{"id":4882,"date":"2022-09-08T00:00:00","date_gmt":"2022-09-08T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/spin-selling\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:12","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:12","slug":"spin-selling","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/spin-selling\/","title":{"rendered":"SPIN Selling: o que \u00e9 e como aplicar esta t\u00e9cnica?"},"content":{"rendered":"\n

Conhe\u00e7a a metodologia SPIN Selling e veja como ela pode ajudar a potencializar as vendas da sua loja<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

O SPIN Selling<\/strong> \u00e9 uma metodologia antiga – criada h\u00e1 mais de 30 anos – que pode ser essencial para te ajudar a montar estrat\u00e9gias de vendas ainda mais assertivas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Afinal, quando voc\u00ea conhece seus clientes e entende as dores e necessidades deles, voc\u00ea consegue import\u00e1-los de forma precisa e impulsionar as suas vendas. E o Spin Selling te ajuda exatamente nesse quesito, mostrando quais s\u00e3o as perguntas certas a se fazer para descobrir mais detalhes sobre a inten\u00e7\u00e3o de compra do seu p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n

E mais do que descobrir informa\u00e7\u00f5es sobre o seu cliente, a metodologia ajuda a despertar o interesse desse consumidor no produto ou servi\u00e7o oferecido pela sua loja, que muitas vezes n\u00e3o conhece muito bem o problema que ele tem e como voc\u00ea pode resolver. Assim, o SPIN Selling pode acelerar o processo de decis\u00e3o de compra. <\/p>\n\n\n\n

Continue lendo e veja como o SPIN Selling foi criado e como essa metodologia pode ser utilizada ainda hoje para alavancar as vendas da sua loja. <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o SPIN Selling?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A hist\u00f3ria do SPIN Selling come\u00e7a com uma inquieta\u00e7\u00e3o do psic\u00f3logo brit\u00e2nico Neil Rackham, que passou a investigar a abordagem utilizada por alguns vendedores, visto que muitos n\u00e3o obtinham sucesso nas trocas e negocia\u00e7\u00f5es com os clientes. <\/p>\n\n\n\n

Logo, o psic\u00f3logo notou duas grandes quest\u00f5es: primeiro que muitos vendedores n\u00e3o sabiam exatamente como abordar seus potenciais clientes e quais perguntas deveriam ser feitas, segundo que faltava uma certa padroniza\u00e7\u00e3o nos processos comerciais de venda. <\/p>\n\n\n\n

A partir dessas dificuldades, Neil Rackham desenvolveu uma metodologia baseada em quatro perguntas consideradas essenciais em um processo de negocia\u00e7\u00e3o. Cada pergunta foca em um aspecto diferente do cliente e as iniciais de cada uma formam o nome “SPIN”. S\u00e3o elas: as perguntas de situa\u00e7\u00e3o (S), perguntas de problema (P), perguntas de implica\u00e7\u00e3o (I) e perguntas de necessidade (N). <\/p>\n\n\n\n

A partir dessas perguntas, seria poss\u00edvel entender as necessidades espec\u00edficas de cada cliente, tornando o processo mais assertivo para solucionar as dores deles e aumentando assim as chances de venda do neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Tudo isso foi detalhado no livro \u201cAlcan\u00e7ando Excel\u00eancia em Vendas: Spin Selling – Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes\u201d, que foi publicado por Rackham em 1988. <\/p>\n\n\n\n

O SPIN Selling acabou se tornando uma metodologia muito utilizada no mercado B2B<\/a> (Business To Business, <\/em>em ingl\u00eas, ou vendas de empresa para empresa), visto que existem negocia\u00e7\u00f5es mais complexas dentro desse modelo de neg\u00f3cio. Por\u00e9m, ele tamb\u00e9m pode trazer resultados muito positivos nas vendas para o consumidor final (B2C), como \u00e9 o caso de uma loja comum.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

As quatro perguntas do Spin selling<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A metodologia apresentada por Neil Rackham se baseia em quatro perguntas que devem ser respondidas pelo cliente, ou seja, ela coloca os lojistas e vendedores em uma posi\u00e7\u00e3o de ouvinte, onde ele deve apenas captar todas as informa\u00e7\u00f5es sobre os seus potenciais clientes.  <\/p>\n\n\n\n

Assim, as perguntas fazem com que esse m\u00e9todo funcione como uma entrevista para conhecer o cliente. Por\u00e9m, \u00e9 importante destacar que as perguntas n\u00e3o s\u00e3o definidas, elas apenas abordam alguns \u00e2mbitos do cliente.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, a metodologia \u00e9 muito vers\u00e1til, podendo ser adaptada a neg\u00f3cios de todos os tamanhos e segmentos e permitindo que ela seja adaptada para diferentes p\u00fablicos e momentos. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 importante destacar que as perguntas devem ser feitas seguindo a ordem estabelecida no nome \u201cSPIN\u201d, ou seja, come\u00e7ando com as perguntas de situa\u00e7\u00e3o, seguidas pelas de problema, de implica\u00e7\u00e3o e ent\u00e3o finalizando com as de necessidade. Como cada pergunta tem um objetivo e se conecta com a pr\u00f3xima, o processo acaba acontecendo de forma mais natural, permitindo uma troca entre os dois lados.<\/p>\n\n\n\n

Entenda quais s\u00e3o essas quest\u00f5es e qual o objetivo de cada uma:<\/p>\n\n\n\n

Perguntas de situa\u00e7\u00e3o (S):<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

As perguntas de situa\u00e7\u00e3o iniciam a metodologia, pois \u00e9 por meio delas que voc\u00ea come\u00e7ar\u00e1 a conhecer o seu cliente e entender todo o contexto que envolve ele. \u00c9 o momento de se \u201csituar\u201d sobre os interesses, desafios e motiva\u00e7\u00f5es dele, al\u00e9m de compreender o momento atual em que ele vive e, claro, onde ele deseja chegar. <\/p>\n\n\n\n

Aqui, \u00e9 importante que voc\u00ea estude sobre o seu p\u00fablico-alvo<\/a> e tenha uma ideia sobre quem \u00e9 o seu cliente e o que ele busca. Dessa forma, voc\u00ea chega com uma melhor prepara\u00e7\u00e3o para realizar o SPIN Selling, e desde as perguntas de situa\u00e7\u00e3o j\u00e1 come\u00e7a a ter uma ideia dos problemas principais enfrentados por esse potencial cliente.<\/p>\n\n\n\n

Exemplos de perguntas de situa\u00e7\u00e3o:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

– Quais problemas voc\u00ea enfrenta hoje?<\/p>\n\n\n\n

– Como voc\u00ea lida com esses problemas? <\/p>\n\n\n\n

– Quem mais \u00e9 afetado por esse problema? <\/p>\n\n\n\n

– Voc\u00ea j\u00e1 utiliza algum tipo de solu\u00e7\u00e3o? <\/p>\n\n\n\n

Perguntas de problema (P):<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 tem algumas informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas sobre esse poss\u00edvel cliente, chegou a hora de entender o \u201cproblema\u201d que tem e que voc\u00ea ir\u00e1 resolver. Ou seja, as perguntas de problema se referem a descoberta das dores e necessidades dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea compreende as dores dos seus clientes, voc\u00ea consegue pensar em solu\u00e7\u00f5es mais efetivas, principalmente quando consideramos aqueles problemas que o cliente ainda n\u00e3o sabe que ele tem. E \u00e9 justamente nesse momento que o seu potencial cliente tamb\u00e9m come\u00e7ar\u00e1 a identificar esses problemas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Exemplos de perguntas de problema:<\/strong><\/p>\n\n\n\n