{"id":5562,"date":"2023-11-13T00:00:00","date_gmt":"2023-11-13T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/melhor-ponto\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:08","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:08","slug":"melhor-ponto","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/melhor-ponto\/","title":{"rendered":"Melhor ponto de venda: como escolher o local ideal para sua empresa?"},"content":{"rendered":"\n

A busca por encontrar o melhor ponto de vendas para sua loja pode ser dif\u00edcil, mas \u00e9 essencial. Veja que pontos levar em conta ao definir isso!<\/em><\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

Definir o melhor ponto<\/strong> para montar sua loja pode ser crucial na hora de atrair os clientes certos para seu tipo de neg\u00f3cio. Mas, como definir isso, afinal?  <\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o v\u00e1rios fatores que podem influenciar sua escolha, como seu tipo de produto e segmento, perfil do p\u00fablico-alvo<\/a>, comportamento de compra pelo consumidor, visibilidade e outros aspectos. Muita coisa pode influenciar essa decis\u00e3o e atrair muitos clientes ou ser um completo tiro no p\u00e9, com baixo interesse pelo consumidor local.  <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea est\u00e1 pensando em escolher o local ideal para montar seu neg\u00f3cio, separamos algumas dicas para ficar de olho e sair na frente com o melhor ponto de vendas para seus objetivos. Confira! <\/p>\n\n\n\n

1 – Conhe\u00e7a bem o seu produto<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Analise detalhadamente seu produto: qual o segmento que ele est\u00e1, onde ele costuma ser ofertado, qual o pre\u00e7o que ele ter\u00e1. Al\u00e9m disso, analise bem como seu neg\u00f3cio se posiciona ao vend\u00ea-lo, como sua marca se comunica e com quem. <\/p>\n\n\n\n

Conhecer detalhadamente seu produto vai ajud\u00e1-lo a entender o universo em que seu neg\u00f3cio se encaixa, e a tra\u00e7ar uma linha sobre como ele deveria ser exposto a partir da\u00ed.  <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea vende itens com um ticket m\u00e9dio<\/a> muito alto, isso j\u00e1 exclui possibilidades de vend\u00ea-lo em lugar muito popular, pois ele exige um ambiente frequentado por pessoas de maior renda. Por outro lado, se voc\u00ea vende itens a pre\u00e7os mais populares, teria gastos desnecess\u00e1rios alugando um local em um bairro de alta renda, que provavelmente n\u00e3o seria o melhor ponto para seu tipo de produto e perfil de neg\u00f3cio.  <\/p>\n\n\n\n

2 – Explore seu perfil de cliente<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Com a vis\u00e3o clara do seu produto, agora \u00e9 hora de analisar muito bem seu cliente<\/a>. Quem \u00e9 ele? Qual seu sexo, idade, faixa de renda, expectativas, locais que frequenta e como costuma consumir um item como o que voc\u00ea vende? <\/p>\n\n\n\n

Comece a detalhar cada aspecto do seu cliente e seus h\u00e1bitos de consumo. Registre todo esse comportamento que perceber, com base em pesquisas e an\u00e1lises. Tente ser o menos enviesado o poss\u00edvel pra n\u00e3o imaginar demais e acabar criando uma an\u00e1lise n\u00e3o fundamentada que comprometa seus resultados no futuro. Voc\u00ea n\u00e3o deve direcionar o resultado da pesquisa: voc\u00ea direciona a pesquisa, ela oferece um resultado mais puro sobre seu cliente e que pode orientar suas a\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

Se precisar, d\u00ea uma volta pela cidade, converse com pessoas que compram aquele item ou rode uma pesquisa com seus potenciais clientes. O seu cliente compra em lojas f\u00edsicas ou online? Em quais locais ou canais? O que \u00e9 importante pra eles ao comprar um produto: poder experimentar, ter um bom pre\u00e7o ou tempo de entrega, comodidade? Quais fatores mais pesam na escolha? <\/p>\n\n\n\n

Com esse entendimento, voc\u00ea vai come\u00e7ar a clarear sua vis\u00e3o sobre o cliente, onde ele est\u00e1 e, portanto, onde voc\u00ea tamb\u00e9m deveria se posicionar.  <\/p>\n\n\n\n

3 – Analise o estilo do ponto comercial<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Com uma vis\u00e3o clara do cliente voc\u00ea pode come\u00e7ar a tra\u00e7ar o melhor ponto em rela\u00e7\u00e3o ao modelo de neg\u00f3cio e canais de venda que deveria apostar. A primeira divis\u00e3o a ser feita \u00e9 entre as op\u00e7\u00f5es de ponto f\u00edsico<\/a> e digital. Depois, voc\u00ea pode analisar as op\u00e7\u00f5es da seguinte forma: <\/p>\n\n\n\n

Ponto f\u00edsico<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

Loja de rua:<\/strong> algumas vantagens desse estilo de loja s\u00e3o os custos mais baixos comparadas ao shopping, maior liberdade de gest\u00e3o e, eventualmente, estacionamento gratuito. Por outro lado, pode ser mais dif\u00edcil estacionar, se estiver em lugares muito disputados, ter problemas maiores com seguran\u00e7a em rela\u00e7\u00e3o aos shoppings, e as campanhas de marketing dependerem 100% de voc\u00ea. <\/p>\n\n\n\n

Shopping:<\/strong> esses locais podem promover campanhas promocionais gerais pra atrair clientes, oferecer maior seguran\u00e7a, estacionamento mais amplo, al\u00e9m de conforto e praticidade mesmo em dias de muito frio e chuva ou muito calor, o que poderia inibir alguns clientes de sair de casa para um lugar aberto, na rua. Mas, isso tende a exigir um investimento mais alto para o aluguel, obedi\u00eancia \u00e0s regras gerais de funcionamento e cobran\u00e7a de estacionamento para o cliente. <\/p>\n\n\n\n

Ponto virtual<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n

E-commerce pr\u00f3prio:<\/strong> esse canal online<\/a> pode te dar toda a flexibilidade para trabalhar sua marca, produtos, vitrines virtuais e criar a estrutura comercial 100% do seu jeito. Por outro lado, ele exige um investimento inicial mais alto, ao contr\u00e1rio dos marketplaces. Voc\u00ea tamb\u00e9m dever\u00e1 responder totalmente pela seguran\u00e7a do cliente, garantindo contratos com empresas de alta tecnologia, al\u00e9m de precisar investir um tempo em marketing para que sua marca seja reconhecida e o cliente se sinta confort\u00e1vel para come\u00e7ar a comprar com voc\u00ea. <\/p>\n\n\n\n

Marketplace:<\/strong> \u00e9 um canal bastante simples<\/a>, intuitivo, com uma plataforma pronta e reconhecida pelo cliente, e mais barata, pois n\u00e3o exige investimento inicial, e o lojista s\u00f3 paga uma comiss\u00e3o pelo que vender ali. Basta conectar a loja e produtos para come\u00e7ar as vendas. Al\u00e9m disso, pode oferecer apoio, com coleta de produto e entrega para o cliente, campanhas de marketing e treinamentos para parceiros. A desvantagem \u00e9 a menor exposi\u00e7\u00e3o da marca, limita\u00e7\u00e3o na decora\u00e7\u00e3o da p\u00e1gina, que deve seguir a estrutura padr\u00e3o, e obedi\u00eancia \u00e0s regras gerais de funcionamento. <\/p>\n\n\n\n

\"melhor<\/figure>\n\n\n\n

4 – Entre as op\u00e7\u00f5es de locais, defina as melhores<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Depois de separar o perfil do ponto comercial ser\u00e1 o momento de realmente come\u00e7ar a escolher o melhor ponto dentro desse universo em que ir\u00e1 focar. Lembrando, claro, que voc\u00ea pode acabar entendendo que vale a pena combinar dois ou mais canais diferentes em sua estrat\u00e9gia, <\/a>caso isso fa\u00e7a sentido para voc\u00ea e seu cliente. Mas tamb\u00e9m, se sua verba for limitada, nada o impede de optar por um deles e escalar ao longo do tempo. <\/p>\n\n\n\n

Pontos de aten\u00e7\u00e3o na escolha de uma loja f\u00edsica:<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n