{"id":4999,"date":"2022-11-14T00:00:00","date_gmt":"2022-11-14T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/d2c\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:23","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:23","slug":"d2c","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/d2c\/","title":{"rendered":"D2C: o que \u00e9 esse modelo de venda?"},"content":{"rendered":"\n

Vender direto ao consumidor \u00e9 uma das tend\u00eancias do mercado de e-commerce e pode ser um diferencial no aumento das suas vendas. Entenda tudo sobre D2C!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Estar sempre de olho nas tend\u00eancias de mercado \u00e9 um diferencial pra quem quer sair na frente e saber tudo sobre o mercado de e-commerce. Com o avan\u00e7o da transforma\u00e7\u00e3o digital, o D2C<\/strong>, um modelo de venda que coloca o fabricante e o consumidor final em negocia\u00e7\u00e3o, se expandiu e tem ganhado espa\u00e7o aqui no Brasil.<\/p>\n\n\n\n

A sigla D2C vem do termo em ingl\u00eas Direct to Consumer, que no bom portugu\u00eas significa: \u201cdireto ao consumidor\u201d. Quando a gente lembra como eram as vendas e compras de produtos antigamente, fica dif\u00edcil pensar na possibilidade de o pr\u00f3prio fabricante de um produto vend\u00ea-lo aos consumidores finais, n\u00e9?<\/p>\n\n\n\n

Mas agora, esse modelo de neg\u00f3cio \u00e9 super atual e tem trazido resultados consider\u00e1veis. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o artigo at\u00e9 o final!<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o modelo D2C e como funciona?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio de outros modelos de neg\u00f3cios, como o B2B<\/a> e o B2C, neste caso, as vendas s\u00e3o realizadas sem interm\u00e9dios. Ou seja, n\u00e3o h\u00e1 necessidade de uma loja comprar os produtos com um fabricante e por fim, revender ao consumidor final.<\/p>\n\n\n\n

Aqui tudo \u00e9 feito de maneira direta e com isso, os clientes podem buscar comprar os produtos desejados diretamente com o fabricante, basta acessar as plataformas de e-commerce da marca.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com uma pesquisa realizada pela  Ebit|Nielsen, 50% dos consumidores antes de realizar uma compra, procuram saber se as pr\u00f3prias marcas fabricantes possuem uma plataforma de vendas online. <\/p>\n\n\n\n

E \u00e9 claro que n\u00e3o d\u00e1 pra deixar de lembrar que al\u00e9m do avan\u00e7o da tecnologia, um dos motivos do aumento na procura foi a pandemia e a necessidade de consumir online, j\u00e1 que muitos neg\u00f3cios f\u00edsicos estavam fechados. A possibilidade de investir em e-commerce chamou a aten\u00e7\u00e3o de muitos fabricantes e isso fez com tivessem outro posicionamento de neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Qual o impacto do D2C no e-commerce?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os dados sobre e-commerce n\u00e3o param de crescer e por isso, muitos empreendedores veem nesse formato de vendas online uma possibilidade de aumentar o seu faturamento. Com o D2C isso tamb\u00e9m inclui os pr\u00f3prios fabricantes, ou seja, cada vez mais, grandes marcas decidem vender os seus produtos em marketplaces ou e-commerces pr\u00f3prios.<\/p>\n\n\n\n

Isso significa, por exemplo, que quando voc\u00ea decide comprar um novo produto para <\/p>\n\n\n\n

cabelos cacheados ou at\u00e9 mesmo comprar uma pe\u00e7a daquela marca de roupa que voc\u00ea j\u00e1 namora h\u00e1 um tempo, n\u00e3o \u00e9 preciso mais se locomover at\u00e9 uma loja f\u00edsica que revenda esses produtos. <\/p>\n\n\n\n

Toda a negocia\u00e7\u00e3o \u00e9 feita entre o fabricante e o consumidor final e por isso, algumas estrat\u00e9gias s\u00e3o diferentes e devem ser levadas em conta. Por exemplo, ao escolher vender em canais digitais, \u00e9 importante que toda uma opera\u00e7\u00e3o seja organizada e isso requer um investimento e um planejamento.<\/p>\n\n\n\n

Mas ao decidir n\u00e3o vender com interm\u00e9dio, essas marcas ganham tempo e otimizam processos que antes precisavam passar por fornecedores.<\/p>\n\n\n\n

Como seria um neg\u00f3cio D2C?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ainda seguindo o exemplo da compra do produto para cabelos cacheados, um neg\u00f3cio D2C \u00e9 quando um fabricante de cosm\u00e9ticos decide comercializar os seus produtos com lojas f\u00edsicas<\/a> e virtuais para vender o seu estoque, mas tamb\u00e9m, decide vender diretamente ao consumidor final.<\/p>\n\n\n\n

Isso amplia o alcance e as vendas do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Vantagens do D2C<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que \u00e9 o D2C e como funciona, tamb\u00e9m \u00e9 importante saber quais s\u00e3o as vantagens desse tipo de modelo de neg\u00f3cio e como sempre, separamos algumas delas pra te ajudar a entender tudo sobre esse universo:<\/p>\n\n\n\n

Facilidade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando conseguimos entender na pr\u00e1tica como o D2C funciona, um dos aspectos mais relevantes \u00e9 a facilidade do processo de venda, j\u00e1 que \u00e9 um \u00fanico caminho a ser percorrido:<\/p>\n\n\n\n

O cliente acessa o e-commerce da marca, por exemplo, e compra diretamente com o fabricante, sem precisar passar por uma revendedora, o que n\u00e3o s\u00f3 torna mais simples e \u00e1gil o processo, como evita a oscila\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os dos produtos e maior competitividade no mercado.<\/p>\n\n\n\n

Confian\u00e7a<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Todo mundo conhece aquela pessoa que morre de medo de fazer uma compra online, principalmente em lojas com marketplaces pr\u00f3prios, n\u00e9? Isso \u00e9 mais comum do que a gente imagina e muitas vezes, comprar diretamente com o fornecedor, pode ser uma possibilidade para essas pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Sem falar que existem marcas de peso que acabam atraindo facilmente os consumidores finais, como a Nike, a n\u00edvel mundial e a Pantys, marca brasileira que j\u00e1 aderiu a esse formato.<\/p>\n\n\n\n

Maior proximidade com o p\u00fablico alvo e melhor experi\u00eancia<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Toda marca sabe que conhecer e manter um bom relacionamento com o p\u00fablico-alvo<\/a> \u00e9 essencial e com a venda online, se tornou ainda mais f\u00e1cil analisar os h\u00e1bitos de quem compra e principalmente, quais s\u00e3o as suas prefer\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, com a venda direta ao consumidor final, fica mais f\u00e1cil construir a\u00e7\u00f5es de marketing<\/a>, melhorar a experi\u00eancia do cliente e garantir que a sua marca seja bem vista no mercado, al\u00e9m de competitiva.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Mas n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 sobre vendas essa vantagem! A proximidade com o p\u00fablico alvo ajuda a entender como o produto tem performado e quais as poss\u00edveis melhorias a serem feitas.<\/p>\n\n\n\n

Redu\u00e7\u00e3o de custos pro cliente final<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Como os produtos n\u00e3o precisam passar por fornecedores e intermedi\u00e1rios, a compra atrav\u00e9s do modelo D2C pode garantir uma oferta de pre\u00e7os mais acess\u00edveis para o cliente, j\u00e1 que n\u00e3o h\u00e1 custos adicionais que j\u00e1 n\u00e3o estejam contabilizados na pr\u00f3pria produ\u00e7\u00e3o e opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Isso pode ser utilizado inclusive como um argumento pra atrair alguns clientes e pessoas interessadas em consumir diretamente dos fabricantes.<\/p>\n\n\n\n

Mas \u00e9 sempre bom lembrar: vender online requer um planejamento financeiro tanto quanto um neg\u00f3cio f\u00edsico. \u00c9 importante planejar e saber onde ser\u00e1 necess\u00e1rio investir, como em log\u00edstica, SAC<\/a>, marketing e publicidade, por exemplo, tudo isso para garantir que as vendas sejam um sucesso.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, se voc\u00ea tem canais comerciais parceiros, pode ser mais interessante fazer o contr\u00e1rio: deixar que eles ofere\u00e7am o item a um valor mais barato, garantindo uma pulveriza\u00e7\u00e3o dos espa\u00e7os de aquisi\u00e7\u00e3o do cliente. J\u00e1 no seu site, vale apostar na venda de itens exclusivos e na experi\u00eancia com a marca, mesmo a um pre\u00e7o um pouco mais alto, atraindo um cliente mais qualificado. \u00c9 algo que as grandes ind\u00fastrias tendem a fazer para conciliar o relacionamento com parceiros e ampliar a experi\u00eancia do cliente.<\/p>\n\n\n\n

\"d2c<\/figure>\n\n\n\n

Controle da marca <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma das maiores preocupa\u00e7\u00f5es de toda marca \u00e9 o que os consumidores pensam dos seus produtos, isso \u00e9 super normal, j\u00e1 que a satisfa\u00e7\u00e3o \u00e9 uma m\u00e9trica muito importante quando assunto \u00e9 cliente, al\u00e9m dos insights que isso gera. Com a venda direta, os feedbacks sobre os itens comprados s\u00e3o recebidos diretamente pelo fabricante e isso \u00e9 uma vantagem e tanto.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a embalagem, a entrega, o atendimento e a log\u00edstica s\u00e3o pr\u00f3prias, o que d\u00e1 mais autonomia e controle. E hoje a gente sabe que todo conhecimento acerca do p\u00fablico alvo e seus h\u00e1bitos de consumo s\u00e3o necess\u00e1rios para melhorar a experi\u00eancia de compra e personalizar todo o processo.<\/p>\n\n\n\n

Existem contras?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A resposta \u00e9 sim! Assim como existem muitas vantagens de investir em D2C, tamb\u00e9m existem alguns contras que podem dificultar. <\/p>\n\n\n\n

Um deles \u00e9 quando um fabricante decide vender em seu pr\u00f3prio e-commerce, mas tamb\u00e9m mant\u00e9m suas vendas em outros modelos de neg\u00f3cio. Isso pode ser um problema para alguns dos varejistas que costumavam comprar os produtos para revender em suas lojas, j\u00e1 que isso pode gerar um sentimento de \u201cconcorr\u00eancia\u201d, principalmente quando h\u00e1 pre\u00e7os mais atrativos no modelo D2C.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, a aposta em aplicar o melhor pre\u00e7o nas varejistas parceiras e deixar o canal D2C focado na experi\u00eancia com a marca pode ser o melhor caminho. Com isso, a marca consegue ganhar escala nas vendas, em diferentes pontos que ajudam a vender o produto, mas tamb\u00e9m consegue trabalhar itens exclusivos e uma experi\u00eancia diferenciada para quem compra pelo D2C, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 importante ficar de olho na burocracia e entender se \u00e9 poss\u00edvel realizar vendas diretas para o consumidor final, caso n\u00e3o seja, \u00e9 importante fazer as altera\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias ou criar um novo CNPJ para atuar no ramo.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 claro que os contras s\u00e3o pequenos perto das vantagens e, por isso, \u00e9 poss\u00edvel solucionar e criar possibilidades para driblar esses problemas. Algumas delas s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n