{"id":4964,"date":"2022-10-31T00:00:00","date_gmt":"2022-10-31T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/cohort\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:18","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:18","slug":"cohort","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/cohort\/","title":{"rendered":"Cohort: como tra\u00e7ar o comportamento dos clientes"},"content":{"rendered":"\n
Ficar por dentro de diferentes m\u00e9tricas do mercado, como o Cohort<\/strong>, \u00e9 essencial para diferenciar o seu neg\u00f3cio da concorr\u00eancia e sair na frente. <\/p>\n\n\n\n No Brasil, o e-commerce n\u00e3o para de crescer! De acordo com a 46\u00aa edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers, s\u00f3 no primeiro semestre de 2022, o pa\u00eds j\u00e1 atingiu a marca de R$ 118,6 bi em vendas.<\/p>\n\n\n\n As compras online definitivamente ca\u00edram no gosto dos brasileiros e impulsionaram empreendedores de todos os cantos do pa\u00eds a tirarem seus neg\u00f3cios do papel usando os canais digitais. Segundo a pesquisa \u201cPerfil do E-Commerce Brasileiro\u201d, em 2021, o pa\u00eds totalizou cerca de 1,59 milh\u00e3o de lojas online. <\/p>\n\n\n\n Essa evolu\u00e7\u00e3o, acelerada pela digitaliza\u00e7\u00e3o dos processos de compra e venda, tamb\u00e9m fez com que a concorr\u00eancia entre os neg\u00f3cios ficasse cada vez mais acirrada. Por isso, hoje, quem se atualiza constantemente no e-commerce e fica por dentro das \u00faltimas tend\u00eancias do mercado, com certeza, sai na frente. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, antes de tomar qualquer decis\u00e3o de neg\u00f3cio, \u00e9 essencial que voc\u00ea tenha convic\u00e7\u00e3o de que aquele \u00e9 o melhor caminho para a sua empresa. E \u00e9 justamente isso que a an\u00e1lise Cohort far\u00e1 para voc\u00ea! <\/p>\n\n\n\n Cohort \u00e9 uma m\u00e9trica utilizada para medir o comportamento de diferentes grupos de consumidores e identificar algumas tend\u00eancias, sejam elas positivas ou negativas, que impactam diretamente o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Cohort significa grupo. Sendo assim, a an\u00e1lise Cohort avalia o comportamento dos clientes de uma empresa dividindo-os em grupos que possuem caracter\u00edsticas ou perfis iguais. <\/p>\n\n\n\n Com esse m\u00e9todo voc\u00ea consegue analisar tend\u00eancias e comportamentos dos seus clientes dentro de um determinado atributo e de um certo per\u00edodo de tempo, proporcionando uma vis\u00e3o mais estrat\u00e9gica para diversas \u00e1reas da sua opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n A an\u00e1lise Cohort pode ser aplicada em neg\u00f3cios dos mais diversos segmentos, uma vez que, o principal objetivo da metodologia \u00e9 examinar diferentes grupos de consumidores, independente dos dados escolhidos para segmentar essa an\u00e1lise.<\/p>\n\n\n\n Quando consideramos uma loja, por exemplo, voc\u00ea pode analisar etapas da jornada do cliente \u2013 como quando ele realizou a primeira compra \u2013 ou at\u00e9 um comportamento mais espec\u00edfico \u2013 como a ades\u00e3o de um novo produto do seu sortimento ou a quantidade de clientes que chegaram por uma determinada campanha de marketing<\/a> da sua marca.<\/p>\n\n\n\n Por mais que voc\u00ea analise outras m\u00e9tricas do seu neg\u00f3cio, o Cohort pode trazer insights valiosos, j\u00e1 que ele n\u00e3o examina a opera\u00e7\u00e3o de uma forma macro, mas sim por meio de um p\u00fablico espec\u00edfico do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar que reter os clientes \u00e9 mais importante \u2013 e mais barato \u2013 do que adquirir novos clientes? Essa afirma\u00e7\u00e3o \u00e9 verdadeira, e o Cohort \u00e9 capaz de fornecer informa\u00e7\u00f5es muito importantes para que voc\u00ea coloque isso em pr\u00e1tica e tenha mais clientes fidelizados na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Com a an\u00e1lise, voc\u00ea consegue identificar n\u00e3o apenas a aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes e a reten\u00e7\u00e3o deles, como quantos deles realizam novas compras e quantos s\u00e3o impactados pelas suas a\u00e7\u00f5es de marketing \u2013 e realizam compras a partir disso. <\/p>\n\n\n\n E, claro, o Cohort tamb\u00e9m pode mostrar o que n\u00e3o est\u00e1 funcionando efetivamente no seu neg\u00f3cio, indicando exatamente quando est\u00e1 acontecendo o churn<\/em>, que \u00e9 o momento em que voc\u00ea perde o cliente. Isso pode te mostrar em qual momento da jornada dos seus consumidores voc\u00ea precisa investir e criar estrat\u00e9gias mais assertivas de reten\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\nAfinal, o que significa Cohort? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Por que a an\u00e1lise de Cohort \u00e9 importante para o neg\u00f3cio? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n