{"id":5154,"date":"2023-02-16T00:00:00","date_gmt":"2023-02-16T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/comportamento-de-compra\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:34","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:34","slug":"comportamento-de-compra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/comportamento-de-compra\/","title":{"rendered":"Comportamento de compra do cliente: 5 coisas para considerar"},"content":{"rendered":"\n

Entender o comportamento de compra do p\u00fablico do seu neg\u00f3cio \u00e9 essencial para garantir uma experi\u00eancia de compra memor\u00e1vel <\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O que voc\u00ea sabe sobre o comportamento de compra<\/strong> dos seus clientes? Entender como os consumidores da sua loja pensam, pesquisam e interagem com os seus produtos \u00e9 fundamental para uma estrat\u00e9gia de neg\u00f3cio bem desenvolvida.<\/p>\n\n\n\n

Uma conduta que n\u00f3s sempre destacamos, principalmente para os empreendedores que est\u00e3o come\u00e7ando no e-commerce, \u00e9 conhecer o seu p\u00fablico-alvo<\/a>. Afinal, antes de anunciar seus produtos, \u00e9 importante que voc\u00ea conhe\u00e7a as pessoas que ir\u00e3o comprar esses itens.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Nessa defini\u00e7\u00e3o de p\u00fablico, \u00e9 sempre importante ir al\u00e9m do b\u00e1sico \u2013 g\u00eanero, idade, regi\u00e3o, entre outros. Ou seja, \u00e9 necess\u00e1rio entender tamb\u00e9m os h\u00e1bitos, necessidades e dores dos seus consumidores, al\u00e9m de poss\u00edveis solu\u00e7\u00f5es que o seu neg\u00f3cio pode oferecer e, claro, o comportamento de compra desses poss\u00edveis clientes. <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 comportamento de compra? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O comportamento de compra dos consumidores nada mais \u00e9 do que a forma como ele se comporta durante a jornada de compra<\/a>, seja no seu neg\u00f3cio ou at\u00e9 mesmo comprando dentro da categoria em que voc\u00ea trabalha.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Como o cliente escolhe os produtos, como ele utiliza esses itens, as dificuldades no momento da compra, os motivos que levam a desist\u00eancia da aquisi\u00e7\u00e3o e at\u00e9 a raz\u00e3o que leva ele a comprar esse produto s\u00e3o alguns fatores que determinam o comportamento de compra. <\/p>\n\n\n\n

Por que entender o comportamento de compra dos seus clientes? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O comportamento de compra deve nortear todas as estrat\u00e9gias de atua\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio, desde a escolha do sortimento, at\u00e9 os processos de venda e a forma de atua\u00e7\u00e3o da sua loja. Afinal, tudo isso ir\u00e1 impactar a decis\u00e3o de compra do seu cliente. <\/p>\n\n\n\n

Esses insights de comportamento de compra ser\u00e3o valiosos para: <\/p>\n\n\n\n

Impulsionar suas estrat\u00e9gias de marketing e conte\u00fado<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea conhece o comportamento de compra dos seus clientes, voc\u00ea sabe exatamente o que \u00e9 necess\u00e1rio para conquist\u00e1-lo, seja com um gatilho mental<\/a> em um an\u00fancio ou com um conte\u00fado compartilhado nas redes sociais.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Potencializar o relacionamento com os seus clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Independentemente se \u00e9 a primeira vez que o cliente tem contato com a sua loja ou se ele j\u00e1 \u00e9 um consumidor fiel, voc\u00ea sabe como convenc\u00ea-lo a finalizar a compra ou recompra dos seus produtos. <\/p>\n\n\n\n

Trabalhar de forma mais eficiente e estrat\u00e9gica\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea sabe como os seus clientes se comportam ao comprar na sua loja, voc\u00ea consegue reduzir custos e evitar preju\u00edzos, uma vez que, voc\u00ea sabe o que eles querem, quando querem e como querem comprar, direcionando suas estrat\u00e9gias de forma assertiva<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Otimizar seus canais de atua\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Conhecendo o comportamento de compra dos seus clientes, voc\u00ea sabe como ele busca os produtos que voc\u00ea vende e como ele prefere compr\u00e1-los. Assim, voc\u00ea sabe exatamente em quais canais vender e como posicionar sua marca para impulsionar a compra na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

O que determina o comportamento de compra dos consumidores?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Uma decis\u00e3o de compra pode ser influenciada por diversos fatores: valor dos produtos, qualidade, formas de pagamento dispon\u00edveis, entre outros motivos que podem ser racionais ou irracionais. <\/p>\n\n\n\n

Todo o comportamento de compra do consumidor ao longo de sua jornada \u00e9 definido por uma s\u00e9rie de fatores comportamentais, emocionais e mentais.<\/p>\n\n\n\n

Os fatores comportamentais s\u00e3o aqueles que envolvem os costumes e h\u00e1bitos do consumidor, como a recompra, fidelidade a uma marca ou loja espec\u00edfica. J\u00e1 os fatores mentais s\u00e3o aqueles considerados racionais, ou seja, o pre\u00e7o dos produtos ou a forma de pagamento oferecida na loja. Enquanto isso, os fatores emocionais s\u00e3o aqueles que s\u00e3o mais irracionais e acabam impactando a decis\u00e3o de compra. <\/p>\n\n\n\n

Como analisar o comportamento de compra? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Conhecer tantos detalhes sobre os seus clientes ou poss\u00edveis clientes pode parecer uma tarefa dif\u00edcil, por\u00e9m, n\u00e3o existe uma \u00fanica forma de realizar a an\u00e1lise de comportamento de compra. Ou seja, voc\u00ea pode escolher o formato que faz mais sentido para o seu neg\u00f3cio! <\/p>\n\n\n\n

Algumas formas mais comuns de fazer essa an\u00e1lise s\u00e3o: utilizando pesquisas de mercado, aplicando question\u00e1rios de experi\u00eancia ou simplesmente analisando alguns dados de compra e recompra no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Essas pesquisas te ajudar\u00e3o a coletar dados e entender insights <\/em>do comportamento de compra que podem impulsionar sua loja. Al\u00e9m de auxiliar na identifica\u00e7\u00e3o de personas<\/a> e de poss\u00edveis melhorias em determinados momentos da jornada de compra.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Nesse momento, vale ressaltar que a an\u00e1lise de comportamento de compra \u00e9 uma informa\u00e7\u00e3o valiosa para empresas de todos os tamanhos e experi\u00eancias, e quanto antes voc\u00ea come\u00e7ar a reunir essas informa\u00e7\u00f5es, melhor ser\u00e1 para o desenvolvimento das estrat\u00e9gias do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

O que considerar ao analisar o comportamento de compra? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como voc\u00ea viu, o comportamento de compra pode ser influenciado por diversos fatores. Ent\u00e3o, ao buscar esses dados, seja com uma pesquisa ou question\u00e1rio, existem alguns fatores principais que devem ser considerados na sua an\u00e1lise, eles determinam a jornada de compra dos consumidores. Confira: <\/p>\n\n\n\n

1 – Fatores pessoais <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Como falamos anteriormente, conhecer o seu p\u00fablico-alvo \u00e9 o primeiro passo para entender o comportamento de compra. Por\u00e9m, cada consumidor \u00e9 \u00fanico e possui suas particularidades, ou seja, alguns fatores pessoais que influenciam a decis\u00e3o de compra. <\/p>\n\n\n\n

Aqui, podemos considerar fatores como idade, classe social, estilo de vida e personalidade, que s\u00e3o condi\u00e7\u00f5es que determinam a experi\u00eancia de compra que esse consumidor busca. <\/p>\n\n\n\n

Dependendo da classe social ou do estilo de vida, um consumidor pode estar mais focado em economizar, buscando ofertas, frete gr\u00e1tis, formas de pagamento diferentes, entre outras vantagens que trazem essa economia. Enquanto isso, outros clientes podem buscar uma experi\u00eancia premium e produtos exclusivos de alta qualidade.<\/p>\n\n\n\n

Independentemente da situa\u00e7\u00e3o, conhecer essas caracter\u00edsticas \u00e9 essencial para determinar o comportamento de compra dos seus consumidores. At\u00e9 porque esses aspectos tamb\u00e9m devem influenciar o seu neg\u00f3cio: na escolha do sortimento, na precifica\u00e7\u00e3o, nos diferenciais competitivos da sua loja e at\u00e9 na forma como voc\u00ea se comunica com os clientes.<\/p>\n\n\n\n

\"comportamento<\/figure>\n\n\n\n

2 – Fatores culturais<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Costumes, h\u00e1bitos e at\u00e9 valores que s\u00e3o determinados pela nossa cultura ou regi\u00e3o tamb\u00e9m podem influenciar a decis\u00e3o de compra, seja de um produto ou servi\u00e7o. Por exemplo, um consumidor que mora em uma capital tem prefer\u00eancias e necessidades diferentes de um cliente de uma cidade do interior. <\/p>\n\n\n\n

Esses fatores culturais s\u00e3o capazes de criar padr\u00f5es de consumo que moldam o comportamento de compra deste grupo, influenciando tanto os produtos que eles compram quanto a forma como esse consumo se d\u00e1. <\/p>\n\n\n\n

3 – Fatores sociais <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Redes sociais, influenciadores, campanhas de marketing\u2026Os fatores sociais s\u00e3o um dos que mais influenciam o comportamento de compra dos consumidores. Com a popularidade de redes sociais como Instagram e TikTok<\/a>, os influenciadores digitais est\u00e3o ganhando cada vez mais espa\u00e7o quando o assunto \u00e9 ditar tend\u00eancias de consumo.<\/p>\n\n\n\n

Busque entender quais dessas figuras p\u00fablicas s\u00e3o refer\u00eancia dentre o seu p\u00fablico-alvo e podem impulsionar a sua marca por meio de parcerias para divulgar os seus produtos. Segundo a pesquisa de Tend\u00eancia do E-commerce em 2023, realizada pela Opinion Box, 41% dos consumidores afirmou j\u00e1 ter comprado produtos indicados por influenciadores, sendo que mais de 80% foi impactado por essa influ\u00eancia no Instagram.<\/p>\n\n\n\n

Mas n\u00e3o s\u00e3o s\u00f3 os influenciadores que podem motivar a compra! Um cliente fiel, al\u00e9m de realizar a recompra, tamb\u00e9m indica a sua marca para a fam\u00edlia e amigos, e essa recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 essencial para induzir novos pedidos. <\/p>\n\n\n\n

4 – Motiva\u00e7\u00f5es pessoais <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O comportamento de compra tamb\u00e9m pode ser impulsionado por motiva\u00e7\u00f5es pessoais do consumidor, como uma vontade de realizar a compra de determinado produto ou servi\u00e7o. E entender essas motiva\u00e7\u00f5es e prop\u00f3sitos \u00e9 algo que pode potencializar sua estrat\u00e9gia de atua\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Essas motiva\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m podem ser impulsionadas por cren\u00e7as ou valores do seu consumidor, que acabam influenciando a decis\u00e3o de compra. Um bom exemplo s\u00e3o pessoas veganas, que al\u00e9m da alimenta\u00e7\u00e3o sem qualquer produto de origem animal, d\u00e3o prefer\u00eancia a roupas e outros itens que n\u00e3o tem mat\u00e9ria-prima de origem animal e tamb\u00e9m n\u00e3o realizam testes em animais. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, entender essas motiva\u00e7\u00f5es dos seus clientes e deixar todas as informa\u00e7\u00f5es dos seus produtos sempre expostas de forma clara e transparente \u00e9 essencial para garantir uma boa experi\u00eancia de compra a todos os seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

5 – Experi\u00eancias pr\u00e9vias na sua loja<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Se tem algo que influencia diretamente o comportamento de compra \u00e9 a experi\u00eancia que o consumidor tem ao comprar na sua loja. Afinal, isso ir\u00e1 afetar n\u00e3o apenas a sua primeira compra como tamb\u00e9m a recompra. <\/p>\n\n\n\n

Os clientes n\u00e3o querem s\u00f3 uma oferta atrativa \u2013 apesar deste ser um forte motivador no momento da compra \u2013, eles querem um frete que n\u00e3o influencie tanto o valor final do pedido, um prazo de entrega r\u00e1pido, um site ou aplicativo que proporcione uma boa navegabilidade e um bom atendimento, caso seja necess\u00e1rio. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, eles querem uma experi\u00eancia completa e facilitada, que ofere\u00e7a conveni\u00eancia e comodidade. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 2 a cada 3 pessoas desistem de comprar online por conta de uma experi\u00eancia ruim durante a jornada de compra. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de analisar a experi\u00eancia oferecida no seu neg\u00f3cio, busque entender tamb\u00e9m como isso acontece nos seus concorrentes. Dessa forma, voc\u00ea consegue identificar poss\u00edveis falhas e melhorias que podem ser aplicadas na sua loja para oferecer uma experi\u00eancia diferenciada e \u00fanica. <\/p>\n\n\n\n

Como usar os dados de comportamento de compra no seu neg\u00f3cio?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe como identificar o comportamento de compra dos clientes do seu neg\u00f3cio, voc\u00ea deve estar se perguntando como voc\u00ea utiliza esses dados para vender ainda mais, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n\n\n\n

Com as informa\u00e7\u00f5es em m\u00e3os, voc\u00ea sabe exatamente como o p\u00fablico interage com a sua marca e com os produtos que voc\u00ea vende, podendo identificar alguns momentos espec\u00edficos da jornada do cliente<\/a> onde voc\u00ea pode dar um empurr\u00e3ozinho para que ele complete a compra.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea identificou que o n\u00famero de vendas iniciadas por um conte\u00fado nas redes sociais ou um determinado an\u00fancio na internet, voc\u00ea j\u00e1 sabe exatamente onde voc\u00ea deve investir nas suas pr\u00f3ximas campanhas. <\/p>\n\n\n\n

Agora, se voc\u00ea identificou um comportamento de compra que trava logo no in\u00edcio da jornada, ou seja, \u00e9 dif\u00edcil para a sua loja trazer novos clientes. Nesse caso, voc\u00ea pode investir em uma estrat\u00e9gia de reten\u00e7\u00e3o de consumidores, criando campanhas que incentivem a recompra, oferecendo descontos, realizando ofertas para eles ou at\u00e9 mesmo trazendo alguma exclusividade, como apresentando sua pr\u00f3xima cole\u00e7\u00e3o de maneira restrita para esse p\u00fablico.  <\/p>\n\n\n\n

Entendeu como o comportamento de compra \u00e9 capaz de nortear as suas estrat\u00e9gias de venda para que o seu neg\u00f3cio chegue ainda mais longe? Aproveite todas as dicas, identifique todos os dados do seu p\u00fablico e boas vendas!\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

9 coisas para revender e ganhar dinheiro<\/a><\/p>\n\n\n\n

Americanas Marketplace: o que \u00e9 e como vender neste canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda online<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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