{"id":5459,"date":"2023-09-07T00:00:00","date_gmt":"2023-09-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/pure-play\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:01","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:01","slug":"pure-play","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pure-play\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 pure play no e-commerce?"},"content":{"rendered":"\n
No contexto do varejo, uma empresa pure play<\/strong> \u00e9 aquela que possui um modelo de neg\u00f3cio exclusivamente digital, ou seja, com vendas no e-commerce. Uma empresa pure play, portanto, n\u00e3o possui uma loja f\u00edsica. <\/p>\n\n\n\n O termo vem do ingl\u00eas e significa \u201cjogo puro\u201d, por isso, um e-commerce<\/a> pure play seria aquele que se concentra na sua \u00e1rea principal de atua\u00e7\u00e3o, sem explorar outros canais e mercados.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Um neg\u00f3cio com uma loja f\u00edsica em sua opera\u00e7\u00e3o \u00e9 conhecido como uma empresa tradicional ou pelo termo \u201cbrick and mortar\u201d – que significa \u201ctijolo e argamassa\u201d, que s\u00e3o materiais b\u00e1sicos na constru\u00e7\u00e3o de uma estrutura f\u00edsica de um ponto comercial. J\u00e1 os e-commerces que dividem sua opera\u00e7\u00e3o entre o digital e o mundo f\u00edsico, com clientes comprando e retirando itens na estrutura que preferirem, s\u00e3o conhecidos como omnichannels, ou seja, neg\u00f3cios que atuam em todos os canais. <\/p>\n\n\n\n Para al\u00e9m do universo do e-commerce, o termo pure play tamb\u00e9m \u00e9 usado por empresas que se concentram em um \u00fanico tipo de neg\u00f3cio, produto, servi\u00e7o ou ind\u00fastria. Por exemplo, uma f\u00e1brica pure play seria aquela que apenas se concentra na fabrica\u00e7\u00e3o de bens de consumo, sem desenh\u00e1-los ou revend\u00ea-los aos consumidores finais. <\/p>\n\n\n\n Tanto o modelo de e-commerce pure play, como o modelo omnichannel possuem vantagens e desvantagens a depender da situa\u00e7\u00e3o. Pra quem deseja analisar qual deles se aplica melhor aos seus objetivos, aqui est\u00e3o algumas diferen\u00e7as entre estes modelos: <\/p>\n\n\n\n Em um modelo de e-commerce pure play, o site \u00e9 fundamental para o usu\u00e1rio e para o lojista, pois todo o modelo de neg\u00f3cio est\u00e1 centralizado ali. <\/p>\n\n\n\n Por isso, \u00e9 preciso investir em todo o marketing<\/a>, plataforma, seguran\u00e7a e na jornada de compra dentro do site para atrair e fidelizar o cliente. Mas, como todo o modelo de vendas est\u00e1 centralizado ali, o gestor pode focar 100% da sua aten\u00e7\u00e3o e dinheiro no canal digital, investindo em melhoria da experi\u00eancia do consumidor e na gest\u00e3o do neg\u00f3cio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Vender online em um e-commerce pr\u00f3prio envolve alguns custos para criar e operacionalizar essa plataforma de vendas. Tecnologia, seguran\u00e7a, marketing, log\u00edstica: tudo isso precisa estar na conta de quem investe em um modelo de neg\u00f3cio pure play. <\/p>\n\n\n\n Por outro lado, uma loja f\u00edsica poderia custar muito mais para ser aberta, atrair clientes e fideliz\u00e1-los. Num ponto comercial, existe a necessidade de dedicar investimento para alugu\u00e9is, pessoal para o atendimento e caixa, vitrinismo<\/a>, entre outros. Tudo isso acaba pesando mais no bolso do lojista e, por isso, pequenos neg\u00f3cios acabam optando pelas vendas online de forma priorit\u00e1ria e, algumas, em um momento de maior maturidade e capacidade financeira, a depender do segmento, optam por abrir tamb\u00e9m uma loja f\u00edsica, trabalhando as vendas omnichannel.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Embora os e-commerces estejam cada vez mais populares, ainda h\u00e1 muitos clientes (e alguns segmentos) onde a prefer\u00eancia \u00e9 para uma compra omnichannel<\/a>. A chance de avaliar o item de forma imediata, evitando uma log\u00edstica pra devolv\u00ea-lo, zero custos com frete e gratifica\u00e7\u00e3o instant\u00e2nea contam muito a favor de lojas f\u00edsicas.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n Por outro lado, a comodidade de comprar sem sair de casa, maior despendimento de tempo e custos de deslocamento, podem inibir alguns clientes de ir at\u00e9 uma loja f\u00edsica, quando podem comprar tudo no digital. Para esses, conta muito uma boa experi\u00eancia com o site, informa\u00e7\u00f5es claras e fotos que demostrem bem o que eles est\u00e3o comprando. <\/p>\n\n\n\nPure play e omnichannel: qual o melhor?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Experi\u00eancia do site<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
Custos<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
Experi\u00eancia do cliente<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n