{"id":668,"date":"2018-04-23T00:00:00","date_gmt":"2018-04-23T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/criar-titulos-de-produtos-no-b2w-marketplace\/"},"modified":"2024-04-30T16:10:24","modified_gmt":"2024-04-30T19:10:24","slug":"criar-titulos-de-produtos-no-b2w-marketplace","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/criar-titulos-de-produtos-no-b2w-marketplace\/","title":{"rendered":"7 dicas para criar t\u00edtulos de produtos na Americanas Marketplace"},"content":{"rendered":"\n

T\u00edtulos de produtos devem, primeiramente, esclarecer qual o produto exibido, al\u00e9m de trazer caracter\u00edsticas importantes para o cliente<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Os t\u00edtulos de produtos t\u00eam papel informativo, comercial e t\u00e9cnico dentro dos nossos sites (Americanas.com, Submarino e Shoptime).<\/span><\/p>\n\n\n\n

No sentido informativo, os t\u00edtulos de produtos podem ajudar no entendimento do que \u00e9 o item. Por isso, um <\/span>ponto<\/span> essencial no cadastro \u00e9 especificar a informa\u00e7\u00e3o mais b\u00e1sica sobre ele: o que \u00e9? Uma x\u00edcara, um edredom, um smartphone.  <\/span><\/p>\n\n\n\n

O papel comercial \u00e9 que ele ajuda a destacar os atributos principais do produto. A mem\u00f3ria que tem um celular, o modelo de uma saia e etc. O cliente, mesmo sem clicar no produto, consegue entender as caracter\u00edsticas que o item possui.<\/span><\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o aspecto t\u00e9cnico tem rela\u00e7\u00e3o ao nosso sistema de busca: \u00e9 importante que quando o cliente pesquisar pelo seu produto, ele seja facilmente encontrado. Isso envolve um bom uso de palavras relacionadas ao que voc\u00ea vende e que podem constar na pesquisa da maioria dos consumidores.<\/span><\/p>\n\n\n\n

A seguir est\u00e3o algumas dicas para criar t\u00edtulos de produtos informativos, comerciais e t\u00e9cnicos para seus produtos e engajar m<\/span>ais clientes:<\/span><\/p>\n\n\n\n

1) Siga a estrutura recomendada<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

A estrutura recomendada na composi\u00e7\u00e3o do t\u00edtulo de seus produto, deve conter as seguintes informa\u00e7\u00f5es para todos os itens sem agrupamento por cor:<\/span><\/p>\n\n\n\n

Nome do Produto | Modelo | Caracter\u00edsticas | Cor | Marca<\/span><\/p>\n\n\n\n

  • Nome do produto: coloque a palavra-chave que descreve o que \u00e9 o produto. Ex: camiseta, notebook, smartphone, x\u00edcara, shampoo, etc.<\/span><\/li>
  • Modelo: coloque o modelo\/linha daquele item. Ex: S8, inspiron, etc;<\/span><\/li>
  • Caracter\u00edsticas: coloque os detalhes do produto. Ex: skinny, dual dhip, 32GB, etc;<\/span><\/li>
  • Cor: coloque a cor do item vendido. Ex: prateado, verde, preto, etc;<\/span><\/li>
  • Marca: coloque o nome do fabricante. Ex: Samsung, LG, Dell, Tramontina, etc;<\/span><\/li><\/ul>\n\n\n\n

    Tanto o nome do produto como uma descri\u00e7\u00e3o ou caracter\u00edsticas m\u00ednima do item s\u00e3o itens b\u00e1sicos para que seu cadastro seja aprovado.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Santos Andir\u00e1 Cinza Havana Star Clean 6 portas Guarda-Roupa<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Importante: t\u00edtulos de itens agrupados<\/strong><\/b><\/h4>\n\n\n\n

    A informa\u00e7\u00e3o de cor, sabor, tamanho e voltagem s\u00f3 dever\u00e1 constar caso o produto n\u00e3o possua varia\u00e7\u00e3o e agrupamento por estes fatores, ou seja, caso o cadastro que estiver fazendo n\u00e3o disponibilize ao cliente a op\u00e7\u00e3o de escolher a cor, sabor, tamanho e voltagem do item dentro da p\u00e1gina do produto. Veja um exemplo:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \"t\u00edtulos<\/figure><\/div>\n\n\n\n

    Caso o t\u00edtulo informe a cor do produto para um item com agrupamento por cor, por exemplo, isso ir\u00e1 gerar conflito de informa\u00e7\u00f5es e reprova\u00e7\u00e3o do cadastro. Para evitar que isso aconte\u00e7a, caso o produto seja agrupado dessa forma, informe apenas os seguintes dados sobre o item vendido:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Nome do Produto | Modelo | Caracter\u00edsticas | Marca<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever (itens agrupados):<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever (itens agrupados):<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    2) Mescle letras mai\u00fasculas e min\u00fasculas<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

    No meio digital, escrever uma palavra inteira em mai\u00fascula pode ter o significado de que o interlocutor est\u00e1 gritando. Por isso, al\u00e9m do erro ortogr\u00e1fico, o uso excessivo de letras mai\u00fasculas tamb\u00e9m pode gerar esse mal-estar.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Para que seu an\u00fancio n\u00e3o seja reprovado, procure mesclar letras mai\u00fasculas e min\u00fasculas ao compor os t\u00edtulos de seus produtos. Se desejar, voc\u00ea pode iniciar as marcas e nomes de produtos em mai\u00fascula e o restante em min\u00fascula.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: GUARDA-ROUPA HAVANA STAR CLEAN 6 PORTAS CINZA – SANTOS ANDIR\u00c1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \"t\u00edtulos<\/figure>\n\n\n\n

    3) Dispense os caracteres ileg\u00edveis e\/ou especiais<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

    Os t\u00edtulos de produtos precisam ser lidos com facilidade pelo cliente, por esse motivo, caracteres como: #, @ e $ n\u00e3o s\u00e3o aceitos. Voc\u00ea dever\u00e1 compor o texto usando palavras formadas por letras mai\u00fasculas e min\u00fasculas e, eventualmente, n\u00fameros (para descrever c\u00f3digos do modelo ou caracter\u00edsticas do item, por exemplo). <\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean #6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    4) Seja coeso e siga uma estrutura com palavras<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

    \u00c9 importante que ao ler o t\u00edtulo de seu produto, o cliente seja capaz de entender do que se trata. Por isso, a import\u00e2ncia de detalhar o nome do produto, marca e caracter\u00edsticas, etc.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Mas, al\u00e9m disso, preste aten\u00e7\u00e3o para n\u00e3o carregar demais em n\u00fameros para c\u00f3digos de modelos e que prejudiquem a leitura e compreens\u00e3o pelos consumidores.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa C\u00f3d: 382678119 – 6Pt Cinza – S. Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    5) Mantenha coer\u00eancia entre texto e imagem<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

    \u00c9 muito importante que o t\u00edtulo tenha uma rela\u00e7\u00e3o com a imagem, pois a falta de coer\u00eancia entre eles tamb\u00e9m pode ser um motivo de reprova\u00e7\u00e3o. <\/span><\/p>\n\n\n\n

    Se o t\u00edtulo menciona a cor azul e a imagem mostra um item amarelo ou se diz que \u00e9 um len\u00e7ol e a imagem mostra uma fronha, estes fatores podem interferir na aprova\u00e7\u00e3o do cadastro.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    6) Utilize os caracteres necess\u00e1rios e sem exagerar <\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

    A partir de 60 caracteres, seu t\u00edtulo aparecer\u00e1 cortado em nossos sistemas de busca e tamb\u00e9m em buscadores como o Google. Isso significa que algumas informa\u00e7\u00f5es n\u00e3o ser\u00e3o visualizadas pelos potenciais clientes, o que pode tornar a compra menos atrativa.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Para evitar esse problema, procure limitar seu texto a 60 caracteres ou o mais pr\u00f3ximo disso, desde que forne\u00e7a todas as informa\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas sobre o item.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas 4 gavetas – Cinza – em MDF espelhado de correr – C\u00f3d: 382678119 – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    7) Revise o texto e ortografia<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n

    O t\u00edtulo \u00e9 uma forma de anunciar seu produto na Americanas Marketplace. Muitas vezes, ele ser\u00e1 o primeiro contato que o cliente ter\u00e1 com aquele item e, a partir dele, poder\u00e1 optar por clicar ou n\u00e3o no produto.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Com isso, \u00e9 imprescind\u00edvel que a ortografia e digita\u00e7\u00e3o do texto estejam impec\u00e1veis. O texto ajudar\u00e1 nossos sistemas de busca a acionarem o produto que cont\u00e9m a palavra-chave digitada pelo cliente e tamb\u00e9m ir\u00e1 incentivar o cliente a clicar e comprar o produto.<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2714 Como escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \u2716 Como n\u00e3o escrever:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Ex: Garda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andir\u00e1<\/span><\/p>\n\n\n\n

    Seguindo estas dicas, seu t\u00edtulo ser\u00e1 facilmente aprovado e ir\u00e1 engajar mais clientes!<\/span><\/p>\n\n\n\n

    \n