{"id":5236,"date":"2023-04-11T00:00:00","date_gmt":"2023-04-11T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/sac-3-0\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:41","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:41","slug":"sac-3-0","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/sac-3-0\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 SAC 3.0 e como fazer isso?"},"content":{"rendered":"\n
Com o passar dos anos, o consumidor e o jeito de consumir mudaram. A evolu\u00e7\u00e3o da tecnologia deixou mais f\u00e1cil o acesso a diversos itens e atividades que antes eram realizadas de forma mais burocr\u00e1tica. Das compras do dia a dia at\u00e9 o trabalho, tudo isso come\u00e7ou a ser feito da palma da m\u00e3o. E o atendimento ao cliente tamb\u00e9m precisou se reinventar para acompanhar essa nova gera\u00e7\u00e3o de consumidores.<\/p>\n\n\n\n
Uma das principais evolu\u00e7\u00f5es foi o SAC 3.0<\/strong>: a empresa deixa de dizer onde o cliente pode ser atendido para estar presente onde o consumidor quer ser atendido. Redes sociais, e-mail, telefone, chat ou at\u00e9 presencialmente, tudo de forma mais \u00e1gil e eficiente para esses consumidores que se tornam cada dia mais exigentes.<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea sabe o que \u00e9 esse SAC 3.0 e como pode impactar no seu neg\u00f3cio? Te explicamos tudo por aqui, com dicas para colocar esse modelo de atendimento em pr\u00e1tica no seu e-commerce e melhorar a satisfa\u00e7\u00e3o do seu cliente.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 uma evolu\u00e7\u00e3o do atendimento ao cliente que busca oferecer uma experi\u00eancia ainda mais personalizada e integrada, estando presente em diferentes canais de comunica\u00e7\u00e3o. Enquanto o SAC tradicional se concentra em um canal espec\u00edfico, como telefone e e-mail, o SAC 3.0 tem o objetivo de integrar esses canais e adicionar diferentes op\u00e7\u00f5es, como redes sociais, chatbots<\/a>, apps de mensagens, entre outros.<\/p>\n\n\n\n O cliente est\u00e1 em busca de um atendimento mais eficaz e essas pr\u00e1ticas ajudam a aproximar o consumidor da empresa e elevar a experi\u00eancia oferecida para o p\u00fablico. Uma das principais caracter\u00edsticas \u00e9 permitir que o cliente escolha o canal que preferir para se comunicar. Al\u00e9m disso, o SAC 3.0 busca personalizar o atendimento ao m\u00e1ximo, utilizando informa\u00e7\u00f5es sobre o hist\u00f3rico de compras e intera\u00e7\u00f5es anteriores para oferecer solu\u00e7\u00f5es personalizadas para cada pessoa.<\/p>\n\n\n\n Automatizar os processos tamb\u00e9m ajuda a tornar o atendimento mais r\u00e1pido, fornecendo respostas mais \u00e1geis por meio de chatbots. Essa otimiza\u00e7\u00e3o permite que a equipe de atendimento possa atuar em quest\u00f5es mais complexas e que precisam de grande aten\u00e7\u00e3o para serem resolvidas.<\/p>\n\n\n\n Para implementar o SAC 3.0 em sua empresa, \u00e9 importante seguir algumas etapas fundamentais.<\/p>\n\n\n\n O primeiro passo para implementar o SAC 3.0 \u00e9 mapear todos os canais utilizados para se comunicar com os clientes. Isso inclui telefone, e-mail, redes sociais, chatbots, entre outros. Com essa lista em m\u00e3os, \u00e9 poss\u00edvel criar uma estrat\u00e9gia para integrar o atendimento nesses canais.<\/p>\n\n\n\n Existem diversas op\u00e7\u00f5es de softwares e plataformas que permitem a integra\u00e7\u00e3o dos canais de comunica\u00e7\u00e3o. O BSeller, backoffice utilizado pela Americanas, \u00e9 um deles e conta com a integra\u00e7\u00e3o n\u00e3o apenas dos canais de comunica\u00e7\u00e3o, mas tamb\u00e9m das ferramentas de gest\u00e3o, log\u00edstica e transporte. Essa conex\u00e3o facilita diversos processos, como log\u00edstica reversa<\/a>, consulta de pedidos, rastreamento, entre outros.<\/p>\n\n\n\n O SAC 3.0 exige uma mudan\u00e7a na cultura da empresa e na forma como a equipe de atendimento trabalha. \u00c9 fundamental que a equipe seja treinada para lidar com essa nova abordagem, enfatizando o bom atendimento ao cliente e considerando que eles tamb\u00e9m transmitem a imagem da empresa.<\/p>\n\n\n\n Para tornar o atendimento mais \u00e1gil e eficiente, implementar chatbots pode ser um diferencial para fornecer respostas r\u00e1pidas aos clientes e acesso a processos automatizados.<\/p>\n\n\n\n O monitoramento permite identificar as principais demandas e necessidades dos clientes, possibilitando que as queixas mais recorrentes sejam solucionadas com mais agilidade e proatividade pela empresa. O monitoramento tamb\u00e9m ajuda a medir a efic\u00e1cia do atendimento ao cliente, permitindo ajustes e melhorias cont\u00ednuas.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 importante lembrar que a implementa\u00e7\u00e3o do SAC 3.0 deve ser acompanhada de uma mudan\u00e7a na cultura da empresa, priorizando o atendimento personalizado e eficiente aos clientes, deixando de lado o atendimento robotizado.<\/p>\n\n\n\n Para obter os melhores resultados com o SAC 3.0, al\u00e9m de seguir os passos essenciais para implementa\u00e7\u00e3o da modalidade, \u00e9 importante estar atento \u00e0s boas pr\u00e1ticas que podem ajudar a fazer essa iniciativa ser bem-sucedida.<\/p>\n\n\n\n Utilize as informa\u00e7\u00f5es sobre o hist\u00f3rico de compras e intera\u00e7\u00f5es anteriores para oferecer solu\u00e7\u00f5es personalizadas para cada cliente. Isso pode incluir ofertas exclusivas, sugest\u00f5es de produtos relacionados, entre outros.<\/p>\n\n\n\n Uma das premissas do SAC 3.0 \u00e9 o atendimento ao cliente mais \u00e1gil e eficiente. \u00c9 importante responder os consumidores de forma r\u00e1pida e eficaz, seja atrav\u00e9s de um atendimento 100% humano ou com a ajuda de chatbots f\u00e1ceis de usar e realmente \u00fateis para solucionar os problemas mais comuns e que, geralmente, n\u00e3o precisam de uma interven\u00e7\u00e3o da equipe de atendimento.<\/p>\n\n\n\n Como vimos, com o SAC 3.0 o cliente est\u00e1 no poder de decidir por onde quer ser atendido e isso n\u00e3o deve interferir na qualidade do atendimento. \u00c9 importante estar preparado para lidar com esses diferentes canais de forma integrada.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o basta treinar a equipe uma vez e esquecer dessa tarefa. O mundo, o mercado e os consumidores evoluem a cada dia, e o atendimento ao cliente tamb\u00e9m precisa seguir esses passos. O treinamento constante da equipe \u00e9 fundamental para garantir a efici\u00eancia do SAC 3.0, mantendo-os atualizados sobre as melhores pr\u00e1ticas do mercado.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 o SAC 3.0?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como implementar <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Mapeie os canais de comunica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Escolha as ferramentas certas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Treine a equipe<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Implemente chatbots<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Monitore os canais de atendimento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Boas pr\u00e1ticas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Personaliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Agilidade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Integra\u00e7\u00e3o dos canais de comunica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Atualiza\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h4>\n\n\n\n