{"id":5174,"date":"2023-03-02T00:00:00","date_gmt":"2023-03-02T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/distribuidora-de-cosmeticos-atacado\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:35","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:35","slug":"distribuidora-de-cosmeticos-atacado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/distribuidora-de-cosmeticos-atacado\/","title":{"rendered":"Distribuidora de cosm\u00e9ticos no atacado: o que voc\u00ea precisa saber"},"content":{"rendered":"\n
Ent\u00e3o, voc\u00ea quer montar uma distribuidora de cosm\u00e9ticos no atacado<\/strong>? Essa pode ser uma \u00f3tima alternativa para come\u00e7ar a sua jornada empreendedora e impulsionar seus lucros, ainda mais porque a ind\u00fastria de cosm\u00e9ticos n\u00e3o para de crescer! <\/p>\n\n\n\n Segundo a 46\u00aa edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers, da Ebit\/Nielsen, a categoria de perfumaria e cosm\u00e9ticos<\/a> cresceu 24% no primeiro semestre de 2022. Entendeu o tamanho do potencial desse mercado? <\/p>\n\n\n\n Para te ajudar nessa jornada de se tornar uma distribuidora de cosm\u00e9ticos no atacado, separamos algumas dicas e poss\u00edveis d\u00favidas que podem surgir no caminho. Confira: <\/p>\n\n\n\n O primeiro passo para abrir a sua distribuidora de cosm\u00e9ticos<\/a> no atacado \u00e9 criar e registar sua empresa obtendo um CNPJ<\/a> (Cadastro Nacional da Pessoa Jur\u00eddica). <\/p>\n\n\n\n Essa documenta\u00e7\u00e3o garante uma s\u00e9rie de vantagens para o seu neg\u00f3cio como: emiss\u00e3o de nota fiscal, cobertura do INSS, acesso a cr\u00e9dito banc\u00e1rio e at\u00e9 descontos e melhores condi\u00e7\u00f5es de compra com fornecedores. Claro, al\u00e9m de passar mais credibilidade e seguran\u00e7a aos seus parceiros e clientes. <\/p>\n\n\n\n Em seguida, voc\u00ea dever\u00e1 buscar outro documento que garante a funcionalidade da sua empresa: a CNAE<\/a> de varejista. A Classifica\u00e7\u00e3o Nacional de Atividades Econ\u00f4micas \u00e9 uma regulariza\u00e7\u00e3o que identifica as atividades econ\u00f4micas do seu CNPJ e assegura que a sua loja est\u00e1 em ordem para prestar atendimento ao consumidor final. <\/p>\n\n\n\n Caso voc\u00ea opte por abrir um com\u00e9rcio f\u00edsico, tamb\u00e9m ser\u00e1 preciso verificar quais s\u00e3o as licen\u00e7as e alvar\u00e1s de funcionamento necess\u00e1rios para garantir a legalidade da sua opera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Esse tamb\u00e9m \u00e9 o momento de estruturar a parte financeira da sua empresa para garantir o funcionamento dela. Ent\u00e3o, comece entendendo qual o capital social<\/a> dispon\u00edvel para iniciar o seu neg\u00f3cio e quais ser\u00e3o as fontes de recursos. Al\u00e9m disso, anote todos os investimentos que voc\u00ea pretende fazer no seu neg\u00f3cio, contabilizando desde as despesas fixas at\u00e9 as vari\u00e1veis. <\/p>\n\n\n\n Calcule tamb\u00e9m qual \u00e9 o seu capital de giro<\/a>, ou seja, qual o dinheiro que possui reservado para suprir as necessidades financeiras da sua empresa a longo prazo. <\/p>\n\n\n\n Estipule tamb\u00e9m os custos para compra dos produtos e para manter a opera\u00e7\u00e3o, e fa\u00e7a uma previs\u00e3o do pre\u00e7o de venda. Assim, voc\u00ea ter\u00e1 uma maior previsibilidade do quanto precisa receber para cobrir todos os custos e ter um neg\u00f3cio lucrativo. <\/p>\n\n\n\n Nesse momento, voc\u00ea tamb\u00e9m pode recorrer a um contador para te ajudar com todos os detalhes e verificar exatamente quanto custa montar uma distribuidora de cosm\u00e9ticos no atacado. <\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s estruturar e registrar sua empresa, o pr\u00f3ximo passo para montar a sua distribuidora de cosm\u00e9ticos no atacado \u00e9 definir como voc\u00ea ir\u00e1 atuar no mercado. E n\u00e3o tem forma melhor de entender isso do que realizando uma boa pesquisa de mercado<\/a>! <\/p>\n\n\n\n Comece sua pesquisa buscando conhecer mais profundamente o varejo de cosm\u00e9ticos, tanto no ambiente f\u00edsico quanto no digital, e procure entender quais s\u00e3o as tend\u00eancias do segmento e o comportamento de compra dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n Conhecer o seu p\u00fablico-alvo<\/a> e o comportamento dos seus clientes \u00e9 primordial para fazer algumas defini\u00e7\u00f5es do seu neg\u00f3cio, como o canal de venda que ser\u00e1 utilizado, por exemplo. <\/p>\n\n\n\n Isso porque quando voc\u00ea entende quais s\u00e3o as dores e necessidades dos seus consumidores, fica mais f\u00e1cil escolher como a sua distribuidora de cosm\u00e9ticos ir\u00e1 atuar no mercado. Isso \u00e9: onde voc\u00ea ir\u00e1 realizar suas vendas!<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea pode montar um com\u00e9rcio f\u00edsico ou optar por vender no e-commerce, mas independentemente da sua escolha, n\u00e3o se esque\u00e7a de adquirir um local para armazenar corretamente os seus produtos.<\/p>\n\n\n\n Em ambos os casos, tamb\u00e9m \u00e9 interessante pensar em uma estrat\u00e9gia de divulga\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio nas redes sociais, por exemplo. Esse investimento em marketing digital ser\u00e1 essencial para que a sua distribuidora ganhe visibilidade e os clientes cheguem at\u00e9 voc\u00ea. <\/p>\n\n\n\n A categoria de cosm\u00e9ticos \u00e9 bem ampla, e voc\u00ea pode optar por trabalhar com um nicho de produtos<\/a> mais espec\u00edfico, como cosm\u00e9ticos para cabelo, ou at\u00e9 ter uma distribuidora mais ampla, mas que foca em determinadas marcas ou segmentos \u2013 por exemplo, com produtos naturais, mais premiums ou at\u00e9 mais acess\u00edveis. <\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea j\u00e1 definiu um nicho de produtos, voc\u00ea pode aproveitar as pesquisas da etapa anterior para conhec\u00ea-lo melhor. Agora, se voc\u00ea ainda n\u00e3o escolheu um, se beneficie desse momento para observar os itens que est\u00e3o em alta, quais s\u00e3o as marcas mais vendidas no Brasil e entender qual deles tem mais a ver com voc\u00ea \u2013 escolher uma categoria que voc\u00ea conhe\u00e7a profundamente \u00e9 primordial. <\/p>\n\n\n\n Para te ajudar nesse momento, separamos alguns exemplos de nichos de produtos e at\u00e9 alguns itens que comp\u00f5em cada um desses segmentos, confira: <\/p>\n\n\n\n Em um primeiro momento, \u00e9 interessante que voc\u00ea foque em um nicho de cosm\u00e9ticos espec\u00edfico, dessa forma, voc\u00ea vai se habituando ao segmento e tem menos despesas. Com o tempo, conforme a sua distribuidora ganhar for\u00e7a no mercado, voc\u00ea pode diversificar o seu sortimento.<\/p>\n\n\n\n Assim, na hora de buscar seus fornecedores, voc\u00ea tamb\u00e9m consegue realizar sua busca de forma mais alinhada com os objetivos do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Nos \u00faltimos anos, com a acelerada digitaliza\u00e7\u00e3o dos processos de compra e venda, esse processo de busca por fornecedores ficou ainda mais f\u00e1cil. Com uma simples pesquisa na internet, voc\u00ea entra em contato com diferentes marcas e fornecedores de diversas regi\u00f5es \u2013 pode ser at\u00e9 um fornecedor de outro Estado. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, independentemente se a sua loja \u00e9 digital ou f\u00edsica, contar com um fornecedor que atue na sua regi\u00e3o pode fazer uma grande diferen\u00e7a nos resultados do seu neg\u00f3cio. Afinal, com essa proximidade da sua loja ou do seu estoque, voc\u00ea consegue reduzir custos com log\u00edstica e negociar melhores prazos para a entrega dos produtos, agilizando esse processo. <\/p>\n\n\n\n Caso voc\u00ea v\u00e1 fazer uma busca f\u00edsica, comece visitando alguns p\u00f3los de venda, como o Br\u00e1s e a 25 de mar\u00e7o, em S\u00e3o Paulo, por exemplo, e depois estenda a sua busca para outras regi\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m da localiza\u00e7\u00e3o, outros dois fatores essenciais, que devem ser analisados na hora de buscar um fornecedor para a sua distribuidora de cosm\u00e9ticos no atacado s\u00e3o: pre\u00e7o e formas de pagamento. Principalmente porque esses quesitos ir\u00e3o impactar diretamente o precifica\u00e7\u00e3o dos seus produtos e, consequentemente, a sua margem de lucro<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, melhores pre\u00e7os na hora de comprar seus cosm\u00e9ticos podem ser uma garantia para que voc\u00ea fa\u00e7a ofertas mais atrativas na sua distribuidora, oferecendo um melhor custo-benef\u00edcio aos seus clientes e fazendo com que voc\u00ea se diferencie dos seus concorrentes.<\/p>\n\n\n\n Pensando nisso, ter fornecedores fisicamente mais pr\u00f3ximos da sua opera\u00e7\u00e3o pode ser um diferencial para facilitar todas as negocia\u00e7\u00f5es, seja por melhores pre\u00e7os, formas de pagamento variadas ou at\u00e9 prazos diferenciados.\u00a0<\/p>\n\n\n\n1 – Estruture o seu neg\u00f3cio <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
2 – Pesquise muito e escolha um canal de atua\u00e7\u00e3o <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
3 – Escolha os produtos que voc\u00ea ir\u00e1 vender <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
4 – Busque bons fornecedores de cosm\u00e9ticos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n