{"id":5439,"date":"2023-08-24T00:00:00","date_gmt":"2023-08-24T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/black-friday-2023\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:00","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:00","slug":"black-friday-2023","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/black-friday-2023\/","title":{"rendered":"Black Friday 2023: o que esperar do evento?"},"content":{"rendered":"\n
O varejo \u00e9 repleto de datas importantes que devem estar no calend\u00e1rio e tamb\u00e9m no planejamento estrat\u00e9gico do seu neg\u00f3cio. A Black Friday 2023<\/strong> \u00e9 uma delas e com a chegada do segundo semestre, os lojistas j\u00e1 podem come\u00e7ar a se organizar e aproveitar a oportunidade de vender ainda mais. <\/p>\n\n\n\n Este \u00e9 o momento ideal para tra\u00e7ar o perfil do consumidor, entender quais as melhores ofertas e condi\u00e7\u00f5es e como atrair um p\u00fablico maior, al\u00e9m de organizar o estoque, as campanhas de publicidade e \u00e9 claro, manter a sua loja online sempre atualizada. <\/p>\n\n\n\n Quer saber como se preparar para arrasar nas vendas e garantir que tudo saia como planejado? Neste texto, vamos te mostrar as principais dicas para voc\u00ea aproveitar a Black Friday 2023 e como se destacar no mercado! <\/p>\n\n\n\n \u00c9 comum encontrar algu\u00e9m que j\u00e1 tenha comprado durante esta data<\/a>, ainda mais se o assunto for e-commerce, afinal, as vendas durante a Black Friday movimentam os marketplaces e lojas online. Mas voc\u00ea sabe como essa data surgiu?\u00a0<\/p>\n\n\n\n Ela foi criada originalmente nos Estados Unidos, na d\u00e9cada de 80, como uma forma de aproveitar o feriado de Dia de A\u00e7\u00e3o de Gra\u00e7as e ainda, aumentar as vendas de final de ano e movimentar o mercado. <\/p>\n\n\n\n Ao longo os anos, a data foi um sucesso t\u00e3o grande que outros pa\u00edses aderiram. Aqui no Brasil, por exemplo, j\u00e1 estamos caminhando para a 13\u00aa edi\u00e7\u00e3o e com o crescimento exponencial do mercado online e um perfil de consumo que carrega em si o h\u00e1bito de comprar online e pesquisar ofertas, a data tem tomado cada vez mais destaque. <\/p>\n\n\n\n J\u00e1 a Black Friday 2023 j\u00e1 tem data marcada, ser\u00e1 no dia 24 de novembro, na \u00faltima sexta-feira do m\u00eas. <\/p>\n\n\n\n Mas n\u00e3o pense que tudo se resume a este dia! Como nos \u00faltimos anos, \u00e9 comum perceber toda uma movimenta\u00e7\u00e3o do mercado durante todo o m\u00eas, se intensificando na semana anterior do evento, seja com Esquenta Black Friday, como o 11.11<\/a> da Americanas, por exemplo.\u00a0<\/p>\n\n\n\n O primeiro passo antes de planejar a Black Friday 2023 \u00e9 entender quais foram os resultados do evento em 2022 no nosso setor. Em m\u00e9dia, o e-commerce faturou R$6 bilh\u00f5es e mesmo com uma pequena queda em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior, os resultados permitiram conhecer o novo perfil de consumo do varejo brasileiro. <\/p>\n\n\n\n Segundo uma pesquisa realizada pela Confi Neotrust, o maior p\u00fablico de vendas \u00e9 feminino e a Copa do Mundo foi um fator importante para determinar os produtos mais vendidos durante a data. Mas n\u00e3o s\u00f3, segundo os especialistas, pode tamb\u00e9m ter sido uma das respons\u00e1veis por diminuir as vendas da Black Friday, dividindo os holofotes e o investimento financeiro dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso: <\/p>\n\n\n\n Na hora de montar a sua estrat\u00e9gia para a Black Friday desse ano, conhecer os insights sobre a data anterior faz toda a diferen\u00e7a. Por mais que os resultados mudem ano ap\u00f3s ano, sempre \u00e9 bom saber o que deu certo e o que n\u00e3o foi t\u00e3o legal assim. <\/p>\n\n\n\n Por exemplo, em 2022, uma das maiores queixas do consumidor que decidiu aproveitar esta data comprando online foi a instabilidade dos servidores e os marketplaces que apresentavam erros e n\u00e3o permitiam o acesso. Ou seja, conhecer esse problema e j\u00e1 pensar como evitar que isso se repita na Black Friday desse ano \u00e9 um bom caminho para ter resultados ainda melhores. <\/p>\n\n\n\n Com a tradi\u00e7\u00e3o de oferecer descontos incr\u00edveis em uma ampla variedade de produtos, desde eletr\u00f4nicos at\u00e9 roupas e m\u00f3veis, esta data atrai cada vez mais clientes para as lojas online e movimenta bastante o calend\u00e1rio do varejo. Mas o que podemos esperar do evento deste ano? <\/p>\n\n\n\n Para te ajudar a pensar na melhor estrat\u00e9gia e garantir que quando novembro chegar tudo estar\u00e1 organizado e pronto para ser colado em pr\u00e1tica, separamos algumas dicas que voc\u00ea pode seguir para alavancar as vendas da sua loja durante a Black Friday 2023: <\/p>\n\n\n\n Antes de qualquer coisa, estabelecer um plano estrat\u00e9gico abrangente \u00e9 o primeiro passo que qualquer lojista precisa dar. Afinal, sem saber em que objetivo se quer chegar, fica mais dif\u00edcil definir o processo e o que deve ser feito. <\/p>\n\n\n\n Por isso, estabele\u00e7a metas claras, como o aumento percentual de vendas em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior, por exemplo. Mas, n\u00e3o esque\u00e7a da parte principal de um bom planejamento: desenhar quais s\u00e3o as a\u00e7\u00f5es que precisam ser realizadas em determinado per\u00edodo para alcan\u00e7ar a meta. <\/p>\n\n\n\n Depois disso, voc\u00ea estar\u00e1 no caminho certo para alcan\u00e7ar um resultado vantajoso em uma das datas mais esperadas do ano. <\/p>\n\n\n\n Uma das maiores frustra\u00e7\u00f5es dos consumidores durante a Black Friday \u00e9 encontrar produtos esgotados. Por isso, garantir e planejar o estoque com anteced\u00eancia faz toda a diferen\u00e7a na performance da sua loja durante a data. <\/p>\n\n\n\n Certifique-se de ter a quantidade de produtos adequada para atender a demanda prevista. Uma boa forma de entender o estoque \u00e9 considerando o hist\u00f3rico de vendas, tend\u00eancias do mercado e feedback dos clientes para assim, estimar o consumo. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, cadastre todos os produtos corretamente na sua loja online<\/a>, crie descri\u00e7\u00f5es que n\u00e3o s\u00f3 representem o produto, mas que tamb\u00e9m atraiam os clientes com a informa\u00e7\u00e3o. Uma boa imagem tamb\u00e9m faz toda a diferen\u00e7a, al\u00e9m de um t\u00edtulo completo e que facilite com que o produto seja encontrado.\u00a0<\/p>\n\n\n\nComo nasceu a Black Friday?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Como foi a Black Friday em 2022?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
E agora pra 2023, como se organizar? <\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
1 – Tenha um planejamento estrat\u00e9gico<\/strong>\u00a0<\/h4>\n\n\n\n
2 – Aten\u00e7\u00e3o ao estoque<\/strong>\u00a0<\/h4>\n\n\n\n