{"id":5089,"date":"2022-12-21T00:00:00","date_gmt":"2022-12-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/gestao-integrada\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:28","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:28","slug":"gestao-integrada","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/gestao-integrada\/","title":{"rendered":"Dicas para a gest\u00e3o integrada do seu e-commerce nas principais datas do ano"},"content":{"rendered":"\n

A gest\u00e3o integrada \u00e9 uma importante ferramenta para o e-commerce e deve ser usada para aumentar vendas durante o calend\u00e1rio comercial<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Em fun\u00e7\u00e3o do aumento de vendas nas datas comemorativas do calend\u00e1rio comercial, \u00e9 fundamental que as lojas virtuais tenham uma maior organiza\u00e7\u00e3o, a fim de estarem preparadas para atender a demanda com m\u00e1xima qualidade e agilidade.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de planejar estrat\u00e9gias para vender nestes per\u00edodos, deve ser dada total aten\u00e7\u00e3o \u00e0 gest\u00e3o integrada<\/strong> do seu e-commerce, lan\u00e7ando m\u00e3o de solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas que ofere\u00e7am diversas funcionalidades para conseguir atravessar estes per\u00edodos e atingir os objetivos da empresa nas 12 principais datas comerciais, a saber: Carnaval, Dia da Mulher, Dia do Consumidor, P\u00e1scoa, Dias das M\u00e3es, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crian\u00e7as, Black Friday, Cyber Monday<\/a> e Natal.<\/p>\n\n\n\n

Confira algumas dicas de gest\u00e3o integrada<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Prepare seu calend\u00e1rio anual <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Planejamento \u00e9 vital para assegurar bons resultados durante \u00e9pocas sazonais: Saber que, em determinadas \u00e9pocas do ano, as pessoas se re\u00fanem para confraternizar e est\u00e3o mais dispostas a consumir um pouco mais faz toda a diferen\u00e7a, tanto na organiza\u00e7\u00e3o dos processos de sua empresa, quanto na elabora\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias de marketing.<\/p>\n\n\n\n

Para explorar melhor as oportunidades, o melhor \u00e9 elaborar um calend\u00e1rio anual. Se for feito com anteced\u00eancia, fica bem mais f\u00e1cil cuidar da sele\u00e7\u00e3o de produtos e estudar as a\u00e7\u00f5es que podem ser realizadas na atra\u00e7\u00e3o dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

O uso de um sistema de gest\u00e3o integrado pode ajudar a organizar de maneira bastante precisa, as v\u00e1rias etapas de venda, estoque e log\u00edstica que sua empresa precisar\u00e1 demandar para o melhor resultado de suas vendas nesses per\u00edodos.<\/p>\n\n\n\n

Planeje seu estoque<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Organizar o seu estoque vai permitir que voc\u00ea localize mais facilmente as mercadorias, realizar a separa\u00e7\u00e3o e a confer\u00eancia dos itens para o pedido do cliente. Por isso, uma boa dica para otimizar as entregas \u00e9, atrav\u00e9s de relat\u00f3rios, identificar os itens mais vendidos para que sejam posicionados mais \u00e0 frente que outros de menor demanda. Isso vai facilitar a rotina da equipe do estoque e agilizar todo o processo.<\/p>\n\n\n\n

Tenha al\u00e9m disso um bom controle do seu estoque<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Um estoque cheio de itens significa dinheiro parado. Por isso, de nada adianta ter um estoque abarrotado de itens<\/a> se voc\u00ea n\u00e3o conhece todos estes produtos e n\u00e3o sabe suas m\u00e9dias de vendas ou o comportamento dos seus clientes. Nas datas comemorativas \u00e9 essencial que voc\u00ea tenha estas informa\u00e7\u00f5es \u00e0 m\u00e3o e para isso nada melhor que um sistema de gest\u00e3o online para assessorar em todas as tomadas de decis\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, mantenha um bom relacionamento com fornecedores e utilize o seu hist\u00f3rico de vendas, \u00e9 poss\u00edvel chegar em um valor aproximado, garantindo que os itens n\u00e3o encalhem e, tamb\u00e9m, n\u00e3o faltem.<\/p>\n\n\n\n

Como pode ser caro gerar estoque de uma hora para outra, planeje-se e v\u00e1 adquirindo produtos com uma certa anteced\u00eancia. Essa estrat\u00e9gia pode at\u00e9 garantir pre\u00e7os melhores e vantagem sobre a concorr\u00eancia, j\u00e1 que voc\u00ea pode fazer algumas promo\u00e7\u00f5es antecipadas para aquecer o mercado.<\/p>\n\n\n\n

Fique atento ao comportamento do seu p\u00fablico<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Dentro de cada data comemorativa voc\u00ea vai trabalhar com um p\u00fablico diferenciado, por isso \u00e9 fundamental que voc\u00ea conhe\u00e7a o comportamento deles, atrav\u00e9s de informa\u00e7\u00f5es continuamente alimentadas atrav\u00e9s de seu sistema de gest\u00e3o integrada. <\/p>\n\n\n\n

Analise estas informa\u00e7\u00f5es e n\u00e3o s\u00f3, avalie tamb\u00e9m a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente, para entender o seu comportamento. Al\u00e9m disso, fa\u00e7a pesquisas, inclusive aproveitando os canais digitais, como o e-mail ou redes sociais.<\/p>\n\n\n\n

Monitore suas ofertas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Sempre que estiver trabalhando com datas comemorativas, fique atento \u00e0 segmenta\u00e7\u00e3o de seus clientes, para cada data espec\u00edfica os seus itens espec\u00edficos, mas tamb\u00e9m cuide de monitoras as ofertas, brindes e servi\u00e7os especiais para n\u00e3o perder o controle do neg\u00f3cio. Alguns exemplos:<\/p>\n\n\n\n