{"id":5246,"date":"2023-04-20T00:00:00","date_gmt":"2023-04-20T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/loyalty\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:42","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:42","slug":"loyalty","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/loyalty\/","title":{"rendered":"Loyalty: como fidelizar seu cliente?"},"content":{"rendered":"\n

Entenda o conceito de loyalty e veja como essa estrat\u00e9gia pode potencializar a fideliza\u00e7\u00e3o de clientes do seu neg\u00f3cio<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar no termo loyalty<\/strong>? Na tradu\u00e7\u00e3o para o portugu\u00eas, a palavra significa \u201clealdade\u201d ou \u201cfidelidade\u201d, e dentro da estrutura de marketing de um neg\u00f3cio, o conceito se refere justamente \u00e0s estrat\u00e9gias de fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Fazer com que os clientes se tornem clientes fi\u00e9is \u00e9 um dos grandes desafios das empresas atualmente. Afinal, como garantir que o cliente que comprou pela primeira vez na sua loja ir\u00e1 voltar para comprar mais vezes? <\/p>\n\n\n\n

A verdade \u00e9 que isso n\u00e3o ir\u00e1 depender de um \u00fanico fator, mas sim de diversos quesitos que constroem e comp\u00f5em a experi\u00eancia dos seus consumidores. \u00c9 a qualidade do seu produto, o pre\u00e7o, o atendimento<\/a> oferecido, o prazo de entrega, a forma de pagamento e at\u00e9 a embalagem do item.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o diversas condi\u00e7\u00f5es que impactam a decis\u00e3o de compra e o comportamento dos clientes<\/a> na sua loja, e fazem com que ele decida voltar ou n\u00e3o a comprar nela. E \u00e9 exatamente nesse momento que o loyalty entra!\u00a0<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 loyalty? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Loyalty nada mais \u00e9 do que uma estrat\u00e9gia de relacionamento que se baseia em tr\u00eas pilares: capta\u00e7\u00e3o, reten\u00e7\u00e3o e fideliza\u00e7\u00e3o. Quando esses tr\u00eas conceitos s\u00e3o trabalhados, \u00e9 poss\u00edvel construir um relacionamento leal entre a sua marca e os seus consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Por meio de estrat\u00e9gias para captar, reter e fidelizar os clientes, voc\u00ea passa a criar uma conex\u00e3o com esse p\u00fablico. E esse processo se torna um ciclo, uma vez que, voc\u00ea deve continuar alimentando e mantendo esse relacionamento com incentivos para que os seus clientes continuem comprando.  <\/p>\n\n\n\n

Uma estrat\u00e9gia de loyalty bem feita come\u00e7a antes mesmo do ato da compra, garantindo que voc\u00ea tome decis\u00f5es de forma mais certeira e \u00e1gil para atrair clientes<\/a>, e, assim, oferecendo uma experi\u00eancia de compra diferenciada e satisfat\u00f3ria, facilitando a reten\u00e7\u00e3o desses consumidores e fazendo com que eles voltem mais vezes.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o o loyalty aparece em diversas a\u00e7\u00f5es que incentivam a compra e a recompra, como um clube de fidelidade, uma promo\u00e7\u00e3o exclusiva ou um programa diferenciado, de forma que voc\u00ea continue encantando os seus clientes e atraindo-os para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Por que investir em loyalty?   <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar que reter clientes \u00e9 mais barato do que conquistar novos clientes? Isso porque \u00e9 mais simples convencer um cliente que j\u00e1 conhece a sua loja e j\u00e1 adquiriu seus produtos a realizar uma nova compra do que apresentar o seu neg\u00f3cio e convencer um novo cliente a comprar pela primeira vez. <\/p>\n\n\n\n

O seu consumidor mais antigo j\u00e1 conhece o seu neg\u00f3cio e, caso ele tenha tido uma boa experi\u00eancia de compra, ele volta a comprar facilmente. E mais do que isso, ele apresenta a sua loja para outras pessoas, atraindo tamb\u00e9m novos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Segundo a pesquisa CX Trends da Opinion Box, 84% dos consumidores afirmam que quando t\u00eam uma boa experi\u00eancia com uma marca, faz quest\u00e3o de elogi\u00e1-la publicamente ou indic\u00e1-la para amigos e familiares. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, as estrat\u00e9gias de loyalty asseguram que os seus clientes continuem voltando e comprando na sua loja, al\u00e9m de fazer com que eles se tornem defensores da sua marca e influenciadores, j\u00e1 que eles acabam trazendo tamb\u00e9m novos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gias de loyalty para fidelizar seus clientes? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O loyalty \u00e9 fundamental para o sucesso de qualquer empresa \u2013 independentemente do tamanho ou do segmento. Agora que voc\u00ea j\u00e1 entendeu a import\u00e2ncia dessa estrat\u00e9gia, voc\u00ea deve estar se perguntando: mas como eu fa\u00e7o para fidelizar os meus clientes? <\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar nessa etapa, separamos algumas dicas essenciais para que voc\u00ea consiga captar, reter e fidelizar os consumidores do seu neg\u00f3cio. Confira: <\/p>\n\n\n\n

1 – Invista em oferecer o melhor atendimento aos seus clientes <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Um \u00f3timo atendimento ao cliente \u00e9 a base para a fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes, sendo essencial para o loyalty. <\/p>\n\n\n\n

Para garantir uma \u00e1rea de atendimento bem eficiente, \u00e9 muito importante que voc\u00ea entenda muito bem quem \u00e9 o seu p\u00fablico-alvo e quais s\u00e3o suas dores e necessidades ao longo da jornada de compra<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, analise quais s\u00e3o os canais de prefer\u00eancia desse p\u00fablico. Isso te ajudar\u00e1 a ter uma atua\u00e7\u00e3o mais assertiva, tanto na hora de divulgar seus produtos quanto ao atender os seus consumidores. Afinal, n\u00e3o adianta voc\u00ea oferecer um bom atendimento nas redes sociais se esse \u00e9 um canal que os seus clientes n\u00e3o utilizam tanto. <\/p>\n\n\n\n

O pr\u00f3ximo passo ser\u00e1 garantir um bom treinamento para todos os seus funcion\u00e1rios, assegurando que eles estejam preparados para resolver qualquer problema que os seus clientes possam ter, e sempre de forma atenciosa e simp\u00e1tica. <\/p>\n\n\n\n

2 – Incentive a recompra <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A sua estrat\u00e9gia de loyalty deve pensar em formas de manter os seus clientes fi\u00e9is, ou seja, fazer com que eles continuem comprando na sua loja. Sendo assim, pense em diferentes formas de incentivar a recompra, como oferecendo descontos, frete gr\u00e1tis, brindes, entre outros diferenciais que podem incrementar a experi\u00eancia de compra na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Como vimos anteriormente, manter o relacionamento \u00e9 t\u00e3o importante quanto atrair novos clientes, ent\u00e3o n\u00e3o adianta voc\u00ea oferecer cupom e brindes para a primeira compra e nunca mais entrar em contato com o seu cliente ou n\u00e3o dar mais incentivos para que ele continue comprando na sua loja. <\/p>\n\n\n\n

3 – Mantenha a comunica\u00e7\u00e3o com os seus clientes <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma comunica\u00e7\u00e3o constante e transparente com os seus clientes mostrar\u00e1 a eles o quanto eles s\u00e3o importantes para a sua marca. Por isso, mantenha os seus clientes informados e engajados sobre o que est\u00e1 rolando na sua empresa. <\/p>\n\n\n\n

Conte novidades, compartilhe o dia a dia do neg\u00f3cio, fale sobre as atualiza\u00e7\u00f5es e melhorias que est\u00e3o sendo feitas e compartilhe a realidade \u2013 por mais que seja sobre algum problema que est\u00e1 acontecendo. Isso mostra o quanto a sua empresa \u00e9 honesta e aberta ao p\u00fablico. <\/p>\n\n\n\n

Uma comunica\u00e7\u00e3o mais personalizada tamb\u00e9m pode ser um grande diferencial para o seu neg\u00f3cio, e pode ser bem simples de fazer. E-mails com o nome dos clientes ou at\u00e9 uma mensagem de anivers\u00e1rio com cupom exclusivo podem brilhar os olhos dos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box com a Dito, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhec\u00ea-los como indiv\u00edduos \u00fanicos e identificar seus interesses, e 69% consideram comprar de marcas que oferecem atendimento personalizado. Entendeu a import\u00e2ncia dessa personaliza\u00e7\u00e3o?<\/p>\n\n\n\n

\"loyalty<\/figure>\n\n\n\n

4 – Seja r\u00e1pido nas tomadas de decis\u00f5es <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Busque exceder a expectativa dos seus clientes e antecipe suas a\u00e7\u00f5es. Analise cada etapa da jornada de compra deles, na sua loja, e se pergunte o que pode ser diferente e o mais importante: o que pode ser melhorado?<\/p>\n\n\n\n

Com isso, voc\u00ea conseguir\u00e1 tomar decis\u00f5es de forma mais estruturada e eficiente, prevendo problemas e resolvendo-os com efici\u00eancia, o que potencializa a experi\u00eancia dos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

5 – Seja consistente no relacionamento com os seus clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A consist\u00eancia \u00e9 essencial no loyalty \u2013 e em todo o seu neg\u00f3cio. Afinal, para que o seu neg\u00f3cio continue fluindo e que voc\u00ea continue oferecendo uma boa experi\u00eancia de compra para que os clientes retornem ao seu neg\u00f3cio, \u00e9 necess\u00e1rio assegurar que o seu atendimento est\u00e1 em dia, que a qualidade dos seus produtos continuam excedendo \u00e0s expectativas e que os seus pre\u00e7os s\u00e3o justos e est\u00e3o dentro do praticado no mercado.<\/p>\n\n\n\n

6 – Crie um programa de fidelidade <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Os programas de fidelidade est\u00e3o cada vez mais fortes no Brasil e, se fizer sentido para o seu neg\u00f3cio, pode ser uma op\u00e7\u00e3o bem interessante para fortalecer o loyalty. <\/p>\n\n\n\n

Esses programas criam uma comunidade em torno da sua marca, fazendo com que os seus clientes fiquem ainda mais engajados no neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

E voc\u00ea n\u00e3o precisa fazer grandes investimentos para isso: pode ser uma landing page, uma newsletter ou at\u00e9 um grupo no WhatsApp<\/a>, ou Telegram<\/a>, onde essa comunidade pode interagir e trocar informa\u00e7\u00f5es.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 importante estruturar os benef\u00edcios do seu programa de fidelidade, como um sistema de pontos que podem ser usados como desconto nas pr\u00f3ximas compras ou trocados por brindes. Dessa forma, o programa se torna mais atrativo, fazendo com que os seus clientes sintam vontade de se tornar parte dele. <\/p>\n\n\n\n

Como medir suas estrat\u00e9gias de loyalty? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para garantir que voc\u00ea est\u00e1 alcan\u00e7ando os objetivos de loyalty, ser\u00e1 essencial medir a efic\u00e1cia das suas a\u00e7\u00f5es. Essas s\u00e3o algumas formas de conseguir essas informa\u00e7\u00f5es e medir suas estrat\u00e9gias de loyalty: <\/p>\n\n\n\n

Pontua\u00e7\u00e3o do Promotor L\u00edquido<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m conhecida como NPS (Net Promoter Score), essa \u00e9 uma m\u00e9trica muito utilizada para medir a fidelidade e satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes por meio de um feedback simples sobre os seus produtos ou servi\u00e7os. Ou seja, \u00e9 uma pesquisa que mostra o quanto os seus clientes est\u00e3o satisfeitos com a experi\u00eancia que tiveram e se recomendariam para outras pessoas, em uma escala de 1 a 10.  <\/p>\n\n\n\n

Valor de tempo de vida do cliente<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m conhecido como LTV<\/a>, essa m\u00e9trica calcula o valor dos seus clientes, ou seja, mostra a receita m\u00e9dia que um cliente gera ao longo do tempo que ele mant\u00e9m esse relacionamento com a sua empresa, ou seja, enquanto ele continua comprando seus produtos.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Taxa de reten\u00e7\u00e3o de clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Mostra a porcentagem de clientes que retornam ao seu neg\u00f3cio para fazer novas compras. Essa m\u00e9trica pode ser calculada durante um determinado per\u00edodo, como um m\u00eas ou um ano, mostrando a reten\u00e7\u00e3o de consumidores nesse intervalo de tempo. <\/p>\n\n\n\n

\u00cdndices do seu Programa de Fidelidade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Se voc\u00ea tiver um Programa de Fidelidade, \u00e9 essencial que voc\u00ea busque analisar m\u00e9tricas como o n\u00famero de inscri\u00e7\u00f5es no seu programa ou a taxa de convers\u00e3o de pontos realizada pelos clientes. <\/p>\n\n\n\n

A an\u00e1lise desses indicadores ser\u00e1 essencial para o loyalty do seu neg\u00f3cio, pois fidelizar os clientes \u00e9 um processo cont\u00ednuo, que exige constante evolu\u00e7\u00e3o e aten\u00e7\u00e3o \u00e0s melhorias necess\u00e1rias. <\/p>\n\n\n\n

Seguindo todas essas dicas e melhores pr\u00e1ticas de loyalty, voc\u00ea estar\u00e1 no caminho certo para fidelizar os clientes da sua loja e criar uma comunidade de clientes engajados e fidelizados.<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Jornada do cliente: o que \u00e9 e como funciona?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Comportamento de compra do cliente: 5 coisas para considerar<\/a><\/p>\n\n\n\n

Check out: o que \u00e9 e como funciona no e-commerce?<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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