{"id":5526,"date":"2023-11-02T00:00:00","date_gmt":"2023-11-02T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/matriz-ansoff\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:07","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:07","slug":"matriz-ansoff","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/matriz-ansoff\/","title":{"rendered":"Matriz Ansoff: o que \u00e9 e como aplic\u00e1-la?"},"content":{"rendered":"\n
A Matriz Ansoff,<\/strong> tamb\u00e9m conhecida como Tabela de Expans\u00e3o de Produto, \u00e9 utilizada para avaliar as op\u00e7\u00f5es de crescimento, oportunidades e riscos nas diretrizes de expans\u00e3o de uma empresa. Ela usa como base quatro duas perspectivas: produtos e mercados, e que resultam em quatro estrat\u00e9gias: penetra\u00e7\u00e3o de mercado, desenvolvimento de produto, desenvolvimento de mercado e diversifica\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A Matriz leva esse nome devido ao seu criador, o professor de Engenharia e Matem\u00e1tica Igor Ansoff. De origem russa, ele viveu do in\u00edcio at\u00e9 meados do s\u00e9culo XX e \u00e9 conhecido como o pai da gest\u00e3o estrat\u00e9gica. <\/p>\n\n\n\n Ao contr\u00e1rio de pioneiros da gest\u00e3o como Taylor, Mayo e Fayol que acreditavam que as empresas deveriam encontrar solu\u00e7\u00f5es para seus problemas de crescimento no seu interior, Ansoff defendia que era preciso olhar para o seu contexto para poder melhorar pr\u00e1ticas internas e a empresa conseguir crescer. <\/p>\n\n\n\n Com esse olhar, o professor criou a Matriz Ansoff que combinava os eixos: mercados e produtos, que projetava diferentes caminhos para a empresa seguir, sem esquecer de olhar para o macro. Assim, a matriz consegue abrir espa\u00e7o para a empresa explorar as oportunidades j\u00e1 existentes e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades. <\/p>\n\n\n\n Marcas como Apple, Adidas, McDonald\u2019s, Coca-Cola, Nestl\u00e9, Natura e Starbucks s\u00e3o exemplos de grandes marcas que j\u00e1 adotaram pr\u00e1ticas comuns da Matriz Ansoff em suas estrat\u00e9gias de penetra\u00e7\u00e3o, desenvolvimento e diversifica\u00e7\u00e3o de mercado. A Natura, por exemplo, que iniciou suas opera\u00e7\u00f5es como uma loja de cosm\u00e9ticos para mulheres, expandiu seu foco para abranger o p\u00fablico masculino e beb\u00eas. <\/p>\n\n\n\n De marcas gigantes at\u00e9 as pequenas, todas podem se beneficiar na utiliza\u00e7\u00e3o da Matriz Ansoff para um bom planejamento estrat\u00e9gico. Veja mais sobre a matriz e como aplic\u00e1-la! <\/p>\n\n\n\n A matriz Ansoff auxilia gestores a tomarem decis\u00f5es estrat\u00e9gicas para seus neg\u00f3cios. Ela ajuda a ordenar o contexto da empresa para que seja poss\u00edvel tra\u00e7ar um planejamento sobre quais a\u00e7\u00f5es tomar naquele momento pensando no melhor caminho para o neg\u00f3cio se desenvolver. <\/p>\n\n\n\n No fim, quem dever\u00e1 tomar as decis\u00f5es e organizar o que fazer, ser\u00e1 o pr\u00f3prio gestor de cada empresa. De qualquer forma, com a matriz Ansoff \u00e9 mais f\u00e1cil ter clareza sobre onde seu neg\u00f3cio est\u00e1 e para onde deve ir. <\/p>\n\n\n\n A matriz te ajuda em algumas etapas como: <\/p>\n\n\n\n Com a ordena\u00e7\u00e3o da realidade da empresa em cada quadrante, fica f\u00e1cil entender o \u201cretrato\u201d do neg\u00f3cio nesse momento. O gestor consegue pensar mais sobre o cen\u00e1rio atual de sua empresa, o que j\u00e1 foi feito e amadurecido e o que ainda h\u00e1 para ser explorado e melhorado. <\/p>\n\n\n\nPara que serve a Matriz Ansoff?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
1 – Organizar o momento atual do neg\u00f3cio<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
2 – Planejar o futuro da empresa <\/strong> <\/h4>\n\n\n\n