{"id":4882,"date":"2022-09-08T00:00:00","date_gmt":"2022-09-08T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/spin-selling\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:12","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:12","slug":"spin-selling","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/spin-selling\/","title":{"rendered":"SPIN Selling: o que \u00e9 e como aplicar esta t\u00e9cnica?"},"content":{"rendered":"\n
O SPIN Selling<\/strong> \u00e9 uma metodologia antiga – criada h\u00e1 mais de 30 anos – que pode ser essencial para te ajudar a montar estrat\u00e9gias de vendas ainda mais assertivas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Afinal, quando voc\u00ea conhece seus clientes e entende as dores e necessidades deles, voc\u00ea consegue import\u00e1-los de forma precisa e impulsionar as suas vendas. E o Spin Selling te ajuda exatamente nesse quesito, mostrando quais s\u00e3o as perguntas certas a se fazer para descobrir mais detalhes sobre a inten\u00e7\u00e3o de compra do seu p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n E mais do que descobrir informa\u00e7\u00f5es sobre o seu cliente, a metodologia ajuda a despertar o interesse desse consumidor no produto ou servi\u00e7o oferecido pela sua loja, que muitas vezes n\u00e3o conhece muito bem o problema que ele tem e como voc\u00ea pode resolver. Assim, o SPIN Selling pode acelerar o processo de decis\u00e3o de compra. <\/p>\n\n\n\n Continue lendo e veja como o SPIN Selling foi criado e como essa metodologia pode ser utilizada ainda hoje para alavancar as vendas da sua loja. <\/p>\n\n\n\n A hist\u00f3ria do SPIN Selling come\u00e7a com uma inquieta\u00e7\u00e3o do psic\u00f3logo brit\u00e2nico Neil Rackham, que passou a investigar a abordagem utilizada por alguns vendedores, visto que muitos n\u00e3o obtinham sucesso nas trocas e negocia\u00e7\u00f5es com os clientes. <\/p>\n\n\n\n Logo, o psic\u00f3logo notou duas grandes quest\u00f5es: primeiro que muitos vendedores n\u00e3o sabiam exatamente como abordar seus potenciais clientes e quais perguntas deveriam ser feitas, segundo que faltava uma certa padroniza\u00e7\u00e3o nos processos comerciais de venda. <\/p>\n\n\n\n A partir dessas dificuldades, Neil Rackham desenvolveu uma metodologia baseada em quatro perguntas consideradas essenciais em um processo de negocia\u00e7\u00e3o. Cada pergunta foca em um aspecto diferente do cliente e as iniciais de cada uma formam o nome “SPIN”. S\u00e3o elas: as perguntas de situa\u00e7\u00e3o (S), perguntas de problema (P), perguntas de implica\u00e7\u00e3o (I) e perguntas de necessidade (N). <\/p>\n\n\n\n A partir dessas perguntas, seria poss\u00edvel entender as necessidades espec\u00edficas de cada cliente, tornando o processo mais assertivo para solucionar as dores deles e aumentando assim as chances de venda do neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Tudo isso foi detalhado no livro \u201cAlcan\u00e7ando Excel\u00eancia em Vendas: Spin Selling – Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes\u201d, que foi publicado por Rackham em 1988. <\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 o SPIN Selling?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n