{"id":5184,"date":"2023-03-09T00:00:00","date_gmt":"2023-03-09T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-pelo-whatsapp\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:35","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:35","slug":"vender-pelo-whatsapp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-pelo-whatsapp\/","title":{"rendered":"Vender pelo WhatsApp vale a pena?"},"content":{"rendered":"\n

Tudo que voc\u00ea precisa saber para come\u00e7ar a vender pelo WhatsApp e fidelizar seus clientes ainda mais r\u00e1pido<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

J\u00e1 pensou em vender pelo WhatsApp<\/strong>? O aplicativo de mensagens instant\u00e2neas pode ser um forte aliado do seu neg\u00f3cio quando o assunto \u00e9 aumentar as vendas e de quebra fidelizar os clientes. <\/p>\n\n\n\n

O aplicativo chegou no Brasil em 2009 e, de acordo com a Mobile Time, o nosso pa\u00eds j\u00e1 ocupa o segundo lugar no mundo em n\u00famero de contas no aplicativo: no total, s\u00e3o 147 milh\u00f5es de contas brasileiras. <\/p>\n\n\n\n

O fato do WhatsApp ser um aplicativo gratuito com certeza impulsionou o seu uso por aqui. E, hoje, estima-se que ele j\u00e1 est\u00e1 presente em 99% dos smartphones no Brasil. Ou seja, os clientes da sua loja com certeza est\u00e3o usando o aplicativo! Ent\u00e3o, porque n\u00e3o aproveitar para vender pelo WhatsApp, n\u00e3o \u00e9 mesmo? <\/p>\n\n\n\n

O canal pode ser mais uma forma de estar presente no dia a dia dos consumidores do seu neg\u00f3cio, trazendo proximidade, humanizando a sua marca e, claro, impulsionando as suas vendas! <\/p>\n\n\n\n

Por que vender pelo WhatsApp?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

N\u00e3o demorou muito para que as empresas come\u00e7assem a enxergar essa oportunidade e entender a popularidade do WhatsApp como uma chance de aumentar seu alcance para o p\u00fablico. <\/p>\n\n\n\n

Com o envio r\u00e1pido de mensagens e outros recursos de troca, o aplicativo facilita esse contato entre neg\u00f3cios e clientes, aproximando o p\u00fablico das suas marcas favoritas. E fazendo com que as marcas tenham a oportunidade de estar presente na rotina dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n

O que voc\u00ea precisa saber antes de vender pelo WhatsApp<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

De primeira, muitos j\u00e1 imaginam usar o WhatsApp como um canal de atendimento, afinal, ele \u00e9 um aplicativo de troca de mensagens. Por\u00e9m, as possibilidades para impulsionar essa troca entre empresas e clientes pelo WhatsApp s\u00e3o maiores do que voc\u00ea imagina.<\/p>\n\n\n\n

Muito al\u00e9m do envio de mensagens, o WhatsApp j\u00e1 possui diversas funcionalidades e recursos multim\u00eddias que tornam o aplicativo ainda mais completo e preparado para as vendas. Por isso, o ideal \u00e9 que, antes de come\u00e7ar a usar o app no seu neg\u00f3cio, voc\u00ea pesquise e entenda muito bem as ferramentas dispon\u00edveis para usar o WhatsApp da melhor forma poss\u00edvel. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, esse dom\u00ednio do aplicativo ser\u00e1 essencial para que voc\u00ea entenda exatamente como incluir o seu neg\u00f3cio no dia a dia do p\u00fablico por meio do WhatsApp, afinal, seus clientes j\u00e1 usam o aplicativo diariamente para trocar mensagens pessoais, e voc\u00ea usar\u00e1 de uma forma profissional. <\/p>\n\n\n\n

5 dicas para vender pelo WhatsApp<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

1 – Antes de mais nada, pe\u00e7a autoriza\u00e7\u00e3o para mandar mensagens<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Essa, sem d\u00favida, \u00e9 a dica mais importante de todas se voc\u00ea quer vender pelo WhatsApp: nada de sair mandando mensagem para os seus clientes! <\/p>\n\n\n\n

A Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados (LGPD) exige que as empresas pe\u00e7am autoriza\u00e7\u00e3o dos clientes antes de enviar qualquer mensagem pelo WhatsApp e tamb\u00e9m para guardar seus dados \u2013 sempre deixando claro quais informa\u00e7\u00f5es ser\u00e3o utilizadas e para qual finalidade. <\/p>\n\n\n\n

Mas n\u00e3o se preocupe, essa autoriza\u00e7\u00e3o dos clientes pode ser solicitada de diferentes formas e \u00e9 mais simples do que parece. <\/p>\n\n\n\n

Uma das formas mais utilizadas hoje em dia \u00e9 incluindo uma verifica\u00e7\u00e3o dessa permiss\u00e3o na hora em que o cliente for preencher o cadastro no seu site. Assim, ao registrar o telefone dele, ele pode concordar em receber mensagens suas pelo WhatsApp. <\/p>\n\n\n\n

A outra forma de solicitar essa autoriza\u00e7\u00e3o \u00e9 usando o link da API do WhatsApp. Assim, antes de iniciar a conversa, o usu\u00e1rio passa por uma etapa onde ele deve aceitar e consentir esse contato pelo aplicativo. <\/p>\n\n\n\n

2 – Use o WhatsApp Business<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O WhatsApp Business<\/a> \u00e9 justamente uma vers\u00e3o do aplicativo totalmente focada em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Essa vers\u00e3o voltada para os neg\u00f3cios facilita o envio de mensagens para as empresas e inclui ferramentas que automatizam, classificam e respondem mensagens rapidamente.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m das diferentes funcionalidades que ajudam empresas a vender pelo WhatsApp, o WhatsApp Business tamb\u00e9m possibilita que os neg\u00f3cios tenham acesso a diferentes m\u00e9tricas relacionadas \u00e0s trocas com os clientes. Assim, \u00e9 poss\u00edvel trabalhar de forma ainda mais estrat\u00e9gica e assertiva com o aplicativo. <\/p>\n\n\n\n

Uma outra funcionalidade dessa vers\u00e3o, que pode impulsionar a atua\u00e7\u00e3o das empresas que desejam vender pelo WhatsApp, \u00e9 a possibilidade de filtrar os contatos de acordo com o momento da jornada de compra<\/a> deles.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, voc\u00ea pode separar esses contatos em diferentes grupos como \u201cnovos clientes\u201d, \u201crecompra\u201d, \u201cnovo pedido\u201d, entre outros que estejam de acordo com o comportamento de compra dentro da sua loja, facilitando a sua distribui\u00e7\u00e3o de mensagens no aplicativo. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, se voc\u00ea quer vender pelo WhatsApp e usar o aplicativo de forma profissional, essa \u00e9 a melhor op\u00e7\u00e3o para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

3 – Entenda as diferentes funcionalidades da ferramenta<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Seja utilizando o WhatsApp Business ou a vers\u00e3o normal, o mais importante \u00e9 que voc\u00ea entenda as diferentes funcionalidades dispon\u00edveis para criar uma estrat\u00e9gia de atua\u00e7\u00e3o certeira e definir exatamente como voc\u00ea ir\u00e1 se posicionar no aplicativo.<\/p>\n\n\n\n

Confira alguns exemplos de fun\u00e7\u00f5es que voc\u00ea pode aplicar no seu neg\u00f3cio para vender pelo WhatsApp: <\/p>\n\n\n\n

Grupos, listas de transmiss\u00e3o e comunidades<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

Os grupos j\u00e1 s\u00e3o bem famosos no WhatsApp, e com a chegada das listas de transmiss\u00e3o, ficou ainda mais f\u00e1cil para as empresas entrarem em contato com diversos clientes de uma s\u00f3 vez.<\/p>\n\n\n\n

Com essas listas, voc\u00ea ainda pode separar os seus clientes em diferentes grupos e mandar mensagens mais segmentadas. Por exemplo, voc\u00ea pode criar uma lista de transmiss\u00e3o com foco na primeira compra, com consumidores que t\u00eam interesse no seu neg\u00f3cio, mas ainda n\u00e3o realizaram nenhuma compra; e outro focado em recompra, com aqueles clientes que j\u00e1 compraram pelo menos uma vez na sua loja.<\/p>\n\n\n\n

As comunidades do WhatsApp chegaram ao Brasil em 2022 visando aumentar ainda mais essa troca de mensagens entre um maior n\u00famero de pessoas. Isso porque ela funciona como um grande grupo capaz de reunir outros grupos. <\/p>\n\n\n\n

Isso mesmo, as comunidades s\u00e3o capazes de reunir, em um \u00fanico local, at\u00e9 50 grupos ou no m\u00e1ximo 5 mil pessoas. Como o limite de pessoas por grupo no WhatsApp, at\u00e9 ent\u00e3o, era de cerca de 256 pessoas, as comunidades chegaram para expandir ainda mais essa funcionalidade e facilitar o envio de mensagens para um n\u00famero grande de clientes. <\/p>\n\n\n\n

Fun\u00e7\u00e3o cat\u00e1logo\u00a0<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

Essa ferramenta permite que os clientes tenham acesso facilitado a um cat\u00e1logo com todos os produtos dispon\u00edveis na sua loja, tornando a decis\u00e3o de compra ainda mais f\u00e1cil e r\u00e1pida. <\/p>\n\n\n\n

Essa funcionalidade \u00e9 ideal para aqueles neg\u00f3cios que est\u00e3o come\u00e7ando e ainda n\u00e3o tem um site pr\u00f3prio, trazendo a oportunidade de divulgar os produtos com mais facilidade e sem precisar fazer qualquer investimento. <\/p>\n\n\n\n

Para aproveitar essa fun\u00e7\u00e3o, acesse as configura\u00e7\u00f5es e clique em \u201ccat\u00e1logo\u201d para cadastrar as imagens dos seus produtos e todas as informa\u00e7\u00f5es complementares dele – como nome, descri\u00e7\u00e3o, pre\u00e7o, c\u00f3digo, entre outros. <\/p>\n\n\n\n

Explore m\u00eddias de diferentes formatos\u00a0<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

Mais do que vender pelo WhatsApp, \u00e9 interessante que voc\u00ea utilize o aplicativo para fortalecer o seu relacionamento com os clientes. E uma \u00f3tima forma de fazer isso \u00e9 investindo em marketing de conte\u00fado<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

A melhor parte \u00e9 que o aplicativo permite que voc\u00ea envie m\u00eddia em diversos formatos: fotos, v\u00eddeos, \u00e1udios, gr\u00e1ficos e mais. Assim, se aproveitando dessa diversidade, voc\u00ea pode apostar nessa estrat\u00e9gia de marketing para engajar seus clientes e gerar interesse nos seus produtos, <\/p>\n\n\n\n

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4 – Prepare-se para atender pelo WhatsApp<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Independentemente se voc\u00ea for vender pelo WhatsApp ou apenas utilizar o aplicativo como um canal de atendimento online<\/a>, \u00e9 muito importante que voc\u00ea esteja preparado para se comunicar com os seus clientes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar nessa etapa, separamos alguns pontos de aten\u00e7\u00e3o que voc\u00ea deve considerar na hora de se preparar para usar o WhatsApp na sua empresa: <\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a muito bem o seu p\u00fablico\u00a0<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

O comportamento dos seus clientes deve orientar todas as suas estrat\u00e9gias de venda. Ent\u00e3o, no WhatsApp n\u00e3o seria diferente, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Conhecendo o seu p\u00fablico, voc\u00ea entende exatamente que tipo de conte\u00fado eles gostariam de receber pelo WhatsApp. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode oferecer um atendimento mais personalizado, enviar cupons de desconto, dar acesso exclusivo a novos lan\u00e7amentos, entre outras possibilidades de mensagens. Cabe a voc\u00ea entender qual \u00e9 a melhor forma de impulsionar suas vendas pelo aplicativo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, voc\u00ea deve entender em que est\u00e1gio da jornada de compra os seus clientes est\u00e3o. Afinal, n\u00e3o adianta enviar o mesmo tipo de conte\u00fado para um cliente que j\u00e1 comprou na sua loja e para outro que mal conhece o seu neg\u00f3cio. Aproveite para vender e atender pelo WhatsApp<\/a> de forma personalizada, considerando o momento de cada consumidor.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Conhecer o seu p\u00fablico tamb\u00e9m far\u00e1 com que voc\u00ea se aproxime ainda mais dele ao vender pelo WhatsApp. Isso porque voc\u00ea conseguir\u00e1 utilizar uma linguagem mais descontra\u00edda e pr\u00f3xima dos seus clientes, gerando ainda mais familiaridade no processo de compra e impulsionando os seus resultados de vendas.  <\/p>\n\n\n\n

Treine sua equipe para utilizar o WhatsApp\u00a0<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

Seja para atender os clientes e tirar d\u00favidas ou para produzir conte\u00fados personalizados, \u00e9 essencial que a equipe respons\u00e1vel esteja por dentro da plataforma e de como o conte\u00fado deve ser passado aos clientes nas mensagens. <\/p>\n\n\n\n

Caso voc\u00ea utilize o WhatsApp como um canal de atendimento, prepare sua equipe para tirar d\u00favidas sobre os produtos, solucionar problemas e para lidar com situa\u00e7\u00f5es mais complicadas. Quanto mais personalizado e humanizado for o seu atendimento, melhor! <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 na hora de enviar conte\u00fados para incentivar a compra, lembre-se de utilizar uma linguagem mais pr\u00f3xima do seu p\u00fablico e de n\u00e3o tentar vender o seu produto a todo custo. Uma abordagem mais sutil e amig\u00e1vel \u00e9 ideal para o WhatsApp. <\/p>\n\n\n\n

Caso tenha necessidade, crie um calend\u00e1rio de conte\u00fados que ser\u00e3o enviados aos seus clientes ao longo das semanas. Dessa forma, voc\u00ea organiza os seus diferentes grupos de clientes com facilidade e tem mais tempo para  personalizar as mensagens que ser\u00e3o enviadas. <\/p>\n\n\n\n

Tenha m\u00e9tricas estabelecidas\u00a0<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

Para tornar a sua atua\u00e7\u00e3o no WhatsApp mais estrat\u00e9gica \u00e9 essencial que voc\u00ea defina algumas m\u00e9tricas e indicadores que ser\u00e3o acompanhados. Assim, voc\u00ea consegue trabalhar para adquirir um desempenho cada vez melhor no canal e, claro, garante que o aplicativo est\u00e1 trazendo novas vendas para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Algumas m\u00e9tricas que voc\u00ea pode acompanhar no WhatsApp s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n