{"id":5409,"date":"2023-08-03T00:00:00","date_gmt":"2023-08-03T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/poder-de-compra-do-brasileiro\/"},"modified":"2024-04-30T16:15:58","modified_gmt":"2024-04-30T19:15:58","slug":"poder-de-compra-do-brasileiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/poder-de-compra-do-brasileiro\/","title":{"rendered":"Qual o poder de compra do brasileiro?"},"content":{"rendered":"\n
Conhecer o poder de compra do brasileiro<\/strong> \u00e9 um passo importante para entender a realidade nacional, efeitos inflacion\u00e1rios e de pol\u00edticas econ\u00f4micas. Para quem atua no varejo, \u00e9 um dado fundamental de se acompanhar, pois pode apontar expectativas, sejam elas positivas ou negativas, para o setor. <\/p>\n\n\n\n O poder de compra \u00e9 um indicador fundamental para avaliar a qualidade de vida de uma popula\u00e7\u00e3o e a sa\u00fade econ\u00f4mica de um pa\u00eds. O Brasil \u00e9 um pa\u00eds considerado populoso e possui uma economia em constante evolu\u00e7\u00e3o, por isso, entender o poder de compra dos brasileiros \u00e9 um ponto crucial. <\/p>\n\n\n\n De forma resumida, isso \u00e9 influenciado por diversos fatores, como a renda dispon\u00edvel, o n\u00edvel de pre\u00e7os dos bens e servi\u00e7os<\/a>, a infla\u00e7\u00e3o e as pol\u00edticas econ\u00f4micas adotadas pelo governo. Quando o poder de compra aumenta, as pessoas t\u00eam a capacidade de comprar mais bens e servi\u00e7os com a mesma quantia de dinheiro. Por outro lado, quando diminui, essa capacidade tamb\u00e9m cai.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Neste artigo, exploraremos o perfil do brasileiro e seus h\u00e1bitos de consumo, al\u00e9m dos desafios e as oportunidades, analisando fatores que impactam nesse cen\u00e1rio e as perspectivas para o futuro. <\/p>\n\n\n\n Boa leitura! <\/p>\n\n\n\n Antes de conhecer qual o real poder de compra do brasileiro, \u00e9 preciso entender qual o significado desse conceito e como ele \u00e9 constru\u00eddo. Basicamente, \u00e9 um fator econ\u00f4mico que se refere \u00e0 capacidade que um indiv\u00edduo, fam\u00edlia ou pa\u00eds tem de adquirir bens e servi\u00e7os com uma determinada quantidade de dinheiro. \u00c9 uma medida da quantidade de bens e servi\u00e7os que podem ser adquiridos com uma determinada quantia de dinheiro. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 comum que isso oscile por estar ligado a outros fatores como renda, infla\u00e7\u00e3o, disponibilidade de cr\u00e9dito e n\u00edvel de pre\u00e7os, por exemplo. Mas sempre est\u00e1 ligado ao valor do sal\u00e1rio m\u00ednimo em vig\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n Compreender qual o poder de compra do brasileiro \u00e9 uma medida importante para entender o comportamento do consumidor e as tend\u00eancias do mercado. A compreens\u00e3o desses determinantes permite que economistas, empresas e o pr\u00f3prio governo tomem decis\u00f5es com base nesses dados e desenvolvam estrat\u00e9gias para promover um aumento sustent\u00e1vel do poder de compra da popula\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, \u00e9 fundamental garantir que o poder de compra seja equitativamente distribu\u00eddo, a fim de promover uma sociedade economicamente saud\u00e1vel e inclusiva. <\/p>\n\n\n\n Com uma popula\u00e7\u00e3o diversificada e um mercado em constante evolu\u00e7\u00e3o, entender qual \u00e9 o perfil do poder de compra do brasileiro, seus h\u00e1bitos, prefer\u00eancias e comportamentos \u00e9 necess\u00e1rio para manter um neg\u00f3cio mais sustent\u00e1vel do ponto de vista financeiro. <\/p>\n\n\n\n Segundo o Relat\u00f3rio Consumer Insights Q2’22, da Kantar, em 2022, o poder de compra do brasileiro cresceu 2,7%, tendo um aumento significativo em rela\u00e7\u00e3o a outros pa\u00edses da Am\u00e9rica Latina. <\/p>\n\n\n\n Nos \u00faltimos anos, o Brasil tem tido um avan\u00e7o significativo no consumo consciente por parte da popula\u00e7\u00e3o, buscando produtos e servi\u00e7os que se alinhem com seus valores pessoais. Mas ao mesmo tempo, com o aumento da infla\u00e7\u00e3o nos \u00faltimos anos e o impacto da pandemia no mercado, o poder de compra brasileiro esteve em baixa. <\/p>\n\n\n\n J\u00e1 esse ano, com a queda da infla\u00e7\u00e3o, o sal\u00e1rio m\u00ednimo passou de R$1212,00 para R$1320,00, tendo um aumento de 8,91%, o que ampliou o poder de compra em rela\u00e7\u00e3o aos anos anteriores. Ainda assim, o sal\u00e1rio m\u00ednimo passa longe do valor do sal\u00e1rio ideal. <\/p>\n\n\n\n Segundo o Departamento Intersindical de Estat\u00edstica e Estudos Socioecon\u00f4micos (Dieese), o valor m\u00ednimo que um trabalhador no Brasil precisaria receber para sustentar uma fam\u00edlia de quatro pessoas seria em torno de R$ 5.969,00. <\/p>\n\n\n\n Isso se d\u00e1 pelo custo de vida que varia em determinadas regi\u00f5es do Brasil, como em capitais, que acabam tendo valores mais altos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s necessidades b\u00e1sicas como acesso a moradia, alimenta\u00e7\u00e3o, sa\u00fade e educa\u00e7\u00e3o, por exemplo <\/p>\n\n\n\n Como dito anteriormente, o perfil de consumo do brasileiro reflete as mudan\u00e7as sociais e econ\u00f4micas pelas quais o pa\u00eds tem passado. Os consumidores est\u00e3o mais conscientes, exigentes e conectados do que nunca. Dessa forma, as empresas e profissionais de marketing, por exemplo, precisam acompanhar essas tend\u00eancias e adaptar suas estrat\u00e9gias para atender \u00e0s necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros. <\/p>\n\n\n\n Vamos entender quais s\u00e3o os principais h\u00e1bitos e comportamentos do consumidor brasileiro? <\/p>\n\n\n\n O com\u00e9rcio eletr\u00f4nico vem experimentando um crescimento exponencial no Brasil, impulsionado pela maior acessibilidade \u00e0 internet e pela conveni\u00eancia das compras online. Os consumidores brasileiros est\u00e3o cada vez mais aderindo \u00e0s compras pela internet, em busca de uma ampla variedade de produtos, pre\u00e7os competitivos e comodidade na entrega. <\/p>\n\n\n\n Isso tamb\u00e9m revela o poder de compra do brasileiro, j\u00e1 que o faturamento do e-commerce<\/a> 2023 no Brasil, segundo uma estimativa realizada pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (ABComm) ser\u00e1 de R$185,7 bilh\u00f5es, de acordo com estimativa da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (ABComm), um ticket m\u00e9dio de R$470,00, o que demonstra uma evolu\u00e7\u00e3o nesse mercado em compara\u00e7\u00e3o aos \u00faltimos anos.\u00a0<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 poder de compra?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Quais os desafios do poder de compra do brasileiro?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Qual o perfil de consumo brasileiro?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Compras em E-commerce<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n