{"id":5278,"date":"2023-05-08T00:00:00","date_gmt":"2023-05-08T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/nps\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:43","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:43","slug":"nps","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/nps\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 NPS e como calcular?"},"content":{"rendered":"\n
Conhecer a opini\u00e3o dos clientes \u00e9 essencial para o crescimento de qualquer neg\u00f3cio, e a NPS <\/strong>\u00e9 a m\u00e9trica que indica exatamente isso. <\/p>\n\n\n\n No universo do empreendedorismo, \u00e9 muito comum ouvir falar que ter um cliente fiel \u00e9 mais f\u00e1cil e barato do que conquistar novos clientes. Isso acontece porque convencer um cliente que j\u00e1 comprou seus produtos ou servi\u00e7os a fazer uma recompra pode ser bem simples, ainda mais quando ele j\u00e1 teve uma boa experi\u00eancia de compra. <\/p>\n\n\n\n O cliente fiel conhece a sua marca, a qualidade dos seus produtos e o n\u00edvel de experi\u00eancia oferecido. E mais do que isso: ele indica e divulga o seu neg\u00f3cio, trazendo novos clientes para comprarem com voc\u00ea.<\/p>\n\n\n\n De acordo com o Instituto Nielsen, 92% dos consumidores do mundo todo confiam totalmente na indica\u00e7\u00e3o de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Entendeu a import\u00e2ncia de oferecer uma boa experi\u00eancia de compra e ter um cliente fiel? <\/p>\n\n\n\n Mas agora voc\u00ea deve estar se perguntando: como eu sei se o meu cliente teve uma boa experi\u00eancia a ponto de indicar para outras pessoas? \u00c9 a\u00ed que a NPS entra, j\u00e1 que essa m\u00e9trica \u00e9 capaz de medir o n\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o do cliente com os produtos ou servi\u00e7os adquiridos no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Continue lendo e entenda o que \u00e9 a NPS, como realizar essa pesquisa e aplic\u00e1-la no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n A sigla NPS significa “Net Promoter Score” ou, em portugu\u00eas, \u201cEscala de Promo\u00e7\u00e3o da Rede\u201d. Ou seja, ela \u00e9 um indicador que usa dados quantitativos e qualitativos para medir o quanto os clientes de um neg\u00f3cio est\u00e3o satisfeitos com a experi\u00eancia que tiveram ao longo da jornada de compra<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Basicamente, a NPS utiliza uma s\u00e9rie de perguntas estrat\u00e9gicas que os clientes devem responder com notas de 0 a 10. Assim, essa m\u00e9trica de desempenho consegue avaliar a probabilidade desse consumidor indicar o seu neg\u00f3cio ou produto para outras pessoas.<\/p>\n\n\n\n A NPS foi criada em 2003 por Fred Reichheld, que fazia parte da empresa de consultoria Bain & Company. Reichheld publicou o artigo \u201cThe One Number You Need to Grow\u201d na revista Harvard Business Review, onde ele prop\u00f4s o indicador de desempenho que poderia calcular a probabilidade dos clientes indicarem servi\u00e7os ou produtos a outras pessoas. <\/p>\n\n\n\n Como mostramos, a NPS mostra a percep\u00e7\u00e3o dos seus clientes com a experi\u00eancia oferecida no seu neg\u00f3cio, permitindo que voc\u00ea entenda o n\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o deles com a jornada de compra e se eles indicariam a sua marca para outras pessoas. <\/p>\n\n\n\n Com essa vis\u00e3o profunda sobre a experi\u00eancia dos clientes no seu neg\u00f3cio, voc\u00ea consegue trabalhar de forma mais estrat\u00e9gica para entregar uma jornada de compra cada vez melhor, que atenda todas as necessidades e expectativas dos seus consumidores. <\/p>\n\n\n\n Dessa forma, voc\u00ea aumenta a sua reten\u00e7\u00e3o e fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes e, consequentemente, potencializa os lucros do seu neg\u00f3cio, j\u00e1 que esses consumidores retornam ao seu neg\u00f3cio para fazer novas aquisi\u00e7\u00f5es e ainda indicam a marca para amigos, familiares, entre outras pessoas. <\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 NPS?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Para que serve a NPS?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n