{"id":5079,"date":"2023-01-02T00:00:00","date_gmt":"2023-01-02T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/jornada-do-cliente\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:28","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:28","slug":"jornada-do-cliente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/jornada-do-cliente\/","title":{"rendered":"Jornada do cliente: o que \u00e9 e como funciona?"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar em jornada do cliente<\/strong>? O termo tem ganhado cada vez mais espa\u00e7o, principalmente quando consideramos a import\u00e2ncia de conhecer o consumidor que compra no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n O entendimento do que \u00e9 a jornada do cliente e do que ela significa pode impulsionar a sua opera\u00e7\u00e3o e, consequentemente, as suas vendas, uma vez que ela te ajuda a prever toda a trajet\u00f3ria do p\u00fablico da sua empresa. <\/p>\n\n\n\n Por exemplo, voc\u00ea j\u00e1 pensou o que leva o seu cliente a concluir uma compra na sua loja? Ou at\u00e9 mesmo o que levou ele at\u00e9 a sua loja em primeiro lugar? Entender esse percurso, passando por todas as diferentes fases desde a descoberta de uma loja at\u00e9 a confirma\u00e7\u00e3o da compra, \u00e9 entender a jornada do seu cliente. <\/p>\n\n\n\n i<\/p>\n\n\n\n E esse conhecimento pode trazer diversos insights <\/em>valiosos para a sua opera\u00e7\u00e3o, seja ela online ou f\u00edsica. Afinal, tanto no com\u00e9rcio f\u00edsico quanto no e-commerce, o cliente passa por uma s\u00e9rie de etapas at\u00e9 a decis\u00e3o de compra. E nos dois \u00e2mbitos, conhecer essa jornada \u00e9 essencial! <\/p>\n\n\n\n Para te ajudar a entender melhor o seu cliente e mapear a jornada de compra <\/a>dele, separamos as principais dicas e informa\u00e7\u00f5es sobre o assunto. Confira. <\/p>\n\n\n\n A jornada do cliente nada mais \u00e9 do que todo o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a sua empresa \u2013 seja uma visita a loja, um acesso ao site ou at\u00e9 por um post nas redes sociais \u2013 at\u00e9 o momento de decis\u00e3o e efetiva\u00e7\u00e3o da compra do seu produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, a jornada passa por diferentes etapas e envolve diversas particularidades do seu neg\u00f3cio, como precifica\u00e7\u00e3o, atendimento, plataforma de venda, entre outros fatores que podem influenciar a decis\u00e3o de compra do cliente. <\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea conhece e entende a jornada do seu cliente, voc\u00ea consegue aprimorar o processo e garantir uma experi\u00eancia de compra<\/a> personalizada, mais alinhada \u00e0s necessidades e expectativas dos seus consumidores.<\/p>\n\n\n\n Como cada neg\u00f3cio tem suas caracter\u00edsticas pr\u00f3prias, a jornada de compra pode variar entre empresas. Por\u00e9m, existem algumas etapas b\u00e1sicas que s\u00e3o bem consistentes entre os neg\u00f3cios. S\u00e3o elas:<\/p>\n\n\n\n Cada etapa foca em um momento diferente do cliente e exige uma conduta espec\u00edfica, que sempre direciona o cliente para a fase seguinte. Por isso, \u00e9 essencial que voc\u00ea entenda cada uma dessas etapas e como elas se desenvolvem e acontecem no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Para garantir uma experi\u00eancia \u00fanica de compra na sua loja e uma maior convers\u00e3o de vendas, \u00e9 preciso compreender cada etapa da jornada dos seus clientes. Dessa forma, voc\u00ea ainda pode encontrar gargalos e oportunidades de melhoria nos processos para garantir que os clientes cheguem at\u00e9 a decis\u00e3o de compra e fideliza\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Veja no que consiste cada etapa e como elas funcionam: <\/p>\n\n\n\n Nessa primeira etapa, o cliente ainda n\u00e3o sabe que ele tem um \u201cproblema\u201d que a sua empresa pode solucionar, por isso, chamamos ela de \u201cdescoberta\u201d.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 nesse momento que voc\u00ea ir\u00e1 mostrar ao consumidor que o seu neg\u00f3cio tem um produto ou servi\u00e7o que ele nem sabia que precisava, despertando nele essa necessidade de compra. <\/p>\n\n\n\n Muitas vezes, o cliente ainda nem conhece a empresa ou o que ela tem a oferecer, ent\u00e3o voc\u00ea deve ajud\u00e1-lo a descobrir o seu neg\u00f3cio. Para isso, \u00e9 interessante que voc\u00ea utilize uma abordagem menos comercial, j\u00e1 que provavelmente ser\u00e1 o primeiro contato do consumidor com o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Esse \u00e9 o momento de apresentar a sua loja e educar esse poss\u00edvel cliente, mostrando as solu\u00e7\u00f5es oferecidas e porque ele deveria aproveitar essa oportunidade \u2013 por isso essa primeira fase tamb\u00e9m leva o nome \u201caprendizado\u201d. <\/p>\n\n\n\n Agora que o cliente conhece a sua marca e os produtos ou servi\u00e7os que ela oferece, ele passa para a segunda etapa, que \u00e9 onde ele reconhece a solu\u00e7\u00e3o que voc\u00ea oferece como algo que ele precisa. <\/p>\n\n\n\n Como a primeira fase n\u00e3o tem uma \u00eanfase comercial, mas sim de apresentar um problema que o consumidor n\u00e3o sabia que ele tinha, ele consegue chegar a essa conclus\u00e3o de \u201cprecisar\u201d do seu produto por conta pr\u00f3pria. Afinal, ele passa a se identificar com o problema apresentado na primeira etapa. <\/p>\n\n\n\n Sendo assim, o papel do lojista nesta etapa \u00e9 refor\u00e7ar a solu\u00e7\u00e3o oferecida pelo produto ou servi\u00e7o, convencendo o cliente de que a sua loja \u00e9 a ideal. Principalmente porque nessa fase em que o cliente reconhece o problema, ele tende a procurar outras marcas que podem oferecer a mesma solu\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Esse \u00e9 o momento de apresentar todos os benef\u00edcios que esse cliente pode ter ao concluir a compra na sua loja, mais uma vez, sem focar diretamente na venda ou em trazer uma estrat\u00e9gia mais comercial.<\/p>\n\n\n\n Agora que o seu cliente j\u00e1 entendeu que tem um problema e conhece os diferentes neg\u00f3cios que podem oferecer uma solu\u00e7\u00e3o, ele j\u00e1 tem o objetivo de realizar a compra e ent\u00e3o passa a considerar suas melhores op\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n Assim, nesta terceira etapa, suas estrat\u00e9gias de venda podem come\u00e7ar a ser mais incisivas, j\u00e1 que aqui voc\u00ea ter\u00e1 que concorrer diretamente com outras marcas para convencer o cliente a comprar na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Aqui, o consumidor ir\u00e1 ponderar sobre as diferentes vantagens oferecidas pelas lojas. Por exemplo, se considerarmos um e-commerce, ele vai analisar pre\u00e7o, frete<\/a>, atendimento, navegabilidade da plataforma de venda, prazo de entrega, entre outros fatores que influenciam sua experi\u00eancia de compra. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, \u00e9 o momento ideal para voc\u00ea destacar os seus diferenciais competitivos e mostrar que a sua loja \u00e9 a melhor op\u00e7\u00e3o para solucionar as dores, ou seja, a necessidade dele. <\/p>\n\n\n\n Na etapa de \u201cdecis\u00e3o de compra\u201d, o cliente j\u00e1 reconheceu seu problema, identificou poss\u00edveis solu\u00e7\u00f5es e entendeu que a sua empresa oferece um produto que pode ser o ideal para ele, ficando cada vez mais pr\u00f3ximo da confirma\u00e7\u00e3o da compra. <\/p>\n\n\n\n Portanto, esse \u00e9 o momento de causar um impacto e mostrar ao cliente que a sua marca \u00e9 realmente a melhor op\u00e7\u00e3o para ele. Destaque avalia\u00e7\u00f5es de outros clientes, mostre que a sua plataforma \u00e9 segura e que o seu atendimento est\u00e1 pronto para ajud\u00e1-lo no que ele precisar. <\/p>\n\n\n\n Se poss\u00edvel, essa \u00e9 uma oportunidade legal para oferecer vantagens de compra \u00fanicas ao cliente, como descontos, frete gr\u00e1tis, promo\u00e7\u00f5es, entre outros motivadores para a compra. Al\u00e9m disso, utilizar gatilhos mentais<\/a> que tragam urg\u00eancia para a compra \u00e9 um fator que pode impulsionar o processo. <\/p>\n\n\n\n E lembre-se: por mais perto que o cliente esteja de fechar a compra, busque n\u00e3o agir agressivamente em suas estrat\u00e9gias a ponto de incomod\u00e1-lo. Afinal, voc\u00ea n\u00e3o quer espantar o cliente!<\/p>\n\n\n\n Muitos consideram a \u201cdecis\u00e3o de compra\u201d como a \u00faltima etapa da jornada do cliente, por\u00e9m, manter um relacionamento com o cliente p\u00f3s-venda \u00e9 essencial para o sucesso do seu neg\u00f3cio. Sendo assim, \u00e9 muito importante considerar tamb\u00e9m uma fase de reten\u00e7\u00e3o dos clientes ou \u201cfideliza\u00e7\u00e3o\u201d. <\/p>\n\n\n\n Segundo Philip Kotler, uma grande refer\u00eancia no mundo do marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Ou seja, fazer com que um consumidor que j\u00e1 conhece o seu neg\u00f3cio compre mais vezes, \u00e9 mais barato do que trazer um novo cliente.<\/p>\n\n\n\n Isso acontece porque o cliente que j\u00e1 comprou na sua loja n\u00e3o precisa passar pela jornada desde o \u00ednicio novamente, pois ele j\u00e1 conhece a sua marca, os seus produtos e tudo que voc\u00ea oferece. Sendo assim, se a experi\u00eancia dele foi positiva na primeira vez, a recompra acontece com mais facilidade, e ele ainda pode indicar a loja para outros consumidores<\/p>\n\n\n\n Enquanto isso, um novo consumidor sempre ter\u00e1 que passar por todas as etapas da jornada, desde a descoberta at\u00e9 a decis\u00e3o de compra. Entendeu a import\u00e2ncia dessa etapa?\u00a0<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 jornada do cliente? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
As etapas da jornada do cliente<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1. Aprendizado e descoberta<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2. Reconhecimento do problema<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3. Considera\u00e7\u00e3o da solu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
4. Decis\u00e3o de compra<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
5. Fideliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n