{"id":5004,"date":"2022-11-17T00:00:00","date_gmt":"2022-11-17T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/lojas-americanas-fundadores\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:23","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:23","slug":"lojas-americanas-fundadores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/lojas-americanas-fundadores\/","title":{"rendered":"Quem s\u00e3o os fundadores da Lojas Americanas?"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea conhece a hist\u00f3ria da Lojas Americanas e dos seus fundadores? Hoje, a marca faz parte do dia a dia de milhares de pessoas e at\u00e9 j\u00e1 foi escolhida como a marca mais querida dos brasileiros<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n E se tem algo que a Lojas Americanas tem \u00e9 hist\u00f3ria! Afinal, tudo come\u00e7ou h\u00e1 mais de 90 anos com quatro americanos que tinham o sonho de abrir uma loja que vendesse produtos a pre\u00e7os bem acess\u00edveis para a popula\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A hist\u00f3ria da marca come\u00e7a em 1929 com quatro americanos: John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, tamb\u00e9m conhecidos como os fundadores da Lojas Americanas<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n Todos eles eram ex-funcion\u00e1rios do conglomerado Woolworth, uma rede de lojas dos Estados Unidos, famosa justamente por oferecer produtos bem baratos \u2013 uma vez que a loja se baseava no conceito \u201cFive and Ten Cents\u201d<\/em>, ou seja, vendia mercadorias a pre\u00e7os que variavam entre 5 e 10 centavos de d\u00f3lar na \u00e9poca. <\/p>\n\n\n\n Assim, os quatro tiveram a ideia de replicar esse modelo em outro pa\u00eds, visto que havia uma grande chance de dar certo pela acessibilidade dos produtos oferecidos nesse modelo de com\u00e9rcio. E o local escolhido para esse lan\u00e7amento foi Buenos Aires, na Argentina. Sim, o destino inicial n\u00e3o era o Brasil, mas os planos mudaram\u2026<\/p>\n\n\n\n No caminho para a Am\u00e9rica do Sul, eles conheceram o brasileiro Aquino Sales e o austr\u00edaco Max Landesman, que contaram aos americanos mais sobre o Brasil e as oportunidades de neg\u00f3cio no pa\u00eds, apresentando o mercado brasileiro como uma op\u00e7\u00e3o interessante para o modelo de comercializa\u00e7\u00e3o que eles queriam lan\u00e7ar. <\/p>\n\n\n\n Convencidos, os quatro desembarcaram no Rio de Janeiro. E n\u00e3o demorou muito para que eles notassem que o local realmente era ideal para o modelo de neg\u00f3cio que eles queriam, que seria basicamente uma vers\u00e3o adaptada da antiga empresa deles. <\/p>\n\n\n\n Na \u00e9poca, a popula\u00e7\u00e3o da cidade carioca era formada principalmente por profissionais com renda est\u00e1vel e sal\u00e1rios n\u00e3o t\u00e3o altos, e a maioria das lojas n\u00e3o atendiam essas necessidades, j\u00e1 que a maioria vendia produtos caros e muitos espec\u00edficos. <\/p>\n\n\n\n Enquanto isso, o objetivo dos fundadores era vender uma grande variedade de produtos por um pre\u00e7o bem baixo e acess\u00edvel para a popula\u00e7\u00e3o, a solu\u00e7\u00e3o perfeita para essa parcela da popula\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Em maio de 1929, apenas tr\u00eas meses ap\u00f3s o desembarque no Rio de Janeiro, a Lojas Americanas S\/A foi registrada e, no mesmo ano, a primeira unidade da Lojas Americanas abriu as portas em Niter\u00f3i. <\/p>\n\n\n\n Com o slogan \u201cNada al\u00e9m de 2 mil r\u00e9is\u201d, de primeira, o estabelecimento n\u00e3o fez o sucesso esperado. Foi ent\u00e3o que a loja adotou uma estrat\u00e9gia diferenciada e bastante pioneira para a \u00e9poca: empregou v\u00e1rias mulheres, uma forma de atrair mais donas de casa para o neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Ao final do seu primeiro ano de exist\u00eancia, a Lojas Americanas j\u00e1 contava com quatro unidades, sendo tr\u00eas no Rio de Janeiro e uma em S\u00e3o Paulo. <\/p>\n\n\n\n E o crescimento n\u00e3o desacelerou. Em 1940, a empresa realizou a abertura de seu capital na Bolsa de Valores, uma forma de captar dinheiro para o lan\u00e7amento de novas unidades da Lojas Americanas e expandir ainda mais a marca. <\/p>\n\n\n\n Em novembro de 1999, a marca deu mais um passo importante e pioneiro em sua hist\u00f3ria e entrou no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico com a cria\u00e7\u00e3o da Americanas.com, realizando suas primeiras vendas online. <\/p>\n\n\n\n Os anos seguintes foram de muito sucesso, tanto no universo digital quanto no f\u00edsico. Afinal o modelo online passou a ser um dos locais favoritos para as compras na internet, e ao mesmo tempo que os pedidos online n\u00e3o paravam de chegar, \u00e0s lojas f\u00edsicas n\u00e3o paravam de expandir e abrir novas unidades. <\/p>\n\n\n\n Em 2005, al\u00e9m de inaugurar mais de 30 novas lojas, a marca ainda realizou a aquisi\u00e7\u00e3o do Shoptime<\/a>, maior canal de home shopping do Brasil, que possu\u00eda canal de TV e com\u00e9rcio eletr\u00f4nico. No ano seguinte, a companhia decidiu realizar a fus\u00e3o da Americanas.com e do Submarino<\/a>, dando origem \u00e0 B2W – Companhia Global de Varejo \u2013 que em 2007 passou a incluir tamb\u00e9m o Shoptime.\u00a0<\/p>\n\n\n\nQuem s\u00e3o os fundadores da Lojas Americanas?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
A chegada dos fundadores no Brasil<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
A funda\u00e7\u00e3o da Lojas Americanas <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
A digitaliza\u00e7\u00e3o da Lojas Americanas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n