{"id":5567,"date":"2023-11-16T00:00:00","date_gmt":"2023-11-16T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-vinhos-online\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:09","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:09","slug":"vender-vinhos-online","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-vinhos-online\/","title":{"rendered":"Como vender vinhos online: veja 11 dicas"},"content":{"rendered":"\n

Saiba como come\u00e7ar a vender vinhos online e quais pontos se atentar ao entrar nesse mercado<\/em><\/strong> <\/h2>\n\n\n\n

Vender vinhos online<\/strong> pode ser uma \u00f3tima oportunidade de neg\u00f3cio. Entre 2016 e 2021 foram consumidos mais de 20,2 milh\u00f5es de litros de vinhos aqui no pa\u00eds e a expectativa \u00e9 de que esse valor dobre at\u00e9 2026, segundo dados da Euromonitor International<\/a>.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Mas, vale lembrar que esse mercado costuma lidar com um p\u00fablico bastante informado e exigente na hora de comprar, o que exige uma boa dose de estudo e planejamento. <\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea pensa em se aventurar no mundo dos vinhos e iniciar seu neg\u00f3cio online nesse setor, \u00e9 preciso cumprir algumas etapas antes de abrir sua loja e sair por a\u00ed vendendo. Conhecimento do mercado, escolha de fornecedores, gest\u00e3o do estoque: cada detalhe conta e conta muito pro sucesso do seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Para voc\u00ea que deseja saber como vender vinhos online, mas n\u00e3o tem ideia de como come\u00e7ar, vale seguir estas 11 dicas que separamos aqui! <\/p>\n\n\n\n

1 – Estude bem o mercado e seu p\u00fablico-alvo<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Ler meia d\u00fazia de artigos sobre o setor n\u00e3o \u00e9 o bastante. Para vender vinhos online \u00e9 fundamental se preparar de verdade para atender um p\u00fablico exigente. Mesmo que eventualmente alguns de seus clientes sejam mais iniciantes e flex\u00edveis no tema, \u00e9 preciso se preparar para atender os mais criteriosos e conseguir dialogar com eles. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea precisa saber a proced\u00eancia do produto, conhecer bem a produ\u00e7\u00e3o, diferen\u00e7as de uvas, safra, processo de matura\u00e7\u00e3o da bebida, vinhos especiais e de reserva, a distin\u00e7\u00e3o de armazenamento em barris e todas as especifica\u00e7\u00f5es de cada garrafa. Al\u00e9m disso, \u00e9 importante ter conhecimento sobre como cada r\u00f3tulo harmoniza com diferentes pratos para propor sugest\u00f5es coerentes para os clientes. <\/p>\n\n\n\n

Essas informa\u00e7\u00f5es v\u00e3o orient\u00e1-lo desde a compra do estoque, como no cadastro de itens e em um bom atendimento ao cliente. Em cada momento do neg\u00f3cio \u00e9 preciso lembrar que cada r\u00f3tulo \u00e9 \u00fanico e precisa ser bem explicado para o consumidor, de forma que ele consiga entender exatamente o que est\u00e1 comprando. Por isso, estude muito sobre esse mercado, quem \u00e9 o seu cliente e suas expectativas. <\/p>\n\n\n\n

2 – Solicite as autoriza\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Para abrir um e-commerce e vender de forma legalizada, ser\u00e1 preciso abrir um CNPJ<\/a> para sua empresa, emitir notas fiscais e criar uma conta banc\u00e1ria exclusiva para uso da empresa.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Essas obriga\u00e7\u00f5es s\u00e3o comuns a qualquer lojista que queira se formalizar e vender online. Mas, al\u00e9m delas, no setor de bebidas<\/a> ser\u00e1 preciso obter autoriza\u00e7\u00f5es exclusivas para atuar neste segmento. Como cada cidade pode ter regras espec\u00edficas, o ideal \u00e9 obter informa\u00e7\u00f5es oficiais de \u00f3rg\u00e3os como a pr\u00f3pria prefeitura de onde voc\u00ea abrir\u00e1 sua empresa.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Cada estado tem uma Ag\u00eancia de Controle de Bebidas (ACB), departamento que controla a comercializa\u00e7\u00e3o de bebidas alco\u00f3licas naquela regi\u00e3o. Por isso, ser\u00e1 preciso pedir a solicita\u00e7\u00e3o e esperar pela autoriza\u00e7\u00e3o para iniciar as vendas. Depois, lembre-se de renovar a licen\u00e7a anualmente para se manter regular e na conformidade com a legisla\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

3 – Encontre fornecedores de confian\u00e7a<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Como toda bebida alco\u00f3lica, \u00e9 fundamental ter confian\u00e7a sobre a originalidade e proced\u00eancia dos vinhos que voc\u00ea adquire. Qualidade do produto, desde a produ\u00e7\u00e3o das uvas at\u00e9 a embalagem, com processos de higiene adequados e boa veda\u00e7\u00e3o s\u00e3o fatores a se observar. <\/p>\n\n\n\n

Os clientes podem se decepcionar caso notem qualquer desvio no produto e isso vai al\u00e9m da venda de itens possivelmente falsificados. Mesmo fornecedores leg\u00edtimos, mas que ofere\u00e7am r\u00f3tulos de uma safra ruim ou com problemas de conserva\u00e7\u00e3o podem impactar a experi\u00eancia do seu cliente de forma negativa. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, ao vender vinhos online, tenha a certeza de contar com os melhores fornecedores<\/a> e de alta confian\u00e7a da sua parte. Afinal, maus fornecedores podem custar muito caro com a insatisfa\u00e7\u00e3o e perda de clientes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

4 – Tenha um sortimento diversificado<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Ao definir seu sortimento<\/a>, pense em como diversific\u00e1-lo para contemplar o maior n\u00famero de clientes e suas necessidades, al\u00e9m de contar com itens que possam destac\u00e1-lo e diferenci\u00e1-lo do restante do mercado.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Procure bons r\u00f3tulos entre os vinhos nacionais, importados (de pa\u00edses como Portugal, Espanha, It\u00e1lia, Fran\u00e7a e outros) e at\u00e9 bebidas Ready to Drink. Estas \u00faltimas s\u00e3o op\u00e7\u00f5es prontas para o consumo, geralmente em latas de alum\u00ednio, e que agradam um p\u00fablico mais jovem. Na escolha, tamb\u00e9m mescle uma variedade com pre\u00e7os diferentes, para atingir um p\u00fablico diversificado. <\/p>\n\n\n\n

Tenha r\u00f3tulos com as diferentes op\u00e7\u00f5es de uvas, al\u00e9m de vinhos branco, ros\u00e9 e tinto, com op\u00e7\u00f5es de seco, meio seco (demi-sec), doce e suave. Com o tempo, analise melhor seu cliente, os itens mais vendidos e fortale\u00e7a seu estoque para os produtos campe\u00f5es de venda, diminuindo estoque para o que tiver pouca demanda. <\/p>\n\n\n\n

5 – Zele muito bem pelo seu estoque<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Sim, vinhos podem estragar. Uma armazenagem<\/a> inadequada pode comprometer a qualidade do item, comprometendo seu aroma, sabor e n\u00edvel de acidez. Por mais que a validade esteja adequada e tom\u00e1-lo n\u00e3o ofere\u00e7a necessariamente um risco a sa\u00fade, a degusta\u00e7\u00e3o pode ser sim comprometida e gerar um impacto negativo.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Por isso, invista em espa\u00e7os adequados para estocar seus produtos, com aten\u00e7\u00e3o \u00e0s melhores pr\u00e1ticas na hora de conserv\u00e1-lo. Redobre a aten\u00e7\u00e3o quanto \u00e0 limpeza, temperatura da sua adega para o armaz\u00e9m, e at\u00e9 sobre a inclina\u00e7\u00e3o adequada para guardar as garrafas. <\/p>\n\n\n\n

Cada detalhe conta e poder\u00e1 ajud\u00e1-lo a evitar perdas ou a venda de itens de m\u00e1 qualidade, que afastam o cliente. Dessa forma, os vinhos poder\u00e3o durar mais, variando de 1 a 3 anos para frutados e rosados, por exemplo, at\u00e9 6 a 25 anos para vinhos tintos especiais. Na d\u00favida, converse detalhadamente com o fornecedor sobre a validade de cada item. <\/p>\n\n\n\n

\"vender<\/figure>\n\n\n\n

6 – Se torne uma autoridade no mercado<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Quer vender vinhos online? Ent\u00e3o produza conte\u00fado online. Sim, essa \u00e9 uma forma de mostrar aos clientes a tradi\u00e7\u00e3o ou conhecimento que voc\u00ea e sua marca possuem sobre o assunto. Bons conte\u00fados podem quebrar algumas barreiras no cliente que n\u00e3o te conhece e tem d\u00favidas sobre comprar ou n\u00e3o de voc\u00ea. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de te posicionar como uma autoridade no assunto, bons textos podem ajudar a apresentar os produtos para os clientes. Voc\u00ea pode criar uma atmosfera mais l\u00fadica, falando mais das safras, tipos das uvas, pa\u00edses de origem, melhores pratos para harmoniza\u00e7\u00e3o e outros. <\/p>\n\n\n\n

Essa combina\u00e7\u00e3o entre informa\u00e7\u00f5es de qualidade e ambienta\u00e7\u00e3o ao universo daquele vinho poder\u00e1 criar uma marca mais consistente, relevante e que gera aproxima\u00e7\u00e3o e fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

7 – Crie kits de produtos<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Criar kits pode ser uma boa maneira de apresentar produtos diversificados ao seu cliente, alavancando vendas e aumentando o ticket m\u00e9dio das compras. Isso porque o cliente pode ver uma boa oportunidade para adquirir mais itens a um pre\u00e7o atrativo pra ele, mas que tamb\u00e9m gera um faturamento relevante para a loja. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode criar kits de pa\u00edses variados, kits para compras de v\u00e1rias unidades do mesmo r\u00f3tulo, o que pode gerar desconto, al\u00e9m de uma vantagem no frete. Tamb\u00e9m pode apostar em kits com vinhos e blends para iniciantes, a um valor baixo por garrafa, e at\u00e9 mesmo kits sofisticados, a pre\u00e7os mais altos, por\u00e9m vantajosos, para clientes especializados e com maior renda.  <\/p>\n\n\n\n

Ainda \u00e9 poss\u00edvel criar kits com objetos, como abridores ou ta\u00e7as de vinho, ou ainda alimentos que harmonizam com aquele r\u00f3tulo. S\u00f3 n\u00e3o deixe de estudar bem seu cliente para criar combina\u00e7\u00f5es que realmente tenham demanda e o estimulem a comprar. Fora isso, calcule bem os valores para que sejam atrativos ao cliente, mas n\u00e3o comprometam sua lucratividade. <\/p>\n\n\n\n

8 – Escolha seus canais de venda<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Vender vinhos online te oferece muitas possibilidades de atrair clientes de todo o pa\u00eds. \u00c9 mais barato do que as vendas em lojas f\u00edsicas e tem esse grande potencial de expandir fronteiras, que as vendas locais tendem a limitar. Mas, para se destacar, a escolha do canal de vendas faz muita diferen\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode criar um e-commerce<\/a> pr\u00f3prio, que te d\u00e1 muita autonomia, mas ir\u00e1 exigir investimento com plataforma, seguran\u00e7a, meios de pagamento e marketing, at\u00e9 que sua loja se torne conhecida. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode optar por vender em um marketplace<\/a>, onde sua autonomia ser\u00e1 mais limitada \u00e0 constru\u00e7\u00e3o do canal onde for vender, mas que n\u00e3o exige nenhum investimento inicial, j\u00e1 tem uma base de clientes e voc\u00ea s\u00f3 vai pagar algo quando come\u00e7ar a vender \u2013 uma comiss\u00e3o sobre as vendas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Estes dois s\u00e3o canais profissionais e que voc\u00ea dever\u00e1 escolher ou trabalhar com ambos de forma integrada. Al\u00e9m disso, as estrat\u00e9gias podem ser conciliadas com uma boa divulga\u00e7\u00e3o em uma rede social, se assim desejar. <\/p>\n\n\n\n

9 – Configure an\u00fancios bem detalhados<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Fotos de boa qualidade dos produtos, em fundo branco de prefer\u00eancia, s\u00e3o fundamentais ao vender vinhos online. Mas, al\u00e9m disso, tamb\u00e9m tenha uma aten\u00e7\u00e3o detalhada na hora de colocar as informa\u00e7\u00f5es sobre cada garrafa vendida: do t\u00edtulo, ficha t\u00e9cnica e at\u00e9 descri\u00e7\u00e3o do produto. <\/p>\n\n\n\n

O tipo da uva (ou tipos, em caso de blends), safra do produto, pa\u00eds de origem: cada informa\u00e7\u00e3o importa para seu cliente, que pode variar entre o iniciante e o especialista mais exigente. Por isso, tenha certeza de que cada an\u00fancio traz todos os detalhes sobre o item vendido e que comunicam tudo que os consumidores mais atentos poder\u00e3o desejar saber. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea tamb\u00e9m pode criar descri\u00e7\u00f5es \u00fanicas, que transmitam a sensa\u00e7\u00e3o de tomar aquele vinho e traduzam a atmosfera que deseja comunicar para o cliente. Mas, n\u00e3o deixe de trabalhar isso junto a uma boa estrat\u00e9gia de SEO<\/a>, ou seja, de otimiza\u00e7\u00e3o para que o an\u00fancio apare\u00e7a em motores de busca, como o Google, e voc\u00ea tamb\u00e9m consiga impactar e vender para os clientes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

10 – Crie a\u00e7\u00f5es promocionais e de fideliza\u00e7\u00e3o<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Crie um calend\u00e1rio da sua loja para programar promo\u00e7\u00f5es nas datas comerciais do ano. Datas como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday e Natal podem ser boas oportunidades de vendas. E, claro, voc\u00ea pode apostar tamb\u00e9m em outras datas como o Dia do Cliente e at\u00e9 o anivers\u00e1rio da sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Nesse per\u00edodo, lembre-se de encantar o cliente com descontos, promo\u00e7\u00f5es rel\u00e2mpago, brindes, kits, frete gr\u00e1tis e outras facilidades que possam atrair mais vendas. Tamb\u00e9m fa\u00e7a parcerias com restaurantes que possam apresentar seu produto ao p\u00fablico e trazer uma nova clientela.  <\/p>\n\n\n\n

Essas datas comerciais podem trazer vendas com uma margem menor, por\u00e9m em quantidade. Podem ser boas para atrair um cliente mais curioso e que busca uma boa oportunidade para poder se aventurar e explorar esse universo dos vinhos. J\u00e1 o cliente mais exigente pode ser mais bem impactado com a\u00e7\u00f5es de fideliza\u00e7\u00e3o, como programas de pontos e sorteios para, por exemplo, visitar uma vin\u00edcola. <\/p>\n\n\n\n

11 – Compare\u00e7a a eventos do setor e a vin\u00edcolas<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

O cliente desse setor \u00e9 bastante atento e alguns sempre est\u00e3o em busca de novidades. Por isso, n\u00e3o estacione nos conhecimentos que voc\u00ea j\u00e1 adquiriu sobre o setor.  <\/p>\n\n\n\n

Saia da empresa, de vez quando, para eventos, feiras, congressos de enologia e viticultura \u2013 \u00e1reas de estudo focadas respectivamente na produ\u00e7\u00e3o do vinho e no cultivo de uvas. E tamb\u00e9m fa\u00e7a viagens a vin\u00edcolas, sempre que puder, para a degusta\u00e7\u00e3o de novos r\u00f3tulos e conhecimento sobre as novidades do segmento. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de aprimorar seus conhecimentos e atualizar seu estoque, estas s\u00e3o boas chances tamb\u00e9m para voc\u00ea conhecer mais gente do setor, fazer networking com fornecedores, restaurantes que possam comprar de voc\u00ea e at\u00e9 potenciais clientes finais, que podem conhecer melhor sua marca e ofertas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Americanas Marketplace: o que \u00e9 e como vender neste canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Como vender mais? 8 dicas para voc\u00ea se destacar<\/a><\/p>\n\n\n\n

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