{"id":5718,"date":"2024-04-18T00:00:00","date_gmt":"2024-04-18T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/clientes-insatisfeitos\/"},"modified":"2024-06-05T16:04:56","modified_gmt":"2024-06-05T19:04:56","slug":"clientes-insatisfeitos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/clientes-insatisfeitos\/","title":{"rendered":"Clientes insatisfeitos: o que fazer?"},"content":{"rendered":"\n
Voc\u00ea sabe como lidar com os clientes insatisfeitos<\/strong> que entram em contato com sua loja? Muitas vezes, temos que lidar com uma parcela do p\u00fablico que n\u00e3o est\u00e1 satisfeita com os produtos ou servi\u00e7os oferecidos, por\u00e9m, precisamos contornar essa situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 importante lidar com os clientes insatisfeitos, pois eles podem acabar fazendo \u201cpropaganda negativa’ da sua loja para terceiros. Por esse motivo, a melhor abordagem \u00e9 buscar solucionar o problema e restabelecer a rela\u00e7\u00e3o entre voc\u00eas.<\/p>\n\n\n\n De toda forma, no texto abaixo voc\u00ea vai descobrir como lidar com clientes insatisfeitos, al\u00e9m de conhecer t\u00e9cnicas para recuper\u00e1-los. Venha conferir!<\/p>\n\n\n\n Lidar com clientes insatisfeitos pode n\u00e3o ser uma tarefa f\u00e1cil, por\u00e9m, \u00e9 necess\u00e1rio se relacionar com seu cliente, entend\u00ea-lo e ajud\u00e1-lo sobre suas queixas. Por esse motivo, \u00e9 interessante conhecer m\u00e9todos para ouvir o cliente e direcionar solu\u00e7\u00f5es para suas reclama\u00e7\u00f5es de maneira amig\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n Ainda que possa ser desconfort\u00e1vel, esta \u00e9 uma abordagem que precisa ser adotada para evitar maiores danos \u00e0 sua marca. Por esse motivo, abaixo voc\u00ea vai conhecer algumas t\u00e9cnicas que facilitam no momento de lidar com clientes insatisfeitos. Confira!<\/p>\n\n\n\n O primeiro passo para lidar com clientes insatisfeitos \u00e9 escutar as suas reclama\u00e7\u00f5es<\/strong> e isso sem interromper em sua fala. Demonstrar empatia, e entender realmente quais foram os problemas enfrentados com a compra, \u00e9 essencial para buscar uma solu\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n Inclusive, exercitar a\u00a0\u201cescuta ativa’<\/strong>, como essa pr\u00e1tica tamb\u00e9m \u00e9 chamada, \u00e9 uma excelente\u00a0t\u00e9cnica de venda<\/a>. Ou seja, tanto para vender, ou ainda para lidar com quem est\u00e1 insatisfeito com seus servi\u00e7os, essa abordagem pode ser extremamente \u00fatil.<\/p>\n\n\n\n Em todo caso, mostre que voc\u00ea est\u00e1 disposto a ouvir, para que voc\u00ea n\u00e3o passe a impress\u00e3o de que est\u00e1 incomodado. Segundo dados da Capterra<\/a>, 37% dos clientes<\/strong> sentem que est\u00e3o incomodando ao entrar em contato, e, se poss\u00edvel, voc\u00ea n\u00e3o deve perpetuar isso.<\/p>\n\n\n\n Depois de escutar as reclama\u00e7\u00f5es do seu cliente, chegou o momento de se desculpar pelo acontecido<\/strong>. Por mais que voc\u00ea possa interpretar que os erros n\u00e3o s\u00e3o de responsabilidade, ainda assim, o pedido de desculpas deve ser feito.<\/p>\n\n\n\n Entender que o cliente est\u00e1 frustrado com o produto oferecido \u00e9 parte importante do processo de n\u00e3o perd\u00ea-lo de vez. Al\u00e9m disso, se desculpar ajuda a acalmar os \u00e2nimos<\/strong> e demonstra para o cliente que voc\u00ea est\u00e1 interessado em procurar uma solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 muito importante que a sua loja n\u00e3o fique com uma m\u00e1 avalia\u00e7\u00e3o em marketplaces ou portais de registro de reclama\u00e7\u00f5es. E para evitar que as queixas aumentem ou persistam, um simples pedido de desculpas pode ser uma excelente solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Para acabar com a insatisfa\u00e7\u00e3o, nada melhor do que solucionar o problema<\/strong>, e aqui chegou o momento de fazer isso. Enquanto escuta atentamente as reclama\u00e7\u00f5es do cliente, voc\u00ea j\u00e1 deve ter em mente como esse problema deve ser contornado.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 interessante que voc\u00ea escute do cliente\u00a0o que ele espera que possa ser feito<\/strong>, antes mesmo de sugerir algo. Isso permite alcan\u00e7ar suas expectativas com maior facilidade, ajudando na avalia\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n De toda forma, solucionar os problemas de clientes insatisfeitos pode ser uma boa estrat\u00e9gia para\u00a0fidelizar clientes<\/a>\u00a0no futuro. Por mais que no momento a rela\u00e7\u00e3o possa estar estremecida, isso n\u00e3o significa que ela acabou de vez.<\/p>\n\n\n\nClientes insatisfeitos: como lidar com eles?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Escute o cliente sem interromper<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Desculpe-se pelo acontecido<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Solucione o problema<\/strong><\/h4>\n\n\n\n