{"id":677,"date":"2024-10-27T08:00:00","date_gmt":"2024-10-27T11:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/descricao-de-produtos-2\/"},"modified":"2024-10-29T16:43:24","modified_gmt":"2024-10-29T19:43:24","slug":"descricao-de-produtos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/descricao-de-produtos\/","title":{"rendered":"Descri\u00e7\u00e3o de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor"},"content":{"rendered":"\n
A descri\u00e7\u00e3o de produtos<\/strong> traz informa\u00e7\u00f5es relevantes para o consumidor conhecer mais profundamente o item que ir\u00e1 comprar. Estes dados podem ajud\u00e1-lo a entender melhor os materiais de confec\u00e7\u00e3o, ficha t\u00e9cnica, aplica\u00e7\u00e3o do item e outros dados importantes para que, mesmo virtualmente, ele consiga entender exatamente o que est\u00e1 comprando.<\/span><\/p>\n\n\n\n Por causa disso, \u00e9 importante se atentar ao preenchimento desse campo na hora de cadastrar os produtos que voc\u00ea vende. Existem fatores que podem interferir na experi\u00eancia de leitura\/compra pelo cliente e, por isso, s\u00e3o motivos de reprova\u00e7\u00e3o de cadastro. <\/span><\/p>\n\n\n\n Fique atento para escrever todos os detalhes que o cliente precisa conhecer, fornecendo a melhor experi\u00eancia de leitura, com informa\u00e7\u00f5es relevantes para ele!<\/span><\/p>\n\n\n\n N\u00e3o existe uma regra, mas o campo de descri\u00e7\u00e3o de produtos da Americanas, por exemplo, \u00e9 limitado a 4.000 caracteres. Esse \u00e9 um tamanho que consideramos o suficiente para descrever os detalhes de seu produto, fornecendo informa\u00e7\u00f5es relevantes ao consumidor, mas sem tomar um tempo desnecess\u00e1rio de leitura. <\/span><\/p>\n\n\n\n Caso seu produto n\u00e3o tenha tantos detalhes, n\u00e3o h\u00e1 nenhum problema em escrever uma descri\u00e7\u00e3o menor que o limite. <\/span><\/p>\n\n\n\n O \u00fanico ponto de aten\u00e7\u00e3o aqui \u00e9 destacar todos os dados relevantes do produto, que podem interferir na decis\u00e3o de compra pelo cliente, e sem extrapolar a limita\u00e7\u00e3o de caracteres. Sim. Algumas tags como negrito e it\u00e1lico s\u00e3o permitidas na descri\u00e7\u00e3o de produtos. Se a tag desejada for uma das que est\u00e3o na lista a seguir voc\u00ea poder\u00e1 us\u00e1-la sem correr risco de ter o cadastro reprovado:<\/span><\/p>\n\n\n\n Se a tag desejada n\u00e3o est\u00e1 nesta lista, ent\u00e3o isso significa que ela n\u00e3o \u00e9 permitida e seu uso poder\u00e1 gerar uma reprova\u00e7\u00e3o do cadastro. <\/span><\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s a inser\u00e7\u00e3o, certifique-se de fechar todas as tags utilizadas. Caso contr\u00e1rio, elas sa\u00edram como texto sem sentido na descri\u00e7\u00e3o e o cadastro ser\u00e1 reprovado como \u201cinforma\u00e7\u00e3o ileg\u00edvel\u201d. <\/span><\/p>\n\n\n\n Aqui na Americanas n\u00e3o. O nosso sistema far\u00e1 uma reprova\u00e7\u00e3o autom\u00e1tica de textos descritivos que contenham caracteres como %, $ e @, por exemplo. <\/span><\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, estruturas que se diferenciam do restante do texto – ex: Cop, nbsp, quot e Ndash – tamb\u00e9m ser\u00e3o interpretadas como um caractere especial e, portanto, reprovadas.<\/span><\/p>\n\n\n\n Dicas para escrever uma descri\u00e7\u00e3o de produtos vendedora:<\/span><\/p>\n\n\n\n Uma boa descri\u00e7\u00e3o deve indicar os principais atributos, vantagens e especifica\u00e7\u00f5es do produto, al\u00e9m de fornecer orienta\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas de uso e conserva\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m disso, deve representar a voz da marca, gerar interesse e aprimorar a experi\u00eancia de compra do cliente. <\/p>\n\n\n\n Ao descrever o produto, o redator deve ter em mente que ela dever\u00e1 conter as caracter\u00edsticas essenciais do produto, mas tamb\u00e9m os benef\u00edcios que ele traz para quem adquirir. Em poucas palavras, a descri\u00e7\u00e3o deve seduzir o cliente \u00e0 compra. Confira como iniciar esse processo.<\/p>\n\n\n\n Antes de iniciar o processo de escrita \u00e9 importante que voc\u00ea tenha o produto em m\u00e3os para verificar todas as caracter\u00edsticas adicionais. Note como ele poder\u00e1 ser um item \u00fatil para voc\u00ea no dia a dia. <\/p>\n\n\n\n Pense como a pessoa que ir\u00e1 comprar esse produto, porque ela gostaria de t\u00ea-lo em casa e, principalmente, escreva de forma que ele seja adicionado no carrinho de compras do seu site. <\/p>\n\n\n\n Como mencionamos um pouco acima, entender as t\u00e9cnicas de SEO \u00e9 muito importante para que o seu produto seja encontrado de forma r\u00e1pida por quem est\u00e1 realizando pesquisas no Google e n\u00e3o precisa ser expert. <\/p>\n\n\n\n A palavra-chave de sua escolha deve estar tanto no texto corrido como tamb\u00e9m no t\u00edtulo, mas de forma natural e sem deixar a descri\u00e7\u00e3o de produto robotizada. Empregar essas t\u00e9cnicas \u00e9 essencial para que os mecanismos de busca indexem a p\u00e1gina.<\/p>\n\n\n\n Para facilitar a sua pesquisa por palavras-chave, a nossa dica \u00e9 utilizar sites gratuitos como o Ubersuggest<\/a> ou o Google Keyword Planner<\/a> que, ao digitar um termo, indicam o n\u00famero de buscas e at\u00e9 mesmo potenciais palavras-chaves similares que poder\u00e3o ser utilizadas por voc\u00ea. Mescle no descritivo termos com maior volume de pesquisa e tamb\u00e9m aqueles com menor n\u00famero de buscas. <\/p>\n\n\n\n Isso significa listar as principais caracter\u00edsticas e benef\u00edcios do produto em um \u00fanico texto. Quando um cliente entra na p\u00e1gina de um produto, ele quer saber informa\u00e7\u00f5es como medidas, quantidade de mem\u00f3ria (no caso de celulares ou computadores), do que \u00e9 feito ou durabilidade. <\/p>\n\n\n\n Mas \u00e9 importante tamb\u00e9m ressaltar informa\u00e7\u00f5es de como esse produto poder\u00e1 melhorar algum aspecto na vida desse potencial cliente. Descreva se ele pode deixar o espa\u00e7o mais elegante, transmitir algum status, ser levado em viagens ou combina com um tipo de decora\u00e7\u00e3o, etc.<\/p>\n\n\n\n Lembre-se<\/strong>: ao comprar um produto, o cliente sempre ir\u00e1 buscar formas de melhorar o seu dia a dia ou de se se sentir melhor. Confira um exemplo de descri\u00e7\u00e3o de um produto utilizando essas t\u00e9cnicas:<\/p>\n\n\n\n \u201cCom a Tela Max Vision Full HD+ do (nome da marca), voc\u00ea tem uma imagem ampla, limpa e rica em cores e detalhes. \u00c9 a escolha perfeita para quem gosta de experi\u00eancias imersivas\u201d<\/p>\n\n\n\n Resumindo, escrever uma boa descri\u00e7\u00e3o vai al\u00e9m de demonstrar o melhor do produto para quem est\u00e1 lendo. Uma boa descri\u00e7\u00e3o melhora tamb\u00e9m as taxas de tr\u00e1fego e as chances do seu produto ser comprado. <\/p>\n\n\nQual o tamanho ideal da descri\u00e7\u00e3o de produtos?<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n
<\/span><\/p>\n\n\n\nPosso usar tags para destacar trechos do texto descritivo?<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n
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Posso usar caracteres e s\u00edmbolos especiais?<\/strong><\/b><\/h3>\n\n\n\n
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3 passos de como fazer descri\u00e7\u00e3o de um produto<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Tenha o produto em m\u00e3os<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Busque palavras-chave<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3 – Venda experi\u00eancias<\/strong><\/h4>\n\n\n\n