{"id":4984,"date":"2022-11-07T00:00:00","date_gmt":"2022-11-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/influenciadores-digitais\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:19","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:19","slug":"influenciadores-digitais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/influenciadores-digitais\/","title":{"rendered":"Influenciadores digitais e marketing de influ\u00eancia"},"content":{"rendered":"\n

Tudo que voc\u00ea precisa saber sobre influenciadores digitais e os benef\u00edcios de impulsionar a sua marca com eles<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Em quantas redes sociais voc\u00ea tem um perfil? Quantas vezes por dia voc\u00ea acessa cada uma delas para ver as novidades? Quantos influenciadores digitais<\/strong> voc\u00ea segue e acompanha? Essas perguntas s\u00e3o fundamentais para entendermos a pot\u00eancia desses novos criadores de tend\u00eancias e multiplicadores de ideias.<\/p>\n\n\n\n

Eles s\u00e3o novos agentes do mercado de consumo, com diferentes tamanhos, linguagens, p\u00fablicos, tem\u00e1ticas e plataformas. Dos micro aos mega influenciadores digitais, podemos encontrar uma abrang\u00eancia impressionante de p\u00fablicos e nichos. Por isso, o alcance, resson\u00e2ncia e relev\u00e2ncia podem variar de acordo com as caracter\u00edsticas individuais de cada usu\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

A influ\u00eancia como comportamento j\u00e1 faz parte da hist\u00f3ria humana, grandes l\u00edderes religiosos e pol\u00edticos, celebridades, intelectuais, atletas e outros, ocuparam e ainda ocupam esses espa\u00e7os. Mas o que mudou com a chegada da internet e mais especificamente, com a populariza\u00e7\u00e3o das redes sociais?<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketing de influ\u00eancia?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O marketing de influ\u00eancia \u00e9 uma estrat\u00e9gia do marketing digital que tem o objetivo de atingir o p\u00fablico-alvo atrav\u00e9s de personalidades e produtores de conte\u00fado relevantes, de acordo com o nicho desejado. O prop\u00f3sito \u00e9 criar uma ponte que pare\u00e7a org\u00e2nica entre a marca e seus consumidores, se utilizando da conex\u00e3o entre os influenciadores digitais e seu p\u00fablico, para oferecer engajamento e suporte para as campanhas, sejam elas pontuais ou duradouras.<\/p>\n\n\n\n

Os objetivos podem variar entre conquistar novos clientes, criar reconhecimento de marca e agregar valor para ela, fidelizar clientes, influenciar positivamente na decis\u00e3o de compra, e muitos outros.<\/p>\n\n\n\n

Uma breve hist\u00f3ria sobre a influ\u00eancia como ferramenta de marketing<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ainda no s\u00e9culo XIX, nos Estados Unidos, muitas marcas j\u00e1 entendiam o valor de figuras carism\u00e1ticas como suas representantes. O principal exemplo \u00e9 a Aunt Jemima, que multiplicou as vendas a partir do contrato com Nancy Green e a tornou porta-voz vital\u00edcia da marca. <\/p>\n\n\n\n

Outra empresa que n\u00e3o s\u00f3 aplicou, mas expandiu o conceito, foi a Disney, que come\u00e7ou a usar seus personagens fict\u00edcios para essa fun\u00e7\u00e3o. Nesse caso, o Coelho Osvaldo veio antes do Mickey e foi o primeiro garoto-propaganda da marca.<\/p>\n\n\n\n

Mas foi s\u00f3 no final do s\u00e9culo XX que come\u00e7ou a surgir literatura sobre o assunto. O livro \u201cConsumer and industrial buying behavior<\/em>\u201d, publicado em 1977, tem um cap\u00edtulo espec\u00edfico sobre os efeitos da a\u00e7\u00e3o de influenciadores na mudan\u00e7a comportamental dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Aqui no Brasil, quando falamos de influ\u00eancia offline, pensamos em exemplos cl\u00e1ssicos como Carlos Moreno que foi garoto-propaganda da Bombril por quase quarenta anos, Sebastian da campanha Abuse e Use<\/em> da C&A, Jo\u00e3o Cort\u00eas como representante da Vivo, e muitos outros.<\/p>\n\n\n\n

Mas \u00e9 um fato que com a populariza\u00e7\u00e3o da internet, a influ\u00eancia foi transformada para sempre e se tornou um dos bra\u00e7os mais potentes do marketing.<\/p>\n\n\n\n

Como a internet mudou os h\u00e1bitos de consumo?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio das m\u00eddias tradicionais, a internet abre espa\u00e7o e estimula comportamentos mais interativos e participativos. O desenvolvimento e amadurecimento dessas plataformas aos poucos fez os consumidores come\u00e7arem a deixar o lugar de apenas receptores de produtos e servi\u00e7os e assumirem um novo papel como \u201cprosumidores\u201d, termo usado por acad\u00eamicos de comunica\u00e7\u00e3o para definir esses novos indiv\u00edduos que participam, influenciam e repercutem as a\u00e7\u00f5es e comunica\u00e7\u00f5es das marcas.<\/p>\n\n\n\n

Isso significa que j\u00e1 n\u00e3o basta criar uma linda campanha e divulgar de forma tradicional. Esses novos consumidores querem fazer parte da \u201cconversa\u201d, se sentir representados e ouvidos. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de porta-vozes, os influenciadores digitais tamb\u00e9m assumem esse papel de representantes do seu p\u00fablico no di\u00e1logo com as marcas. Quando eles fazem cr\u00edticas, testes, perguntas, apontam qualidades e defeitos, o consumidor se v\u00ea e se sente ainda mais seguro para confiar ou n\u00e3o no produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, a credibilidade daqueles que se colocam nessa posi\u00e7\u00e3o \u00e9 t\u00e3o importante. Se ele rompe a confian\u00e7a com o seu p\u00fablico em acordos com marcas que n\u00e3o t\u00eam conex\u00e3o com ele ou n\u00e3o correspondem \u00e0s expectativas, \u00e9 prov\u00e1vel que seu poder de influ\u00eancia seja consideravelmente reduzido e aquele grupo de pessoas resista a novas indica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Nesse contexto, tanto para marcas quanto para influenciadores, \u00e9 indispens\u00e1vel ouvir as queixas, sugest\u00f5es e elogios do p\u00fablico, para entender o que est\u00e1 funcionando e o que precisa ser ajustado. Essa rela\u00e7\u00e3o \u00e9 sens\u00edvel e cheia de nuances, por isso, as trocas precisam ser constru\u00eddas de forma intencional e eficaz. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, as marcas precisam conhecer o p\u00fablico e as tend\u00eancias culturais e de comportamento para desenvolver estrat\u00e9gias, a\u00e7\u00f5es e intera\u00e7\u00f5es relevantes, e iniciar rela\u00e7\u00f5es mais abrangentes e duradouras com seu p\u00fablico de interesse, seja ele mais amplo ou espec\u00edfico. <\/p>\n\n\n\n

Investir em marketing de influ\u00eancia pode transformar seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O marketing de influ\u00eancia \u00e9 a estrat\u00e9gia digital que vai te ajudar a transmitir as mensagens e posicionamentos da sua marca atrav\u00e9s de personalidades que j\u00e1 possuem v\u00ednculo de confian\u00e7a com o seu p\u00fablico-alvo. Dessa forma, muitas barreiras de comunica\u00e7\u00e3o j\u00e1 come\u00e7am suavizadas e as intera\u00e7\u00f5es acontecem de forma mais natural e com menos esfor\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Investir nesse tipo de estrat\u00e9gia j\u00e1 gerou e gera cada vez mais resultados \u00fanicos em campanhas de marketing digital. Alguns motivos s\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n

Flexibilidade de or\u00e7amento e propor\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Essas campanhas e parcerias devem ser planejadas de acordo com o tamanho da sua empresa, do p\u00fablico desejado e, principalmente, do seu or\u00e7amento. Voc\u00ea pode escolher o tipo espec\u00edfico de influenciadores com quem quer trabalhar (considerando as diferen\u00e7as que vamos abordar logo abaixo) e entrar diretamente em contato com eles, sem a necessidade de ag\u00eancias e empresas intermedi\u00e1rias. Para isso, voc\u00ea vai precisar estar presente nas redes e entender quem s\u00e3o essas personalidades estrat\u00e9gicas que j\u00e1 se comunicam com o p\u00fablico que voc\u00ea deseja alcan\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n

Resultados<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma pesquisa<\/a> realizada pelo Tomoson, apontou que 59% dos profissionais de marketing planejam aumentar o investimento em influenciadores digitais e 51% dos que j\u00e1 usam essa ferramenta apontam que ela pode trazer clientes mais qualificados para a empresa.<\/p>\n\n\n\n

Aumento da credibilidade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando uma marca se associa aos parceiros certos, essa rela\u00e7\u00e3o de troca agrega valor a ambos. Enquanto o influenciador, al\u00e9m dos ganhos financeiros, transmite uma imagem mais madura e profissional no mercado digital, a marca se apropria do espa\u00e7o e confian\u00e7a que o p\u00fablico cede a ele, em prol dos seus objetivos.<\/p>\n\n\n\n

Essa sensa\u00e7\u00e3o de proximidade entre criador de conte\u00fado e audi\u00eancia ajuda a tornar o apelo da marca ainda mais atrativo e confi\u00e1vel, aumentando n\u00e3o apenas a probabilidade de compra daqueles consumidores potenciais, mas tamb\u00e9m a possibilidade de se tornarem promotores e defensores da marca.<\/p>\n\n\n\n

Quem s\u00e3o os influenciadores digitais?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A defini\u00e7\u00e3o de influenciadores digitais pode ser aplicada a diferentes perfis. Como j\u00e1 falamos, antigamente, apenas pessoas j\u00e1 famosas fora das redes, como artistas e atletas, ou garotos-propaganda selecionados para campanhas, eram escolhidos para desempenhar esse papel. Mas hoje, uma mesma marca pode trabalhar com diversos influenciadores, de diferentes tamanhos e com diferentes p\u00fablicos, ao mesmo tempo.<\/p>\n\n\n\n

A partir da cria\u00e7\u00e3o autoral de conte\u00fado, eles se tornam refer\u00eancias e formadores de opini\u00e3o  em seus nichos e acabam atraindo seguidores que concordam, apoiam e se identificam com as suas opini\u00f5es ou mensagens. S\u00e3o muitas as poss\u00edveis categorias, como empreendedorismo, maquiagem, moda, educa\u00e7\u00e3o, humor, pol\u00edtica, entretenimento, jogos e muitas outras.<\/p>\n\n\n\n

Segundo uma pesquisa do Opinion Box<\/a>, deste ano, 71% dos usu\u00e1rios brasileiros do Instagram afirmam seguir influenciadores e 58% j\u00e1 fizeram compras por indica\u00e7\u00e3o de influenciadores. Muito al\u00e9m dos n\u00fameros, o maior poder de um influenciador digital est\u00e1 no engajamento que ele consegue gerar em seus posts, sua credibilidade e seu poder de persuas\u00e3o sobre seus seguidores.<\/p>\n\n\n\n

\"influenciadores<\/figure>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a os diferentes tipos de influenciadores digitais<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Top Celeb<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Essa \u00e9 a categoria de influenciadores com maior destaque e eles podem ou n\u00e3o ter ficado famosos dentro do contexto da internet. Eles t\u00eam um grande n\u00famero de seguidores e altas taxas de engajamento. Por isso, oferecem para empresas parceiras um grande alcance e repercuss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, os assuntos e abordagens precisam ser mais gen\u00e9ricos, com menor relev\u00e2ncia direta e o investimento precisa ser mais alto. Eles s\u00e3o perfeitos para campanhas de conscientiza\u00e7\u00e3o de marca, mas n\u00e3o s\u00e3o a melhor escolha para aumentar a convers\u00e3o de vendas e impactar diretamente os resultados comerciais. Alguns exemplos s\u00e3o Juliette, Felipe Neto, e Ma\u00edsa.<\/p>\n\n\n\n

Fit Celeb<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Esses influenciadores s\u00e3o a escolha perfeita para a marca por reunirem tr\u00eas principais qualidades: grande capacidade de alcance, repercuss\u00e3o nas redes e relev\u00e2ncia, tanto com o p\u00fablico quanto no assunto a ser abordado. A palavra que define a rela\u00e7\u00e3o entre a marca e esse influenciador \u00e9 a sinergia.<\/p>\n\n\n\n

Assim como o Top Celeb, ele tamb\u00e9m deve ter um grande n\u00famero de seguidores, por\u00e9m, deve ser mais focado em determinado nicho. Alguns influenciadores com esse perfil em diferentes categorias s\u00e3o Camila Coelho, Karol Pinheiro e Pedro Pac\u00edfico.<\/p>\n\n\n\n

Autoridade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Como o pr\u00f3prio nome j\u00e1 diz, a autoridade \u00e9 a pessoa que tem total credibilidade e conhecimento t\u00e9cnico sobre o assunto do seu conte\u00fado, um especialista. Esse influenciador \u00e9 perfeito para chancelar o discurso e gerar consci\u00eancia sobre determinado assunto.<\/p>\n\n\n\n

Ele tem uma audi\u00eancia menor do que os anteriores, mas altamente criteriosa e muito interessada e engajada. Nessa parceria, a empresa se posiciona atrav\u00e9s de um discurso especializado e de endosso. Apesar de gerar menor convers\u00e3o direta de vendas, essa \u00e9 uma forma de aumentar a percep\u00e7\u00e3o positiva da marca e atrair um p\u00fablico mais espec\u00edfico no nicho desejado. Alguns exemplos s\u00e3o Dr. Dr\u00e1uzio Varella, Dra. Miriane Ferreira e Thais Farage.<\/p>\n\n\n\n

Trendsetters<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Essas s\u00e3o pessoas com profundo conhecimento em seus campos de atua\u00e7\u00e3o que s\u00e3o respeitadas t\u00eam um papel de lideran\u00e7a em suas causas e discuss\u00f5es. Eles t\u00eam alto grau de responsabilidade e prop\u00f3sito e, por isso, s\u00e3o capazes de fortalecer e validar o posicionamento das marcas diante de suas causas.<\/p>\n\n\n\n

Esse tipo de influenciador precisa escolher com muita cautela as marcas com as quais vai se associar, porque sua reputa\u00e7\u00e3o pode ser fortemente afetada se o envolvimento da empresa com a causa for superficial ou se provar contradit\u00f3rio. Alguns exemplos s\u00e3o Thiago \u00c1vila, Lucas Scarpelli e N\u00e1taly Neri.<\/p>\n\n\n\n

Micro Influenciadores<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

S\u00e3o usu\u00e1rios com um n\u00famero menor de seguidores. Por isso, eles oferecem uma abordagem mais humanizada, que ajuda a aproximar a marca do seu p\u00fablico. Nesses casos, os seguidores costumam ser ainda mais engajados e considerar ainda mais fortemente as indica\u00e7\u00f5es e opini\u00f5es compartilhadas.<\/p>\n\n\n\n

Outro grande benef\u00edcio desta parceria para as marcas \u00e9 o menor custo de investimento, j\u00e1 que esses influenciadores costumam estar iniciando suas carreiras e trabalhando com empresas menores. Alguns exemplos de micro influenciadores s\u00e3o Carol Rocha (Tchulim), Jeska Grecco e Marieli Mallmann.<\/p>\n\n\n\n

Como devo come\u00e7ar uma parceria com influenciadores?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

\u00c9 importante saber que um influenciador pode agregar mais de uma das categorias apresentadas acima e atender a diferentes prop\u00f3sitos da sua campanha. Na hora de escolher o creator perfeito para sua marca, \u00e9 fundamental ir al\u00e9m dos n\u00fameros e desenvolver uma estrat\u00e9gia de influ\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Antes de come\u00e7ar, voc\u00ea precisa definir seus objetivos e suas m\u00e9tricas de sucesso, respondendo \u00e0 pergunta \u201cQuais s\u00e3o os resultados desejados?\u201d. A meta da campanha \u00e9 gerar conhecimento de marca, posicionamento, engajamento, convers\u00e3o ou algum outro resultado? S\u00f3 depois dessa identifica\u00e7\u00e3o, voc\u00ea poder\u00e1 partir para o segundo momento, de escolha dos influenciadores digitais. <\/p>\n\n\n\n

Outra an\u00e1lise que pode ajudar nesse processo \u00e9 a defini\u00e7\u00e3o do momento do funil de compras que essa campanha vai abordar:<\/p>\n\n\n\n