{"id":5618,"date":"2023-12-07T00:00:00","date_gmt":"2023-12-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/market-share\/"},"modified":"2024-04-30T16:16:13","modified_gmt":"2024-04-30T19:16:13","slug":"market-share","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/market-share\/","title":{"rendered":"Market share: por que esse indicador \u00e9 t\u00e3o importante?"},"content":{"rendered":"\n
Na tradu\u00e7\u00e3o para o portugu\u00eas, market share<\/strong> significa quota do mercado, ou parcela do mercado. Assim, o termo refere-se basicamente ao percentual que uma empresa possui referente ao total de vendas daquele setor. O market share tamb\u00e9m \u00e9 um indicar que geralmente est\u00e1 acompanhado de algum outro e serve como \u00f3tima base para medir o grau de competitividade da empresa em seu setor de atua\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Para te explicar melhor, vamos a um exemplo pr\u00e1tico: imagine uma empresa de capas de chuva que venda cerca de 3 mil unidades por m\u00eas dentro de uma regi\u00e3o. Agora imagine que essa regi\u00e3o venda ao todo 15 mil unidades de capas de chuva por m\u00eas. Com isso, pode-se concluir que esse lojista det\u00e9m 20% de participa\u00e7\u00e3o no mercado. <\/p>\n\n\n\n Acompanhando os aumentos e quedas desse indicador, as organiza\u00e7\u00f5es t\u00eam um \u00f3timo par\u00e2metro se suas campanhas de marketing<\/a> e a\u00e7\u00f5es de planejamento estrat\u00e9gico est\u00e3o atingindo ou n\u00e3o os resultados esperados. Dessa forma, o aumento do market share pode ser um bom sinal, j\u00e1 a sua queda pode indicar a necessidade de algum plano de a\u00e7\u00e3o para lidar com a concorr\u00eancia.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Ter uma an\u00e1lise do neg\u00f3cio sob esse aspecto \u00e9 um \u00f3timo par\u00e2metro para entender melhor seu desempenho, levando em considera\u00e7\u00e3o o ecossistema de outras empresas. Isso porque, quando o crescimento do empreendimento \u00e9 avaliado apenas com base em indicadores internos, com apenas uma confer\u00eancia do aumento do lucro l\u00edquido de um trimestre para o outro, por exemplo, voc\u00ea s\u00f3 obt\u00e9m um fator de compara\u00e7\u00e3o entre os resultados da pr\u00f3pria empresa, o que pode ser limitador. <\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea vai al\u00e9m e calcula o market share com certa frequ\u00eancia, fica mais f\u00e1cil de encontrar pontos focais para as metas da empresa ou, at\u00e9 mesmo, tra\u00e7ar novos objetivos. Al\u00e9m disso, o indicador tamb\u00e9m serve como inspira\u00e7\u00e3o para a busca de novas oportunidades na identifica\u00e7\u00e3o de pontos fracos do neg\u00f3cio. Voc\u00ea entende o espa\u00e7o que h\u00e1 para crescer e pode definir os planos de a\u00e7\u00e3o para chegar at\u00e9 onde deseja. <\/p>\n\n\n\n E sim, as empresas com maior participa\u00e7\u00e3o de mercado costumam aproveitar vantagens competitivas, como o poder de negocia\u00e7\u00e3o com fornecedores e credibilidade para estabelecer parcerias, tudo isso gra\u00e7as ao market share que possuem. <\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que \u00e9 e qual a import\u00e2ncia do market share, vamos te mostrar tr\u00eas maneiras de fazer o c\u00e1lculo desse indicador t\u00e3o importante que pode ser feito atrav\u00e9s do p\u00fablico-alvo, faturamento e valor de mercado. Vamos l\u00e1? <\/p>\n\n\n\n Ao cruzar os dados internos da sua base de clientes com estudos demogr\u00e1ficos e estat\u00edsticas publicados por \u00f3rg\u00e3os como o IBGE, voc\u00ea pode ter uma no\u00e7\u00e3o bem pr\u00f3xima do market share da sua empresa. <\/p>\n\n\n\n Vamos supor que a sua empresa seja dedicada a venda de produtos para o p\u00fablico feminino<\/a> de 20 a 34 anos, atuando em uma regi\u00e3o que tenha 200.000 mulheres nessa mesma faixa-et\u00e1ria.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n Assim, se a sua empresa tiver 10.000 clientes cadastradas, basta dividir esse n\u00famero pelo n\u00famero de potenciais consumidoras e chegaremos ao market share de 5% (10.000 \/ 200.000 = 0,05 = 5%). <\/p>\n\n\n\n Basicamente, a conta \u00e9: clientes conquistados pela empresa \/ potenciais clientes na \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o da empresa = market share. <\/p>\n\n\n\n Agora, para calcular o market share com base no faturamento, o processo \u00e9 bem mais simples, afinal, voc\u00ea s\u00f3 precisa dividir a receita da empresa pela receita total do seu setor de atua\u00e7\u00e3o de um determinado per\u00edodo. A conta \u00e9 assim: receita da empresa \/ receita total das empresas mais relevantes do setor = market share. <\/p>\n\n\n\n O ponto de aten\u00e7\u00e3o \u00e9 que, dependendo da ind\u00fastria a qual sua empresa pertence, essa informa\u00e7\u00e3o dificilmente estar\u00e1 dispon\u00edvel. Nesse caso, talvez seja necess\u00e1rio fazer estimativas ou contratar estudos para se alcan\u00e7ar um c\u00e1lculo minimamente preciso. <\/p>\n\n\n\n Por fim, temos a op\u00e7\u00e3o de fazer o c\u00e1lculo com base no valor de mercado que, basicamente, segue o mesmo racioc\u00ednio das alternativas anteriores. \u00c9 assim: valor de mercado da empresa \/ valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor = market share. <\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, se a sua empresa est\u00e1 avaliada em 50 milh\u00f5es de reais e, no seu setor, s\u00f3 h\u00e1 mais quatro competidores pertinentes, cotados em 25 milh\u00f5es de reais cada, seu market share ser\u00e1 de: 50 \/ (50 + 25 + 25 + 25 + 25) = 50 \/ 150 = 0,33 = 33%. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m dos tr\u00eas mencionados, a penetra\u00e7\u00e3o da marca j\u00e1 \u00e9 um fator mais complexo e exige o uso de ferramentas dignas de uma pesquisa de mercado<\/a>. Existem maneiras de fazer um estudo do tipo por conta pr\u00f3pria, atrav\u00e9s de enquetes e entrevistas com consumidores, por\u00e9m, para ter resultados precisos, o ideal \u00e9 investir na contrata\u00e7\u00e3o de uma empresa especializada para prestar o servi\u00e7o com assertividade.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n Levando todas essas exig\u00eancias em considera\u00e7\u00e3o, o c\u00e1lculo do market share fica mais complicado, afinal, ele vai envolver margem de erro e conceitos estat\u00edsticos que precisam ser estudados a parte. <\/p>\n\n\n\nMas e qual a import\u00e2ncia do market share?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Calculando o market share <\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
P\u00fablico-alvo<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
Faturamento<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
Valor de mercado<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
Penetra\u00e7\u00e3o da marca<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n