{"id":5763,"date":"2024-05-09T00:00:00","date_gmt":"2024-05-09T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/?p=5763"},"modified":"2024-06-05T19:26:16","modified_gmt":"2024-06-05T22:26:16","slug":"google-analytics-4","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/google-analytics-4\/","title":{"rendered":"Google Analytics 4: como funciona o GA4?"},"content":{"rendered":"\n
O\u00a0Google Analytics 4<\/strong>, tamb\u00e9m chamado de GA4, est\u00e1 substituindo a vers\u00e3o atual utilizada pelo Analytics. A not\u00edcia \u00e9 antiga: data de 2019, e a migra\u00e7\u00e3o de uma vers\u00e3o para a outra vem acontecendo desde ent\u00e3o, de maneira gradual.<\/p>\n\n\n\n A nova ferramenta promete contar com relat\u00f3rios e an\u00e1lises de dados ainda mais eficazes do que a anterior. Al\u00e9m disso, a possibilidade de utilizar um canal multiplataforma tamb\u00e9m \u00e9 um ponto que faz com que o GA4 seja interessante para as empresas.<\/p>\n\n\n\n De toda forma, no artigo abaixo, voc\u00ea vai entender o que \u00e9 o Google Analytics 4, al\u00e9m de compreender o seu funcionamento. Venha conferir!<\/p>\n\n\n\n Antes de falarmos sobre o Google Analytics 4<\/strong>, vamos entender como \u00e9 a ferramenta em sua vers\u00e3o normal. Basicamente, estamos falando sobre um sistema de an\u00e1lise de dados, amplamente utilizado por apps e sites em todo o mundo.<\/p>\n\n\n\n O Google Analytics<\/a> deve ser instalado em p\u00e1ginas do seu site para fazer a an\u00e1lise das informa\u00e7\u00f5es que \u201ccorrem’ ali. Dessa forma, ele consegue coletar informa\u00e7\u00f5es<\/strong> que s\u00e3o valiosas para o seu planejamento de marketing, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Algumas das informa\u00e7\u00f5es apresentadas s\u00e3o preciosas para as empresas: voc\u00ea pode, por exemplo, descobrir a origem do seu visitante, quais p\u00e1ginas ele visitou, tempo que navegou no site, entre outros dados. Sendo assim, o Google Analytics consegue te ajudar a ver o que de fato \u201cfunciona’ no seu portal.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 por meio dessa ferramenta que muitos empreendedores conseguem mensurar o seu impacto na internet. Para o marketing digital<\/a>, \u00e9 indispens\u00e1vel que seja poss\u00edvel acompanhar m\u00e9tricas<\/strong> que demonstram se uma estrat\u00e9gia \u00e9 eficaz ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n De toda forma, a ferramenta evoluiu no decorrer dos anos, e hoje, conta com uma vers\u00e3o robusta e com uma s\u00e9rie de funcionalidades. Para quem atua na internet, ter o Google Analytics ao seu lado \u00e9 essencial para aumentar as suas chances de sucesso.<\/p>\n\n\n\n Enfim, vamos falar um pouco mais sobre o Google Analytics 4<\/strong>, o GA4, como tamb\u00e9m \u00e9 chamado. Basicamente, \u00e9 a vers\u00e3o mais atual da ferramenta do Google<\/a> de mesmo nome, contando com um funcionamento diferente do modelo anterior.<\/p>\n\n\n\n O Google Analytics tinha como padr\u00e3o da Universal Analytics (UA)<\/strong>, padr\u00e3o utilizado pela ferramenta durante anos. Por\u00e9m, a nova vers\u00e3o tem como padr\u00e3o o pr\u00f3prio GA4, um modelo mais voltado para a privacidade dos dados dos usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n A ferramenta foca em diminuir os cookies de terceiros nos buscadores da internet, e por isso, n\u00e3o depende exclusivamente de cookies para funcionar. O seu modelo \u00e9 baseado em eventos<\/strong> na tela, como cliques e outras a\u00e7\u00f5es que o usu\u00e1rio pode tomar.<\/p>\n\n\n\n Tudo isso s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel gra\u00e7as ao aprendizado de m\u00e1quina<\/strong> (machine learning), que faz com que tecnologias \u201caprendam’ sozinhas sobre seu comportamento. Essa mudan\u00e7a torna poss\u00edvel que o GA4 emita relat\u00f3rios ainda mais aprofundados.<\/p>\n\n\n\n De maneira geral, o Google Analytics 4 \u00e9 a vers\u00e3o mais moderna e aprofundada do Analytics cl\u00e1ssico. Para quem quer an\u00e1lises e relat\u00f3rios ainda mais incisivos, e que podem auxiliar em sua estrat\u00e9gia, ele ser\u00e1 um poderoso aliado.<\/p>\n\n\n\n Enfim vamos falar sobre as mudan\u00e7as que o GA4 trouxe em rela\u00e7\u00e3o ao Google Analytics \u201ccl\u00e1ssico’<\/strong>. Apesar da apar\u00eancia ser praticamente a mesma, hoje a ferramenta \u00e9 capaz de realizar alguns procedimentos que, h\u00e1 pouco tempo, pareciam improv\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n Atualmente, a ferramenta conta com a possibilidade de se integrar totalmente com outros sistemas do Google, por exemplo. Esse \u00e9 um dos motivos da plataforma conseguir emitir relat\u00f3rios t\u00e3o precisos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s proje\u00e7\u00f5es futuras para os seus usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n Em todo caso, abaixo vamos falar um pouco mais sobre as coisas que diferenciam o Google Analytics antigo da sua vers\u00e3o mais moderna. Assim, voc\u00ea entende melhor o seu funcionamento e tudo o que ele pode oferecer de positivo para a sua empresa. Confira!<\/p>\n\n\n\n Uma das grandes vantagens do Google Analytics 4 \u00e9 a sua capacidade de integrar dados de diversas plataformas<\/strong> em um \u00fanico lugar. Independentemente da sua empresa utilizar ou n\u00e3o esses canais, ainda assim, as informa\u00e7\u00f5es v\u00e3o estar dispon\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n Isso \u00e9, o GA4 ajuda voc\u00ea a entender toda a jornada que o cliente faz para chegar a um determinado site. Ao analisar esse comportamento, seja por meio de relat\u00f3rios ou outras an\u00e1lises, voc\u00ea pode lapidar a sua estrat\u00e9gia de marketing<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Em todo caso, \u00e9 por esse motivo que podemos dizer que o Google Analytics \u00e9 uma ferramenta multiplataforma. Integrando dados de sites, aplicativos, entre outros canais, ele facilita que voc\u00ea entenda o comportamento de quem acessa seus dom\u00ednios.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, \u00e9 interessante citar que todos esses dados s\u00e3o apresentados de maneira aprofundada. Seja cliques, ou ainda outras intera\u00e7\u00f5es com as telas em outras plataformas, tudo isso pode ser acompanhado por meio da plataforma.<\/p>\n\n\n\n Como j\u00e1 dissemos, o Google Analytics 4 funciona de maneira integrada com outras plataformas. E o que faz ele ser t\u00e3o especial em rela\u00e7\u00e3o aos outros \u00e9 a sua uni\u00e3o com o Google Ads, plataforma que permite realizar an\u00fancios no Google<\/strong>.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 e como funciona o Google Analytics?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
O que \u00e9 GA4, o Google Analytics 4?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
O que muda de uma vers\u00e3o para outra?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Multiplataforma<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Integra\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n