{"id":5229,"date":"2023-04-10T00:00:00","date_gmt":"2023-04-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/google-analytics\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:41","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:41","slug":"google-analytics","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/google-analytics\/","title":{"rendered":"Google Analytics: o que \u00e9 e como analisar resultados do seu site"},"content":{"rendered":"\n
O Google Analytics<\/strong> \u00e9 uma ferramenta do Google<\/a> oferecida de forma gratuita para os usu\u00e1rios analisarem e monitorem o desempenho de seus sites por meio de m\u00e9tricas de tr\u00e1fego, comportamento do usu\u00e1rio, convers\u00e3o e mais.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Hoje, ela \u00e9 considerada uma ferramenta essencial para as empresas varejistas que atuam de forma digital e desejam melhorar seu desempenho na internet. Afinal, conhecer profundamente seu p\u00fablico e os seus comportamentos de compra<\/a> \u00e9 fundamental para aprimorar a sua atua\u00e7\u00e3o online.\u00a0<\/p>\n\n\n\n E isso acontece principalmente porque hoje o varejo \u00e9 mais do que anunciar, vender e entregar os produtos aos consumidores. Eles buscam mais do que uma aquisi\u00e7\u00e3o, eles querem uma experi\u00eancia de compra diferenciada, e para conseguir encantar os clientes dessa forma, \u00e9 necess\u00e1rio conhecer todas as suas dores, necessidades e expectativas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n De acordo com a pesquisa Tend\u00eancias do Varejo 2023, realizada pela Opinion Box e Dito, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhec\u00ea-los como indiv\u00edduos \u00fanicos. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, para que a sua marca se diferencie, \u00e9 necess\u00e1rio oferecer uma experi\u00eancia \u00fanica e personalizada. Para entregar isso, \u00e9 conhecer profundamente os seus consumidores, e a \u00fanica maneira de fazer isso \u00e9 coletando dados e informa\u00e7\u00f5es sobre o comportamento de compra dos clientes, e utilizando-as para construir um relacionamento cada vez mais alinhado com as expectativas deles.<\/p>\n\n\n\n E falando em experi\u00eancia personalizada, a pesquisa ainda mostrou que 73% dos consumidores preferem comprar de marcas nas quais tiveram experi\u00eancias personalizadas e 75% indicam marcas que oferecem experi\u00eancias personalizadas. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, quando voc\u00ea oferece uma experi\u00eancia mais personalizada e alinhada \u00e0s expectativas dos seus clientes, voc\u00ea conquista cada vez mais clientes fi\u00e9is, que v\u00e3o comprar diversas vezes no seu neg\u00f3cio e ainda atrair novos consumidores.<\/p>\n\n\n\n E o que tudo isso tem a ver com o Google Analytics? A ferramenta \u00e9 justamente o que voc\u00ea precisa para coletar e analisar todos esses dados de comportamento de busca e compra dos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, o Google Analytics ser\u00e1 um grande aliado do seu neg\u00f3cio no que diz respeito a personaliza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia de compra e melhora de desempenho do seu neg\u00f3cio na internet. Continue lendo para saber mais sobre o Google Analytics e como essa ferramenta pode impulsionar o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n O Google Analytics \u00e9 uma ferramenta gratuita de coleta e an\u00e1lise de dados que permite que empreendedores ou donos de sites e aplicativos tenham acesso a diferentes informa\u00e7\u00f5es sobre o comportamento de seus clientes dentro de suas URLs. <\/p>\n\n\n\n Ele fornece insights valiosos sobre o tr\u00e1fego do site, as aquisi\u00e7\u00f5es dos usu\u00e1rios, a localiza\u00e7\u00e3o deles, as p\u00e1ginas que mais convertem e mais dados sobre o comportamento dos visitantes durante suas jornadas nesses sites. <\/p>\n\n\n\n Para coletar todas essas informa\u00e7\u00f5es, o Google Analytics insere um c\u00f3digo de rastreamento em todas as p\u00e1ginas do site cadastrado na plataforma. Dessa forma, ele consegue rastrear o comportamento dos usu\u00e1rios, incluindo m\u00e9tricas como n\u00famero de visitas no site, tempo m\u00e9dio que os clientes passam em cada p\u00e1gina e at\u00e9 a origem do tr\u00e1fego do site \u2013 como redes sociais, campanhas de publicidade, pesquisa org\u00e2nica ou outras fontes. <\/p>\n\n\n\n Todos esses dados coletados s\u00e3o apresentados de forma detalhada em relat\u00f3rios personalizados \u2013 podem ser di\u00e1rios, semanais ou mensais \u2013 que descrevem o desempenho do site de forma que o usu\u00e1rio possa otimizar sua opera\u00e7\u00e3o e melhorar a experi\u00eancia dos clientes, tornando todas as tomadas de decis\u00e3o ainda mais \u00e1geis e estrat\u00e9gicas. <\/p>\n\n\n\n O Google Analytics oferece diferentes dados e m\u00e9tricas que podem ser analisadas individualmente ou de forma conjunta para que voc\u00ea tome decis\u00f5es mais assertivas em rela\u00e7\u00e3o ao seu neg\u00f3cio, melhorando o desempenho do seu site e a experi\u00eancia dos clientes que visitam ele. <\/p>\n\n\n\n Conhecer o p\u00fablico-alvo \u00e9 fundamental para qualquer neg\u00f3cio que est\u00e1 come\u00e7ando. Afinal, antes de come\u00e7ar a vender um servi\u00e7o ou produto, \u00e9 essencial que voc\u00ea saiba para quem voc\u00ea est\u00e1 fazendo isso. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, nesse quesito, \u00e9 muito importante ir al\u00e9m do b\u00e1sico \u2013 isso \u00e9, g\u00eanero, idade, regi\u00e3o, entre outras informa\u00e7\u00f5es dos clientes. \u00c9 necess\u00e1rio compreender o seu p\u00fablico e entender seus h\u00e1bitos, necessidades, dores e expectativas \u2013 pois \u00e9 aqui que o seu neg\u00f3cio entra oferecendo uma solu\u00e7\u00e3o. Ou seja, voc\u00ea precisa entender o comportamento de compra deles, e \u00e9 exatamente isso que o Google Analytics faz. <\/p>\n\n\n\n Com a ferramenta, voc\u00ea entende a forma como os seus consumidores se comportam durante a jornada de compra<\/a> deles, desde o momento em que eles descobrem a sua marca at\u00e9 mesmo depois da primeira compra que eles fizerem.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com o Google Analytics, voc\u00ea consegue rastrear o tr\u00e1fego do seu site e entender como os seus clientes est\u00e3o interagindo com ele. Voc\u00ea pode monitorar quantas pessoas est\u00e3o visitando o site, quanto tempo elas ficam em cada p\u00e1gina, quais s\u00e3o as p\u00e1ginas mais visitadas e at\u00e9 aquelas que geram mais rejei\u00e7\u00e3o, ou seja, que levam esse visitante a abandonar o seu site. <\/p>\n\n\n\n Com esses dados, voc\u00ea pode analisar toda a jornada dos clientes e entender o que pode ser melhorado no seu site ou em determinada p\u00e1gina para reduzir esses abandonos e oferecer um fluxo de compra otimizado, al\u00e9m de uma melhor experi\u00eancia para os usu\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de conseguir monitorar a jornada de compra dentro do seu site, com o Google Analytics voc\u00ea tamb\u00e9m consegue verificar a origem do tr\u00e1fego, isso \u00e9, como os clientes est\u00e3o chegando at\u00e9 o seu site. <\/p>\n\n\n\n Essas visitas dos clientes podem partir das redes sociais, de buscas org\u00e2nicas<\/a> ou at\u00e9 de m\u00eddia paga \u2013 que s\u00e3o as campanhas e an\u00fancios de marketing \u2013, entre outras possibilidades. Com essas informa\u00e7\u00f5es, voc\u00ea consegue desenvolver conte\u00fados mais assertivos, que impactam os consumidores no local certo e no momento certo da jornada deles.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, analisando esses dados voc\u00ea consegue ser mais estrat\u00e9gico nos seus investimentos, apostando nos canais certos para otimizar a experi\u00eancia de compra do p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n Dentre as an\u00e1lises oferecidas sobre o seu neg\u00f3cio, o Google Analytics permite que voc\u00ea descubra quais s\u00e3o os produtos que possuem uma taxa de convers\u00e3o mais alta, ou seja, que est\u00e3o sendo mais vendidos no seu site. <\/p>\n\n\n\n Esses dados, quando analisados junto a indicadores como o seu giro de estoque<\/a>, ser\u00e3o essenciais para garantir uma boa gest\u00e3o de estoque<\/a> no seu neg\u00f3cio, al\u00e9m de te ajudar com estrat\u00e9gias otimizadas para melhorar a sua oferta de produtos encalhados<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com todos os indicadores de convers\u00e3o e vendas oferecidos pelo Google Analytics, voc\u00ea consegue ter uma vis\u00e3o mais clara sobre o dia a dia da opera\u00e7\u00e3o, o desempenho do neg\u00f3cio e o potencial das suas vendas. Assim, \u00e9 poss\u00edvel definir de forma mais objetiva as metas do seu neg\u00f3cio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com todos os dados coletados pela ferramenta, voc\u00ea consegue analisar todos os seus canais de atua\u00e7\u00e3o e ajudar as suas estrat\u00e9gias de forma personalizada, atendendo as necessidades de cada um e as suas respectivas metas. <\/p>\n\n\n\n O Google Analytics tamb\u00e9m pode ajudar a otimizar as suas campanhas de marketing, fazendo com que voc\u00ea entenda quais a\u00e7\u00f5es est\u00e3o gerando mais tr\u00e1fego e convers\u00f5es para o seu site e at\u00e9 em quais hor\u00e1rios os usu\u00e1rios tendem a visit\u00e1-lo. <\/p>\n\n\n\n A ferramenta entrega um relat\u00f3rio completo sobre essas campanhas, o que faz com que voc\u00ea consiga analisar cada detalhe para otimizar suas estrat\u00e9gias de marketing e maximizar o retorno sobre o investimento feito \u2013 seja apostando em campanhas em um determinado canal ou at\u00e9 realizando-as em um determinado hor\u00e1rio ou dia da semana. <\/p>\n\n\n\n O Google Analytics funciona por meio de uma coleta de dados do seu site, rastreando o comportamento de todos os visitantes e organizando esses dados em relat\u00f3rios. O processo funciona da seguinte maneira: <\/p>\n\n\n\n Para come\u00e7ar a usar o Google Analytics voc\u00ea precisa adicionar um c\u00f3digo de acompanhamento ao site. Esse c\u00f3digo \u00e9 fornecido pela pr\u00f3pria ferramenta e dever\u00e1 ser inserido no cabe\u00e7alho ou no rodap\u00e9 do site.<\/p>\n\n\n\n Quando um cliente visita o seu site, o c\u00f3digo do Google Analytics \u00e9 acionado e come\u00e7a a rastrear todas as informa\u00e7\u00f5es de comportamento do usu\u00e1rio. Assim, \u00e9 poss\u00edvel ter acesso a todas as informa\u00e7\u00f5es da jornada desse consumidor, al\u00e9m de dados como a sua localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica ou dispositivo que ele est\u00e1 usando.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Todas as informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o coletadas, armazenadas e processadas pelo Google Analytics de forma que elas sejam passadas em um relat\u00f3rio que pode ser facilmente entendido e interpretado pelo propriet\u00e1rio do site, para que, com esses insights, ele otimize seu site.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Por fim, o Google Analytics oferece uma variedade de relat\u00f3rios que trazem todas as informa\u00e7\u00f5es que foram coletadas de forma simples e intuitiva. Os relat\u00f3rios podem ser personalizados para atender as necessidades dos usu\u00e1rios. Por exemplo, filtrando as informa\u00e7\u00f5es por um determinado intervalo de tempo.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Assim, o Google Analytics se torna uma forte ferramenta para os neg\u00f3cios terem como aliada, j\u00e1 que ela permite que esses empreendedores entendam como os clientes interagem com o seu neg\u00f3cio e como eles podem otimizar essa experi\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n Para come\u00e7ar a usar o Google Analytics, o primeiro passo ser\u00e1 criar uma conta no Google.\u00a0 Depois, basta acessar a p\u00e1gina do Google Analytics<\/a> e configurar a ferramenta dentro do seu site e passar a ter os seus dados coletados e analisados.\u00a0<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 o Google Analytics?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Por que usar o Google Analytics?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Para conhecer profundamente os seus visitantes\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para conhecer o comportamento dos visitantes dentro do seu site\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para descobrir quais dispositivos seus clientes mais utilizam\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para descobrir quais s\u00e3o os seus produtos mais vendidos\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para te ajudar a definir metas\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Para otimizar suas a\u00e7\u00f5es e campanhas de marketing\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como funciona o Google Analytics?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Inser\u00e7\u00e3o do c\u00f3digo de acompanhamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Coleta de dados<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3 – Armazenamento de dados<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
4 – Relat\u00f3rios<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como come\u00e7ar a usar o Google Analytics?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n