{"id":5154,"date":"2023-02-16T00:00:00","date_gmt":"2023-02-16T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/comportamento-de-compra\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:34","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:34","slug":"comportamento-de-compra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/comportamento-de-compra\/","title":{"rendered":"Comportamento de compra do cliente: 5 coisas para considerar"},"content":{"rendered":"\n
O que voc\u00ea sabe sobre o comportamento de compra<\/strong> dos seus clientes? Entender como os consumidores da sua loja pensam, pesquisam e interagem com os seus produtos \u00e9 fundamental para uma estrat\u00e9gia de neg\u00f3cio bem desenvolvida.<\/p>\n\n\n\n Uma conduta que n\u00f3s sempre destacamos, principalmente para os empreendedores que est\u00e3o come\u00e7ando no e-commerce, \u00e9 conhecer o seu p\u00fablico-alvo<\/a>. Afinal, antes de anunciar seus produtos, \u00e9 importante que voc\u00ea conhe\u00e7a as pessoas que ir\u00e3o comprar esses itens.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Nessa defini\u00e7\u00e3o de p\u00fablico, \u00e9 sempre importante ir al\u00e9m do b\u00e1sico \u2013 g\u00eanero, idade, regi\u00e3o, entre outros. Ou seja, \u00e9 necess\u00e1rio entender tamb\u00e9m os h\u00e1bitos, necessidades e dores dos seus consumidores, al\u00e9m de poss\u00edveis solu\u00e7\u00f5es que o seu neg\u00f3cio pode oferecer e, claro, o comportamento de compra desses poss\u00edveis clientes. <\/p>\n\n\n\n O comportamento de compra dos consumidores nada mais \u00e9 do que a forma como ele se comporta durante a jornada de compra<\/a>, seja no seu neg\u00f3cio ou at\u00e9 mesmo comprando dentro da categoria em que voc\u00ea trabalha.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Como o cliente escolhe os produtos, como ele utiliza esses itens, as dificuldades no momento da compra, os motivos que levam a desist\u00eancia da aquisi\u00e7\u00e3o e at\u00e9 a raz\u00e3o que leva ele a comprar esse produto s\u00e3o alguns fatores que determinam o comportamento de compra. <\/p>\n\n\n\n O comportamento de compra deve nortear todas as estrat\u00e9gias de atua\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio, desde a escolha do sortimento, at\u00e9 os processos de venda e a forma de atua\u00e7\u00e3o da sua loja. Afinal, tudo isso ir\u00e1 impactar a decis\u00e3o de compra do seu cliente. <\/p>\n\n\n\n Esses insights de comportamento de compra ser\u00e3o valiosos para: <\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea conhece o comportamento de compra dos seus clientes, voc\u00ea sabe exatamente o que \u00e9 necess\u00e1rio para conquist\u00e1-lo, seja com um gatilho mental<\/a> em um an\u00fancio ou com um conte\u00fado compartilhado nas redes sociais.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Independentemente se \u00e9 a primeira vez que o cliente tem contato com a sua loja ou se ele j\u00e1 \u00e9 um consumidor fiel, voc\u00ea sabe como convenc\u00ea-lo a finalizar a compra ou recompra dos seus produtos. <\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea sabe como os seus clientes se comportam ao comprar na sua loja, voc\u00ea consegue reduzir custos e evitar preju\u00edzos, uma vez que, voc\u00ea sabe o que eles querem, quando querem e como querem comprar, direcionando suas estrat\u00e9gias de forma assertiva<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Conhecendo o comportamento de compra dos seus clientes, voc\u00ea sabe como ele busca os produtos que voc\u00ea vende e como ele prefere compr\u00e1-los. Assim, voc\u00ea sabe exatamente em quais canais vender e como posicionar sua marca para impulsionar a compra na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Uma decis\u00e3o de compra pode ser influenciada por diversos fatores: valor dos produtos, qualidade, formas de pagamento dispon\u00edveis, entre outros motivos que podem ser racionais ou irracionais. <\/p>\n\n\n\n Todo o comportamento de compra do consumidor ao longo de sua jornada \u00e9 definido por uma s\u00e9rie de fatores comportamentais, emocionais e mentais.<\/p>\n\n\n\n Os fatores comportamentais s\u00e3o aqueles que envolvem os costumes e h\u00e1bitos do consumidor, como a recompra, fidelidade a uma marca ou loja espec\u00edfica. J\u00e1 os fatores mentais s\u00e3o aqueles considerados racionais, ou seja, o pre\u00e7o dos produtos ou a forma de pagamento oferecida na loja. Enquanto isso, os fatores emocionais s\u00e3o aqueles que s\u00e3o mais irracionais e acabam impactando a decis\u00e3o de compra. <\/p>\n\n\n\n Conhecer tantos detalhes sobre os seus clientes ou poss\u00edveis clientes pode parecer uma tarefa dif\u00edcil, por\u00e9m, n\u00e3o existe uma \u00fanica forma de realizar a an\u00e1lise de comportamento de compra. Ou seja, voc\u00ea pode escolher o formato que faz mais sentido para o seu neg\u00f3cio! <\/p>\n\n\n\n Algumas formas mais comuns de fazer essa an\u00e1lise s\u00e3o: utilizando pesquisas de mercado, aplicando question\u00e1rios de experi\u00eancia ou simplesmente analisando alguns dados de compra e recompra no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 comportamento de compra? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Por que entender o comportamento de compra dos seus clientes? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Impulsionar suas estrat\u00e9gias de marketing e conte\u00fado<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Potencializar o relacionamento com os seus clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Trabalhar de forma mais eficiente e estrat\u00e9gica\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Otimizar seus canais de atua\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
O que determina o comportamento de compra dos consumidores?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como analisar o comportamento de compra? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n