{"id":5368,"date":"2023-07-10T00:00:00","date_gmt":"2023-07-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/mercado-brasileiro\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:54","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:54","slug":"mercado-brasileiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/mercado-brasileiro\/","title":{"rendered":"Mercado brasileiro: 11 oportunidades no varejo nacional"},"content":{"rendered":"\n

Fique por dentro das principais oportunidades e tend\u00eancias do mercado brasileiro e impulsione suas vendas<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O mercado brasileiro<\/strong> est\u00e1 em constante transforma\u00e7\u00e3o! No fim, sai na frente quem est\u00e1 atento \u00e0s tend\u00eancias e disposto a mudar ou se adaptar para conquistar um neg\u00f3cio cada vez mais alinhado ao momento e as expectativas dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Depois de assistirmos os processos de compra e venda sendo digitalizados de forma extraordinariamente r\u00e1pida por conta da pandemia, em 2022, o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico come\u00e7ou a dar os primeiros sinais de estabiliza\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

O e-commerce j\u00e1 estabeleceu sua for\u00e7a <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Segundo a 47\u00aa edi\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen, no total, as vendas do e-commerce cresceram apenas 1,6% em compara\u00e7\u00e3o com 2021. Por\u00e9m, isso n\u00e3o quer dizer que n\u00e3o alcan\u00e7amos n\u00fameros impressionantes: as vendas bateram um novo recorde, somando R$ 262,7 bilh\u00f5es em faturamento. <\/p>\n\n\n\n

Essa varia\u00e7\u00e3o de 1,6% no crescimento das vendas se deu, principalmente, por conta da diminui\u00e7\u00e3o do ticket m\u00e9dio dos pedidos, que caiu 7,5% em compara\u00e7\u00e3o com 2021. Ao mesmo tempo, a quantidade de pedidos teve uma alta de 8%. Por isso, notamos um efeito de estabilidade nos resultados de vendas.<\/p>\n\n\n\n

Com a estabiliza\u00e7\u00e3o, vemos o mercado brasileiro mais preparado em rela\u00e7\u00e3o ao e-commerce: com consumidores mais atentos e acostumados com os processos digitais e lojistas preparados para o desafio de vender por meio de uma tela. <\/p>\n\n\n\n

Esse cen\u00e1rio abriu portas para que mais consumidores se sentissem \u00e0 vontade com o e-commerce. O resultado: um crescimento de 24% na entrada de novos consumidores no online, assim, em 2022, somamos 108,9 milh\u00f5es de clientes no ambiente digital. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, tem muita gente comprando, muita gente vendendo, e o e-commerce se estabeleceu como um mercado forte e importante no pa\u00eds! Ent\u00e3o, se voc\u00ea tem um neg\u00f3cio, deve estar se perguntando: como eu saio na frente da concorr\u00eancia e chamo a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico. E a resposta \u00e9 simples: se adaptando! <\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o basta digitalizar, \u00e9 preciso se adaptar ao mercado brasileiro! <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A digitaliza\u00e7\u00e3o com certeza ainda \u00e9 o primeiro passo para voc\u00ea chegar mais longe com o seu neg\u00f3cio, independentemente se voc\u00ea j\u00e1 tem um neg\u00f3cio f\u00edsico ou est\u00e1 come\u00e7ando agora. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, estar presente no universo digital j\u00e1 deixou de ser um diferencial. Agora, \u00e9 preciso estar atento \u00e0s pr\u00f3ximas tend\u00eancias do mercado para entender quais s\u00e3o os pr\u00f3ximos passos do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar, analisamos 11 oportunidades do mercado brasileiro que n\u00e3o trazem apenas tend\u00eancias que voc\u00ea deve ficar de olho, mas tamb\u00e9m um grande potencial para alavancar os neg\u00f3cios, seja online ou f\u00edsico. <\/p>\n\n\n\n

11 oportunidades do mercado brasileiro para ficar de olho<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a algumas tend\u00eancias que est\u00e3o em alta no mercado brasileiro e veja qual delas faz sentido para o seu neg\u00f3cio e pode ser inclu\u00edda nas suas estrat\u00e9gias:<\/p>\n\n\n\n

1 – Omnichannel: integra\u00e7\u00e3o online e offline<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Com a digitaliza\u00e7\u00e3o dos processos de venda, a jornada de compra<\/a> dos clientes deixou de ser linear. Agora, ele passa por diferentes trajetos e canais at\u00e9 a decis\u00e3o de compra. Por isso, n\u00e3o basta estar presente no universo digital, \u00e9 preciso se adaptar, e o omnichannel \u00e9 o caminho certo!\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Com uma estrat\u00e9gia omnichannel<\/a>, voc\u00ea tem a sua opera\u00e7\u00e3o f\u00edsica e online completamente integrada, fazendo com que esses ambientes trabalhem de forma coerente. Assim, voc\u00ea oferece uma experi\u00eancia de compra ainda mais rica aos seus clientes, que podem come\u00e7ar a jornada em um canal e finalizar em outro.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A pesquisa “Tend\u00eancias do Varejo 2023”, da Opinion Box com a Dito, mostrou que 84% dos consumidores gostam que lojas f\u00edsicas e online estejam integradas, dessa forma, eles podem migrar de uma plataforma para outra com facilidade. <\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es de omnicanalidade trazem ainda mais flexibilidade para os clientes, permitindo que eles completem a jornada de compra conforme as suas necessidades do momento. <\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, na pesquisa, 87% dos consumidores afirmaram que j\u00e1 pesquisaram o pre\u00e7o de um produto na loja f\u00edsica e compraram pela internet. Enquanto isso, 80% fizeram o caminho reverso, pesquisando o pre\u00e7o na internet e finalizando a compra na loja f\u00edsica. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, quando consideramos a log\u00edstica da compra, as estrat\u00e9gias omnichannel podem trazer o diferencial que o cliente precisa para tomar a decis\u00e3o de compra: 78% j\u00e1 comprou online e retirou o produto na loja f\u00edsica, e 68% j\u00e1 comprou em uma loja f\u00edsica e pediu para entregar o produto em casa. <\/p>\n\n\n\n

2 – Tecnologias de pagamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A digitaliza\u00e7\u00e3o dos processos de venda abriu portas para uma s\u00e9rie de novidades quando consideramos diferentes formas de pagamento. E apesar dessas tecnologias ainda estarem em crescimento e muitas pessoas ainda n\u00e3o conhecem t\u00e3o bem os sistemas, a aceita\u00e7\u00e3o \u00e9 alta: 86% dos consumidores concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra. (Opinion Box<\/a> e Dito)<\/p>\n\n\n\n

 O levantamento “E-commerce Trends 2023”, da Opinion Box com a Octadesk, mostrou que alguns dos principais motivos que levam os consumidores a comprar online s\u00e3o: porque t\u00eam as formas de pagamento que ele prefere (34%) e porque tem formas de pagamento diferenciadas (30%). <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, 42% dos entrevistados afirmaram que a forma de pagamento influencia diretamente a escolha no momento da compra online. Entendeu como oferecer formas de pagamento<\/a> variadas pode ser um grande diferencial para o seu neg\u00f3cio?\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Compras no cart\u00e3o de cr\u00e9dito, d\u00e9bito, boleto banc\u00e1rio ou PIX<\/a> j\u00e1 fazem parte do dia a dia dos consumidores brasileiros. Outros meios como pagamentos por QR Code<\/a> e carteiras digitais est\u00e3o ganhando cada vez mais espa\u00e7o no mercado brasileiro, por isso, vale a pena ficar de olho.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

3 – Sustentabilidade e ESG<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

As iniciativas sustent\u00e1veis t\u00eam ganhado cada vez mais for\u00e7a no varejo nacional! A aten\u00e7\u00e3o a esse posicionamento passou a influenciar como o p\u00fablico consome e como as lojas lidam com suas produ\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

Logo, muitas lojas do mercado brasileiro come\u00e7aram e estipular processos produtivos mais sustent\u00e1veis e at\u00e9 aplicar processos de venda, principalmente no ambiente f\u00edsico, que estejam alinhados com essa frente. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 importante ressaltar que o p\u00fablico busca cada vez mais lojas alinhadas com suas cren\u00e7as e valores, tendo isso como o principal motivador. Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos brasileiros d\u00e3o prefer\u00eancia aos produtos e servi\u00e7os de empresas sustent\u00e1veis e 70% est\u00e3o dispostos a gastar mais por isso.<\/p>\n\n\n\n

E no meio dessa tend\u00eancia, surgiu um novo termo: ESG. A sigla, em ingl\u00eas, significa Environmental, Social and Governance, ou traduzida para o portugu\u00eas: Governan\u00e7a ambiental, social e corporativa. Ou seja, ESG \u00e9 uma pol\u00edtica adotada pelas empresas que refor\u00e7a o compromisso da companhia de adotar processos mais sustent\u00e1veis e conscientes perante o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Levar as normas do ESG em considera\u00e7\u00e3o dentro do seu neg\u00f3cio pode ser uma forma de fortalecer o seu compromisso com a sustentabilidade de forma mais precisa, deixando claro interna e externamente que as pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis s\u00e3o uma prioridade da sua opera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

4 – Recommerce <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar em recommerce? Esse \u00e9 nome dado a pr\u00e1tica de revender<\/a> produtos usados ou vender itens de segunda m\u00e3o. Essa pr\u00e1tica anda lado a lado com o movimento sustent\u00e1vel, onde o p\u00fablico consome de forma consciente e mais sustent\u00e1vel, mas, ao mesmo tempo, quer pagar menos.<\/p>\n\n\n\n

Um levantamento do Sebrae mostrou que a venda de produtos usados cresceu quase 50% nos \u00faltimos anos. J\u00e1 o Relat\u00f3rio de Revenda de 2022, da GlobalData, mostrou que cerca de 41% dos consumidores procuram primeiro roupas de segunda m\u00e3o quando est\u00e3o comprando.<\/p>\n\n\n\n

E revenda de produtos<\/a> pode ser uma \u00f3tima alternativa at\u00e9 para os lojistas que ainda n\u00e3o tem um neg\u00f3cio e pensam em come\u00e7ar no e-commerce. As lojas que j\u00e1 est\u00e3o estabelecidas tamb\u00e9m podem impulsionar suas vendas com o recommerce, criando outlets e sal\u00f5es de produtos de segunda m\u00e3o.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

5 – Seguran\u00e7a digital e LGPD<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Com o crescimento acelerado das vendas online e a aprova\u00e7\u00e3o da LGPD<\/a> (Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados), quest\u00f5es relacionadas \u00e0 seguran\u00e7a no ambiente digital ganharam relev\u00e2ncia no mercado brasileiro.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A preocupa\u00e7\u00e3o com a seguran\u00e7a dos consumidores durante o processo de compra \u00e9 fundamental para o sucesso de qualquer neg\u00f3cio. Investir em tecnologia para evitar ataques cibern\u00e9ticos e garantir um ambiente seguro para os clientes fornecerem seus dados s\u00e3o quest\u00f5es que devem estar em foco. <\/p>\n\n\n\n

Segundo a pesquisa da Opinion Box com a Octadesk, 71% dos consumidores evitam comprar em certas lojas por medo e 87% j\u00e1 deixaram de comprar online por achar que a loja n\u00e3o era segura.<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, oferecer um ambiente que passe confian\u00e7a e seguran\u00e7a aos seus clientes ser\u00e1 um grande divisor para os resultados do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

\"mercado<\/figure>\n\n\n\n

6 – Uso de dados para personaliza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia de compra<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O uso de dados para incrementar a experi\u00eancia de compra dos seus clientes \u00e9 uma tend\u00eancia que cresce cada vez mais no mercado brasileiro digital. Muito se fala sobre conhecer bem o comportamento de compra dos clientes, por\u00e9m, para criar uma jornada personalizada, \u00e9 preciso conhecer o seu p\u00fablico ainda melhor.<\/p>\n\n\n\n

O uso de dados para incentivar o engajamento dos consumidores \u00e9 uma estrat\u00e9gia certeira. Afinal, criando comunica\u00e7\u00f5es e conte\u00fados mais personalizados, voc\u00ea pode encantar e reter seus clientes, impulsionando o seu relacionamento com eles e a fideliza\u00e7\u00e3o deles. <\/p>\n\n\n\n

A pesquisa da Opinion Box com a Dito mostrou que 72% dos brasileiros esperam que as empresas saibam reconhec\u00ea-los como indiv\u00edduos \u00fanicos e identifiquem seus interesses. Al\u00e9m disso, 73% preferem comprar de marcas nas quais j\u00e1 tiveram experi\u00eancias personalizadas. <\/p>\n\n\n\n

E voc\u00ea sabe que o cliente fiel \u00e9 a chave para a entrada de novos consumidores, n\u00e3o \u00e9 mesmo? O cliente fiel, retorna para comprar no seu neg\u00f3cio e tamb\u00e9m indica – de gra\u00e7a – a sua loja para outras pessoas. A pesquisa tamb\u00e9m mostrou que 75% dos consumidores indicam marcas que oferecem experi\u00eancias personalizadas. <\/p>\n\n\n\n

7 – CRM<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

E n\u00e3o tem como falar sobre uso de dados e relacionamento com clientes sem citar CRM. O termo em ingl\u00eas significa Customer Relationship Management ou em portugu\u00eas: Gest\u00e3o de relacionamento com o cliente.<\/p>\n\n\n\n

Essa ferramenta tem crescido cada vez mais no mercado brasileiro e \u00e9 extremamente importante quando o assunto \u00e9 manter o seu relacionamento com os clientes em dia, fazendo com que eles se sintam mais especiais. <\/p>\n\n\n\n

O CRM utiliza os dados coletados dos seus consumidores para criar conte\u00fados e comunica\u00e7\u00f5es relevantes, permitindo que voc\u00ea interaja com os clientes de forma personalizada e incentive a compra na sua loja com os argumentos certos para a convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

As estrat\u00e9gias de CRM ainda prop\u00f5em que, para manter esse relacionamento, voc\u00ea utilize ferramentas e solu\u00e7\u00f5es automatizadas, potencializando o relacionamento com os seus consumidores. O estudo \u201cSeasonal Insights\u201d, realizado pela Offerwise e encomendado pela Meta, mostrou que 67% dos brasileiros gostariam de receber ofertas personalizadas.<\/p>\n\n\n\n

8 – Chatbots <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O chatbot<\/a> \u00e9 uma ferramenta que pode ser um grande aliado para impulsionar o atendimento da sua loja. Ele funciona como um rob\u00f4 de atendimento que conversa com o seu cliente como se fosse uma pessoa real, oferecendo informa\u00e7\u00f5es previamente programadas e automatizadas para oferecer uma experi\u00eancia mais humanizada.<\/p>\n\n\n\n

A pesquisa da Opinion Box com a Dito mostrou que a utiliza\u00e7\u00e3o dessas tecnologias pode potencializar a jornada de compra: 86% dos consumidores concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra. Al\u00e9m disso, a an\u00e1lise ainda destacou os chatbots como uma ferramenta bem conhecida pelos consumidores, e 30% afirmou que j\u00e1 utilizou esse rob\u00f4 de atendimento no processo de compra.<\/p>\n\n\n\n

Apesar do chatbot n\u00e3o excluir o atendimento humanizado, ele pode ser um \u00f3timo investimento para impulsionar um atendimento mais inicial com o seu consumidor, tornando a experi\u00eancia de compra na sua loja ainda mais avan\u00e7ada. <\/p>\n\n\n\n

9 – Live commerce<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O live commerce ganhou for\u00e7a durante a pandemia e aparentemente \u00e9 uma tend\u00eancia que veio para o mercado brasileiro para ficar! O live commerce \u00e9 uma<\/a> estrat\u00e9gia que alia vendas e divulga\u00e7\u00e3o de produtos ao vivo e on-line.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, em uma transmiss\u00e3o ao vivo o apresentador mostra os produtos, testa e incentiva a compra, ao mesmo tempo que conversa com os telespectadores e tira suas d\u00favidas. Se eles gostarem do produto podem comprar ali mesmo, com poucos cliques. <\/p>\n\n\n\n

Essa \u00e9 uma estrat\u00e9gia que pode ser utilizada muito atrelada \u00e0s redes sociais, onde a realiza\u00e7\u00e3o de lives \u00e9 muito comum. O levantamento da Opinion Box com a Octadesk mostrou que 46% dos consumidores j\u00e1 compraram via live commerce, sendo que 63% deles utilizaram o Instagram, 49% o YouTube e 17% o Facebook. <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 imaginou impulsionar a presen\u00e7a da sua loja nas redes sociais com uma live e ainda potencializar os seus resultados de vendas? <\/p>\n\n\n\n

10 – Social commerce<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

E falando nas redes sociais, elas se tornaram grandes ferramentas de vendas dentro do mercado brasileiro. Por isso, o social commerce ou \u201ccom\u00e9rcio social\u201d se tornou uma grande tend\u00eancia do varejo nacional. <\/p>\n\n\n\n

O social commerce ressalta a comercializa\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os dentro das redes sociais e destaca a import\u00e2ncia dos neg\u00f3cios estarem presentes em canais como WhatsApp, Instagram, TikTok e Facebook. <\/p>\n\n\n\n

Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2023”, 65% das pessoas pesquisam por produtos para comprar nas redes sociais. Sendo que 66% usa o Instagram, 51% usa o YouTube, 36% pesquisa no Facebook e 11% j\u00e1 utiliza o TikTok para essa busca.  <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 a pesquisa da Opinion Box com a Dito mostrou que grande parte dos consumidores j\u00e1 realizaram compras diretamente nas redes sociais e a experi\u00eancia foi bastante positiva: todas as redes tiveram acima de 70% de aceita\u00e7\u00e3o. As mais populares, WhatsApp e Instagram, registraram 87% e 85% de aceita\u00e7\u00e3o, respectivamente. <\/p>\n\n\n\n

11 – Lojas f\u00edsicas em novos formatos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

E a experi\u00eancia de compra diferenciada tamb\u00e9m aparece com destaque no com\u00e9rcio f\u00edsico. Nos \u00faltimos anos, novos formatos de lojas f\u00edsicas come\u00e7aram a aparecer no mercado brasileiro e, logo, ca\u00edram no gosto dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Elas s\u00e3o lojas mais simples, que buscam oferecer uma jornada de compra mais \u00e1gil e direta. Conhe\u00e7a alguns modelos: <\/p>\n\n\n\n

Pick-up store<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

O termo significa \u201cretirada em loja\u201d e refor\u00e7a exatamente essa tend\u00eancia do consumidor comprar online e optar por retirar o produto em um local f\u00edsico por conta pr\u00f3pria. A pick up store aparece como uma op\u00e7\u00e3o para os lojistas oferecerem mais op\u00e7\u00f5es de entrega e o consumidor reduzir os gastos com frete. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a pick up store aparece como uma solu\u00e7\u00e3o democr\u00e1tica para o e-commerce, uma vez que, os consumidores, muitas vezes, n\u00e3o conseguem receber os produtos em suas casas e a op\u00e7\u00e3o de retirada pode ser o diferencial que eles precisavam para finalizar a compra. <\/p>\n\n\n\n

Pop-up store<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

A Pop-up store \u00e9 uma loja tempor\u00e1ria criada para oferecer uma experi\u00eancia diferenciada aos consumidores e chamar a aten\u00e7\u00e3o deles. Muitas vezes esse formato de loja \u00e9 usado estrategicamente para um lan\u00e7amento ou em datas comemorativas, proporcionando uma viv\u00eancia \u00fanica aos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Dark store<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

As dark stores levam esse nome, que traduzido significa \u201cloja escura\u201d, pois elas funcionam como um balc\u00e3o de armazenamento de produtos e n\u00e3o uma loja real, que pode receber os clientes. <\/p>\n\n\n\n

As dark stores s\u00e3o focadas na opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica dos neg\u00f3cios, j\u00e1 que elas ficam posicionadas em locais estrat\u00e9gicos para acelerar o processo de entrega dos produtos vendidos online. <\/p>\n\n\n\n

No fim, podemos notar que a maioria dessas tend\u00eancias tem um ponto em comum: o foco no cliente! A verdade \u00e9 que estamos constantemente nos adaptando para atender as necessidades, vontades e expectativas dos consumidores, buscando oferecer a melhor experi\u00eancia de compra. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, para se destacar no mercado brasileiro, basta entregar exatamente o que os seus clientes querem. Eles est\u00e3o cada vez mais conscientes dos processos de venda e buscam experi\u00eancias \u00fanicas e diferenciadas, e com as estrat\u00e9gias certas, voc\u00ea pode entregar isso e chegar cada vez mais longe!\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

10 dicas pra voc\u00ea trabalhar pela internet e se destacar<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda online<\/a><\/p>\n\n\n\n

Revender produtos: 7 dicas para come\u00e7ar<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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