{"id":5647,"date":"2024-01-25T00:00:00","date_gmt":"2024-01-25T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/blog-corporativo\/"},"modified":"2024-06-14T12:05:54","modified_gmt":"2024-06-14T15:05:54","slug":"blog-corporativo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/blog-corporativo\/","title":{"rendered":"Blog corporativo: o que \u00e9 e por que criar um para sua empresa?"},"content":{"rendered":"\n
Ter um blog corporativo<\/strong>, vinculado ao seu website, pode ser uma excelente estrat\u00e9gia de posicionamento de marca, relacionamento com o seu cliente e tamb\u00e9m na gera\u00e7\u00e3o de resultados para o neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n O blog de uma empresa \u00e9 o espa\u00e7o onde ela pode se comunicar com o p\u00fablico<\/a>, trazendo conte\u00fados de maior densidade que o de uma rede social. Al\u00e9m disso, com uma boa estrat\u00e9gia, esse conte\u00fado pode ser planejado para tamb\u00e9m ter boa indexa\u00e7\u00e3o no Google, trazendo mais visitas, leads e convers\u00f5es de clientes.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Os resultados podem come\u00e7ar a vir rapidamente, com ganho de visitas para o site. Mas, uma estrat\u00e9gia como essa tende a se solidificar com o passar do tempo. \u00c9 preciso nutrir esse canal e seu p\u00fablico pouco a pouco para se tornar uma autoridade em seu segmento, para que as visitas cres\u00e7am de forma significativa e as pessoas se sintam encorajadas a interagir com seu blog corporativo e converter resultados em sua empresa. <\/p>\n\n\n\n A seguir, explicamos mais sobre essa estrat\u00e9gia que pode beneficiar sua empresa! <\/p>\n\n\n\n O blog corporativo \u00e9 o blog de uma empresa, geralmente vinculado ao website principal desse CNPJ<\/a>. E se voc\u00ea n\u00e3o conhece o termo \u201cblog\u201d, saiba que assim s\u00e3o chamados os sites ou partes de sites dedicados \u00e0 publica\u00e7\u00e3o de conte\u00fados em forma de artigos. O termo \u00e9 uma contra\u00e7\u00e3o de \u201cweb log\u201d que significa algo como um registro feito na web.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea acessa conte\u00fados com frequ\u00eancia na internet, provavelmente deve ter passado por alguns blogs, como este aqui, mesmo sem se dar conta disso. Eles est\u00e3o recheados de not\u00edcias e artigos especializados, muitos deles com espa\u00e7o para voc\u00ea se cadastrar e receber conte\u00fado e at\u00e9 materiais ricos, como v\u00eddeos, infogr\u00e1ficos e e-books. <\/p>\n\n\n\n O blog corporativo tem um objetivo espec\u00edfico de que todo conte\u00fado constru\u00eddo ali esteja alinhado com a estrat\u00e9gia da empresa a qual ele est\u00e1 vinculado. Com isso, a empresa vai trabalhando textos que a posicionem em t\u00f3picos de interesse que ela domina e para os quais deseja se aproximar do p\u00fablico. Ela tamb\u00e9m pode trabalhar esses conte\u00fados com foco em atrair tr\u00e1fego qualificado e at\u00e9 gerar resultados em convers\u00e3o de leads e neg\u00f3cios. <\/p>\n\n\n\n O p\u00fablico mais engajado pode se cadastrar para receber conte\u00fados e fornecer e-mails<\/a> para manter uma rela\u00e7\u00e3o mais estreita com seu neg\u00f3cio, por exemplo. Outros ainda podem ser impactados pelo produto ou servi\u00e7o que voc\u00ea oferece e clicarem em um banner ou bot\u00e3o para fechar um neg\u00f3cio com voc\u00ea. A autoridade que voc\u00ea ganha pode estreitar rela\u00e7\u00f5es e aproximar novos clientes do seu neg\u00f3cio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Como dissemos, uma empresa pode ter in\u00fameros ganhos ao contar com um blog corporativo, que v\u00e3o desde o conhecimento sobre a marca e como ela \u00e9 vista digitalmente, at\u00e9 a gera\u00e7\u00e3o direta de resultados. Aqui separamos algumas raz\u00f5es que mostram porque vale a pena criar um blog para sua empresa: <\/p>\n\n\n\n Uma das grandes vantagens do blog corporativo \u00e9 que uma empresa pode definir temas de seu interesse com foco no perfil do neg\u00f3cio. Ela pode escolher pautas relacionadas ao seu segmento, produtos e servi\u00e7os oferecidos ou mesmo de interesse do p\u00fablico que deseja atrair. Esses termos podem ser cruzados com an\u00e1lises de interesse em busca. Isso \u00e9: quantas pessoas buscam por aquele tema mensalmente? Elas buscam desta ou daquela forma? <\/p>\n\n\n\n Com uma an\u00e1lise bem-feita em ferramentas especializadas como Keyword Planner, SEMRush, AHRefs e Ubersuggest, \u00e9 poss\u00edvel identificar os melhores termos e t\u00f3picos para utilizar em seus conte\u00fados. Com isso, seu conte\u00fado pode aparecer destacado em \u00f3timas posi\u00e7\u00f5es na busca do Google, trazendo mais visitantes que podem conhecer sua marca e produtos. <\/p>\n\n\n\n Imagine que voc\u00ea fa\u00e7a algumas pesquisas sobre marketing digital, por exemplo, e frequentemente veja resultados que direcionam para um determinado site. Voc\u00ea digita um termo de busca no Google em um dia, depois outro termo em outro dia, e sempre \u00e9 impactado por aquele site. Se ao ler o conte\u00fado, voc\u00ea tenha acesso a boas informa\u00e7\u00f5es que te satisfa\u00e7am em suas d\u00favidas sobre o tema, \u00e9 natural que comece a associar aquele site ao universo do marketing digital. Voc\u00ea aos poucos passar\u00e1 a enxerg\u00e1-lo como uma autoridade naquele assunto. <\/p>\n\n\n\n Da mesma forma, se voc\u00ea explora diversos t\u00f3picos relacionados diretamente ao universo do seu produto, isso tamb\u00e9m pode te beneficiar. Com um conte\u00fado bem escrito, completo sobre um tema e preparado para SEO<\/a>, ou seja, otimizado para ser compreendido e performar bem no Google, voc\u00ea pode ser a principal autoridade do seu setor. <\/p>\n\n\n\n Todo cliente compra algo para solucionar uma \u201cdor\u201d. Quando entendemos isso, podemos criar conte\u00fado melhores que falem menos da empresa e mais sobre a dor do cliente e como o tipo de produto que voc\u00ea oferece pode ajud\u00e1-lo a superar essa dificuldade. <\/p>\n\n\n\n Algu\u00e9m que compra um celular pode buscar uma solu\u00e7\u00e3o de m\u00e9dio custo para se manter em contato com familiares e amigos. Tamb\u00e9m pode estar em busca de um minicomputador onde possa fazer tudo que precisa, com boa performance e experi\u00eancia. Todo produto interage com uma \u201cdor\u201d, mesmo que seja a busca de maior conforto ou mais status. Ao entender seu cliente e produtos, fica mais f\u00e1cil usar o espa\u00e7o de seu blog corporativo para criar conte\u00fados envolventes, que mostrem porque esse item que voc\u00ea oferece pode facilitar a vida do cliente. <\/p>\n\n\n\n Com um blog corporativo, as empresas podem trabalhar o conte\u00fado associado a campos de preenchimento para inscri\u00e7\u00e3o em uma newsletter ou para receber um material exclusivo. Se voc\u00ea sempre tiver artigos relevantes ou oferecer livros digitais ou ferramentas \u00fateis para seu p\u00fablico \u00e9 bem natural que eles se interessem de acess\u00e1-los. <\/p>\n\n\n\n Com isso, ao pedir o nome, e-mail e outras informa\u00e7\u00f5es do p\u00fablico, voc\u00ea pode ter bastante sucesso. Esses dados ser\u00e3o uma boa base de leads para sua empresa trabalhar novos conte\u00fados que auxiliem esse potencial cliente a dar o pr\u00f3ximo passo, entendendo mais seu produto, como ele pode ajud\u00e1-lo e, enfim, caminhar at\u00e9 uma etapa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Seja atrav\u00e9s da nutri\u00e7\u00e3o da base de leads conquistada com seu blog corporativo ou mesmo diretamente, ao interagir com um banner, por exemplo, \u00e9 poss\u00edvel gerar convers\u00f5es atrav\u00e9s de conte\u00fado. Um bom conte\u00fado pode mostrar sua autoridade, relev\u00e2ncia, qualidade de seu produto, diferenciais da sua empresa sobre os concorrentes e apontar a solu\u00e7\u00e3o para a dor do cliente. S\u00e3o pontos que v\u00e3o construindo e solidificando uma rela\u00e7\u00e3o de vendas. Em alguns casos mais rapidamente, em outros mais lentamente, conforme a necessidade de informa\u00e7\u00e3o de cada cliente. <\/p>\n\n\n\n O fato \u00e9 que a estrat\u00e9gia de um blog corporativo, se bem constru\u00edda, pode aumentar suas vendas significativamente. Ele forma rela\u00e7\u00f5es, as constr\u00f3i e cria la\u00e7os duradouros por meio de artigos que falam tudo aquilo que voc\u00ea precisa dizer, mas que o cliente pode ler conforme sua necessidade e interesse pelo tema. Esse cliente j\u00e1 chega mais maduro na hora da convers\u00e3o, tendo maior conhecimento sobre sua marca e produtos. Em geral, costumam ser clientes bem-informados e qualificados, que agregam muito aos neg\u00f3cios. <\/p>\n\n\n\n Uma grande vantagem do blog corporativo \u00e9 que sua abordagem \u00e9 totalmente focada em respeitar o tempo e necessidade do cliente. \u00c9 coloc\u00e1-lo, de fato, no centro. \u00c9 lembr\u00e1-lo do valor do tempo e import\u00e2ncia da acur\u00e1cia de informa\u00e7\u00f5es ao oferec\u00ea-lo um software que automatiza tarefas manuais. \u00c9 oferecer a ele conforto e disposi\u00e7\u00e3o para trabalhar, estudar e se distrair em casa ao mostrar como um ar-condicionado<\/a> que sua loja tenha pode refrigerar e aquecer um ambiente ao seu gosto.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Os conte\u00fados em geral n\u00e3o devem ser publicit\u00e1rios e repetitivos, mas sim focados em trazer mais contexto e informa\u00e7\u00f5es para o cliente. Artigos devem aproximar a rela\u00e7\u00e3o entre voc\u00eas, esclarecer d\u00favidas, tirar doses de desconfian\u00e7a e criar o espa\u00e7o adequado para o cliente se convencer da compra. Esse processo deve ocorrer como se ele fizesse quase tudo sozinho \u2013 e em partes, \u00e9 assim mesmo. Voc\u00ea s\u00f3 fornece as informa\u00e7\u00f5es e cria fluxos coesos para ele conhecer mais sobre o tema e tomar uma decis\u00e3o por si mesmo. <\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 blog corporativo?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Por que vale a pena criar um?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
1) Aumento de tr\u00e1fego e conhecimento da marca e produto<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
2) Posicionar sua marca como autoridade no segmento<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
3) Mostrar como sua empresa resolve uma \u201cdor\u201d do cliente<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
4) Atra\u00e7\u00e3o de potenciais clientes para sua base de leads<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
5) Gera\u00e7\u00e3o de clientes qualificados para seu neg\u00f3cio<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n
6) Impactar o cliente de forma consultiva e n\u00e3o agressiva<\/strong> <\/h4>\n\n\n\n