{"id":5718,"date":"2024-04-18T00:00:00","date_gmt":"2024-04-18T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/clientes-insatisfeitos\/"},"modified":"2024-06-05T16:04:56","modified_gmt":"2024-06-05T19:04:56","slug":"clientes-insatisfeitos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/clientes-insatisfeitos\/","title":{"rendered":"Clientes insatisfeitos: o que fazer?"},"content":{"rendered":"\n

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputa\u00e7\u00e3o da sua loja, e por isso \u00e9 preciso saber lidar com eles. Veja como!<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe como lidar com os clientes insatisfeitos<\/strong> que entram em contato com sua loja? Muitas vezes, temos que lidar com uma parcela do p\u00fablico que n\u00e3o est\u00e1 satisfeita com os produtos ou servi\u00e7os oferecidos, por\u00e9m, precisamos contornar essa situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante lidar com os clientes insatisfeitos, pois eles podem acabar fazendo \u201cpropaganda negativa’ da sua loja para terceiros. Por esse motivo, a melhor abordagem \u00e9 buscar solucionar o problema e restabelecer a rela\u00e7\u00e3o entre voc\u00eas.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, no texto abaixo voc\u00ea vai descobrir como lidar com clientes insatisfeitos, al\u00e9m de conhecer t\u00e9cnicas para recuper\u00e1-los. Venha conferir!<\/p>\n\n\n\n

Clientes insatisfeitos: como lidar com eles?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Lidar com clientes insatisfeitos pode n\u00e3o ser uma tarefa f\u00e1cil, por\u00e9m, \u00e9 necess\u00e1rio se relacionar com seu cliente, entend\u00ea-lo e ajud\u00e1-lo sobre suas queixas. Por esse motivo, \u00e9 interessante conhecer m\u00e9todos para ouvir o cliente e direcionar solu\u00e7\u00f5es para suas reclama\u00e7\u00f5es de maneira amig\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Ainda que possa ser desconfort\u00e1vel, esta \u00e9 uma abordagem que precisa ser adotada para evitar maiores danos \u00e0 sua marca. Por esse motivo, abaixo voc\u00ea vai conhecer algumas t\u00e9cnicas que facilitam no momento de lidar com clientes insatisfeitos. Confira!<\/p>\n\n\n\n

Escute o cliente sem interromper<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O primeiro passo para lidar com clientes insatisfeitos \u00e9 escutar as suas reclama\u00e7\u00f5es<\/strong> e isso sem interromper em sua fala. Demonstrar empatia, e entender realmente quais foram os problemas enfrentados com a compra, \u00e9 essencial para buscar uma solu\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Inclusive, exercitar a\u00a0\u201cescuta ativa’<\/strong>, como essa pr\u00e1tica tamb\u00e9m \u00e9 chamada, \u00e9 uma excelente\u00a0t\u00e9cnica de venda<\/a>. Ou seja, tanto para vender, ou ainda para lidar com quem est\u00e1 insatisfeito com seus servi\u00e7os, essa abordagem pode ser extremamente \u00fatil.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, mostre que voc\u00ea est\u00e1 disposto a ouvir, para que voc\u00ea n\u00e3o passe a impress\u00e3o de que est\u00e1 incomodado. Segundo dados da Capterra<\/a>, 37% dos clientes<\/strong> sentem que est\u00e3o incomodando ao entrar em contato, e, se poss\u00edvel, voc\u00ea n\u00e3o deve perpetuar isso.<\/p>\n\n\n\n

Desculpe-se pelo acontecido<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Depois de escutar as reclama\u00e7\u00f5es do seu cliente, chegou o momento de se desculpar pelo acontecido<\/strong>. Por mais que voc\u00ea possa interpretar que os erros n\u00e3o s\u00e3o de responsabilidade, ainda assim, o pedido de desculpas deve ser feito.<\/p>\n\n\n\n

Entender que o cliente est\u00e1 frustrado com o produto oferecido \u00e9 parte importante do processo de n\u00e3o perd\u00ea-lo de vez. Al\u00e9m disso, se desculpar ajuda a acalmar os \u00e2nimos<\/strong> e demonstra para o cliente que voc\u00ea est\u00e1 interessado em procurar uma solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 muito importante que a sua loja n\u00e3o fique com uma m\u00e1 avalia\u00e7\u00e3o em marketplaces ou portais de registro de reclama\u00e7\u00f5es. E para evitar que as queixas aumentem ou persistam, um simples pedido de desculpas pode ser uma excelente solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Solucione o problema<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Para acabar com a insatisfa\u00e7\u00e3o, nada melhor do que solucionar o problema<\/strong>, e aqui chegou o momento de fazer isso. Enquanto escuta atentamente as reclama\u00e7\u00f5es do cliente, voc\u00ea j\u00e1 deve ter em mente como esse problema deve ser contornado.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, tamb\u00e9m \u00e9 interessante que voc\u00ea escute do cliente\u00a0o que ele espera que possa ser feito<\/strong>, antes mesmo de sugerir algo. Isso permite alcan\u00e7ar suas expectativas com maior facilidade, ajudando na avalia\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, solucionar os problemas de clientes insatisfeitos pode ser uma boa estrat\u00e9gia para\u00a0fidelizar clientes<\/a>\u00a0no futuro. Por mais que no momento a rela\u00e7\u00e3o possa estar estremecida, isso n\u00e3o significa que ela acabou de vez.<\/p>\n\n\n\n

\"clientes<\/figure>\n\n\n\n

Retome contato<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Depois da solu\u00e7\u00e3o do problema, a rela\u00e7\u00e3o entre voc\u00ea e o seu cliente ainda n\u00e3o acabou, e sua loja deve se certificar disso. Por esse motivo, \u00e9 interessante retomar o contato e checar a satisfa\u00e7\u00e3o do consumidor<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Entre em contato e pergunte se a solu\u00e7\u00e3o apresentada foi satisfat\u00f3ria, al\u00e9m de pedir uma nota para o atendimento. O feedback ap\u00f3s essas situa\u00e7\u00f5es \u00e9 essencial para ajustes futuros em sua estrat\u00e9gia para lidar com novos clientes insatisfeitos.<\/p>\n\n\n\n

A atitude de entrar em contato para verificar a opini\u00e3o do cliente demonstra preocupa\u00e7\u00e3o e que a sua loja se importa em prestar um servi\u00e7o de qualidade. Por esse motivo, mesmo ap\u00f3s resolver o problema, \u00e9 preciso considerar essa etapa.<\/p>\n\n\n\n

Treinamento constante do seu time<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ap\u00f3s todas essas etapas, \u00e9 preciso ter em mente que, infelizmente, n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel evitar que novos clientes insatisfeitos surjam. A sua loja vai acabar desagradando a algumas pessoas, e voc\u00ea precisa conseguir lidar com essas situa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, o n\u00famero de reclama\u00e7\u00f5es pode diminuir consideravelmente se a sua equipe recebe\u00a0treinamentos constantes<\/strong>. Por esse motivo, n\u00e3o deixe de refor\u00e7ar as pol\u00edticas de\u00a0qualidade no atendimento<\/a>, al\u00e9m de oferecer treinamentos para todos os atendentes.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, por mais que n\u00e3o seja poss\u00edvel evitar completamente as cr\u00edticas, ainda assim, o n\u00famero pode diminuir consideravelmente. Quanto mais capacitada for a sua equipe, menor deve ser o grau de insatisfa\u00e7\u00e3o por parte dos clientes.<\/p>\n\n\n\n

Como posso recuperar clientes insatisfeitos?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como vimos, existem diversas t\u00e9cnicas para conseguir lidar com clientes insatisfeitos<\/strong>. Por\u00e9m, o que muitos n\u00e3o entendem \u00e9 que, por mais que n\u00e3o pare\u00e7a, esse p\u00fablico pode ser recuperado e voltar a dar lucratividade para o seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 claro que nem sempre uma retomada pode dar certo, por\u00e9m, ainda assim, com os ajustes corretos, \u00e9 poss\u00edvel. Algumas das abordagens que voc\u00ea pode adotar para recuperar os clientes<\/strong> insatisfeitos s\u00e3o as seguintes:<\/p>\n\n\n\n