{"id":5526,"date":"2023-11-02T00:00:00","date_gmt":"2023-11-02T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/matriz-ansoff\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:07","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:07","slug":"matriz-ansoff","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/matriz-ansoff\/","title":{"rendered":"Matriz Ansoff: o que \u00e9 e como aplic\u00e1-la?"},"content":{"rendered":"\n

Com a Matriz Ansoff, os empreendedores conseguem entender melhor o contexto em que est\u00e3o e o pr\u00f3ximo passo para desenvolver o neg\u00f3cio<\/em><\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

A Matriz Ansoff,<\/strong> tamb\u00e9m conhecida como Tabela de Expans\u00e3o de Produto, \u00e9 utilizada para avaliar as op\u00e7\u00f5es de crescimento, oportunidades e riscos nas diretrizes de expans\u00e3o de uma empresa. Ela usa como base quatro duas perspectivas: produtos e mercados, e que resultam em quatro estrat\u00e9gias: penetra\u00e7\u00e3o de mercado, desenvolvimento de produto, desenvolvimento de mercado e diversifica\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

A Matriz leva esse nome devido ao seu criador, o professor de Engenharia e Matem\u00e1tica Igor Ansoff. De origem russa, ele viveu do in\u00edcio at\u00e9 meados do s\u00e9culo XX e \u00e9 conhecido como o pai da gest\u00e3o estrat\u00e9gica. <\/p>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio de pioneiros da gest\u00e3o como Taylor, Mayo e Fayol que acreditavam que as empresas deveriam encontrar solu\u00e7\u00f5es para seus problemas de crescimento no seu interior, Ansoff defendia que era preciso olhar para o seu contexto para poder melhorar pr\u00e1ticas internas e a empresa conseguir crescer. <\/p>\n\n\n\n

Com esse olhar, o professor criou a Matriz Ansoff que combinava os eixos: mercados e produtos, que projetava diferentes caminhos para a empresa seguir, sem esquecer de olhar para o macro. Assim, a matriz consegue abrir espa\u00e7o para a empresa explorar as oportunidades j\u00e1 existentes e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades. <\/p>\n\n\n\n

Marcas como Apple, Adidas, McDonald\u2019s, Coca-Cola, Nestl\u00e9, Natura e Starbucks s\u00e3o exemplos de grandes marcas que j\u00e1 adotaram pr\u00e1ticas comuns da Matriz Ansoff em suas estrat\u00e9gias de penetra\u00e7\u00e3o, desenvolvimento e diversifica\u00e7\u00e3o de mercado. A Natura, por exemplo, que iniciou suas opera\u00e7\u00f5es como uma loja de cosm\u00e9ticos para mulheres, expandiu seu foco para abranger o p\u00fablico masculino e beb\u00eas. <\/p>\n\n\n\n

De marcas gigantes at\u00e9 as pequenas, todas podem se beneficiar na utiliza\u00e7\u00e3o da Matriz Ansoff para um bom planejamento estrat\u00e9gico. Veja mais sobre a matriz e como aplic\u00e1-la! <\/p>\n\n\n\n

Para que serve a Matriz Ansoff?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

A matriz Ansoff auxilia gestores a tomarem decis\u00f5es estrat\u00e9gicas para seus neg\u00f3cios. Ela ajuda a ordenar o contexto da empresa para que seja poss\u00edvel tra\u00e7ar um planejamento sobre quais a\u00e7\u00f5es tomar naquele momento pensando no melhor caminho para o neg\u00f3cio se desenvolver. <\/p>\n\n\n\n

No fim, quem dever\u00e1 tomar as decis\u00f5es e organizar o que fazer, ser\u00e1 o pr\u00f3prio gestor de cada empresa. De qualquer forma, com a matriz Ansoff \u00e9 mais f\u00e1cil ter clareza sobre onde seu neg\u00f3cio est\u00e1 e para onde deve ir. <\/p>\n\n\n\n

A matriz te ajuda em algumas etapas como: <\/p>\n\n\n\n

1 – Organizar o momento atual do neg\u00f3cio<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Com a ordena\u00e7\u00e3o da realidade da empresa em cada quadrante, fica f\u00e1cil entender o \u201cretrato\u201d do neg\u00f3cio nesse momento. O gestor consegue pensar mais sobre o cen\u00e1rio atual de sua empresa, o que j\u00e1 foi feito e amadurecido e o que ainda h\u00e1 para ser explorado e melhorado. <\/p>\n\n\n\n

2 – Planejar o futuro da empresa <\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

A matriz pode ajud\u00e1-lo a planejar onde a empresa deseja chegar no curto, m\u00e9dio ou longo prazo. O gestor<\/a> consegue tomar uma decis\u00e3o mais assertiva sobre qual estrat\u00e9gia adotar naquele instante, com base nessa vis\u00e3o de seu momento atual e a\u00e7\u00f5es que pode tomar. \u00c9 uma forma de n\u00e3o atropelar etapas e nem dar um passo maior do que a perna.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

3 – Visualizar e tomar a\u00e7\u00f5es de forma assertiva<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

O gestor consegue visualizar a\u00e7\u00f5es que deveriam ser tomadas ao interpretar seu cen\u00e1rio atual. Al\u00e9m disso, ele pode tra\u00e7ar estrat\u00e9gias de a\u00e7\u00e3o mais fundamentadas e assertivas, j\u00e1 que considera qual o pr\u00f3ximo passo que ele deveria dar, com base no tamanho e maturidade que j\u00e1 atingiu. <\/p>\n\n\n\n

O que a Matriz Ansoff analisa?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Como explicamos, a Matriz Ansoff possui dois eixos macros, que s\u00e3o o de mercado e o de produtos. Cada um deles \u00e9 dividido em dois cen\u00e1rios: existentes ou novos. Dessa combina\u00e7\u00e3o s\u00e3o identificados 4 cen\u00e1rios poss\u00edveis e, portanto, 4 estrat\u00e9gias que podem ser tra\u00e7adas pelas empresas. <\/p>\n\n\n\n

\"matriz<\/figure>\n\n\n\n

1 – Penetra\u00e7\u00e3o de mercado<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Produto existente + Mercado existente <\/p>\n\n\n\n

Quando uma empresa j\u00e1 possui um produto e mercado consolidados, seu objetivo ser\u00e1 o de buscar uma maior participa\u00e7\u00e3o no mercado, ampliando sua quantidade de clientes. <\/p>\n\n\n\n

Para isso, ela poder\u00e1 focar na fideliza\u00e7\u00e3o dos seus clientes e tamb\u00e9m na capta\u00e7\u00e3o de novos consumidores da concorr\u00eancia, conquistado uma fatia maior de participa\u00e7\u00e3o em seu setor. Isso \u00e9, ela aumenta o chamado market share, por meio de a\u00e7\u00f5es de awareness, ou seja, consci\u00eancia sobre a marca, a\u00e7\u00f5es promocionais e capta\u00e7\u00e3o ativa de novos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Como aplicar a matriz nesta etapa?<\/strong> <\/h5>\n\n\n\n

Para aplicar uma estrat\u00e9gia com esse foco, a empresa pode: <\/p>\n\n\n\n