{"id":5763,"date":"2024-05-09T00:00:00","date_gmt":"2024-05-09T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/?p=5763"},"modified":"2024-06-05T19:26:16","modified_gmt":"2024-06-05T22:26:16","slug":"google-analytics-4","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/google-analytics-4\/","title":{"rendered":"Google Analytics 4: como funciona o GA4?"},"content":{"rendered":"\n

Descubra como funciona o Google Analytics 4, a nova vers\u00e3o da ferramenta do Google!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O\u00a0Google Analytics 4<\/strong>, tamb\u00e9m chamado de GA4, est\u00e1 substituindo a vers\u00e3o atual utilizada pelo Analytics. A not\u00edcia \u00e9 antiga: data de 2019, e a migra\u00e7\u00e3o de uma vers\u00e3o para a outra vem acontecendo desde ent\u00e3o, de maneira gradual.<\/p>\n\n\n\n

A nova ferramenta promete contar com relat\u00f3rios e an\u00e1lises de dados ainda mais eficazes do que a anterior. Al\u00e9m disso, a possibilidade de utilizar um canal multiplataforma tamb\u00e9m \u00e9 um ponto que faz com que o GA4 seja interessante para as empresas.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, no artigo abaixo, voc\u00ea vai entender o que \u00e9 o Google Analytics 4, al\u00e9m de compreender o seu funcionamento. Venha conferir!<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 e como funciona o Google Analytics?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Antes de falarmos sobre o Google Analytics 4<\/strong>, vamos entender como \u00e9 a ferramenta em sua vers\u00e3o normal. Basicamente, estamos falando sobre um sistema de an\u00e1lise de dados, amplamente utilizado por apps e sites em todo o mundo.<\/p>\n\n\n\n

Google Analytics<\/a> deve ser instalado em p\u00e1ginas do seu site para fazer a an\u00e1lise das informa\u00e7\u00f5es que \u201ccorrem’ ali. Dessa forma, ele consegue coletar informa\u00e7\u00f5es<\/strong> que s\u00e3o valiosas para o seu planejamento de marketing, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Algumas das informa\u00e7\u00f5es apresentadas s\u00e3o preciosas para as empresas: voc\u00ea pode, por exemplo, descobrir a origem do seu visitante, quais p\u00e1ginas ele visitou, tempo que navegou no site, entre outros dados. Sendo assim, o Google Analytics consegue te ajudar a ver o que de fato \u201cfunciona’ no seu portal.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 por meio dessa ferramenta que muitos empreendedores conseguem mensurar o seu impacto na internet. Para o marketing digital<\/a>, \u00e9 indispens\u00e1vel que seja poss\u00edvel acompanhar m\u00e9tricas<\/strong> que demonstram se uma estrat\u00e9gia \u00e9 eficaz ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, a ferramenta evoluiu no decorrer dos anos, e hoje, conta com uma vers\u00e3o robusta e com uma s\u00e9rie de funcionalidades. Para quem atua na internet, ter o Google Analytics ao seu lado \u00e9 essencial para aumentar as suas chances de sucesso.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 GA4, o Google Analytics 4?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Enfim, vamos falar um pouco mais sobre o Google Analytics 4<\/strong>, o GA4, como tamb\u00e9m \u00e9 chamado. Basicamente, \u00e9 a vers\u00e3o mais atual da ferramenta do Google<\/a> de mesmo nome, contando com um funcionamento diferente do modelo anterior.<\/p>\n\n\n\n

O Google Analytics tinha como padr\u00e3o da Universal Analytics (UA)<\/strong>, padr\u00e3o utilizado pela ferramenta durante anos. Por\u00e9m, a nova vers\u00e3o tem como padr\u00e3o o pr\u00f3prio GA4, um modelo mais voltado para a privacidade dos dados dos usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

A ferramenta foca em diminuir os cookies de terceiros nos buscadores da internet, e por isso, n\u00e3o depende exclusivamente de cookies para funcionar. O seu modelo \u00e9 baseado em eventos<\/strong> na tela, como cliques e outras a\u00e7\u00f5es que o usu\u00e1rio pode tomar.<\/p>\n\n\n\n

Tudo isso s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel gra\u00e7as ao aprendizado de m\u00e1quina<\/strong> (machine learning), que faz com que tecnologias \u201caprendam’ sozinhas sobre seu comportamento. Essa mudan\u00e7a torna poss\u00edvel que o GA4 emita relat\u00f3rios ainda mais aprofundados.<\/p>\n\n\n\n

De maneira geral, o Google Analytics 4 \u00e9 a vers\u00e3o mais moderna e aprofundada do Analytics cl\u00e1ssico. Para quem quer an\u00e1lises e relat\u00f3rios ainda mais incisivos, e que podem auxiliar em sua estrat\u00e9gia, ele ser\u00e1 um poderoso aliado.<\/p>\n\n\n\n

O que muda de uma vers\u00e3o para outra?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Enfim vamos falar sobre as mudan\u00e7as que o GA4 trouxe em rela\u00e7\u00e3o ao Google Analytics \u201ccl\u00e1ssico’<\/strong>. Apesar da apar\u00eancia ser praticamente a mesma, hoje a ferramenta \u00e9 capaz de realizar alguns procedimentos que, h\u00e1 pouco tempo, pareciam improv\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, a ferramenta conta com a possibilidade de se integrar totalmente com outros sistemas do Google, por exemplo. Esse \u00e9 um dos motivos da plataforma conseguir emitir relat\u00f3rios t\u00e3o precisos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s proje\u00e7\u00f5es futuras para os seus usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, abaixo vamos falar um pouco mais sobre as coisas que diferenciam o Google Analytics antigo da sua vers\u00e3o mais moderna. Assim, voc\u00ea entende melhor o seu funcionamento e tudo o que ele pode oferecer de positivo para a sua empresa. Confira!<\/p>\n\n\n\n

Multiplataforma<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma das grandes vantagens do Google Analytics 4 \u00e9 a sua capacidade de integrar dados de diversas plataformas<\/strong> em um \u00fanico lugar. Independentemente da sua empresa utilizar ou n\u00e3o esses canais, ainda assim, as informa\u00e7\u00f5es v\u00e3o estar dispon\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n

Isso \u00e9, o GA4 ajuda voc\u00ea a entender toda a jornada que o cliente faz para chegar a um determinado site. Ao analisar esse comportamento, seja por meio de relat\u00f3rios ou outras an\u00e1lises, voc\u00ea pode lapidar a sua estrat\u00e9gia de marketing<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, \u00e9 por esse motivo que podemos dizer que o Google Analytics \u00e9 uma ferramenta multiplataforma. Integrando dados de sites, aplicativos, entre outros canais, ele facilita que voc\u00ea entenda o comportamento de quem acessa seus dom\u00ednios.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 interessante citar que todos esses dados s\u00e3o apresentados de maneira aprofundada. Seja cliques, ou ainda outras intera\u00e7\u00f5es com as telas em outras plataformas, tudo isso pode ser acompanhado por meio da plataforma.<\/p>\n\n\n\n

Integra\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Como j\u00e1 dissemos, o Google Analytics 4 funciona de maneira integrada com outras plataformas. E o que faz ele ser t\u00e3o especial em rela\u00e7\u00e3o aos outros \u00e9 a sua uni\u00e3o com o Google Ads, plataforma que permite realizar an\u00fancios no Google<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Os dados do Google Ads<\/a> podem ser acessados por meio do GA4, o que ajuda a otimizar os resultados<\/strong> das suas campanhas pagas. Dessa forma, voc\u00ea entende de maneira pr\u00e1tica o que est\u00e1 gerando mais convers\u00f5es para o seu site.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o Google Ads \u00e9 uma ferramenta de publicidade, ent\u00e3o acaba contando com informa\u00e7\u00f5es valiosas para o seu time de marketing. Conseguir compreender quando os usu\u00e1rios realizam as compras com mais frequ\u00eancia, por exemplo, tem muito valor.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m desse ponto, por meio da integra\u00e7\u00e3o entre as plataformas, \u00e9 poss\u00edvel identificar quando eles abandonam o funil de vendas<\/strong>. Isso ajuda a sua equipe a montar estrat\u00e9gias que evitem a desist\u00eancia no momento de realizar uma compra.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, compreender de maneira aprofundada todo o tr\u00e1fego do seu site<\/strong> \u00e9 essencial para quem atua na internet. Com a integra\u00e7\u00e3o entre as duas ferramentas do Google, essa tarefa se torna mais simples de ser realizada.<\/p>\n\n\n\n

Privacidade<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O modelo antigo do Google Analytics j\u00e1 contava com uma boa prote\u00e7\u00e3o de dados dos usu\u00e1rios, por\u00e9m, isso foi aprimorado. Como tend\u00eancia global<\/strong>, hoje, v\u00e1rias empresas est\u00e3o tratando as informa\u00e7\u00f5es de quem acessa seus sites com muito mais cuidado.<\/p>\n\n\n\n

Dessa maneira, o Google Analytics 4 tamb\u00e9m mudou a forma como trata as informa\u00e7\u00f5es que acaba recebendo. O sistema, por exemplo, n\u00e3o depende de cookies<\/strong> para realizar a coleta de dados, j\u00e1 que isso \u00e9 feito utilizando outras tecnologias.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, antes, quando acess\u00e1vamos alguns sites, muitos deles conseguiam identificar o nosso endere\u00e7o IP<\/strong>. Por mais que n\u00e3o seja uma informa\u00e7\u00e3o amplamente divulgada, isso acaba ajudando a identificar aqueles que querem permanecer an\u00f4nimos.<\/p>\n\n\n\n

Contudo, no Google Analytics 4, o endere\u00e7o IP do usu\u00e1rio n\u00e3o \u00e9 identificado, o que ajuda a manter a sua privacidade intacta. \u00c9 importante destacar que essas informa\u00e7\u00f5es s\u00f3 podem ser dadas \u00e0s empresas com consentimento dos usu\u00e1rios<\/strong>, e por isso tantas mudan\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, isso serve de alerta tamb\u00e9m para os empreendedores, que devem mudar a sua pol\u00edtica de privacidade<\/a>. Seguir o que \u00e9 definido pela LGPD<\/strong> \u00e9 a melhor forma de garantir que o seu neg\u00f3cio n\u00e3o ser\u00e1 penalizado por n\u00e3o respeitar regras.<\/p>\n\n\n\n

Eventos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma das mudan\u00e7as do GA4 para a vers\u00e3o mais antiga est\u00e1 em que os dois s\u00e3o baseados para funcionar. Antes, a ferramenta funcionava com base em \u201chits’, por\u00e9m, agora \u00e9 voltada para as a\u00e7\u00f5es que o usu\u00e1rio realiza<\/strong> em seu canal, chamados de eventos.<\/p>\n\n\n\n

Basicamente, toda a intera\u00e7\u00e3o que o usu\u00e1rio tem com a sua plataforma pode ser considerada um evento. Algu\u00e9m que acessa seu site pelo celular, por exemplo, pode realizar a a\u00e7\u00e3o de rolar a tela<\/strong>, o que \u00e9 considerado um evento.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, clicar em um an\u00fancio, fazer pesquisas, copiar algo, entre outros pontos, tamb\u00e9m s\u00e3o considerados eventos. Dessa maneira, voc\u00ea consegue entender os motivos que levam o seu p\u00fablico a entrar e a sair da sua plataforma.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, algumas dessas informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o coletadas de forma autom\u00e1tica<\/strong>, j\u00e1 outras, precisam de configura\u00e7\u00e3o no pr\u00f3prio Google Analytics. De acordo com os seus objetivos, e o que deseja analisar, voc\u00ea pode fazer as personaliza\u00e7\u00f5es dentro da plataforma.<\/p>\n\n\n\n

Enfim, por mais que pare\u00e7am informa\u00e7\u00f5es \u201cdesnecess\u00e1rias’, esses dados podem ajudar o seu time a entender os pontos fortes e fracos do seu site. Quanto mais otimizada for a sua estrat\u00e9gia, maiores s\u00e3o as chances de se conseguir resultados expressivos nela.<\/p>\n\n\n\n

\"Google<\/figure>\n\n\n\n

Machine learning<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma das grandes mudan\u00e7as propostas pelo GA4 \u00e9 o machine learning, tamb\u00e9m chamado de aprendizado de m\u00e1quina. Utilizando Intelig\u00eancia Artificial, esses sistemas conseguem predizer cen\u00e1rios<\/strong> que ainda nem mesmo aconteceram.<\/p>\n\n\n\n

Essa tecnologia \u00e9 capaz de, analisando os dados, prever tend\u00eancias de mercado<\/strong> que ainda n\u00e3o apareceram. Dessa maneira, voc\u00ea consegue saber quando determinado produto deve ficar em alta, mesmo que ele ainda n\u00e3o esteja.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, voc\u00ea consegue organizar seu estoque e fazer com que o seu time se prepare para realizar as vendas de determinado produto. Tudo isso \u00e9 feito com base em dados, mas sempre mantendo a seguran\u00e7a e a privacidade dos usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m desse ponto, a Intelig\u00eancia Artificial<\/strong> tamb\u00e9m consegue prever quais ser\u00e3o os compradores dentro de uma semana. Tudo isso \u00e9 baseado em dados, ent\u00e3o as chances de acontecer s\u00e3o realmente altas, ao contr\u00e1rio de outras previs\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, a tecnologia de machine learning \u00e9 capaz de transformar a realidade do seu neg\u00f3cio dentro da internet. Quem quer\u00a0aumentar o n\u00famero de vendas<\/strong>, por exemplo, pode contar com o Google Analytics 4 como um poderoso aliado a se ter por perto.<\/p>\n\n\n\n

O Google Analytics 4 tem m\u00e9tricas novas?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Google Analytics 4 conta com algumas m\u00e9tricas novas que podem ser de grande ajuda para as empresas. Seja em rela\u00e7\u00e3o ao\u00a0engajamento do seu site<\/strong>, ou ainda sobre as sess\u00f5es iniciadas, \u00e9 poss\u00edvel verificar tudo isso dentro da plataforma.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, \u00e9 importante citar que, se voc\u00ea n\u00e3o tiver profissionais para lidar com todos esses dados, as informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o contam com utilidade. Por esse motivo, \u00e9 interessante que voc\u00ea tenha uma equipe capacitada para conseguir utilizar a ferramenta.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo que seja necess\u00e1rio promover um treinamento<\/strong> e gastar algum tempo para se acostumar, ainda assim, os resultados fazem valer a pena. A ferramenta \u00e9 poderosa e, com m\u00e9tricas novas, pode ser ainda mais \u00fatil para a sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, confira abaixo as m\u00e9tricas novas que o GA4 apresenta em compara\u00e7\u00e3o com a sua vers\u00e3o mais antiga!<\/p>\n\n\n\n

Tempo de engajamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Por engajamento, vamos entender o tempo que o usu\u00e1rio deixa o seu site aberto como primeira tela<\/strong>. Aqui, tamb\u00e9m \u00e9 interessante notar que estamos falando de computadores e tamb\u00e9m de dispositivos m\u00f3veis, como smartphones e tablets.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, o tempo que o usu\u00e1rio deixa o seu site aberto em primeiro plano \u00e9 uma m\u00e9trica interessante a ser analisada. Isso porque, mostra, com dados reais, o quanto a sua p\u00e1gina tem capacidade de reter a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Essa m\u00e9trica n\u00e3o \u00e9 nova no mercado, por\u00e9m, para sites de fato, \u00e9 uma novidade que \u00e9 bem-vinda. Por\u00e9m, o YouTube<\/a>, por exemplo, j\u00e1 contou com m\u00e9tricas parecidas, que mediam o tempo m\u00e9dio que um usu\u00e1rio passa em um \u00fanico v\u00eddeo.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, ter uma informa\u00e7\u00e3o precisa sobre o quanto o seu site fica em primeiro plano \u00e9 importante para n\u00e3o se criar cen\u00e1rios falsos. Um site aberto, que n\u00e3o est\u00e1 sendo lido, pode acabar te dando um retorno errado sobre a efetividade da sua estrat\u00e9gia, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Taxa de engajamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

A taxa de engajamento leva em considera\u00e7\u00e3o em quantas sess\u00f5es acabaram acontecendo algum tipo de intera\u00e7\u00e3o. Lembrando que apenas as sess\u00f5es que tenham tido pelo menos 10 segundos v\u00e3o ser consideradas pela plataforma.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, para que o engajamento aconte\u00e7a, \u00e9 interessante ter ao seu lado mecanismos que atraiam o p\u00fablico. Conte\u00fado bem direcionado, al\u00e9m de um site que preza pela acessibilidade<\/a>, aumentam as suas chances de sucesso.<\/p>\n\n\n\n

Em todo caso, \u00e9 interessante que o seu time consiga identificar quais pontos fazem com que o engajamento aconte\u00e7a. Investir em uma estrat\u00e9gia que est\u00e1 funcionando ajuda a evitar os erros<\/strong> que fazem a rejei\u00e7\u00e3o do site aumentar.<\/p>\n\n\n\n

Sess\u00f5es engajadas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Para entender a m\u00e9trica de sess\u00f5es engajadas, antes, precisamos compreender o que \u00e9 entendido como sess\u00e3o. Basicamente, quando um usu\u00e1rio entra em seu site, ele est\u00e1 iniciando uma sess\u00e3o ali, por\u00e9m, \u00e9 preciso respeitar um certo limite.<\/p>\n\n\n\n

Isso porque, um usu\u00e1rio que entra e j\u00e1 sai do seu site acabou encontrando algo ali que n\u00e3o o atraiu. E para evitar que esses dados atrapalhem na sua an\u00e1lise, o sistema registra apenas as sess\u00f5es de\u00a0pelo menos 10 segundos<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, isso n\u00e3o significa que os usu\u00e1rios que sa\u00edram n\u00e3o ser\u00e3o computados, mas sim, que eles ser\u00e3o registrados de outra forma. Nesse caso, o processo \u00e9 chamado de\u00a0\u201crejei\u00e7\u00e3o’<\/strong>, um processo em que o seu site n\u00e3o entregou ao usu\u00e1rio aquilo que ele buscou.<\/p>\n\n\n\n

De toda forma, descobrir o n\u00famero de sess\u00f5es engajadas<\/strong> \u00e9 interessante para verificar o seu poder de reter a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico. Se o n\u00famero de rejei\u00e7\u00f5es for alto demais, por exemplo, \u00e9 um bom sinal de que algo est\u00e1 errado em sua estrat\u00e9gia.<\/p>\n\n\n\n

Sess\u00f5es engajadas a cada usu\u00e1rio<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Agora que j\u00e1 sabemos o que s\u00e3o sess\u00f5es engajadas, podemos falar sobre outra m\u00e9trica ligada diretamente com ela. Agora, \u00e9 poss\u00edvel fazer um recorte sobre as sess\u00f5es, por\u00e9m, levando em considera\u00e7\u00e3o as intera\u00e7\u00f5es de um \u00fanico usu\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, um usu\u00e1rio iniciou uma sess\u00e3o no seu site, saiu, mas logo depois, voltou ao mesmo dom\u00ednio. Isso pode acontecer por diversas vezes, e \u00e9 justamente esse dado que o Google Analytics 4 est\u00e1 computando, a quantidade de retornos<\/strong> que a mesma pessoa d\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

A ferramenta, com esses dados em m\u00e3os, calcula o quanto cada sess\u00e3o \u00e9 engajada<\/strong> por cada um dos seus visitantes. Isso te d\u00e1 uma boa ideia do quanto o seu site \u00e9 consultado e visto de forma positiva pelos usu\u00e1rios, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, \u00e9 claro, isso vai depender do n\u00famero de visitantes do dia, os novos, quem j\u00e1 \u00e9 recorrente, entre outros pontos. Em todo caso, \u00e9 muito importante que se tenha conte\u00fado de qualidade para manter um usu\u00e1rio em uma sess\u00e3o engajada.<\/p>\n\n\n\n

Como alterar para o Google Analytics 4?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Dependendo de quando voc\u00ea criou a sua conta no Google Analytics, talvez voc\u00ea precise alterar para o GA4. Se a sua conta foi criada antes de 14 de outubro de 2020<\/strong>, ser\u00e1 necess\u00e1rio realizar a migra\u00e7\u00e3o de vers\u00e3o do sistema.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, se a sua conta no Analytics \u00e9 mais recente que essa data, ela j\u00e1 tem, como padr\u00e3o, o GA4 (sim, podem haver algumas exce\u00e7\u00f5es). De toda forma, apenas para garantir que a sua conta est\u00e1 configurada para a vers\u00e3o mais moderna, realize o procedimento abaixo:<\/p>\n\n\n\n