{"id":7408,"date":"2024-09-09T13:00:00","date_gmt":"2024-09-09T16:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/?p=7408"},"modified":"2024-09-30T10:49:09","modified_gmt":"2024-09-30T13:49:09","slug":"primeira-black-friday","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/primeira-black-friday\/","title":{"rendered":"Americanas: com o brasileiro desde a primeira Black Friday do pa\u00eds"},"content":{"rendered":"\n
* Por Mayra Gianoni<\/strong><\/em><\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea se lembra da primeira Black Friday que aconteceu aqui no Brasil? Essa data \u00e9 um dos maiores eventos comerciais do mundo e chegou ao Brasil em 2010 e, desde ent\u00e3o, transformou o varejo nacional. <\/p>\n\n\n\n A Americanas foi uma das pioneiras, trazendo uma nova perspectiva para o mercado em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 grandes datas como essa, se destacando ao longo dos anos pela presen\u00e7a durante a Black Friday, mas principalmente, pela capacidade de estar pr\u00f3xima dos lojistas que vendem no marketplace. <\/p>\n\n\n\n Desde a primeira edi\u00e7\u00e3o, a marca tem estado atenta \u00e0s tend\u00eancias e \u00e0s necessidades dos consumidores brasileiros, buscando oferecer uma boa experi\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n A Black Friday tem origem nos Estados Unidos e come\u00e7ou como um dia de grandes descontos logo ap\u00f3s o feriado de A\u00e7\u00e3o de Gra\u00e7as, em meio a uma crise financeira. Com o sucesso da data l\u00e1 fora, alguns lojistas brasileiros decidiram apostar e incorporar ao calend\u00e1rio comercial, o que acabou transformando o comportamento de consumo do pa\u00eds. <\/p>\n\n\n\n O evento, que inicialmente era focado somente em descontos, hoje envolve uma estrat\u00e9gia complexa<\/strong>, com semanas de prepara\u00e7\u00e3o, afinal, quem se antecipa consegue aproveitar melhor a data e aproveita a oportunidade de aumentar o faturamento, mas tamb\u00e9m de se aproximar dos consumidores, refor\u00e7ar a presen\u00e7a no mercado. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de impulsionar as vendas, a Black Friday tem se tornado um term\u00f4metro do mercado<\/strong>, revelando tend\u00eancias de consumo. No varejo digital, especialmente, o impacto \u00e9 ainda maior, afinal, o evento impulsiona o crescimento do e-commerce. <\/p>\n\n\n\n A primeira edi\u00e7\u00e3o aconteceu em 2010 e teve a ades\u00e3o de poucas lojas do varejo online O evento mostrou um enorme potencial, o que fez com que se consolidasse como uma data importante no calend\u00e1rio do varejo nacional<\/strong>. A popularidade crescente da Black Friday no Brasil levou a uma expans\u00e3o significativa nos anos seguintes. Em 2011, segundo a mesma pesquisa, o faturamento chegou a R$ 100 milh\u00f5es, mostrando a r\u00e1pida adapta\u00e7\u00e3o dos consumidores e das empresas ao novo perfil do mercado. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, ao longo do tempo, foi ganhando mais relev\u00e2ncia e a cultura da Black Friday entrou no cotidiano dos brasileiros, se tornando um marco no mercado varejista, mas principalmente no e-commerce brasileiro, que enxergou na data uma possibilidade de aumentar as vendas e os resultados junto da visibilidade que a data oferece. <\/p>\n\n\n\n Desde a primeira Black Friday, a Americanas esteve \u00e0 frente, sendo uma das pioneiras no Brasil<\/strong> a trazer grandes promo\u00e7\u00f5es, que ajudaram a construir essa imagem que a data tem na vida dos brasileiros. <\/p>\n\n\n\n Ao longo dos anos, a Americanas tornou-se um dos maiores nomes quando o assunto \u00e9 Black Friday. Somado ao fato de que a marca vem construindo uma longa hist\u00f3ria no varejo, alcan\u00e7ou um lugar afetivo na vida das pessoas, e de refer\u00eancia durante a data. <\/p>\n\n\n\n Hoje, no Brasil, h\u00e1 poucos varejistas que possuem 95 anos no mercado e, para que isso aconte\u00e7a, a Americanas vem demonstrando, ao longo dos anos, o que tem de melhor: a resili\u00eancia. <\/strong>Essa capacidade de se reinventar junto com o varejo, trazer inova\u00e7\u00e3o para dentro do e-commerce e testar novas coisas, n\u00e3o s\u00f3 fez a marca chegar at\u00e9 aqui, como tamb\u00e9m, trouxe o pioneirismo na Black Friday. <\/p>\n\n\n\nComo a Black Friday come\u00e7ou? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
A primeira Black Friday no Brasil <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
,<\/s> – cerca de 50 – afinal, a data n\u00e3o era t\u00e3o conhecida por aqui. Mas, os resultados j\u00e1 foram surpreendentes: no primeiro m\u00eas de novembro, as vendas foram de aproximadamente R$3 milh\u00f5es, segundo pesquisa realizada pela ClearSale<\/a>. <\/p>\n\n\n\nAmericanas desde a primeira Black Friday <\/strong><\/h3>\n\n\n\n