{"id":5471,"date":"2023-09-14T00:00:00","date_gmt":"2023-09-14T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/rfm\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:02","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:02","slug":"rfm","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/rfm\/","title":{"rendered":"RFM: o que \u00e9 e como usar essa an\u00e1lise?"},"content":{"rendered":"\n

A an\u00e1lise RFM pode ajudar o seu neg\u00f3cio a segmentar e classificar os clientes que compram na sua loja, otimizando sua estrat\u00e9gia e alavancando resultados<\/em><\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

Entender o comportamento do cliente \u00e9 um diferencial na hora de pensar em estrat\u00e9gias para o neg\u00f3cio. No mundo do marketing existem algumas ferramentas que auxiliam nessa jornada para analisar e tra\u00e7ar esse perfil e uma delas \u00e9 a RFM<\/strong>, que se refere a Rec\u00eancia, Frequ\u00eancia e Valor Monet\u00e1rio. <\/p>\n\n\n\n

Esses tr\u00eas fatores quando analisados em conjunto, oferecem insights valiosos sobre a base de clientes de uma empresa e isso pode ser usado na hora de construir comunica\u00e7\u00f5es, pensar em promo\u00e7\u00f5es<\/a> e iniciativas personalizadas para cada tipo de cliente.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Em poucas palavras, a RFM \u00e9 uma ferramenta que permite que voc\u00ea trace o perfil de cliente e comece a atuar a partir disso. Neste artigo, vamos explorar o que \u00e9 a an\u00e1lise RFM e como ela pode ser um indicador de sucesso para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 RFM?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode montar a sua loja online da melhor forma poss\u00edvel, pensar em embalagens personalizadas, campanhas atrativas e at\u00e9 mesmo ter um branding inovador e que chame aten\u00e7\u00e3o nas redes sociais. Mas se voc\u00ea n\u00e3o conhecer o seu cliente, acredite, os resultados n\u00e3o ser\u00e3o os esperados. <\/p>\n\n\n\n

E \u00e9 a\u00ed que a an\u00e1lise RFM entra. Ao segmentar a base de clientes da sua loja, \u00e9 poss\u00edvel construir uma estrat\u00e9gia personalizada de comunica\u00e7\u00e3o e isso faz toda a diferen\u00e7a, afinal, ningu\u00e9m gosta de receber um e-mail que n\u00e3o fa\u00e7a sentido, n\u00e9? Mas ao mesmo tempo, todo cliente gosta de se sentir parte da marca e receber e-mails e cupons que estejam de acordo com a sua jornada. <\/p>\n\n\n\n

A an\u00e1lise RFM \u00e9 uma t\u00e9cnica de segmenta\u00e7\u00e3o de clientes que se baseia em tr\u00eas dimens\u00f5es principais: <\/p>\n\n\n\n