{"id":5384,"date":"2023-07-20T00:00:00","date_gmt":"2023-07-20T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/sxo\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:55","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:55","slug":"sxo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/sxo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 SXO e como aplicar o conceito?"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar em SXO<\/strong>? A sigla significa “Search Experience Optimization” ou, em portugu\u00eas, \u201cOtimiza\u00e7\u00e3o da Experi\u00eancia de Busca\u201d. Como o pr\u00f3prio nome diz, as estrat\u00e9gias de SXO t\u00eam o objetivo de potencializar a sua presen\u00e7a online, de forma que o seu neg\u00f3cio ganhe destaque nas buscas e ofere\u00e7a uma experi\u00eancia alinhada \u00e0s expectativas dos clientes. <\/p>\n\n\n\n A internet facilitou os processos de compra e venda em muitos sentidos. Em poucos cliques, os consumidores conseguem buscar os produtos desejados, encontrar novos itens e comparar pre\u00e7os para encontrar as melhores ofertas. E as plataformas de busca, como o Google, t\u00eam um papel important\u00edssimo nessa jornada.<\/p>\n\n\n\n Segundo a pesquisa State of Search Brasil, o Google \u00e9 a primeira etapa da jornada de compra de 70% dos consumidores brasileiros. E tem mais: apenas 18% desses usu\u00e1rios v\u00e3o al\u00e9m da primeira p\u00e1gina de resultados. Ou seja, \u00e9 essencial que a p\u00e1gina do seu neg\u00f3cio esteja bem posicionada nos resultados de busca, garantindo mais chances de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Com algumas estrat\u00e9gias de marketing de conte\u00fado<\/a> e SEO<\/a>, voc\u00ea consegue fazer com que o seu neg\u00f3cio ganhe mais destaque na internet. Por\u00e9m, para obter resultados ainda melhores no que diz respeito \u00e0 convers\u00e3o desses clientes, \u00e9 interessante focar em a\u00e7\u00f5es que entreguem o conte\u00fado certo para o cliente certo. E \u00e9 exatamente a\u00ed que o SXO entra!\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n Continue lendo para entender melhor como as estrat\u00e9gias de SXO podem potencializar os resultados do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n A sigla SXO nada mais \u00e9 do que a jun\u00e7\u00e3o de SEO<\/a> (Search Engine Optimization) e UX<\/a> (User Experience), uma vez que, ela une as estrat\u00e9gias de otimiza\u00e7\u00e3o nos mecanismos de busca (do SEO) com a\u00e7\u00f5es capazes de aprimorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio (do UX).\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com essas duas estrat\u00e9gias alinhadas, \u00e9 poss\u00edvel impulsionar e otimizar a experi\u00eancia de busca dos usu\u00e1rios, trazendo ainda mais acessibilidade e praticidade para o processo, de forma que o seu neg\u00f3cio apare\u00e7a para os clientes certo, no momento certo – o que torna a jornada de busca desse cliente ainda mais eficiente. <\/p>\n\n\n\n Dessa forma, o SXO aprimora esse \u201cmatch\u201d no momento das buscas, fazendo com que o seu neg\u00f3cio seja encontrado por pessoas que est\u00e3o buscando exatamente as solu\u00e7\u00f5es que voc\u00ea oferece, seja um produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, voc\u00ea j\u00e1 viu que SXO \u00e9 a uni\u00e3o de SEO e UX, mas voc\u00ea sabe exatamente o que s\u00e3o essas estrat\u00e9gias? Entenda agora como elas s\u00e3o trabalhadas individualmente e como elas podem se complementar nas a\u00e7\u00f5es de SXO: <\/p>\n\n\n\n SEO (Search Engine Optimization) \u00e9 o nome dado a um conjunto de t\u00e9cnicas de otimiza\u00e7\u00e3o dos mecanismos de busca. Assim, utilizando essas estrat\u00e9gias, qualquer site ou p\u00e1gina consegue melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca dentro de plataformas como o Google, aumentando as chances de ser encontrado pelos usu\u00e1rios e conquistando uma maior taxa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n O SXO \u00e9 uma evolu\u00e7\u00e3o do SEO, uma vez que essa estrat\u00e9gia busca otimizar a sua presen\u00e7a nos sites de busca ao mesmo tempo que foca na experi\u00eancia do usu\u00e1rio, ou seja, utilizando t\u00e9cnicas de UX. <\/p>\n\n\n\n O UX (User Experience) por sua vez \u00e9 uma estrat\u00e9gia que coloca o usu\u00e1rio como foco, buscando as melhores t\u00e1ticas para que ele tenha uma \u00f3tima experi\u00eancia ao interagir com o seu neg\u00f3cio. O UX pensa em toda a jornada do p\u00fablico, visando formas de facilitar e otimizar os processos, oferecendo uma experi\u00eancia intuitiva e \u00fanica, que atende as necessidades e expectativas dos usu\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n As plataformas digitais est\u00e3o em constante evolu\u00e7\u00e3o, com atualiza\u00e7\u00f5es em seu algoritmo que visam sempre aprimorar e facilitar a jornada do usu\u00e1rio. <\/p>\n\n\n\n E ao mesmo tempo que essas plataformas abrem portas para novas tecnologias, o comportamento de compra <\/a>do p\u00fablico na internet tamb\u00e9m muda: conforme ele se acostuma com as facilidades proporcionadas pelo universo online, ele tamb\u00e9m se torna mais exigente, buscando experi\u00eancias cada vez melhores e mais alinhadas com suas expectativas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Por isso, t\u00e9cnicas como SEO, UX e, principalmente, o SXO se tornaram t\u00e3o importantes. Para ganhar destaque online, \u00e9 preciso colocar o seu cliente em foco, buscando formas de fazer com que ele encontre a sua loja facilmente e no momento certo da jornada deles. <\/p>\n\n\n\n E isso se torna ainda mais essencial para os neg\u00f3cios quando consideramos o crescimento org\u00e2nico – isto \u00e9, sem investimento em m\u00eddia ou publicidade. Nesse quesito, as t\u00e9cnicas de SXO s\u00e3o grandes aliados dos neg\u00f3cios, fazendo com que eles tenham mais destaque nas plataformas de busca, alcan\u00e7ando potenciais clientes e facilitando a convers\u00e3o deles. <\/p>\n\n\n\n Diferentemente do SEO, onde voc\u00ea foca em entregar um conte\u00fado relevante para o usu\u00e1rio. No SXO, voc\u00ea oferece esses conte\u00fados, al\u00e9m de ofertar produtos ou servi\u00e7os de qualidade e uma experi\u00eancia de compra<\/a> na sua loja que \u00e9 f\u00e1cil e amig\u00e1vel. Assim, o SXO soluciona uma dificuldade do SEO, que \u00e9 a alta taxa de sa\u00edda das p\u00e1ginas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n As p\u00e1ginas que trabalham as t\u00e9cnicas de SEO, muitas vezes, chegam ao topo dos resultados de pesquisa, por\u00e9m, s\u00e3o pouco atraentes para os usu\u00e1rios que realizaram a busca. O resultado: eles acessam a p\u00e1gina e logo saem, pois ela n\u00e3o entregava o que eles esperavam ou n\u00e3o oferecia uma boa experi\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n Com o SXO, voc\u00ea entende as necessidades do seu cliente – entregando exatamente o que ele busca com t\u00e9cnicas de SEO – e pode oferecer uma experi\u00eancia de compra \u00fanica – usando t\u00e1ticas de UX -, destacando que ele \u00e9 o foco do seu neg\u00f3cio em todos os momentos. <\/p>\n\n\n\n O SXO combina diferentes estrat\u00e9gias de SEO e UX para colocar o seu neg\u00f3cio em destaque e atender as expectativas dos usu\u00e1rios, oferecendo uma experi\u00eancia \u00fanica ao longo de toda a jornada dele – desde a descoberta da sua loja at\u00e9 a compra. <\/p>\n\n\n\n Para te ajudar a potencializar sua opera\u00e7\u00e3o dessa forma, separamos algumas das melhores pr\u00e1ticas que devem estar em foco para melhorar seu SXO. Confira:<\/p>\n\n\n\n O suporte online \u00e9 essencial para garantir que os seus clientes tirem todas as d\u00favidas no processo de compra ou sobre os produtos e servi\u00e7os oferecidos, impulsionando a decis\u00e3o de compra deles. Por isso, investir em atendimento de qualidade<\/a> ser\u00e1 um grande diferencial para melhorar seu posicionamento nos sites de busca e a experi\u00eancia de compra na sua loja.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Segundo um levantamento da Opinion Box com a Dito, 69% dos consumidores consideram comprar de marcas que oferecem atendimento online<\/a> personalizado. Dessa forma, eles podem tirar d\u00favidas sobre os produtos, pedir informa\u00e7\u00f5es adicionais e resolver qualquer problema do p\u00f3s-venda rapidamente. Entre os canais que mais se destacam entre os favoritos dos consumidores, est\u00e3o WhatsApp<\/a> (67%), chat online (48%) e e-mail (36%).<\/p>\n\n\n\n Montar e preparar um time de atendimento nem sempre \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil. Por\u00e9m, existem solu\u00e7\u00f5es que podem impulsionar o seu atendimento, como os chatbots<\/a>, que funcionam como um rob\u00f4 de atendimento e conversam com o cliente como se fosse uma pessoa real.<\/p>\n\n\n\n Por meio do chatbot, voc\u00ea consegue oferecer informa\u00e7\u00f5es programadas previamente e automatizadas para oferecer uma experi\u00eancia real e humanizada. E a melhor parte: tudo acontece em tempo real, 24 horas por dia.\u00a0<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 SXO?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
O que \u00e9 SEO e UX? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Qual a import\u00e2ncia do SXO para o seu neg\u00f3cio? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como investir em SXO no seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Aprimore o seu atendimento <\/strong><\/h4>\n\n\n\n