{"id":5481,"date":"2023-09-21T00:00:00","date_gmt":"2023-09-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/order-bump\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:02","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:02","slug":"order-bump","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/order-bump\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 order bump e como utilizar?"},"content":{"rendered":"\n

Com o order bump, lojistas podem sugerir um incremento na compra que agrada o cliente e gera mais lucro<\/em><\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

O order bump <\/strong>\u00e9 uma estrat\u00e9gia de incremento de um pedido na \u00faltima etapa da compra.  <\/p>\n\n\n\n

Imagine um cliente que v\u00e1 ao fast food e pe\u00e7a um combo de hamburger, refrigerante e batata m\u00e9dia. O atendente oferece a ele a chance de trocar a batata m\u00e9dia pela grande por apenas R$1 a mais. Ou ainda uma pessoa que v\u00e1 fazer uma massagem r\u00e1pida, e algu\u00e9m ofere\u00e7a a ela a chance de incluir o servi\u00e7o de limpeza de pele por R$10 a mais. Essas ofertas adicionais s\u00e3o exemplos da t\u00e9cnica de \u201corder bump\u201d sendo aplicadas na pr\u00e1tica! <\/p>\n\n\n\n

O order bump serve para incrementar o valor de pedidos, sejam eles produtos f\u00edsicos, digitais ou servi\u00e7os. \u00c9 uma forma de aumentar o ticket-m\u00e9dio<\/a> daquela compra oferecendo, principalmente, algo que tenha uma certa afinidade com o que o cliente j\u00e1 se interessou de comprar. Dessa forma, h\u00e1 chances maiores de que ele aceite gastar um pouco mais para adquirir o incremento sugerido. <\/p>\n\n\n\n

As vantagens s\u00e3o muitas, pois al\u00e9m do maior retorno, a estrat\u00e9gia representa um custo baix\u00edssimo para a empresa. Isto \u00e9, ela gasta muito pouco ou nada e tende a ter um retorno interessante. <\/p>\n\n\n\n

A seguir, explicamos um pouco mais sobre essa estrat\u00e9gia e como utiliz\u00e1-la! <\/p>\n\n\n\n

Order bump x Cross sell x Upsell x Downsell<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Embora todos estes termos sejam estrat\u00e9gias de vendas para garantir ou ampliar o valor do pedido, cada uma \u00e9 focada em pontos diferentes da jornada de compra e t\u00eam um objetivo particular. Veja como funciona e como aplicar cada uma delas: <\/p>\n\n\n\n

Order bump<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

O order bump \u00e9 uma proposta para incrementar o produto escolhido pelo cliente, com foco em uma experi\u00eancia mais completa. Sua inten\u00e7\u00e3o \u00e9 elevar o valor da compra antes que o cliente inicie o pagamento, fazendo com que ele tenha outras perspectivas e consuma mais. Neste caso, o valor adicional para o upgrade \u00e9 baixo. Por isso, n\u00e3o exige tanta considera\u00e7\u00e3o do cliente, que tende a aceitar a proposta.  <\/p>\n\n\n\n

Um exemplo seria a oferta de uma bebida e batatas ao cliente que adquiriu um lanche, por um valor irris\u00f3rio a mais. Exemplo: ele gastou R$40 no lanche e por R$5 a mais poder\u00e1 levar tamb\u00e9m uma batata e um suco. Ou ainda um professor de yoga, que oferecesse aulas extras de medita\u00e7\u00e3o guiada a um pre\u00e7o adicional bem baixo. Exemplo: a mensalidade custa R$150 e ao pagar mais R$20, o aluno pode acessar estas aulas extras durante aquele m\u00eas.  <\/p>\n\n\n\n

Cross sell<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Voc\u00ea talvez j\u00e1 tenha visto em alguns sites o campo \u201cclientes que compraram este item, tamb\u00e9m compraram\u201d – e com alguns produtos de interesse daqueles clientes. Esse tipo de estrat\u00e9gia \u00e9 o que chamamos de cross sell (venda cruzada). Ou seja, \u00e9 feita uma leitura no perfil de compra de outros consumidores daquele item, com h\u00e1bitos de consumo parecidos, nota-se algumas tend\u00eancias e se oferece um item que aquele cliente tamb\u00e9m poder\u00e1 gostar. N\u00e3o \u00e9 um incremento ao pedido, nem a proposta de um item de maior valor, mas um item adicional que pode ter afinidade com o cliente, uma proje\u00e7\u00e3o de interesse. Tamb\u00e9m pode ser uma estrat\u00e9gia para as empresas se libertarem de itens encalhados no estoque<\/a>, ao ofert\u00e1-los para quem pode se interessar por eles.<\/p>\n\n\n\n

Um exemplo: voc\u00ea compra um livro de Machado de Assis, e recebe uma recomenda\u00e7\u00e3o de compra do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, outro autor de literatura cl\u00e1ssica brasileira. Como voc\u00ea se interessa por livros, de autores cl\u00e1ssicos nacionais, o algoritmo, em uma venda virtual, ou o atendente, em uma venda presencial, podem fazer essa sugest\u00e3o de compra adicional, com base na sua afinidade. <\/p>\n\n\n\n

Upsell<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

O Upsell<\/a> \u00e9 uma forma de vender um produto mais completo, a um pre\u00e7o mais elevado, quando o cliente est\u00e1 pr\u00f3ximo de fechar a compra de um item ou servi\u00e7o de menor valor. \u00c9 uma estrat\u00e9gia de persuas\u00e3o que pretende mostrar ao cliente todas as vantagens do produto ou servi\u00e7o mais premium que o que ele quer comprar. Dessa forma, a inten\u00e7\u00e3o \u00e9 que ele troque a aquisi\u00e7\u00e3o de baixo custo pela mediana ou troque a mediana para a top de linha e gaste mais. Ao contr\u00e1rio do order bump, a oferta \u00e9 feita em uma etapa p\u00f3s-checkout e o valor adicional para a aquisi\u00e7\u00e3o \u00e9 consideravelmente mais alto, o que pode fazer o cliente ponderar um pouco mais. <\/p>\n\n\n\n

Um exemplo seria um servi\u00e7o de streaming onde o cliente est\u00e1 quase fechando o plano intermedi\u00e1rio. Nesse momento, ele recebe uma compara\u00e7\u00e3o que destaca como a oferta do plano completo permitiria a ele assistir filmes e s\u00e9ries em qualidade 4k, e ter a transmiss\u00e3o em at\u00e9 3 telas simult\u00e2neas adicionais. Para isso, o valor passaria de R$26 para R$56, ao m\u00eas, um aumento de mais de 100% no valor. O ganho adicional pode pesar e ele topar a mudan\u00e7a, mas o pre\u00e7o bem mais alto pode faz\u00ea-lo pensar duas vezes e manter o plano b\u00e1sico.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

\"order<\/figure>\n\n\n\n

Downsell<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

\u00c9 o exato oposto do upsell, ou seja, aqui o foco \u00e9 ofertar um item de valor mais baixo para o cliente. Essa situa\u00e7\u00e3o se imp\u00f5e, algumas vezes, na hora de segurar aquele cliente que est\u00e1 quase desistindo da compra, ou n\u00e3o est\u00e1 muito focado em adquirir nada. Para manter a negocia\u00e7\u00e3o em jogo, a loja d\u00e1 uma \u00faltima cartada, oferecendo o item de interesse do consumidor, mas com um valor promocional – ou ainda oferece um item similar, por\u00e9m com valor mais atrativo. <\/p>\n\n\n\n

Um exemplo seria o servi\u00e7o de streaming que oferecesse um cupom de 50% de desconto do valor do pacote durante 1 ano, ao notar que o cliente est\u00e1 desistindo da compra<\/a>. Outro exemplo \u00e9 a loja de roupas que ofertou uma camiseta b\u00e1sica da marca X ao custo de R$100, e ao notar o desinteresse da cliente, mostrasse a op\u00e7\u00e3o de camiseta b\u00e1sica da marca Y, de caracter\u00edsticas e qualidade similares, mas ao custo de R$50. <\/p>\n\n\n\n

Como usar order bump em sua estrat\u00e9gia de vendas?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Usar o order bump \u00e9 bem f\u00e1cil, mas precisa ser planejado para que a oferta que incrementa o pedido gere desejo no consumidor. Para isso, \u00e9 preciso entender muito bem seus produtos, o cliente, como abord\u00e1-lo e o que faz ou n\u00e3o sentido nesta estrat\u00e9gia. A melhor forma de come\u00e7ar \u00e9 seguir estes pontos: <\/p>\n\n\n\n

1) Segmente seus produtos<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Estude muito bem seus produtos e quais itens podem ser complementares a cada um deles. Lembre-se que os itens adicionais precisam ser coerentes aos principais, complementares \u00e0s compras e de baixo custo, sem que o valor adicional se torne um fator de tanta pondera\u00e7\u00e3o. Voc\u00ea pode ofertar um cinto de R$20, por exemplo, como complemento na compra de uma cal\u00e7a de R$200. <\/p>\n\n\n\n

2) Crie ofertas imposs\u00edveis de serem ignoradas<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Ofertas dentro do contexto da compra e com um valor adicional realmente baixo ir\u00e3o parecer imperd\u00edveis para a maioria dos clientes. Ser\u00e1 dif\u00edcil ignorar algo que realmente seja um bom neg\u00f3cio na perspectiva do cliente. Se voc\u00ea tem uma estrat\u00e9gia de order bump h\u00e1 algum tempo e n\u00e3o tem colhido muitos resultados, \u00e9 hora de olhar pra ela e entender se est\u00e1 realmente alinhada ao interesse do consumidor ou apenas ao que voc\u00ea acha que ele quer. Estude seu cliente! <\/p>\n\n\n\n

3) Use a argumenta\u00e7\u00e3o correta<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

A forma de comunicar a oferta pode fazer muita diferen\u00e7a! Se voc\u00ea tem uma loja f\u00edsica, mostrar um exemplo do que o cliente ganha com o item adicional ajuda bastante! Deixe-o experenciar um pouco o produto, desde que isso n\u00e3o comprometa o item. Ver o produto, toc\u00e1-lo, sentir seu cheiro. Isso pode dar uma dimens\u00e3o do ganho que ele ter\u00e1. No online, lembre-se de caprichar nas fotos<\/a> e descri\u00e7\u00f5es do item adicional, pois estas fazem o papel do vendedor na internet, e podem facilitar ou atrasar a incrementa\u00e7\u00e3o do pedido. <\/p>\n\n\n\n

4) Teste o fluxo de compra<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

O melhor momento de oferecer o item \u00e9 quando o cliente est\u00e1 criando o carrinho de compras ou j\u00e1 est\u00e1 indo para o pagamento? Testar a oferta em momentos diferentes e acompanhar os resultados em cada cen\u00e1rio pode ajudar bastante no entendimento de como aplicar a estrat\u00e9gia no melhor momento para o cliente converter. <\/p>\n\n\n\n

5)  Fa\u00e7a testes<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Trocar o item adicional, mudar o discurso ou momento da abordagem: n\u00e3o importa, tudo pode ser testado. Tanto no f\u00edsico, como no digital, por meio de testes A\/B<\/a>, \u00e9 poss\u00edvel entender aos poucos o que funciona melhor e \u00e9 mais atrativo para seu cliente. O order bump pode dar muito certo se for bem aplicado e com total percep\u00e7\u00e3o da realidade do seu consumidor. Por isso, entend\u00ea-lo bem \u00e9 tarefa cont\u00ednua para aperfei\u00e7oar esta estrat\u00e9gia! <\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

O que mais vende na internet?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Loyalty: como fidelizar seu cliente?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Monte sua loja virtual em 4 passos com o marketplace<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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