{"id":5353,"date":"2023-06-22T00:00:00","date_gmt":"2023-06-22T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/gondolas-de-mercado\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:53","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:53","slug":"gondolas-de-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/gondolas-de-mercado\/","title":{"rendered":"O que s\u00e3o g\u00f4ndolas de mercado e como organiz\u00e1-las?"},"content":{"rendered":"\n
A organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 um requisito fundamental, principalmente quando se tem uma loja f\u00edsica. Nesse cen\u00e1rio, as g\u00f4ndolas de mercado<\/strong> s\u00e3o \u00f3timas aliadas para manter a organiza\u00e7\u00e3o do local e despertar a atra\u00e7\u00e3o do cliente. <\/p>\n\n\n\n Quando a organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 feita de maneira estrat\u00e9gica, as chances de despertar um maior interesse por parte do consumidor em conhecer o seu espa\u00e7o, garantir a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente e fortalecer a imagem do neg\u00f3cio aumentam. Por isso, cada medida para tornar a loja mais ordenada e atraente conta. <\/p>\n\n\n\n Neste artigo vamos falar mais sobre a fun\u00e7\u00e3o das g\u00f4ndolas de mercado e como organiz\u00e1-las a favor do seu neg\u00f3cio. Continue lendo e confira!<\/p>\n\n\n\n As g\u00f4ndolas est\u00e3o entre os itens mais b\u00e1sicos de m\u00f3veis e equipamentos para supermercados. De um modo geral, elas s\u00e3o feitas com uma base plana e um componente vertical com pranchas, entalhes ou paredes de ripas. Como j\u00e1 citado anteriormente, as g\u00f4ndolas t\u00eam um uso muito estrat\u00e9gico para a exposi\u00e7\u00e3o de produtos no varejo f\u00edsico.<\/p>\n\n\n\n Por outro lado, as prateleiras tratam-se de m\u00f3veis fixos na parede das lojas, enquanto as g\u00f4ndolas de mercado podem comportar um n\u00famero maior de produtos. Com isso, elas trazem mais seguran\u00e7a para a exposi\u00e7\u00e3o dos itens de sua loja, al\u00e9m de proporcionar a oportunidade de dispor uma quantidade maior de produtos em um mesmo espa\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n Sabendo da diferen\u00e7a entre as g\u00f4ndolas de mercado e as prateleiras, o pr\u00f3ximo passo \u00e9 ficar por dentro de quais s\u00e3o as melhores pr\u00e1ticas para organizar as g\u00f4ndolas dentro de uma loja f\u00edsica. Vamos l\u00e1?<\/p>\n\n\n\n A organiza\u00e7\u00e3o bem pensada da loja impacta diretamente em uma melhor experi\u00eancia de compra do cliente. Para isso, \u00e9 essencial ter o dom\u00ednio de qual \u00e9 o espa\u00e7o dispon\u00edvel e estudar a melhor disposi\u00e7\u00e3o das g\u00f4ndolas para cada canto. <\/p>\n\n\n\n Lembre-se que, seja l\u00e1 qual for o tamanho da loja, as g\u00f4ndolas n\u00e3o devem preencher mais do que 40% do espa\u00e7o. Caso isso aconte\u00e7a, haver\u00e1 dificuldade de locomo\u00e7\u00e3o no estabelecimento, principalmente em \u00e9pocas sazonais, onde as vendas s\u00e3o maiores e, consequentemente, as visitas tamb\u00e9m.<\/p>\n\n\n\n Independentemente do segmento da sua loja, os clientes quando est\u00e3o no interior da loja, sempre tendem a andar da direita para a esquerda devido ao fluxo de movimento. Com isso, \u00e9 imprescind\u00edvel que os produtos de alto giro e maiores chances de vendas estejam nas g\u00f4ndolas que ficam \u00e0 direita do corredor. Dessa forma, quando o cliente estiver transitando pelo seu espa\u00e7o, ele encontrar\u00e1, com mais facilidade, exatamente esses itens. <\/p>\n\n\n\n Para alcan\u00e7ar bons resultados, \u00e9 essencial dar aten\u00e7\u00e3o e criar estrat\u00e9gias para o layout da loja. Assim, \u00e9 muito importante fazer a escolha dos produtos com cautela, uma vez que, em locais de zona quente (onde h\u00e1 uma maior circula\u00e7\u00e3o de pessoas), o mais assertivo \u00e9 que tenham produtos com mais sa\u00edda ou que sejam mais atrativos, como itens promocionais, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio definir uma estrat\u00e9gia para cada per\u00edodo de venda. Pense que, por exemplo, sua loja est\u00e1 com itens pr\u00f3ximos a data de vencimento. Para esses casos, o ideal \u00e9 coloc\u00e1-los em promo\u00e7\u00e3o e deix\u00e1-los com mais visibilidade. Assim, seus clientes ir\u00e3o encontr\u00e1-los com mais facilidade e as chances de convers\u00e3o em vendas ir\u00e3o aumentar.<\/p>\n\n\n\nAfinal, o que s\u00e3o g\u00f4ndolas e qual a diferen\u00e7a delas para as prateleiras?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
E agora, como organizar as g\u00f4ndolas estrategicamente?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Estude o seu espa\u00e7o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Observe o comportamento dos clientes que frequentam a sua loja <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
D\u00ea aten\u00e7\u00e3o a escolha dos produtos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n