{"id":5278,"date":"2023-05-08T00:00:00","date_gmt":"2023-05-08T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/nps\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:43","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:43","slug":"nps","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/nps\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 NPS e como calcular?"},"content":{"rendered":"\n

Entenda como a NPS mostra a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes do seu neg\u00f3cio e pode impulsionar suas estrat\u00e9gias de venda<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Conhecer a opini\u00e3o dos clientes \u00e9 essencial para o crescimento de qualquer neg\u00f3cio, e a NPS <\/strong>\u00e9 a m\u00e9trica que indica exatamente isso. <\/p>\n\n\n\n

No universo do empreendedorismo, \u00e9 muito comum ouvir falar que ter um cliente fiel \u00e9 mais f\u00e1cil e barato do que conquistar novos clientes. Isso acontece porque convencer um cliente que j\u00e1 comprou seus produtos ou servi\u00e7os a fazer uma recompra pode ser bem simples, ainda mais quando ele j\u00e1 teve uma boa experi\u00eancia de compra. <\/p>\n\n\n\n

O cliente fiel conhece a sua marca, a qualidade dos seus produtos e o n\u00edvel de experi\u00eancia oferecido. E mais do que isso: ele indica e divulga o seu neg\u00f3cio, trazendo novos clientes para comprarem com voc\u00ea.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com o Instituto Nielsen, 92% dos consumidores do mundo todo confiam totalmente na indica\u00e7\u00e3o de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Entendeu a import\u00e2ncia de oferecer uma boa experi\u00eancia de compra e ter um cliente fiel? <\/p>\n\n\n\n

Mas agora voc\u00ea deve estar se perguntando: como eu sei se o meu cliente teve uma boa experi\u00eancia a ponto de indicar para outras pessoas? \u00c9 a\u00ed que a NPS entra, j\u00e1 que essa m\u00e9trica \u00e9 capaz de medir o n\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o do cliente com os produtos ou servi\u00e7os adquiridos no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Continue lendo e entenda o que \u00e9 a NPS, como realizar essa pesquisa e aplic\u00e1-la no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 NPS?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A sigla NPS significa “Net Promoter Score” ou, em portugu\u00eas, \u201cEscala de Promo\u00e7\u00e3o da Rede\u201d. Ou seja, ela \u00e9 um indicador que usa dados quantitativos e qualitativos para medir o quanto os clientes de um neg\u00f3cio est\u00e3o satisfeitos com a experi\u00eancia que tiveram ao longo da jornada de compra<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Basicamente, a NPS utiliza uma s\u00e9rie de perguntas estrat\u00e9gicas que os clientes devem responder com notas de 0 a 10. Assim, essa m\u00e9trica de desempenho consegue avaliar a probabilidade desse consumidor indicar o seu neg\u00f3cio ou produto para outras pessoas.<\/p>\n\n\n\n

A NPS foi criada em 2003 por Fred Reichheld, que fazia parte da empresa de consultoria Bain & Company. Reichheld publicou o artigo \u201cThe One Number You Need to Grow\u201d na revista Harvard Business Review, onde ele prop\u00f4s o indicador de desempenho que poderia calcular a probabilidade dos clientes indicarem servi\u00e7os ou produtos a outras pessoas. <\/p>\n\n\n\n

Para que serve a NPS?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como mostramos, a NPS mostra a percep\u00e7\u00e3o dos seus clientes com a experi\u00eancia oferecida no seu neg\u00f3cio, permitindo que voc\u00ea entenda o n\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o deles com a jornada de compra e se eles indicariam a sua marca para outras pessoas. <\/p>\n\n\n\n

Com essa vis\u00e3o profunda sobre a experi\u00eancia dos clientes no seu neg\u00f3cio, voc\u00ea consegue trabalhar de forma mais estrat\u00e9gica para entregar uma jornada de compra cada vez melhor, que atenda todas as necessidades e expectativas dos seus consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, voc\u00ea aumenta a sua reten\u00e7\u00e3o e fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes e, consequentemente, potencializa os lucros do seu neg\u00f3cio, j\u00e1 que esses consumidores retornam ao seu neg\u00f3cio para fazer novas aquisi\u00e7\u00f5es e ainda indicam a marca para amigos, familiares, entre outras pessoas.  <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a NPS permite que voc\u00ea conhe\u00e7a melhor o comportamento de compra<\/a> dos seus consumidores e possa identificar os diferentes tipos de clientes que visitam o seu neg\u00f3cio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Classifica\u00e7\u00e3o de clientes de acordo com a NPS<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os resultados da NPS permitem que voc\u00ea identifique e divida os seus clientes de acordo com o grau de engajamento deles com a sua marca. Esses tr\u00eas tipos s\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n

Clientes promotores <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

S\u00e3o aqueles consumidores que tiveram uma \u00f3tima experi\u00eancia com a sua marca e terminaram a jornada satisfeitos com a empresa e os produtos ou servi\u00e7os adquiridos. Os clientes promotores t\u00eam um grande potencial de se tornarem clientes fi\u00e9is, que v\u00e3o retornar ao seu neg\u00f3cio e indic\u00e1-lo para outras pessoas. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 fundamental que voc\u00ea preste aten\u00e7\u00e3o aos clientes promotores e incentive o relacionamento com eles. Converse com eles, ofere\u00e7a benef\u00edcios e promo\u00e7\u00f5es exclusivos e fa\u00e7a com que eles continuem retornando ao seu neg\u00f3cio e recomendando-o. <\/p>\n\n\n\n

Clientes neutros<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

S\u00e3o os consumidores que, por algum motivo, n\u00e3o tiveram uma experi\u00eancia completamente satisfat\u00f3ria como os clientes promotores. Eles podem ter tido uma boa experi\u00eancia na loja, por\u00e9m n\u00e3o ficaram satisfeitos com os produtos, servi\u00e7os ou atendimento recebido ao longo da jornada de compra, e, por isso, n\u00e3o ir\u00e3o se tornar clientes fi\u00e9is.<\/p>\n\n\n\n

Como eles n\u00e3o criaram nenhum v\u00ednculo com o seu neg\u00f3cio, seus clientes neutros podem acabar migrando para lojas concorrentes caso encontrem diferenciais mais atrativos. <\/p>\n\n\n\n

Clientes detratores: <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

S\u00e3o os consumidores que n\u00e3o tiveram uma boa experi\u00eancia de compra no seu neg\u00f3cio. Os clientes detratores merecem aten\u00e7\u00e3o, pois podem acabar fazendo o oposto dos promotores, ou seja, podem fazer propagandas ruins sobre a sua marca ou sobre os produtos e servi\u00e7os oferecidos. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, ao identificar um cliente detrator \u00e9 essencial que voc\u00ea busque entender o que causou essa insatisfa\u00e7\u00e3o dele, buscando oferecer solu\u00e7\u00f5es para reverter essa primeira m\u00e1 impress\u00e3o que ele adquiriu. <\/p>\n\n\n\n

Quais perguntas podem ser feitas na NPS?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

As perguntas da NPS podem variar de acordo com o seu segmento e at\u00e9 com os objetivos e expectativas do seu neg\u00f3cio ao realizar essa pesquisa. <\/p>\n\n\n\n

Normalmente, as perguntas da NPS est\u00e3o atreladas \u00e0 percep\u00e7\u00e3o dos clientes quanto ao seu neg\u00f3cio, podendo estar relacionadas ao atendimento, aos produtos e servi\u00e7os oferecidos ou at\u00e9 a determinados momentos da jornada de compra. <\/p>\n\n\n\n

Algumas perguntas que podem ser feitas na NPS s\u00e3o: <\/p>\n\n\n\n

Em uma escala de 0 a 10\u2026 <\/p>\n\n\n\n