{"id":5236,"date":"2023-04-11T00:00:00","date_gmt":"2023-04-11T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/sac-3-0\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:41","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:41","slug":"sac-3-0","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/sac-3-0\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 SAC 3.0 e como fazer isso?"},"content":{"rendered":"\n

Conhe\u00e7a o SAC 3.0 e saiba como sua empresa pode criar um modelo de atendimento mais personalizado<\/em><\/h2>\n\n\n\n

Com o passar dos anos, o consumidor e o jeito de consumir mudaram. A evolu\u00e7\u00e3o da tecnologia deixou mais f\u00e1cil o acesso a diversos itens e atividades que antes eram realizadas de forma mais burocr\u00e1tica. Das compras do dia a dia at\u00e9 o trabalho, tudo isso come\u00e7ou a ser feito da palma da m\u00e3o. E o atendimento ao cliente tamb\u00e9m precisou se reinventar para acompanhar essa nova gera\u00e7\u00e3o de consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Uma das principais evolu\u00e7\u00f5es foi o SAC 3.0<\/strong>: a empresa deixa de dizer onde o cliente pode ser atendido para estar presente onde o consumidor quer ser atendido. Redes sociais, e-mail, telefone, chat ou at\u00e9 presencialmente, tudo de forma mais \u00e1gil e eficiente para esses consumidores que se tornam cada dia mais exigentes.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe o que \u00e9 esse SAC 3.0 e como pode impactar no seu neg\u00f3cio? Te explicamos tudo por aqui, com dicas para colocar esse modelo de atendimento em pr\u00e1tica no seu e-commerce e melhorar a satisfa\u00e7\u00e3o do seu cliente.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o SAC 3.0?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

\u00c9 uma evolu\u00e7\u00e3o do atendimento ao cliente que busca oferecer uma experi\u00eancia ainda mais personalizada e integrada, estando presente em diferentes canais de comunica\u00e7\u00e3o. Enquanto o SAC tradicional se concentra em um canal espec\u00edfico, como telefone e e-mail, o SAC 3.0 tem o objetivo de integrar esses canais e adicionar diferentes op\u00e7\u00f5es, como redes sociais, chatbots<\/a>, apps de mensagens, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

O cliente est\u00e1 em busca de um atendimento mais eficaz e essas pr\u00e1ticas ajudam a aproximar o consumidor da empresa e elevar a experi\u00eancia oferecida para o p\u00fablico. Uma das principais caracter\u00edsticas \u00e9 permitir que o cliente escolha o canal que preferir para se comunicar. Al\u00e9m disso, o SAC 3.0 busca personalizar o atendimento ao m\u00e1ximo, utilizando informa\u00e7\u00f5es sobre o hist\u00f3rico de compras e intera\u00e7\u00f5es anteriores para oferecer solu\u00e7\u00f5es personalizadas para cada pessoa.<\/p>\n\n\n\n

Automatizar os processos tamb\u00e9m ajuda a tornar o atendimento mais r\u00e1pido, fornecendo respostas mais \u00e1geis por meio de chatbots. Essa otimiza\u00e7\u00e3o permite que a equipe de atendimento possa atuar em quest\u00f5es mais complexas e que precisam de grande aten\u00e7\u00e3o para serem resolvidas.<\/p>\n\n\n\n

Como implementar <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para implementar o SAC 3.0 em sua empresa, \u00e9 importante seguir algumas etapas fundamentais.<\/p>\n\n\n\n

Mapeie os canais de comunica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O primeiro passo para implementar o SAC 3.0 \u00e9 mapear todos os canais utilizados para se comunicar com os clientes. Isso inclui telefone, e-mail, redes sociais, chatbots, entre outros. Com essa lista em m\u00e3os, \u00e9 poss\u00edvel criar uma estrat\u00e9gia para integrar o atendimento nesses canais.<\/p>\n\n\n\n

Escolha as ferramentas certas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Existem diversas op\u00e7\u00f5es de softwares e plataformas que permitem a integra\u00e7\u00e3o dos canais de comunica\u00e7\u00e3o. O BSeller, backoffice utilizado pela Americanas, \u00e9 um deles e conta com a integra\u00e7\u00e3o n\u00e3o apenas dos canais de comunica\u00e7\u00e3o, mas tamb\u00e9m das ferramentas de gest\u00e3o, log\u00edstica e transporte. Essa conex\u00e3o facilita diversos processos, como log\u00edstica reversa<\/a>, consulta de pedidos, rastreamento, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Treine a equipe<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O SAC 3.0 exige uma mudan\u00e7a na cultura da empresa e na forma como a equipe de atendimento trabalha. \u00c9 fundamental que a equipe seja treinada para lidar com essa nova abordagem, enfatizando o bom atendimento ao cliente e considerando que eles tamb\u00e9m transmitem a imagem da empresa.<\/p>\n\n\n\n

Implemente chatbots<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Para tornar o atendimento mais \u00e1gil e eficiente, implementar chatbots pode ser um diferencial para fornecer respostas r\u00e1pidas aos clientes e acesso a processos automatizados.<\/p>\n\n\n\n

Monitore os canais de atendimento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O monitoramento permite identificar as principais demandas e necessidades dos clientes, possibilitando que as queixas mais recorrentes sejam solucionadas com mais agilidade e proatividade pela empresa. O monitoramento tamb\u00e9m ajuda a medir a efic\u00e1cia do atendimento ao cliente, permitindo ajustes e melhorias cont\u00ednuas.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante lembrar que a implementa\u00e7\u00e3o do SAC 3.0 deve ser acompanhada de uma mudan\u00e7a na cultura da empresa, priorizando o atendimento personalizado e eficiente aos clientes, deixando de lado o atendimento robotizado.<\/p>\n\n\n\n

Boas pr\u00e1ticas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para obter os melhores resultados com o SAC 3.0, al\u00e9m de seguir os passos essenciais para implementa\u00e7\u00e3o da modalidade, \u00e9 importante estar atento \u00e0s boas pr\u00e1ticas que podem ajudar a fazer essa iniciativa ser bem-sucedida.<\/p>\n\n\n\n

Personaliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Utilize as informa\u00e7\u00f5es sobre o hist\u00f3rico de compras e intera\u00e7\u00f5es anteriores para oferecer solu\u00e7\u00f5es personalizadas para cada cliente. Isso pode incluir ofertas exclusivas, sugest\u00f5es de produtos relacionados, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Agilidade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma das premissas do SAC 3.0 \u00e9 o atendimento ao cliente mais \u00e1gil e eficiente. \u00c9 importante responder os consumidores de forma r\u00e1pida e eficaz, seja atrav\u00e9s de um atendimento 100% humano ou com a ajuda de chatbots f\u00e1ceis de usar e realmente \u00fateis para solucionar os problemas mais comuns e que, geralmente, n\u00e3o precisam de uma interven\u00e7\u00e3o da equipe de atendimento.<\/p>\n\n\n\n

Integra\u00e7\u00e3o dos canais de comunica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Como vimos, com o SAC 3.0 o cliente est\u00e1 no poder de decidir por onde quer ser atendido e isso n\u00e3o deve interferir na qualidade do atendimento. \u00c9 importante estar preparado para lidar com esses diferentes canais de forma integrada.<\/p>\n\n\n\n

Atualiza\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

N\u00e3o basta treinar a equipe uma vez e esquecer dessa tarefa. O mundo, o mercado e os consumidores evoluem a cada dia, e o atendimento ao cliente tamb\u00e9m precisa seguir esses passos. O treinamento constante da equipe \u00e9 fundamental para garantir a efici\u00eancia do SAC 3.0, mantendo-os atualizados sobre as melhores pr\u00e1ticas do mercado.<\/p>\n\n\n\n

\"sac<\/figure>\n\n\n\n

Vantagens do SAC 3.0<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

J\u00e1 vimos como aplicar, qual a import\u00e2ncia para o cliente e como deve ser feito todo o SAC 3.0. No entanto, onde ficam as vantagens para empresa? A aplica\u00e7\u00e3o pode trazer diversos benef\u00edcios. Veja os principais:<\/p>\n\n\n\n

Melhoria da experi\u00eancia do cliente<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O SAC 3.0 busca oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, o que pode melhorar significativamente a experi\u00eancia do cliente com a marca, levando tamb\u00e9m a um aumento na fideliza\u00e7\u00e3o e at\u00e9 na indica\u00e7\u00e3o para conhecidos.<\/p>\n\n\n\n

Redu\u00e7\u00e3o de custos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A integra\u00e7\u00e3o dos canais de comunica\u00e7\u00e3o e a utiliza\u00e7\u00e3o das ferramentas certas s\u00e3o a\u00e7\u00f5es que podem reduzir os custos de atendimento ao cliente, tornando o processo mais eficiente e escal\u00e1vel. Com um bom backoffice, \u00e9 poss\u00edvel otimizar toda a opera\u00e7\u00e3o de um e-commerce, criando processos padronizados e automatizados, que permitem economia de tempo e dinheiro.<\/p>\n\n\n\n

Mais oportunidades de neg\u00f3cio<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ao utilizar as informa\u00e7\u00f5es coletadas sobre os clientes, \u00e9 poss\u00edvel identificar oportunidades de neg\u00f3cio, como a oferta de produtos ou servi\u00e7os relacionados ao hist\u00f3rico de compras e intera\u00e7\u00f5es do cliente com a marca. Al\u00e9m de mostrar que se preocupa com o consumidor, a empresa pode estabelecer estrat\u00e9gias de up-sell (t\u00e9cnica de venda para que o cliente considere um item mais caro ou complementos).<\/p>\n\n\n\n

Ganho de marca<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Um suporte ao cliente que seja eficiente e personalizado pode melhorar a reputa\u00e7\u00e3o da marca no mercado, j\u00e1 que o atendimento \u00e9 uma das portas de entrada para novos consumidores. Tamb\u00e9m \u00e9 muito comum que os clientes busquem informa\u00e7\u00f5es sobre a empresa em sites de reclama\u00e7\u00f5es<\/a>, avaliando o atendimento oferecido a outras pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Implemente o SAC 3.0 com a ajuda de um ERP<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como vimos, um SAC 3.0 faz toda a diferen\u00e7a para o atendimento ao cliente, dando poder para que o consumidor escolha como deseja ser atendido e oferecendo solu\u00e7\u00f5es mais r\u00e1pidas para suas demandas. Por isso, ferramentas – sejam elas pagas ou gratuitas – que possam te dar visibilidade, centraliza\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, e insights para otimizar a rela\u00e7\u00e3o com seu cliente podem e devem ser usadas a seu favor.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, contar com um sistema de gest\u00e3o completo e totalmente integrado a todos os setores da sua empresa pode te ajudar muito na hora de realizar um atendimento ao cliente mais eficiente.<\/p>\n\n\n\n

Um bom backoffice poder\u00e1 ajud\u00e1-lo a gerenciar os bastidores de sua opera\u00e7\u00e3o, controlando pedidos, vendas, compras, gest\u00e3o de estoque, armazenagem, transporte, al\u00e9m, claro, de um SAC totalmente otimizado.<\/p>\n\n\n\n

Alguns sistemas mais complexos podem agrupar at\u00e9 quatro m\u00f3dulos <\/strong>(ERP, WMS, TMS e SAC), completamente integrados para oferecer solu\u00e7\u00f5es mais r\u00e1pidas, informa\u00e7\u00f5es sempre dispon\u00edveis e mais agilidade em toda a gest\u00e3o do e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea procura um sistema para realizar seu SAC 3.0, vale a pena procurar solu\u00e7\u00f5es deste tipo para otimizar sua opera\u00e7\u00e3o. O software do BSeller, por exemplo, consegue conectar diversos canais de atendimento, trazendo uma vis\u00e3o centralizada do que acontece com o cliente, e permitindo que voc\u00ea acesse o hist\u00f3rico de conversas, efetue procedimentos de maneira mais r\u00e1pida, entre outros. <\/p>\n\n\n\n

Um ERP<\/a> moderno pode ajudar bastante a sua empresa a melhorar a satisfa\u00e7\u00e3o e experi\u00eancia do consumidor com o e-commerce, por isso, tenha a certeza de ter um software que te d\u00ea seguran\u00e7a nisso e facilite a gest\u00e3o de chamados e contatos com seus clientes.<\/p>\n\n\n\n

Com isso, a experi\u00eancia de relacionamento do cliente com a sua marca pode ir muito mais longe!<\/p>\n\n\n\n

Precisa de ajuda?<\/h4>\n\n\n\n

Se o seu ERP atual n\u00e3o te ajuda a garantir um bom SAC 3.0, aproveite e solicite uma demonstra\u00e7\u00e3o do BSeller e veja como ele pode impactar seu atendimento ao cliente.\u00a0<\/p>\n\n\n\n