{"id":4984,"date":"2022-11-07T00:00:00","date_gmt":"2022-11-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/influenciadores-digitais\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:19","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:19","slug":"influenciadores-digitais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/influenciadores-digitais\/","title":{"rendered":"Influenciadores digitais e marketing de influ\u00eancia"},"content":{"rendered":"\n
Em quantas redes sociais voc\u00ea tem um perfil? Quantas vezes por dia voc\u00ea acessa cada uma delas para ver as novidades? Quantos influenciadores digitais<\/strong> voc\u00ea segue e acompanha? Essas perguntas s\u00e3o fundamentais para entendermos a pot\u00eancia desses novos criadores de tend\u00eancias e multiplicadores de ideias.<\/p>\n\n\n\n Eles s\u00e3o novos agentes do mercado de consumo, com diferentes tamanhos, linguagens, p\u00fablicos, tem\u00e1ticas e plataformas. Dos micro aos mega influenciadores digitais, podemos encontrar uma abrang\u00eancia impressionante de p\u00fablicos e nichos. Por isso, o alcance, resson\u00e2ncia e relev\u00e2ncia podem variar de acordo com as caracter\u00edsticas individuais de cada usu\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n A influ\u00eancia como comportamento j\u00e1 faz parte da hist\u00f3ria humana, grandes l\u00edderes religiosos e pol\u00edticos, celebridades, intelectuais, atletas e outros, ocuparam e ainda ocupam esses espa\u00e7os. Mas o que mudou com a chegada da internet e mais especificamente, com a populariza\u00e7\u00e3o das redes sociais?<\/p>\n\n\n\n O marketing de influ\u00eancia \u00e9 uma estrat\u00e9gia do marketing digital que tem o objetivo de atingir o p\u00fablico-alvo atrav\u00e9s de personalidades e produtores de conte\u00fado relevantes, de acordo com o nicho desejado. O prop\u00f3sito \u00e9 criar uma ponte que pare\u00e7a org\u00e2nica entre a marca e seus consumidores, se utilizando da conex\u00e3o entre os influenciadores digitais e seu p\u00fablico, para oferecer engajamento e suporte para as campanhas, sejam elas pontuais ou duradouras.<\/p>\n\n\n\n Os objetivos podem variar entre conquistar novos clientes, criar reconhecimento de marca e agregar valor para ela, fidelizar clientes, influenciar positivamente na decis\u00e3o de compra, e muitos outros.<\/p>\n\n\n\n Ainda no s\u00e9culo XIX, nos Estados Unidos, muitas marcas j\u00e1 entendiam o valor de figuras carism\u00e1ticas como suas representantes. O principal exemplo \u00e9 a Aunt Jemima, que multiplicou as vendas a partir do contrato com Nancy Green e a tornou porta-voz vital\u00edcia da marca. <\/p>\n\n\n\n Outra empresa que n\u00e3o s\u00f3 aplicou, mas expandiu o conceito, foi a Disney, que come\u00e7ou a usar seus personagens fict\u00edcios para essa fun\u00e7\u00e3o. Nesse caso, o Coelho Osvaldo veio antes do Mickey e foi o primeiro garoto-propaganda da marca.<\/p>\n\n\n\n Mas foi s\u00f3 no final do s\u00e9culo XX que come\u00e7ou a surgir literatura sobre o assunto. O livro \u201cConsumer and industrial buying behavior<\/em>\u201d, publicado em 1977, tem um cap\u00edtulo espec\u00edfico sobre os efeitos da a\u00e7\u00e3o de influenciadores na mudan\u00e7a comportamental dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n Aqui no Brasil, quando falamos de influ\u00eancia offline, pensamos em exemplos cl\u00e1ssicos como Carlos Moreno que foi garoto-propaganda da Bombril por quase quarenta anos, Sebastian da campanha Abuse e Use<\/em> da C&A, Jo\u00e3o Cort\u00eas como representante da Vivo, e muitos outros.<\/p>\n\n\n\n Mas \u00e9 um fato que com a populariza\u00e7\u00e3o da internet, a influ\u00eancia foi transformada para sempre e se tornou um dos bra\u00e7os mais potentes do marketing.<\/p>\n\n\n\n Ao contr\u00e1rio das m\u00eddias tradicionais, a internet abre espa\u00e7o e estimula comportamentos mais interativos e participativos. O desenvolvimento e amadurecimento dessas plataformas aos poucos fez os consumidores come\u00e7arem a deixar o lugar de apenas receptores de produtos e servi\u00e7os e assumirem um novo papel como \u201cprosumidores\u201d, termo usado por acad\u00eamicos de comunica\u00e7\u00e3o para definir esses novos indiv\u00edduos que participam, influenciam e repercutem as a\u00e7\u00f5es e comunica\u00e7\u00f5es das marcas.<\/p>\n\n\n\n Isso significa que j\u00e1 n\u00e3o basta criar uma linda campanha e divulgar de forma tradicional. Esses novos consumidores querem fazer parte da \u201cconversa\u201d, se sentir representados e ouvidos. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de porta-vozes, os influenciadores digitais tamb\u00e9m assumem esse papel de representantes do seu p\u00fablico no di\u00e1logo com as marcas. Quando eles fazem cr\u00edticas, testes, perguntas, apontam qualidades e defeitos, o consumidor se v\u00ea e se sente ainda mais seguro para confiar ou n\u00e3o no produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n Por isso, a credibilidade daqueles que se colocam nessa posi\u00e7\u00e3o \u00e9 t\u00e3o importante. Se ele rompe a confian\u00e7a com o seu p\u00fablico em acordos com marcas que n\u00e3o t\u00eam conex\u00e3o com ele ou n\u00e3o correspondem \u00e0s expectativas, \u00e9 prov\u00e1vel que seu poder de influ\u00eancia seja consideravelmente reduzido e aquele grupo de pessoas resista a novas indica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Nesse contexto, tanto para marcas quanto para influenciadores, \u00e9 indispens\u00e1vel ouvir as queixas, sugest\u00f5es e elogios do p\u00fablico, para entender o que est\u00e1 funcionando e o que precisa ser ajustado. Essa rela\u00e7\u00e3o \u00e9 sens\u00edvel e cheia de nuances, por isso, as trocas precisam ser constru\u00eddas de forma intencional e eficaz. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, as marcas precisam conhecer o p\u00fablico e as tend\u00eancias culturais e de comportamento para desenvolver estrat\u00e9gias, a\u00e7\u00f5es e intera\u00e7\u00f5es relevantes, e iniciar rela\u00e7\u00f5es mais abrangentes e duradouras com seu p\u00fablico de interesse, seja ele mais amplo ou espec\u00edfico. <\/p>\n\n\n\n O marketing de influ\u00eancia \u00e9 a estrat\u00e9gia digital que vai te ajudar a transmitir as mensagens e posicionamentos da sua marca atrav\u00e9s de personalidades que j\u00e1 possuem v\u00ednculo de confian\u00e7a com o seu p\u00fablico-alvo. Dessa forma, muitas barreiras de comunica\u00e7\u00e3o j\u00e1 come\u00e7am suavizadas e as intera\u00e7\u00f5es acontecem de forma mais natural e com menos esfor\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n Investir nesse tipo de estrat\u00e9gia j\u00e1 gerou e gera cada vez mais resultados \u00fanicos em campanhas de marketing digital. Alguns motivos s\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n Essas campanhas e parcerias devem ser planejadas de acordo com o tamanho da sua empresa, do p\u00fablico desejado e, principalmente, do seu or\u00e7amento. Voc\u00ea pode escolher o tipo espec\u00edfico de influenciadores com quem quer trabalhar (considerando as diferen\u00e7as que vamos abordar logo abaixo) e entrar diretamente em contato com eles, sem a necessidade de ag\u00eancias e empresas intermedi\u00e1rias. Para isso, voc\u00ea vai precisar estar presente nas redes e entender quem s\u00e3o essas personalidades estrat\u00e9gicas que j\u00e1 se comunicam com o p\u00fablico que voc\u00ea deseja alcan\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 marketing de influ\u00eancia?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Uma breve hist\u00f3ria sobre a influ\u00eancia como ferramenta de marketing<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como a internet mudou os h\u00e1bitos de consumo?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Investir em marketing de influ\u00eancia pode transformar seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Flexibilidade de or\u00e7amento e propor\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Resultados<\/strong><\/h4>\n\n\n\n