim, para calcular o CMV geral, devemos considerar as seguintes vari\u00e1veis: estoque inicial (EI), as compras (C) realizadas no per\u00edodo e o estoque final (EF). E podemos aplicar tudo isso na seguinte f\u00f3rmula: <\/p>\n\n\n\n EI + C – EF = CMV<\/strong><\/p>\n\n\n\n Caso seja necess\u00e1rio e fa\u00e7a sentido para o momento do seu neg\u00f3cio, voc\u00ea tamb\u00e9m pode incluir na f\u00f3rmula as devolu\u00e7\u00f5es de vendas (DV) e as devolu\u00e7\u00f5es de compras (DC). No final, o c\u00e1lculo fica assim:<\/p>\n\n\n\n Somando as devolu\u00e7\u00f5es de vendas (DV): EI + C + DV – EF = CMV<\/strong><\/p>\n\n\n\n Subtraindo as devolu\u00e7\u00f5es de compra (DC): EI + C – DC – EF = CMV<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ou incluindo as duas vari\u00e1veis (+ DV) e (- DC): EI + C + DV – DC – EF = CMV<\/strong><\/p>\n\n\n\n Exemplo pr\u00e1tico: <\/strong>vamos imaginar que a sua empresa possu\u00eda cerca de R$ 8 mil em estoque (EI) no in\u00edcio de janeiro, e investiu R$ 2 mil em compras (C) ao longo desse m\u00eas. Tamb\u00e9m foram devolvidos R$ 150,00 em mercadorias (DV), e, no final do m\u00eas, a empresa terminou com R$ 5 mil em estoque (EF). Sendo assim, realizamos o seguinte c\u00e1lculo:<\/p>\n\n\n\n EI + C + DV – EF = CMV<\/p>\n\n\n\n R$ 8.000,00 + R$ 2.000,00 + R$ 150,00 – R$ 5.000 = R$ 5.150<\/p>\n\n\n\n Ou seja, o seu CMV ao longo do m\u00eas de janeiro foi de R$ 5.150<\/p>\n\n\n\n O CMV geral pode ser encontrado facilmente no DRE<\/a> (Demonstrativo de Resultado do Exerc\u00edcio), que relata toda receita, custos e despesas da sua empresa, mostrando claramente seus lucros ou preju\u00edzos dentro de um certo per\u00edodo. <\/p>\n\n\n\n Se o seu neg\u00f3cio possui uma grande variedade de produtos com diferentes valores, voc\u00ea pode calcular o CMV de cada um dos seus itens e identificar o custo unit\u00e1rio de cada uma das suas mercadorias. <\/p>\n\n\n\n Para esse c\u00e1lculo, \u00e9 preciso estar por dentro das seguintes vari\u00e1veis: estoque inicial dessa mercadoria (EI), o quanto voc\u00ea gastou na compra (C) desse produto ao longo de determinado per\u00edodo e o estoque final dele (EF). Com isso, utilizamos a seguinte f\u00f3rmula para encontrar o CMV por produto:<\/p>\n\n\n\n EI + C – EF = CMV<\/strong><\/p>\n\n\n\n Exemplo pr\u00e1tico: <\/strong>vamos imaginar que a sua empresa possui R$ 1 mil em canecas, esse \u00e9 o seu estoque inicial (EI). Ao longo do m\u00eas, voc\u00ea comprou (C) mais R$ 500 nessa mercadoria e, ao final desses 30 dias, voc\u00ea tinha R$ 700 em estoque (EF).<\/p>\n\n\n\n R$ 1.000,00 + R$ 500,00 – R$ 700,00 = R$ 800,00<\/p>\n\n\n\n Assim, o seu CMV pelas canecas \u00e9 de 800 reais. <\/p>\n\n\n\n E lembre-se: esse \u00e9 o custo que voc\u00ea tem para realizar as suas vendas. Ent\u00e3o, se voc\u00ea vendeu R$ 2.000,00 em canecas em um m\u00eas, voc\u00ea obt\u00e9m um lucro bruto de R$ 1.200,00. <\/p>\n\n\n\n Nesse modelo, a conta \u00e9 bem diferente e um pouco mais simples. Aqui, o c\u00e1lculo \u00e9 feito de acordo com o percentual de faturamento do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Assim, a conta funciona da seguinte forma: voc\u00ea calcula o percentual m\u00e9dio de despesas do seu neg\u00f3cio e aplica esse resultado sobre os produtos da sua loja. Voc\u00ea pode usar a seguinte f\u00f3rmula:<\/p>\n\n\n\n (custo fixo\/ faturamento) x 100 = percentual m\u00e9dio de despesas <\/strong><\/p>\n\n\n\n Exemplo pr\u00e1tico<\/strong>: vamos imaginar que a sua empresa tem um faturamento m\u00e9dio mensal de R$ 6.000,00 e um custo m\u00e9dio fixo de R$ 1.200,00. Ent\u00e3o, voc\u00ea tem a seguinte conta: <\/p>\n\n\n\n (1.200\/6.000) x 100 = 20% de custo percentual<\/strong><\/p>\n\n\n\n Apesar de todos os c\u00e1lculos serem diferentes, eles possuem um fator em comum: todos eles exigem que voc\u00ea tenha um controle preciso dos seus gastos e uma boa gest\u00e3o de estoque<\/a>. Apenas dessa forma ser\u00e1 poss\u00edvel fazer o c\u00e1lculo do CMV de maneira exata. <\/p>\n\n\n\n Para garantir tudo isso, mantenha a parte financeira do seu neg\u00f3cio sempre muito bem gerida e, se necess\u00e1rio, conte com um sistema de integra\u00e7\u00e3o, como um ERP<\/a>, para garantir uma boa organiza\u00e7\u00e3o log\u00edstica<\/a> e otimizar a gest\u00e3o do seu estoque.\u00a0<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 o CMV e para que ele serve? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
CMV e performance<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como calcular o seu CMV?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Para calcular o seu CMV geral\u2026<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para calcular o seu CMV por produto\u2026<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para calcular o seu CMV por faturamento\u2026<\/strong><\/h4>\n\n\n\n