{"id":5464,"date":"2023-09-11T00:00:00","date_gmt":"2023-09-11T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/comissao-de-vendas\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:01","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:01","slug":"comissao-de-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/comissao-de-vendas\/","title":{"rendered":"Comiss\u00e3o de vendas: o que \u00e9 e como calcular?"},"content":{"rendered":"\n

Pagar comiss\u00e3o de vendas pode estimular sua equipe a conquistar mais neg\u00f3cios. Veja como utilizar<\/em><\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

As comiss\u00f5es de vendas<\/strong> s\u00e3o uma forma de remunera\u00e7\u00e3o vari\u00e1vel para o com\u00e9rcio de um produto ou servi\u00e7o. Quando o vendedor ou promotor fecha um neg\u00f3cio, ele ir\u00e1 receber uma bonifica\u00e7\u00e3o – em geral, um percentual \u2013 com base no valor das vendas. <\/p>\n\n\n\n

Esse tipo de compensa\u00e7\u00e3o premia as conquistas dos vendedores e pode ajudar no atingimento de metas da empresa e na reten\u00e7\u00e3o de talentos. Mas, para isso, \u00e9 importante que o valor seja bem definido e calculado. Uma pol\u00edtica transparente e bem comunicada sobre o processo pode evitar ru\u00eddos ou a sensa\u00e7\u00e3o de injusti\u00e7a entre o grupo de profissionais. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 fundamental ter defini\u00e7\u00f5es bem claras se a comiss\u00e3o ser\u00e1 exclusiva do vendedor que fechar o pedido ou se ela ser\u00e1 compartilhada entre todos os agentes que participaram previamente do atendimento \u00e0quele cliente. Isso porque algumas vendas podem passar por etapas diferentes de atendimento at\u00e9 que o neg\u00f3cio seja fechado. <\/p>\n\n\n\n

A seguir voc\u00ea confere mais sobre como calcular comiss\u00f5es de vendas e os principais pontos de aten\u00e7\u00e3o! <\/p>\n\n\n\n

Tipos de comiss\u00e3o de vendas<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Existem muitos tipos de comiss\u00e3o com foco em produtividade, podendo ser condicionadas \u00e0s vendas \u2013 a cada nova venda, a comiss\u00e3o \u00e9 aplicada \u2013 ou metas \u2013 a cada meta atingida de tantas vendas fechadas ou tal faturamento<\/a>, a comiss\u00e3o \u00e9 aplicada. Tamb\u00e9m h\u00e1 modelos com objetivos individuais, com foco no desempenho de cada vendedor, e coletivos, conforme o desempenho de toda a for\u00e7a de vendas da empresa.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Contudo, h\u00e1 tr\u00eas tipos de comiss\u00e3o de vendas que s\u00e3o muito comuns e merecem sua aten\u00e7\u00e3o. Conforme o prop\u00f3sito de cada um e a necessidade e realidade de sua empresa, voc\u00ea pode definir qual delas melhor se encaixa para voc\u00ea. <\/p>\n\n\n\n

1 – Comissionamento por equipe<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Neste tipo de comiss\u00e3o, a empresa aplica um percentual de bonifica\u00e7\u00e3o nas vendas totais da equipe respons\u00e1vel por trazer novos clientes.  <\/p>\n\n\n\n

A vantagem aqui \u00e9 o esp\u00edrito de equipe, onde uns profissionais podem cobrar e incentivar mais o restante do time a se envolver no processo e fechar mais neg\u00f3cios. Isso porque \u00e9 preciso que todos cumpram sua parte para que a meta seja alcan\u00e7ada e todos sejam premiados com isso. <\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, os vendedores com melhor desempenho podem acabar se sentindo pouco motivados, j\u00e1 que mesmo fazendo um esfor\u00e7o superior aos colegas que geram menos vendas, todos ganham igualmente essa \u201cpremia\u00e7\u00e3o\u201d vari\u00e1vel. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, um ponto importante aqui \u00e9 que as vendas individuais tamb\u00e9m sejam contabilizadas e isso seja bonificado nos sal\u00e1rios dos vendedores. Dessa forma, mesmo que a comiss\u00e3o seja igual para todos, os funcion\u00e1rios mais esfor\u00e7ados poder\u00e3o ter promo\u00e7\u00f5es no seu sal\u00e1rio fixo que recompensem seus esfor\u00e7os adicionais. <\/p>\n\n\n\n

2 – Comissionamento escalonado<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

No comissionamento escalonado, o vendedor \u00e9 desafiado a se esfor\u00e7ar para atingir ou chegar o mais pr\u00f3ximo poss\u00edvel do atingimento da meta. Quanto mais pr\u00f3ximo ele conseguir chegar do valor da meta, maior ser\u00e1 o valor que ir\u00e1 receber. <\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, a empresa define um pr\u00eamio de valor que pode se igualar ao sal\u00e1rio dos vendedores para aqueles que atingirem a meta. Se um vendedor, vamos cham\u00e1-lo de J\u00falio aqui, ganha R$5.000 de sal\u00e1rio fixo, isso significa que se ele atingir a meta ir\u00e1 ganhar mais R$5.000 naquele m\u00eas. <\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, se J\u00falio atingir menos da metade da meta, como 48%, ele n\u00e3o recebe nada de comiss\u00e3o. S\u00f3 a partir dos 50% de atingimento \u00e9 que ele passa a receber um valor proporcional ao seu desempenho: <\/p>\n\n\n\n